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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Seg 27 Set - 14:46:31

Bom pessoal, a muitos anos venho ensaiando como escrever para vcs minha história. Ainda vou criar um tópico a respeito de toda a restauração do meu Opala, porém, desde 2017 não consigo avançar com o projeto por um problema, o super aquecimento!

Um breve relato: meu antigo Opala era 4cc. Na montagem do novo Opala passei ele para 6cc 4400. Ai começou o tormento. Desde o mecânico que montou o motor (e era considerado um dos melhores de Belo Horizonte) o 6cc sempre super aqueceu. O motor hoje se encontra com a seguinte configuração:

4400
Comando 290x288 L112
Tuchos Mecânicos
Weber 40
Coletor DRAGO
Dimensionado 6x2
Polia Damper
Alternador 90amp
Distribuidor HEI
Cabos de Velas 10mm
Radiador de alumínio de alta expansão (já é o 2º radiador novo)
Ventoinhas Elétricas

Já foi conferido:
Bomba d'água
Cabeçote
Juntas
Selos d'água
Radiador (inclusive já coloquei 2 novos)
Tampa do Radiador (já coloquei 4 modelos diferentes)
Já colocou e tirou a válvula termostática
Já usou não sei quantos cebolões

Já tentamos adaptar o sistema de troca de água com reservatório de expansão. Além de ficar horroroso, somente "amenizou" o problema. Com o reservatório de expansão o problema só demorava mais a acontecer.

Hoje o motor não cospe mais agua pra fora, mas depois que as ventoinhas elétricas armam elas funcionam direto, as mangueiras ficam bem inchadas.

Hoje no dia em que escrevo para vcs ele está no 3º mecânico. Os outros 2 foram só dor de cabeça e acabaram piorando o carro, tendo que em um dos casos tirar o carro no reboque com polícia, mas isso fica para outro tópico. A oficina que ele se encontra hoje é uma oficina bem conceituada em Belo Horizonte, acredito que ele saia de lá com o problema resolvido, mas abro esse tópico para trocarmos ideia e quando o problema for solucionado, para que outras pessoas possam ler e quem sabe resolver seus problemas.

Já li vários tópicos do fórum, mas ainda nenhum foi um problema igual. Após testes de compressão, a nova oficina descartou o problema ser dentro do motor, acreditando ser peças do exterior. Quando me pediram para levar meu antigo radiador me dei uma frustação muito grande, pois começamos a dar voltas pelo mesmo caminho.

É isso pessoal, quem sabe agora com o fórum e em uma oficina melhor as coisas não andam? Conto com vcs!
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Rubão6cc Seg 27 Set - 15:42:14

Motor 4.4 é danado pra ferver! Precisa ser muito bem feito e olhe lá...nessas horas conta demais a mão do peão.


_________________
O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Sem-t-tulo

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por adpachec Seg 27 Set - 16:01:47

1° qual a temperatura "quente".
2° foto do radiador.
3° valores da termostática e cebolão do radiador.
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Cupim BH Ter 28 Set - 6:05:04

Ola amigo, sou de Bhte tbm. Tem certeza de que voce nao tem problemas de folgas nas medidas internas do motor? Abcs
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 28 Set - 7:43:43

Saudações. Olhe, eu quebrei muito a cabeça com temperatura alta, depois de ter dado um up no Motor 6cc. Mesmo antes de mexer o Motor já baixava o nível da água desde que era zero km.
Após ter trocado Comando e instalado Injeção, Circuito selado e Ventoinhas Elétricas, comecei a experimentar temperatura elevada que era contida (mantida alta) pelo funcionamento ininterrupto das Ventoinhas, o que me deixava relativamente tranquilo.
O primeiro sinal foi a quebra da Bomba D'água, que era nova e de fabricante de nome e o segundo foi a expulsão de um Selo lateral do Bloco, que fez perder imediatamente toda a solução de arrefecimento e quase fundir o Motor.
Então, após fazer um verdadeiro estudo de investigação & análise de causas, descobri o seguinte:

1) Tampa do Vaso de Expansão: Os Motores dos Opala trabalham com pressão interna do Sistema de Arrefecimento ao redor de 12 PSI, contra 18 ou mais dos Motores mais modernos, principalmente para os Flex ou a Alcool. O Vaso de expansão que eu havia instalado por questões de layout foi o do Ford Focus 2ª geração, cuja pressão é 21 PSI. Acredito que essa foi a causa-raiz da expulsão do Selo. Na base da tentativa fui cortando os elos da Mola interna da Tampa com ensaio em Bancada (fiz um Dispositivo com Vaso idêntico inflando e medindo a pressão com um Pressostato, até a Válvula abrir). Como mexer com Mola é problema (o corte não pode ser linear) acabei passando do ponto, e a minha ficou com 8 PSI, ou seja, ela abre com 8 quanto o nominal do Opala é 12 PSI. Experimentei antes de partir para retrabalhar outra Tampa, mas ficou ótimo a ponto das Ventuinhas não entrarem em operação quando em linha reta na estrada. O Radiador é de alto volume e de alumínio, e mostra que dá conta do recado desse Motor levemente modificado;

2) Cebolão: tem que colocar para o carro a Gasolina que opera em uma Temperatura mais baixa do que a do carro a Alcool ou Flex;

3) Válvula Termostática: da mesma forma que o Cebolão, há especificação diferente em função do Combustível, além de ser uma peça fundamental para a estabilidade do Motor. A falta de sincronismo entre Cebolão e Válvula contribui para aumento da Temperatura;

4) Solução de Arrefecimento: o que aprendi é que a organica é mais efeiciente do que a sintética. Todavia, ambas são mais eficientes do que a Água, mesmo se desmineralizada, na troca de calor. Todavia, no caso dos Opala 6cc, não é recomendada para circuito com o Radiador comum, pois irá exigir o complemento frequente do nível, exatamente como indicado no Manual do Proprietário dos carros daquela época;

5) Circuito Selado: não basta simplesmente colocar um Vaso no ladrão do Radiador e considerar que selou o Sistema. Requer estudo para a instalação correta, e olhe que eu mesmo cometi erros no início. No caso do Vaso que eu instalei ele assegura a circulação da Solução frente ao acionamento da Bomba D'água, mesmo com a Válvula Termostática fechada (carro frio). Na medida em que o Motor vai aquecendo a Válvula vai abrindo e liberando gradativamente a passagem para o Radiador, para a partir disso, enviar para o Vaso de Expansão, que permanece integrado ao circuito da Solução fora da Válvula Termostática;

6) Benchmarking: para deixar do jeito que está eu estudei o Motor AP (é diferente), o Ford Focus 2a. geração e carros asiáticos, que tem a mesma solução. Copiei o circuito de um Chery com o que tinha em mãos, e acabaram os meus problemas e preocupações com arrefecimento.

Mesmo com a Tampa do Vaso aabrindo a 8 PSI perdi ZERO ml de Solução até o momento. Por falar em Solução, a cor se manteve inalterada uma vez que uma das funções, além do arrefecimento, é impedir a oxidação do Bloco.

Importante: se o Radiador for original de fábrica, aqueles fabricados em liga de cobre/ latão, a solução não deve ser utilizada pois ela reage quimicamente com esse tipo de material. Já perdi um Radiador por causa disso. Já para os de alumínio, que é o seu caso, fica ótimo.

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por GranTurismo Ter 28 Set - 18:06:46

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Saudações. Olhe, eu quebrei muito a cabeça com temperatura alta, depois de ter dado um up no Motor 6cc. Mesmo antes de mexer o Motor já baixava o nível da água desde que era zero km.
Após ter trocado Comando e instalado Injeção, Circuito selado e Ventoinhas Elétricas, comecei a experimentar temperatura elevada que era contida (mantida alta) pelo funcionamento ininterrupto das Ventoinhas, o que me deixava relativamente tranquilo.
O primeiro sinal foi a quebra da Bomba D'água, que era nova e de fabricante de nome e o segundo foi a expulsão de um Selo lateral do Bloco, que fez perder imediatamente toda a solução de arrefecimento e quase fundir o Motor.
Então, após fazer um verdadeiro estudo de investigação & análise de causas, descobri o seguinte:

1) Tampa do Vaso de Expansão: Os Motores dos Opala trabalham com pressão interna do Sistema de Arrefecimento ao redor de 12 PSI, contra 18 ou mais dos Motores mais modernos, principalmente para os Flex ou a Alcool. O Vaso de expansão que eu havia instalado por questões de layout foi o do Ford Focus 2ª geração, cuja pressão é 21 PSI. Acredito que essa foi a causa-raiz da expulsão do Selo. Na base da tentativa fui cortando os elos da Mola interna da Tampa com ensaio em Bancada (fiz um Dispositivo com Vaso idêntico inflando e medindo a pressão com um Pressostato, até a Válvula abrir). Como mexer com Mola é problema (o corte não pode ser linear) acabei passando do ponto, e a minha ficou com 8 PSI, ou seja, ela abre com 8 quanto o nominal do Opala é 12 PSI. Experimentei antes de partir para retrabalhar outra Tampa, mas ficou ótimo a ponto das Ventuinhas não entrarem em operação quando em linha reta na estrada. O Radiador é de alto volume e de alumínio, e mostra que dá conta do recado desse Motor levemente modificado;

2) Cebolão: tem que colocar para o carro a Gasolina que opera em uma Temperatura mais baixa do que a do carro a Alcool ou Flex;

3) Válvula Termostática: da mesma forma que o Cebolão, há especificação diferente em função do Combustível, além de ser uma peça fundamental para a estabilidade do Motor. A falta de sincronismo entre Cebolão e Válvula contribui para aumento da Temperatura;

4) Solução de Arrefecimento: o que aprendi é que a organica é mais efeiciente do que a sintética. Todavia, ambas são mais eficientes do que a Água, mesmo se desmineralizada, na troca de calor. Todavia, no caso dos Opala 6cc, não é recomendada para circuito com o Radiador comum, pois irá exigir o complemento frequente do nível, exatamente como indicado no Manual do Proprietário dos carros daquela época;

5) Circuito Selado: não basta simplesmente colocar um Vaso no ladrão do Radiador e considerar que selou o Sistema. Requer estudo para a instalação correta, e olhe que eu mesmo cometi erros no início. No caso do Vaso que eu instalei ele assegura a circulação da Solução frente ao acionamento da Bomba D'água, mesmo com a Válvula Termostática fechada (carro frio). Na medida em que o Motor vai aquecendo a Válvula vai abrindo e liberando gradativamente a passagem para o Radiador, para a partir disso, enviar para o Vaso de Expansão, que permanece integrado ao circuito da Solução fora da Válvula Termostática;

6) Benchmarking: para deixar do jeito que está eu estudei o Motor AP (é diferente), o Ford Focus 2a. geração e carros asiáticos, que tem a mesma solução. Copiei o circuito de um Chery com o que tinha em mãos, e acabaram os meus problemas e preocupações com arrefecimento.

Mesmo com a Tampa do Vaso aabrindo a 8 PSI perdi ZERO ml de Solução até o momento. Por falar em Solução, a cor se manteve inalterada uma vez que uma das funções, além do arrefecimento, é impedir a oxidação do Bloco.

Importante: se o Radiador for original de fábrica, aqueles fabricados em liga de cobre/ latão, a solução não deve ser utilizada pois ela reage quimicamente com esse tipo de material. Já perdi um Radiador por causa disso. Já para os de alumínio, que é o seu caso, fica ótimo.
muito bom. tem informação valiosa ai. um detalhe importante é altura do reservatorio e nivel de agua. no meu gosto e opinião com experiencia na oficina os reservatorios da ford são ruins de manutenção e aproveitamento, um bom seria de facil acesso e tamanho de galerias pra manter limpo e de melhor visibilidade. 

e agora sobre os 4 cilindros ? dizem que é normal gerar bolha de ar. no meu caso é radiador original
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Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 29 Set - 6:53:27

GranTurismo escreveu:
muito bom. tem informação valiosa ai. um detalhe importante é altura do reservatorio e nivel de agua. no meu gosto e opinião com experiencia na oficina os reservatorios da ford são ruins de manutenção e aproveitamento, um bom seria de facil acesso e tamanho de galerias pra manter limpo e de melhor visibilidade. 

e agora sobre os 4 cilindros ? dizem que é normal gerar bolha de ar. no meu caso é radiador original

Bem vamos lá:
eu tentei usar o Vaso do Omega 4.1, do Corsa (aquele esférico), o da Autolatina (Motor AP) e esse do Focus.
O formato e e desenho desse último foi o que melhor se encaixou no Compartimento do Motor do meu carro, que já estava extremamente congestionado.
O Bocal do Vaso ficou o mais alto possível limitado pelo Capo de extremidade baixa da 1ª série do Opala.
Seguem algumas fotos da época da instalação.O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20190253
O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20190254
O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20190336O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20190337

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por adpachec Qua 29 Set - 9:36:47

Quando postei minha 1° mensagem o autor do tópico estava online, e agora onde ele está?

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 8:59:55

Bom dia pessoal. Desculpe a minha ausência, por motivos de saúde de meu pai precisei ficar off por umas 2 semanas. Como ainda sou leigo na formatação do fórum, desde já peço desculpas se minhas respostas saírem fora do padrão.

adpachec escreveu:1° qual a temperatura "quente".
2° foto do radiador.
3° valores da termostática e cebolão do radiador.

Vou pegar essas informações quando voltar a oficina. A temperatura exata de funcionamento não sei te dizer, mas após as ventoinhas elétricas funcionam elas ficam sempre ligadas, as mangueiras do radiador inflam etc. Percebe-se que o carro realmente está trabalhando bem mais quente que o normal.

Cupim BH escreveu:Ola amigo, sou de Bhte tbm. Tem certeza de que voce nao tem problemas de folgas nas medidas internas do motor? Abcs

Não tenho amigo. O meu desejo é abrir o motor e conferir tudo novamente.

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Saudações. Olhe, eu quebrei muito a cabeça com temperatura alta, depois de ter dado um up no Motor 6cc. Mesmo antes de mexer o Motor já baixava o nível da água desde que era zero km.
Após ter trocado Comando e instalado Injeção, Circuito selado e Ventoinhas Elétricas, comecei a experimentar temperatura elevada que era contida (mantida alta) pelo funcionamento ininterrupto das Ventoinhas, o que me deixava relativamente tranquilo.
O primeiro sinal foi a quebra da Bomba D'água, que era nova e de fabricante de nome e o segundo foi a expulsão de um Selo lateral do Bloco, que fez perder imediatamente toda a solução de arrefecimento e quase fundir o Motor.
Então, após fazer um verdadeiro estudo de investigação & análise de causas, descobri o seguinte:

1) Tampa do Vaso de Expansão: Os Motores dos Opala trabalham com pressão interna do Sistema de Arrefecimento ao redor de 12 PSI, contra 18 ou mais dos Motores mais modernos, principalmente para os Flex ou a Alcool. O Vaso de expansão que eu havia instalado por questões de layout foi o do Ford Focus 2ª geração, cuja pressão é 21 PSI. Acredito que essa foi a causa-raiz da expulsão do Selo. Na base da tentativa fui cortando os elos da Mola interna da Tampa com ensaio em Bancada (fiz um Dispositivo com Vaso idêntico inflando e medindo a pressão com um Pressostato, até a Válvula abrir). Como mexer com Mola é problema (o corte não pode ser linear) acabei passando do ponto, e a minha ficou com 8 PSI, ou seja, ela abre com 8 quanto o nominal do Opala é 12 PSI. Experimentei antes de partir para retrabalhar outra Tampa, mas ficou ótimo a ponto das Ventuinhas não entrarem em operação quando em linha reta na estrada. O Radiador é de alto volume e de alumínio, e mostra que dá conta do recado desse Motor levemente modificado;

2) Cebolão: tem que colocar para o carro a Gasolina que opera em uma Temperatura mais baixa do que a do carro a Alcool ou Flex;

3) Válvula Termostática: da mesma forma que o Cebolão, há especificação diferente em função do Combustível, além de ser uma peça fundamental para a estabilidade do Motor. A falta de sincronismo entre Cebolão e Válvula contribui para aumento da Temperatura;

4) Solução de Arrefecimento: o que aprendi é que a organica é mais efeiciente do que a sintética. Todavia, ambas são mais eficientes do que a Água, mesmo se desmineralizada, na troca de calor. Todavia, no caso dos Opala 6cc, não é recomendada para circuito com o Radiador comum, pois irá exigir o complemento frequente do nível, exatamente como indicado no Manual do Proprietário dos carros daquela época;

5) Circuito Selado: não basta simplesmente colocar um Vaso no ladrão do Radiador e considerar que selou o Sistema. Requer estudo para a instalação correta, e olhe que eu mesmo cometi erros no início. No caso do Vaso que eu instalei ele assegura a circulação da Solução frente ao acionamento da Bomba D'água, mesmo com a Válvula Termostática fechada (carro frio). Na medida em que o Motor vai aquecendo a Válvula vai abrindo e liberando gradativamente a passagem para o Radiador, para a partir disso, enviar para o Vaso de Expansão, que permanece integrado ao circuito da Solução fora da Válvula Termostática;

6) Benchmarking: para deixar do jeito que está eu estudei o Motor AP (é diferente), o Ford Focus 2a. geração e carros asiáticos, que tem a mesma solução. Copiei o circuito de um Chery com o que tinha em mãos, e acabaram os meus problemas e preocupações com arrefecimento.

Mesmo com a Tampa do Vaso aabrindo a 8 PSI perdi ZERO ml de Solução até o momento. Por falar em Solução, a cor se manteve inalterada uma vez que uma das funções, além do arrefecimento, é impedir a oxidação do Bloco.

Importante: se o Radiador for original de fábrica, aqueles fabricados em liga de cobre/ latão, a solução não deve ser utilizada pois ela reage quimicamente com esse tipo de material. Já perdi um Radiador por causa disso. Já para os de alumínio, que é o seu caso, fica ótimo.

Que baita aula! Porém eu gostaria que o cofre ficasse com aspecto original sem uma adaptação "moderna". No meu caso tentei adaptar o sistema de circulação, mas só amenizou o problema, eu quero é encontrar a solução definitiva e, se possível, sem adaptações. Se for para voltar para o 4100 e Comando 250S eu voltarei, eu quero é andar no bixão logo
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por nalin Seg 11 Out - 9:26:29

Andrade - Gladium escreveu:

Vou pegar essas informações quando voltar a oficina. A temperatura exata de funcionamento não sei te dizer, mas após as ventoinhas elétricas funcionam elas ficam sempre ligadas, as mangueiras do radiador inflam etc. Percebe-se que o carro realmente está trabalhando bem mais quente que o normal.



Amigo, mangueiras de arrefecimento infladas são indícios de junta de cabeçote queimada, ou trinca no cabeçote ... observe se não está sujando a água com óleo e vice-versa ... ocorreu comigo ano passado e era essa a causa.
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 9:38:17

Seguem algumas fotos da montagem:

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Dia_0811

Já li ou ouvi sobre esses pistões que estão nele, que são ruins e que o certo seria os pistões com cabeça reta. Podem me explicar sobre? modo noob on rs

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Dia_1012

Esse era o radiador antigo. Alumínio tubular. A princípio esse era o problema, mas já usamos 4 radiadores diferentes, de Opalas de anos diferentes e nada ...

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Img-2010

Essa foto já é na 2ª oficina com o reservatório instalado. Além de ter ficado feio só amenizou o problema. Só para registro, a elétrica já foi toda feita rs, o alternador também foi trocado.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Img-2011

Instalação das ventoinhas elétricas. Sei que o correto da linha Opala é o eletro ventilador ficar atrás do radiador puxando o calor para trás, mas com os testes que fizemos ficou um pouco melhor ele na frente jogando o vento para trás. Pelo radiador ser tubular, estavamos acreditando que o vento não estava ultrapassando o radiador.

Foi nessa oficina que tive muitos problemas. O infeliz deixou a Weber muito gorda e não sei que raios ele fez que acabou queimando meu capô (poderia ter queimado o carro inteiro). Trocou meu trambulador novo e colocou um paralelo que gripava a cada 300 mts (e disse que jogou fora o meu original). Enfim só desacerto e desonestidade ..

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Img-2012

Me dói colocar essa foto, pela qualidade e por ser a única que tenho com o capô queimado. Já foi eliminado esse sistema de expansão, mas essa foi uma das últimas fotos que tirei até guardar ele na capa e esperar a cabeça esfriar ..

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Img_2010

Bom, essa é a última foto que tenho do motor (e dele também). Mesmo com tudo isso (e não contei nem 1% de todos os aborrecimentos) mesmo quando sabia que queria um tempo disso tudo e que deixaria ele guardado, fiz questão de lustrar o motor para ele ficar desse jeito.

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 9:41:12

nalin escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:

Vou pegar essas informações quando voltar a oficina. A temperatura exata de funcionamento não sei te dizer, mas após as ventoinhas elétricas funcionam elas ficam sempre ligadas, as mangueiras do radiador inflam etc. Percebe-se que o carro realmente está trabalhando bem mais quente que o normal.



Amigo, mangueiras de arrefecimento infladas são indícios de junta de cabeçote queimada, ou trinca no cabeçote ... observe se não está sujando a água com óleo e vice-versa ... ocorreu comigo ano passado e era essa a causa.

Quem me dera se esse fosse o problema viu. O que já trocamos de junta de cabeçote foi umas 3x. Fizemos o teste com um cabeçote 586 e nada. A água sempre mantém limpinha, sem contaminação de óleo. Queria que fosse esse problema, já estaria com ele nas ruas hahahaha .. sigamos na saga!!

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por GranTurismo Seg 11 Out - 11:51:17

Andrade - Gladium escreveu:
nalin escreveu:


Amigo, mangueiras de arrefecimento infladas são indícios de junta de cabeçote queimada, ou trinca no cabeçote ... observe se não está sujando a água com óleo e vice-versa ... ocorreu comigo ano passado e era essa a causa.

Quem me dera se esse fosse o problema viu. O que já trocamos de junta de cabeçote foi umas 3x. Fizemos o teste com um cabeçote 586 e nada. A água sempre mantém limpinha, sem contaminação de óleo. Queria que fosse esse problema, já estaria com ele nas ruas hahahaha .. sigamos na saga!!

Chato quando isso acontece... Pelo que entendi da historia tu diz que ele ta quente devido às mangueiras estufarem... Então medindo elas com termometro deve estar a muito mais de 100c°... Provavelmente ja testou sensores e marcadores...

Experimentou revisar galerias de agua do bloco se nao tem nenhuma obstrução? Bomba de água hoje em dia nao da pra confiar muito, mesmo sendo nova ainda pode ter problema e também uma coisa boba tipo ponto de ignição, popular "ponto do motor" que causa aquecimento se tiver incorreto.

E se fosse só o problema da mangueira estufar tbm teria que ver a marca da mangueira caso ela seja de má qualidade
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por adpachec Seg 11 Out - 12:07:15

Está sem ventoinha mecânica?

Estas ventoinhas são auxiliares, não possuem força suficiente (eu uso).

Apenas com ela se demora muito a desligar mesmo.

E mangueiras estufadas é excesso de água.

E o carro é seu, você tem que ficar conferindo com o mecânico o que ele colocou, cadê a lista de peças....
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 15:25:48

GranTurismo escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:

Quem me dera se esse fosse o problema viu. O que já trocamos de junta de cabeçote foi umas 3x. Fizemos o teste com um cabeçote 586 e nada. A água sempre mantém limpinha, sem contaminação de óleo. Queria que fosse esse problema, já estaria com ele nas ruas hahahaha .. sigamos na saga!!

Chato quando isso acontece... Pelo que entendi da historia tu diz que ele ta quente devido às mangueiras estufarem... Então medindo elas com termometro deve estar a muito mais de 100c°... Provavelmente ja testou sensores e marcadores...

Experimentou revisar galerias de agua do bloco se nao tem nenhuma obstrução? Bomba de água hoje em dia nao da pra confiar muito, mesmo sendo nova ainda pode ter problema e também uma coisa boba tipo ponto de ignição, popular "ponto do motor" que causa aquecimento se tiver incorreto.

E se fosse só o problema da mangueira estufar tbm teria que ver a marca da mangueira caso ela seja de má qualidade

O problema de arrefecimento "surgiu" pela primeira vez quando sai da Oficina e fui instalar o Dimensionado. Ao sair do local com o dimensionado instalado (6x2, acabando no meio com abafador JK) uma pessoa que estava na rua me gritou e disse: amigo, seu carro esta vazando água! Quando fui ver, a temperatura havia subido tanto que o ponteiro do marcador tinha até sumido de tão alto que foi. Quando parei e abri o capô, o motor estava fervendo, e mesmo depois de ter esperado uns 20 minutos, quando mexemos na tampa do radiador, voou água pra todo lado (ainda bem que não pegou em ninguém). Após esse episódio voltei a oficina que havia feito o motor, mal sabia que era melhor nem ter voltado rs. Testei o radiador original de um 74 que estava na oficina funcionando perfeitamente, mas no meu Opala ferveu. Testamos um radiador de um Opala mais novo, pois tinha mais capacidade de armazenamento de agua e com ventoinhas elétricas, mas instalado no meu ele ferveu. Trocamos o Cabeçote para 586 que estava disponível, mas continuou o problema. Trocamos bomba d'agua, nada. Colocamos o reservatório de expansão, ele demorava mais a ferver, mas o problema continuou. Selos dágua, cebolão, tampa radiador, juntas etc .. nada! Até que o mecânico me informou que não havia mais o que ser feito. Bom, o certo era eu ter procurado os meios legais e tudo mais (pois foi o mesmo que havia me vendido o motor, me feito comprar todas as peças, instalado etc). Mas o desgaste era tão grande e partindo pro mundo real, tirei o Opala de reboque e aceitei o prejuízo, pois naquela altura eu queria estancar o sofrimento vivido.

Partindo pro segundo ótimo mecânico (por indicação) o mesmo de cara já disse que o problema era que a hélice mecânica não dava conta e que era ajustes no carburador. Colocamos as ventoinhas elétricas e junto com o sistema de expansão, ele agora demorava mais a esquentar. Dessa forma ele não mais cuspia água pra fora, mas era nítido que ele estava trabalhando mais quente que o normal. Nessa oficina também foi conferido radiador, bomba d'agua, juntas, selos, galerias e o que mais podia haver externamente. Comecei a notar que o mecânico também já não sabia muito o que fazer, e o ponto alto foi quando pegou fogo o carburador e queimou o capô. Foi a gota d'água e tirei o carro de lá (entre outros problemas). Dessa vez fui pra casa com ele andando, mas sabia que ele estava quente demais.

No terceiro mecânico já fui com o coração calejado rs, e na hora que o mesmo já repetiu o mesmo discurso dos outros, eu nem deixei o carro por lá. Aqui em BH tem um problema, os tals dos excelentes mecânicos que só mexem com Opala e Caravan todos se conhecem e conhecem os carros dos outros, nessa eu iria gastar mais uma nota e iria me lascar mais uma vez.

Chamei o taxado "melhor mecânico de BH", que só faz preparação, que é isso e aquilo, projeta cabeçotes no AutoCAD, que vai em campeonatos de não sei o que lá etc. O mesmo até veio aqui em casa para olhar o carro. Sem nem funcionar, o orçamento já passava de 15 mil. Senti que seria a maior ferrada do planeta, mas até ia fechar com o mesmo no desesperado de resolver o problema, mas então veio a pandemia e achei melhor esperar. Hoje sinto que fiz o certo rs.

Passado 2 anos, resolvi acabar o problema de uma vez por todas, nem que eu desmonte todo o motor, compre outro rs. Levei ele até uma oficina que trabalha com veículos preparados e com manutenção em carros mais premium. Sei que isso não é garantia de resolução, mas tentei conhecer a oficina antes, desde organização até os maquinários. O que eles me informaram até agora é que o problema não é dentro do Motor, inclusive quando fui lá andamos no carro (e anda demais, c ta doido kkkk). Mas realmente nota-se que o mesmo trabalha mais quente que deveria. Nesse meio tempo "acharam" um selo dágua quebrado. Mais um indício que está trabalhando mais quente que deveria. Eles me informaram o seguinte: agora vamos fazer o ultimo teste externo, que é o radiador (mesmo eles sabendo que já testei 4 radiadores, eles querem fazer o testes deles para conferência deles, então não achei por mal). Se não for radiador, que eu sei que não é, eles informaram que seria a Taxa de Compressão. Se tiver que abrir o motor e mudar a taxa, ai talvez passaria ele para Álcool. Eu com essa abertura penso em aproveitar e já colocaria um Comando 250S, pois vi que comando bravo não é minha praia rs.

Fiz esse breve relato dos problema com o meu Opala voltado só para esse problema de arrefecimento. Como eu restaurei o meu por completo, teve vários outros problemas, mas esse não é o lugar para contar, mas tenho tanto conteúdo em mídia que depois crio um tópico da restauração rs.

adpachec escreveu:Está sem ventoinha mecânica?

Estas ventoinhas são auxiliares, não possuem força suficiente (eu uso).

Apenas com ela se demora muito a desligar mesmo.

E mangueiras estufadas é excesso de água.

E o carro é seu, você tem que ficar conferindo com o mecânico o que ele colocou, cadê a lista de peças....

Está sem ventoinha mecânica, pois ficou sem espaço o suficiente para a mesma. Mencionei as mangueiras estufadas mas só como uns dos sinais que ele esta quente demais.

Concordo que temos que ficar conferindo tudo pois nós somos os donos, mas, tudo o que era pedido pelos mecânicos em relação a peças eu entregava quase que imediatamente, mas como nós podemos garantir 100% que as peças estao lá dentro de fato? Infelizmente para quem trabalha o dia todo e não pode ficar na oficina (acho que todos rs) ficamos nas mãos dessas pessoas. Eles sabem que o Opala não é um carro de trabalho, sabe que o dono esta com um dimdim guardado, entao alguns se aproveitam disso, e relatos até parecidos com os meus tem ao monte ..

O intuito desse tópico é que uma hora vou achar o problema, vou resolver e vou postar. Quem sabe um outro membro também não está passando pelo mesmo problema e possa ler a solução aqui algum dia? Se acontecer com somente isso com 1 pessoa já vou ficar muito satisfeito, queria eu ter lido antes para o meu problema cheers
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por nalin Seg 11 Out - 15:33:20

Caramba irmão, já ouvi falar que radiador tubular não resfria tanto o fluído pois "circula muito rápido" o fluído, mas se vc já testou outros, não é ele o vilão...

o meu 88 usa uma ventoinha elétrica, a do opala mesmo, sem problemas.

boa sorte na saga
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por adpachec Seg 11 Out - 15:55:15

Andrade - Gladium escreveu:
GranTurismo escreveu:

Chato quando isso acontece... Pelo que entendi da historia tu diz que ele ta quente devido às mangueiras estufarem... Então medindo elas com termometro deve estar a muito mais de 100c°... Provavelmente ja testou sensores e marcadores...

Experimentou revisar galerias de agua do bloco se nao tem nenhuma obstrução? Bomba de água hoje em dia nao da pra confiar muito, mesmo sendo nova ainda pode ter problema e também uma coisa boba tipo ponto de ignição, popular "ponto do motor" que causa aquecimento se tiver incorreto.

E se fosse só o problema da mangueira estufar tbm teria que ver a marca da mangueira caso ela seja de má qualidade

O problema de arrefecimento "surgiu" pela primeira vez quando sai da Oficina e fui instalar o Dimensionado. Ao sair do local com o dimensionado instalado (6x2, acabando no meio com abafador JK) uma pessoa que estava na rua me gritou e disse: amigo, seu carro esta vazando água! Quando fui ver, a temperatura havia subido tanto que o ponteiro do marcador tinha até sumido de tão alto que foi. Quando parei e abri o capô, o motor estava fervendo, e mesmo depois de ter esperado uns 20 minutos, quando mexemos na tampa do radiador, voou água pra todo lado (ainda bem que não pegou em ninguém). Após esse episódio voltei a oficina que havia feito o motor, mal sabia que era melhor nem ter voltado rs. Testei o radiador original de um 74 que estava na oficina funcionando perfeitamente, mas no meu Opala ferveu. Testamos um radiador de um Opala mais novo, pois tinha mais capacidade de armazenamento de agua e com ventoinhas elétricas, mas instalado no meu ele ferveu. Trocamos o Cabeçote para 586 que estava disponível, mas continuou o problema. Trocamos bomba d'agua, nada. Colocamos o reservatório de expansão, ele demorava mais a ferver, mas o problema continuou. Selos dágua, cebolão, tampa radiador, juntas etc .. nada! Até que o mecânico me informou que não havia mais o que ser feito. Bom, o certo era eu ter procurado os meios legais e tudo mais (pois foi o mesmo que havia me vendido o motor, me feito comprar todas as peças, instalado etc). Mas o desgaste era tão grande e partindo pro mundo real, tirei o Opala de reboque e aceitei o prejuízo, pois naquela altura eu queria estancar o sofrimento vivido.

Partindo pro segundo ótimo mecânico (por indicação) o mesmo de cara já disse que o problema era que a hélice mecânica não dava conta e que era ajustes no carburador. Colocamos as ventoinhas elétricas e junto com o sistema de expansão, ele agora demorava mais a esquentar. Dessa forma ele não mais cuspia água pra fora, mas era nítido que ele estava trabalhando mais quente que o normal. Nessa oficina também foi conferido radiador, bomba d'agua, juntas, selos, galerias e o que mais podia haver externamente. Comecei a notar que o mecânico também já não sabia muito o que fazer, e o ponto alto foi quando pegou fogo o carburador e queimou o capô. Foi a gota d'água e tirei o carro de lá (entre outros problemas). Dessa vez fui pra casa com ele andando, mas sabia que ele estava quente demais.

No terceiro mecânico já fui com o coração calejado rs, e na hora que o mesmo já repetiu o mesmo discurso dos outros, eu nem deixei o carro por lá. Aqui em BH tem um problema, os tals dos excelentes mecânicos que só mexem com Opala e Caravan todos se conhecem e conhecem os carros dos outros, nessa eu iria gastar mais uma nota e iria me lascar mais uma vez.

Chamei o taxado "melhor mecânico de BH", que só faz preparação, que é isso e aquilo, projeta cabeçotes no AutoCAD, que vai em campeonatos de não sei o que lá etc. O mesmo até veio aqui em casa para olhar o carro. Sem nem funcionar, o orçamento já passava de 15 mil. Senti que seria a maior ferrada do planeta, mas até ia fechar com o mesmo no desesperado de resolver o problema, mas então veio a pandemia e achei melhor esperar. Hoje sinto que fiz o certo rs.

Passado 2 anos, resolvi acabar o problema de uma vez por todas, nem que eu desmonte todo o motor, compre outro rs. Levei ele até uma oficina que trabalha com veículos preparados e com manutenção em carros mais premium. Sei que isso não é garantia de resolução, mas tentei conhecer a oficina antes, desde organização até os maquinários. O que eles me informaram até agora é que o problema não é dentro do Motor, inclusive quando fui lá andamos no carro (e anda demais, c ta doido kkkk). Mas realmente nota-se que o mesmo trabalha mais quente que deveria. Nesse meio tempo "acharam" um selo dágua quebrado. Mais um indício que está trabalhando mais quente que deveria. Eles me informaram o seguinte: agora vamos fazer o ultimo teste externo, que é o radiador (mesmo eles sabendo que já testei 4 radiadores, eles querem fazer o testes deles para conferência deles, então não achei por mal). Se não for radiador, que eu sei que não é, eles informaram que seria a Taxa de Compressão. Se tiver que abrir o motor e mudar a taxa, ai talvez passaria ele para Álcool. Eu com essa abertura penso em aproveitar e já colocaria um Comando 250S, pois vi que comando bravo não é minha praia rs.

Fiz esse breve relato dos problema com o meu Opala voltado só para esse problema de arrefecimento. Como eu restaurei o meu por completo, teve vários outros problemas, mas esse não é o lugar para contar, mas tenho tanto conteúdo em mídia que depois crio um tópico da restauração rs.

adpachec escreveu:Está sem ventoinha mecânica?

Estas ventoinhas são auxiliares, não possuem força suficiente (eu uso).

Apenas com ela se demora muito a desligar mesmo.

E mangueiras estufadas é excesso de água.

E o carro é seu, você tem que ficar conferindo com o mecânico o que ele colocou, cadê a lista de peças....

Está sem ventoinha mecânica, pois ficou sem espaço o suficiente para a mesma. Mencionei as mangueiras estufadas mas só como uns dos sinais que ele esta quente demais.

Concordo que temos que ficar conferindo tudo pois nós somos os donos, mas, tudo o que era pedido pelos mecânicos em relação a peças eu entregava quase que imediatamente, mas como nós podemos garantir 100% que as peças estao lá dentro de fato? Infelizmente para quem trabalha o dia todo e não pode ficar na oficina (acho que todos rs) ficamos nas mãos dessas pessoas. Eles sabem que o Opala não é um carro de trabalho, sabe que o dono esta com um dimdim guardado, entao alguns se aproveitam disso, e relatos até parecidos com os meus tem ao monte ..

O intuito desse tópico é que uma hora vou achar o problema, vou resolver e vou postar. Quem sabe um outro membro também não está passando pelo mesmo problema e possa ler a solução aqui algum dia? Se acontecer com somente isso com 1 pessoa já vou ficar muito satisfeito, queria eu ter lido antes para o meu problema cheers


O seu problema é a falta da hélice mecânica.

E não ter espaço, eu vi um baita espaço na foto.

E no suporte inferior do radiador existe regulagem.

A vida é complicada, "falta tempo", trabalhei meses a fio das 8:00 às 20:00, pai e mãe doentes, cachorro doente com um AVC que era alimentado na seringa, estava me divorciando (uma verdadeira dor de cabeça), durmia 02 horas por dia (no sofá) e ainda lesionei as 02 panturrilhas......e ainda soldava o meu opala....

Mas o seu problema é a falta da hélice.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Dia_1010

Tem um ótimo espaço aí.

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Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 16:17:01

adpachec escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:

O problema de arrefecimento "surgiu" pela primeira vez quando sai da Oficina e fui instalar o Dimensionado. Ao sair do local com o dimensionado instalado (6x2, acabando no meio com abafador JK) uma pessoa que estava na rua me gritou e disse: amigo, seu carro esta vazando água! Quando fui ver, a temperatura havia subido tanto que o ponteiro do marcador tinha até sumido de tão alto que foi. Quando parei e abri o capô, o motor estava fervendo, e mesmo depois de ter esperado uns 20 minutos, quando mexemos na tampa do radiador, voou água pra todo lado (ainda bem que não pegou em ninguém). Após esse episódio voltei a oficina que havia feito o motor, mal sabia que era melhor nem ter voltado rs. Testei o radiador original de um 74 que estava na oficina funcionando perfeitamente, mas no meu Opala ferveu. Testamos um radiador de um Opala mais novo, pois tinha mais capacidade de armazenamento de agua e com ventoinhas elétricas, mas instalado no meu ele ferveu. Trocamos o Cabeçote para 586 que estava disponível, mas continuou o problema. Trocamos bomba d'agua, nada. Colocamos o reservatório de expansão, ele demorava mais a ferver, mas o problema continuou. Selos dágua, cebolão, tampa radiador, juntas etc .. nada! Até que o mecânico me informou que não havia mais o que ser feito. Bom, o certo era eu ter procurado os meios legais e tudo mais (pois foi o mesmo que havia me vendido o motor, me feito comprar todas as peças, instalado etc). Mas o desgaste era tão grande e partindo pro mundo real, tirei o Opala de reboque e aceitei o prejuízo, pois naquela altura eu queria estancar o sofrimento vivido.

Partindo pro segundo ótimo mecânico (por indicação) o mesmo de cara já disse que o problema era que a hélice mecânica não dava conta e que era ajustes no carburador. Colocamos as ventoinhas elétricas e junto com o sistema de expansão, ele agora demorava mais a esquentar. Dessa forma ele não mais cuspia água pra fora, mas era nítido que ele estava trabalhando mais quente que o normal. Nessa oficina também foi conferido radiador, bomba d'agua, juntas, selos, galerias e o que mais podia haver externamente. Comecei a notar que o mecânico também já não sabia muito o que fazer, e o ponto alto foi quando pegou fogo o carburador e queimou o capô. Foi a gota d'água e tirei o carro de lá (entre outros problemas). Dessa vez fui pra casa com ele andando, mas sabia que ele estava quente demais.

No terceiro mecânico já fui com o coração calejado rs, e na hora que o mesmo já repetiu o mesmo discurso dos outros, eu nem deixei o carro por lá. Aqui em BH tem um problema, os tals dos excelentes mecânicos que só mexem com Opala e Caravan todos se conhecem e conhecem os carros dos outros, nessa eu iria gastar mais uma nota e iria me lascar mais uma vez.

Chamei o taxado "melhor mecânico de BH", que só faz preparação, que é isso e aquilo, projeta cabeçotes no AutoCAD, que vai em campeonatos de não sei o que lá etc. O mesmo até veio aqui em casa para olhar o carro. Sem nem funcionar, o orçamento já passava de 15 mil. Senti que seria a maior ferrada do planeta, mas até ia fechar com o mesmo no desesperado de resolver o problema, mas então veio a pandemia e achei melhor esperar. Hoje sinto que fiz o certo rs.

Passado 2 anos, resolvi acabar o problema de uma vez por todas, nem que eu desmonte todo o motor, compre outro rs. Levei ele até uma oficina que trabalha com veículos preparados e com manutenção em carros mais premium. Sei que isso não é garantia de resolução, mas tentei conhecer a oficina antes, desde organização até os maquinários. O que eles me informaram até agora é que o problema não é dentro do Motor, inclusive quando fui lá andamos no carro (e anda demais, c ta doido kkkk). Mas realmente nota-se que o mesmo trabalha mais quente que deveria. Nesse meio tempo "acharam" um selo dágua quebrado. Mais um indício que está trabalhando mais quente que deveria. Eles me informaram o seguinte: agora vamos fazer o ultimo teste externo, que é o radiador (mesmo eles sabendo que já testei 4 radiadores, eles querem fazer o testes deles para conferência deles, então não achei por mal). Se não for radiador, que eu sei que não é, eles informaram que seria a Taxa de Compressão. Se tiver que abrir o motor e mudar a taxa, ai talvez passaria ele para Álcool. Eu com essa abertura penso em aproveitar e já colocaria um Comando 250S, pois vi que comando bravo não é minha praia rs.

Fiz esse breve relato dos problema com o meu Opala voltado só para esse problema de arrefecimento. Como eu restaurei o meu por completo, teve vários outros problemas, mas esse não é o lugar para contar, mas tenho tanto conteúdo em mídia que depois crio um tópico da restauração rs.



Está sem ventoinha mecânica, pois ficou sem espaço o suficiente para a mesma. Mencionei as mangueiras estufadas mas só como uns dos sinais que ele esta quente demais.

Concordo que temos que ficar conferindo tudo pois nós somos os donos, mas, tudo o que era pedido pelos mecânicos em relação a peças eu entregava quase que imediatamente, mas como nós podemos garantir 100% que as peças estao lá dentro de fato? Infelizmente para quem trabalha o dia todo e não pode ficar na oficina (acho que todos rs) ficamos nas mãos dessas pessoas. Eles sabem que o Opala não é um carro de trabalho, sabe que o dono esta com um dimdim guardado, entao alguns se aproveitam disso, e relatos até parecidos com os meus tem ao monte ..

O intuito desse tópico é que uma hora vou achar o problema, vou resolver e vou postar. Quem sabe um outro membro também não está passando pelo mesmo problema e possa ler a solução aqui algum dia? Se acontecer com somente isso com 1 pessoa já vou ficar muito satisfeito, queria eu ter lido antes para o meu problema cheers


O seu problema é a falta da hélice mecânica.

E não ter espaço, eu vi um baita espaço na foto.

E no suporte inferior do radiador existe regulagem.

A vida é complicada, "falta tempo", trabalhei meses a fio das 8:00 às 20:00, pai e mãe doentes, cachorro doente com um AVC que era alimentado na seringa, estava me divorciando (uma verdadeira dor de cabeça), durmia 02 horas por dia (no sofá) e ainda lesionei as 02 panturrilhas......e ainda soldava o meu opala....

Mas o seu problema é a falta da hélice.

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Tem um ótimo espaço aí.

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Essa foto é do começo da instalação do motor, salvo não me engano de 2017. Hoje ele está com as ventoinhas elétricas na frente, fazendo com que o radiador chegasse para trás.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Img-2013
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Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 16:20:15

O que posso fazer é: mandar essa polia no torneiro e diminuir 2 a 3 dedos. Acho que dessa forma caberia uma hélice. Ela teria de ser com pás de plástico ou ferro? A hélice 8 pás salvo não me engano pega na Polia Damper ..

Agora estava pensando, antes estava só com a ventoinha mecânica e tinha esse problema. Coloquei a ventoinha elétrica e amenizou o problema, mas não resolveu. Colocando agora de alguma forma a Ventoinha mecânica + ventoinha elétrica não seria mais uma forma de "amenizar" o problema sem de fato ter o resolvido?
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Mensagem por adpachec Seg 11 Out - 16:37:58

Andrade - Gladium escreveu:O que posso fazer é: mandar essa polia no torneiro e diminuir 2 a 3 dedos. Acho que dessa forma caberia uma hélice. Ela teria de ser com pás de plástico ou ferro? A hélice 8 pás salvo não me engano pega na Polia Damper ..


O suporte da minha hélice raspava na carcaça da bomba, um calço de 01 arruela por parafuso resolveu.

E com a troca do radiador ele ficou muito para frente, com uma lima redonda eu alonguei o furo de ajuste e trouxe o radiador para mais longe da hélice.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20200613

Seu mecânico não consegue ajustar ou fabricar um calço ?

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Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 16:44:44

adpachec escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:O que posso fazer é: mandar essa polia no torneiro e diminuir 2 a 3 dedos. Acho que dessa forma caberia uma hélice. Ela teria de ser com pás de plástico ou ferro? A hélice 8 pás salvo não me engano pega na Polia Damper ..


O suporte da minha hélice raspava na carcaça da bomba, um calço de 01 arruela por parafuso resolveu.

E com a troca do radiador ele ficou muito para frente, com uma lima redonda eu alonguei o furo de ajuste e trouxe o radiador para mais longe da hélice.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 20200613

Seu mecânico não consegue ajustar ou fabricar um calço ?


Acredito que eles não façam adaptações por lá, pois se trata de oficina restritamente parte mecânica sabe. Como amanhã é feriado, quarta-feira cedo estarei lá na oficina com essa ideia. Teoricamente, com a hélice mecânica a água resfriaria mais no radiador e mesmo quando esquentasse, viria o jato de vento da ventoinha elétrica. Se fizermos isso e a ventoinha elétrica desarmar, teremos vencido o problema O mistério do SS6 - 6cc Esquentando 933234
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Mensagem por adpachec Seg 11 Out - 17:07:34

As ventoinhas que você instalou se chamam "auxiliares", trabalham com uns 8 amperes e baixa rotações, uma ventoinha "principal" trabalha com uns 20 amperes e até o triplo da rotação.

E nos meus cursos de Senai em mecânica, e nos meus trabalhos de oficina SIM eu fiz muita ajustagem.

Se em até aviões eu tinha que ajustar peças o que dizer em um carro?

Como seria linda a minha época de retirar uma peça da caixa e só instalar em alguma modificação.....
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Mensagem por Andrade - Gladium Seg 11 Out - 17:20:02

adpachec escreveu:As ventoinhas que você instalou se chamam "auxiliares", trabalham com uns 8 amperes e baixa rotações, uma ventoinha "principal" trabalha com uns 20 amperes e até o triplo da rotação.

E nos meus cursos de Senai em mecânica, e nos meus trabalhos de oficina SIM eu fiz muita ajustagem.

Se em até aviões eu tinha que ajustar peças o que dizer em um carro?

Como seria linda a minha época de retirar uma peça da caixa e só instalar em alguma modificação.....

E qual hélice vc me sugere a colocar?
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por adpachec Seg 11 Out - 18:45:36

Andrade - Gladium escreveu:
adpachec escreveu:As ventoinhas que você instalou se chamam "auxiliares", trabalham com uns 8 amperes e baixa rotações, uma ventoinha "principal" trabalha com uns 20 amperes e até o triplo da rotação.

E nos meus cursos de Senai em mecânica, e nos meus trabalhos de oficina SIM eu fiz muita ajustagem.

Se em até aviões eu tinha que ajustar peças o que dizer em um carro?

Como seria linda a minha época de retirar uma peça da caixa e só instalar em alguma modificação.....

E qual hélice vc me sugere a colocar?

A de plástico de 05 pás.

E porquê?

Porque permite cortar e ajustar.

A minha eu cortei 1 cm. de cada extremidade, para esquentar mais (motor álcool).
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Mensagem por GranTurismo Seg 11 Out - 19:11:38

interessante a história. 
bem, como mencionei o ponto de ignição achei desnecessario mencionar a taxa de compressão também pq se os mechanicos foram bons eles não teria extrapolado nesse detalhe... e todos os outros já teriam notado os sinais, taxa alta na gasol faz brotar os som do pistão dançando kkkkk 
sabe quanto de taxa ele ta ? quanto ja foi rebaixado o cabeçote e talvez o bloco ? perfil do pistão ?
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por COMODORO_SLE_AUTOMATICO Seg 11 Out - 19:51:50

ola, estou perto de vc, e sou mecânico, se precisar me chama. 31 994019461
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por nalin Ter 12 Out - 6:24:08

Amigo, gostei dessa mangueira superior de arrefecimento e conexões da carcaça da termostática para o radiador ... tem algum tópico ou mais detalhes? Se fabricou uma tampa de termostática para usá-la, se tem algum kit pronto, ou aonde comprou...

Hoje tenho intenção de colocar a carcaça da termostática do omega 4.1 e um reservatório de expansão pra aumentar o volume de fluído e prevenir que fique ar no sistema nesse local, tendo em vista que a carcaça do opala deixa esse ponto mais alto que o radiador.

agradeço, abs

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Images?q=tbn:ANd9GcRksXd3rgayrTCY3xNrTDtnrolGq2Dh0sO2ZQ&usqp=CAU
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Mensagem por adpachec Ter 12 Out - 10:47:44

nalin escreveu:Amigo, gostei dessa mangueira superior de arrefecimento e conexões da carcaça da termostática para o radiador ... tem algum tópico ou mais detalhes? Se fabricou uma tampa de termostática para usá-la, se tem algum kit pronto, ou aonde comprou...

Hoje tenho intenção de colocar a carcaça da termostática do omega 4.1 e um reservatório de expansão pra aumentar o volume de fluído e prevenir que fique ar no sistema nesse local, tendo em vista que a carcaça do opala deixa esse ponto mais alto que o radiador.

agradeço, abs

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Images?q=tbn:ANd9GcRksXd3rgayrTCY3xNrTDtnrolGq2Dh0sO2ZQ&usqp=CAU


Esta foto aí EU achei na net.....

E isto é uma mangueira de teflon com trama de aço.

O acabamento na ponta depende da aplicação.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Images?q=tbn:ANd9GcSo2ppbWVj29yF7ncCtXRfprgY5RtJ7tZ0iIw&usqp=CAU

Também existem mangueiras hidráulicas com trama de aço e conexões específicas.

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Mensagem por opalassa78 Ter 12 Out - 11:05:06

Amigo tenho um opala 72 exatamente com esse problema, as mangueiras nao chegam a estufar mas a temperatura e sempre perto de 100, estou usando as mesmas ventui has eletricas na frente e uma helice slin so me falta tirar o cabecote porque o resto ja fiz de tudo, troquei radiador tubular por brazado, tampa,bomba dagua e nada.
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Mensagem por adpachec Ter 12 Out - 11:46:56

opalassa78 escreveu:Amigo tenho um opala 72 exatamente com esse problema, as mangueiras nao chegam a estufar mas a temperatura e sempre perto de 100, estou usando as mesmas ventui has eletricas na frente e uma helice slin so me falta tirar o cabecote porque o resto ja fiz de tudo, troquei radiador tubular por brazado, tampa,bomba dagua e nada.


NOSSAAAAA!!!!!!

Quase 100°C !!!!.

Completamente normal, levando em considerações o álcool no combustível, a compressão, o ambiente externo e trânsito..... é normal.

E outra o medidor do opala trabalha com até 10,5 volts e num mundo de "experts" NINGUÉM MEDE A TENSÃO NO PAINEL NÉ.


Falta de aterragem no painel ou motor, isolamento do fio do medidor de temperatura no motor...

E qual o medo de se rodar a "quase" 100° ?

O meu roda de boa a 110°.....álcool com um pouco de gasolina....

O risco é chegar a 120°, mas mesmo assim não precisa se jogar no acostamento, a junta aguenta entre 04 a 05 horas fixo nesta temperatura (norma técnica de uns 05 anos atrás).

Eu já vim do litoral a jacareí (SP), quase 03 horas de viagem com o painel a 115/120° C....um radiador velho e entupido.

Todo mundo reclama de carro esquentando e vai ver a crise é mais psicológica que real.

nalin gosta desta mensagem

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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Andrade - Gladium Ter 12 Out - 21:35:50

adpachec escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:

E qual hélice vc me sugere a colocar?

A de plástico de 05 pás.

E porquê?

Porque permite cortar e ajustar.

A minha eu cortei 1 cm. de cada extremidade, para esquentar mais (motor álcool).

Show de bola! Amanhã vou até a oficina e passo por aqui com as informações

GranTurismo escreveu:interessante a história. 
bem, como mencionei o ponto de ignição achei desnecessario mencionar a taxa de compressão também pq se os mechanicos foram bons eles não teria extrapolado nesse detalhe... e todos os outros já teriam notado os sinais, taxa alta na gasol faz brotar os som do pistão dançando kkkkk 
sabe quanto de taxa ele ta ? quanto ja foi rebaixado o cabeçote e talvez o bloco ? perfil do pistão ?

Não sei, mas agora quero abrir o motor e conferir tudo novamente, ai sim vou ter todas as informações

COMODORO_SLE_AUTOMATICO escreveu:ola, estou perto de vc, e sou mecânico,  se precisar me chama. 31 994019461

Te mando msg amigo.

opalassa78 escreveu:Amigo tenho um opala 72 exatamente com esse problema, as mangueiras nao chegam a estufar mas a temperatura e sempre perto de 100, estou usando as mesmas ventui has eletricas na frente e uma helice slin so me falta tirar o cabecote porque o resto ja fiz de tudo, troquei radiador tubular por brazado, tampa,bomba dagua e nada.

Quem sabe assim que eu resolver meu problema não seja o mesmo que o seu? Vou manter o tópico atualizado na medida do possível até resolver!!
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O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Empty Re: O mistério do SS6 - 6cc Esquentando

Mensagem por Bruno Chumbinho Qua 13 Out - 14:05:58

Bom dia Andrade,

Não vou entrar nas questões relacionadas ao motor (não tenho competência para isso). Mas eu li muito sobre refrigeração em alguns fóruns americanos. Tem muita coisa bacana no site da Flex-a-lite (fabricante de ventoinhas elétricas). Tá em inglês, segue link para quem queira ver: https://www.flex-a-lite.com/blog/

Alguns pontos importantes da teoria encontrada por lá:

1 – Um ventilador usando na posição aspirante é sempre mais eficiente do que quando usado na posição soprante.
Seu carro está somente com dois ventiladores soprantes. Se estes dois ventiladores estivessem na parte de trás do radiador o desempenho deles seria melhor. Não estou recomendando que vc faça isso.
Por isso que ventiladores colocados à frente do radiador ou compressor do ar condicionado são, geralmente, auxiliares.

2 -  Eficiência do ventilador depende da restrição do radiador.
Ventiladores elétricos são bem mais eficientes do que mecânicos quando os radiadores são finos e oferecem menos resistência (como visto nos carros modernos). Ventiladores elétricos não são indicados para radiadores com 4 colmeias (estes radiadores são encontrados em algumas caminhonetes antigas nos EUA).
No Opala temos radiadores de 2 ou 3 colmeias, então a diferença entre os ventiladores elétricos e mecânicos no Opala não é muito grande.  

3 – Utilização de defletor para o ventilador.
Um ventilador mecânico sem defletor (já vi ser chamado de difusor ou adutor) puxa ar de todas as partes do cofre do motor. Logo, o fluxo de ar passando pelo radiador é menor e isso é indesejável.
O ideal é que o defletor cubra pelo menos 70% da área do radiador. Quanto mais área coberta por ele melhor.

4 – Perturbação de fluxo
Nem sempre adicionar ventiladores à frente e atrás do radiador melhora o desempenho. Um ventilador soprante pode afetar o fluxo de ar na rota do ventilador aspirante.

Baseado nestas teorias eu lhe sugeriria:
Primeiro instalar um ventilador mecânico aspirante (conforme dito pelo adpachec).
Se isso não funcionar, instalar um defletor para este ventilador. Como o seu radiador não é o original do Opala vc terá que adaptar. Observe no desenho abaixo que há recomendações para espaçamento entre radiador hélice e defletor.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Shourd

Uma outra recomendação: a hélice deve ficar metade para dentro e metade para fora do defletor para otimizar o fluxo.

Se o aquecimento ocorrer somente em marcha lenta (acho que não é o seu caso) eu pensaria em usar um ventilador elétrico ao invés do mecânico.

Se após a instalação do ventilador aspirante e do defletor o super aquecimento persistir, eu ainda tentaria relocar ou, em último caso, até remover os ventiladores a frente do radiador (devido à perturbações no fluxo. Seria um baita azar, mas pode acontecer).
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Mensagem por opalassa78 Qui 14 Out - 11:17:05

Andrade - Gladium escreveu:
adpachec escreveu:

A de plástico de 05 pás.

E porquê?

Porque permite cortar e ajustar.

A minha eu cortei 1 cm. de cada extremidade, para esquentar mais (motor álcool).

Show de bola! Amanhã vou até a oficina e passo por aqui com as informações

GranTurismo escreveu:interessante a história. 
bem, como mencionei o ponto de ignição achei desnecessario mencionar a taxa de compressão também pq se os mechanicos foram bons eles não teria extrapolado nesse detalhe... e todos os outros já teriam notado os sinais, taxa alta na gasol faz brotar os som do pistão dançando kkkkk 
sabe quanto de taxa ele ta ? quanto ja foi rebaixado o cabeçote e talvez o bloco ? perfil do pistão ?

Não sei, mas agora quero abrir o motor e conferir tudo novamente, ai sim vou ter todas as informações

COMODORO_SLE_AUTOMATICO escreveu:ola, estou perto de vc, e sou mecânico,  se precisar me chama. 31 994019461

Te mando msg amigo.

opalassa78 escreveu:Amigo tenho um opala 72 exatamente com esse problema, as mangueiras nao chegam a estufar mas a temperatura e sempre perto de 100, estou usando as mesmas ventui has eletricas na frente e uma helice slin so me falta tirar o cabecote porque o resto ja fiz de tudo, troquei radiador tubular por brazado, tampa,bomba dagua e nada.

Quem sabe assim que eu resolver meu problema não seja o mesmo que o seu? Vou manter o tópico atualizado na medida do possível até resolver!!

Blz obrigado e boa sorte
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Mensagem por Andrade - Gladium Hoje à(s) 20:11:24

Bruno Chumbinho escreveu:Bom dia Andrade,

Não vou entrar nas questões relacionadas ao motor (não tenho competência para isso). Mas eu li muito sobre refrigeração em alguns fóruns americanos. Tem muita coisa bacana no site da Flex-a-lite (fabricante de ventoinhas elétricas). Tá em inglês, segue link para quem queira ver: https://www.flex-a-lite.com/blog/

Alguns pontos importantes da teoria encontrada por lá:

1 – Um ventilador usando na posição aspirante é sempre mais eficiente do que quando usado na posição soprante.
Seu carro está somente com dois ventiladores soprantes. Se estes dois ventiladores estivessem na parte de trás do radiador o desempenho deles seria melhor. Não estou recomendando que vc faça isso.
Por isso que ventiladores colocados à frente do radiador ou compressor do ar condicionado são, geralmente, auxiliares.

2 -  Eficiência do ventilador depende da restrição do radiador.
Ventiladores elétricos são bem mais eficientes do que mecânicos quando os radiadores são finos e oferecem menos resistência (como visto nos carros modernos). Ventiladores elétricos não são indicados para radiadores com 4 colmeias (estes radiadores são encontrados em algumas caminhonetes antigas nos EUA).
No Opala temos radiadores de 2 ou 3 colmeias, então a diferença entre os ventiladores elétricos e mecânicos no Opala não é muito grande.  

3 – Utilização de defletor para o ventilador.
Um ventilador mecânico sem defletor (já vi ser chamado de difusor ou adutor) puxa ar de todas as partes do cofre do motor. Logo, o fluxo de ar passando pelo radiador é menor e isso é indesejável.
O ideal é que o defletor cubra pelo menos 70% da área do radiador. Quanto mais área coberta por ele melhor.

4 – Perturbação de fluxo
Nem sempre adicionar ventiladores à frente e atrás do radiador melhora o desempenho. Um ventilador soprante pode afetar o fluxo de ar na rota do ventilador aspirante.

Baseado nestas teorias eu lhe sugeriria:
Primeiro instalar um ventilador mecânico aspirante (conforme dito pelo adpachec).
Se isso não funcionar, instalar um defletor para este ventilador. Como o seu radiador não é o original do Opala vc terá que adaptar. Observe no desenho abaixo que há recomendações para espaçamento entre radiador hélice e defletor.

O mistério do SS6 - 6cc Esquentando Shourd

Uma outra recomendação: a hélice deve ficar metade para dentro e metade para fora do defletor para otimizar o fluxo.

Se o aquecimento ocorrer somente em marcha lenta (acho que não é o seu caso) eu pensaria em usar um ventilador elétrico ao invés do mecânico.

Se após a instalação do ventilador aspirante e do defletor o super aquecimento persistir, eu ainda tentaria relocar ou, em último caso, até remover os ventiladores a frente do radiador (devido à perturbações no fluxo. Seria um baita azar, mas pode acontecer).

Que aula meu amigo! Nesse momento estamos seguindo essa linha de trabalho. Colocamos uma hélice mecânica de 5 pás atrás do radiador e deixamos os 2 eletro ventiladores na frente como auxiliares. Dessa forma comprei um manômetro digital aferição da Temperatura do Bloco, para que assim eu possa ir acompanhando como está a temperatura. Nesse manômetro é possível configura-lo para que o mesmo soe um alarme quando passar da temperatura configurada.
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Mensagem por Andrade - Gladium Hoje à(s) 20:14:25

adpachec escreveu:
opalassa78 escreveu:Amigo tenho um opala 72 exatamente com esse problema, as mangueiras nao chegam a estufar mas a temperatura e sempre perto de 100, estou usando as mesmas ventui has eletricas na frente e uma helice slin so me falta tirar o cabecote porque o resto ja fiz de tudo, troquei radiador tubular por brazado, tampa,bomba dagua e nada.


NOSSAAAAA!!!!!!

Quase 100°C !!!!.

Completamente normal, levando em considerações o álcool no combustível, a compressão, o ambiente externo e trânsito..... é normal.

E outra o medidor do opala trabalha com até 10,5 volts e num mundo de "experts" NINGUÉM MEDE A TENSÃO NO PAINEL NÉ.


Falta de aterragem no painel ou motor, isolamento do fio do medidor de temperatura no motor...

E qual o medo de se rodar a "quase" 100° ?

O meu roda de boa a 110°.....álcool com um pouco de gasolina....

O risco é chegar a 120°, mas mesmo assim não precisa se jogar no acostamento, a junta aguenta entre 04 a 05 horas fixo nesta temperatura (norma técnica de uns 05 anos atrás).

Eu já vim do litoral a jacareí (SP), quase 03 horas de viagem com o painel a 115/120° C....um radiador velho e entupido.

Todo mundo reclama de carro esquentando e vai ver a crise é mais psicológica que real.

Adpachec, para você qual seria a temperatura ideal para o motor? No meu caso é um 6cc 4400 a Gasolina. E qual seria a temperatura limite? (pergunto isso pois comprei um manômetro digital e que pode ser configurado para que soe um alarme quando chegar a temperatura pré configurada)
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Mensagem por adpachec Hoje à(s) 20:24:04

Andrade - Gladium escreveu:
adpachec escreveu:


NOSSAAAAA!!!!!!

Quase 100°C !!!!.

Completamente normal, levando em considerações o álcool no combustível, a compressão, o ambiente externo e trânsito..... é normal.

E outra o medidor do opala trabalha com até 10,5 volts e num mundo de "experts" NINGUÉM MEDE A TENSÃO NO PAINEL NÉ.


Falta de aterragem no painel ou motor, isolamento do fio do medidor de temperatura no motor...

E qual o medo de se rodar a "quase" 100° ?

O meu roda de boa a 110°.....álcool com um pouco de gasolina....

O risco é chegar a 120°, mas mesmo assim não precisa se jogar no acostamento, a junta aguenta entre 04 a 05 horas fixo nesta temperatura (norma técnica de uns 05 anos atrás).

Eu já vim do litoral a jacareí (SP), quase 03 horas de viagem com o painel a 115/120° C....um radiador velho e entupido.

Todo mundo reclama de carro esquentando e vai ver a crise é mais psicológica que real.

Adpachec, para você qual seria a temperatura ideal para o motor? No meu caso é um 6cc 4400 a Gasolina. E qual seria a temperatura limite? (pergunto isso pois comprei um manômetro digital e que pode ser configurado para que soe um alarme quando chegar a temperatura pré configurada)


Depende....uns irão dizer no meio do marcador.

Mas se você estiver subindo a serra do mar num dia horrivelmente quente com o carro cheio?

Você abre as janelas.

Mas o motor não pode abrir o capô.

Então possivelmente a temperatura vai ficar entre 100° e 110°C.

Dia de chuva, frio, vento e o asfalto encharcado com água batendo por baixo do motor.

A temperatura seria de uns 80°C no motor.

Então, de acordo com o MOMENTO, entre 80°C a 110°C é o ideal.

Começou a chegar em 115°C, sem desespero, procure um lugar para encostar.
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Mensagem por Andrade - Gladium Hoje à(s) 21:07:38

adpachec escreveu:
Andrade - Gladium escreveu:

Adpachec, para você qual seria a temperatura ideal para o motor? No meu caso é um 6cc 4400 a Gasolina. E qual seria a temperatura limite? (pergunto isso pois comprei um manômetro digital e que pode ser configurado para que soe um alarme quando chegar a temperatura pré configurada)


Depende....uns irão dizer no meio do marcador.

Mas se você estiver subindo a serra do mar num dia horrivelmente quente com o carro cheio?

Você abre as janelas.

Mas o motor não pode abrir o capô.

Então possivelmente a temperatura vai ficar entre 100° e 110°C.

Dia de chuva, frio, vento e o asfalto encharcado com água batendo por baixo do motor.

A temperatura seria de uns 80°C no motor.

Então, de acordo com o MOMENTO, entre 80°C a 110°C é o ideal.

Começou a chegar em 115°C, sem desespero, procure um lugar para encostar.

Show de bola! Amanhã possivelmente vou até a oficina e tiro umas fotos para mostrar como ficou a hélice e os eletro ventiladores. Vou configurar para que o alarme dispare quando a temperatura chegar a 115ºC e vou monitorando, fazendo uma média para meu próprio controle e para postar aqui Very Happy

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