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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Dmaumau Sab 16 Out - 6:58:30

Salve amigos Opaleiros

Me ajudem com uma duvida.

Estou negociando uma Caravan 4C com 50.000 km originais (interior e cofre do motor aparentemente confirmam essa km) que está na mesma familia desde 0km

Porém o dono me disse que já houve uma trinca na longarina que teria sido soldada.

Combinamos de leva-la a uma boa funilaria para avaliar, mas queria saber dos amigos se com tão baixa km faz sentido já haver trinca nas longarinas ?

Se havia mesmo e a tal solda tiver sido bem feita, tranquilo ?

Dirigi o carro e ela não puxa para nenhum lado andando ou freando.

Conto com a sabedoria coletiva dos amigos Opaleiros.

Forte abraço
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por adpachec Sab 16 Out - 10:30:32

Dmaumau escreveu:Salve amigos Opaleiros

Me ajudem com uma duvida.

Estou negociando uma Caravan 4C com 50.000 km originais (interior e cofre do motor aparentemente confirmam essa km) que está na mesma familia desde 0km

Porém o dono me disse que já houve uma trinca na longarina que teria sido soldada.

Combinamos de leva-la a uma boa funilaria para avaliar, mas queria saber dos amigos se com tão baixa km faz sentido já haver trinca nas longarinas ?

Se havia mesmo e a tal solda tiver sido bem feita, tranquilo ?

Dirigi o carro e ela não puxa para nenhum lado andando ou freando.

Conto com a sabedoria coletiva dos amigos Opaleiros.

Forte abraço


Faz sentido sim dependendo da maneira que se foi utilizado.

E solda é um ponto forte ou ponto fraco dependendo da relação ângulo de solda e ângulo de força aplicada.

Se quebrou de novo coloca um reforço.
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Rubão6cc Sab 16 Out - 10:31:24

Dmaumau escreveu:Salve amigos Opaleiros

Me ajudem com uma duvida.

Estou negociando uma Caravan 4C com 50.000 km originais (interior e cofre do motor aparentemente confirmam essa km) que está na mesma familia desde 0km

Porém o dono me disse que já houve uma trinca na longarina que teria sido soldada.

Combinamos de leva-la a uma boa funilaria para avaliar, mas queria saber dos amigos se com tão baixa km faz sentido já haver trinca nas longarinas ?

Se havia mesmo e a tal solda tiver sido bem feita, tranquilo ?

Dirigi o carro e ela não puxa para nenhum lado andando ou freando.

Conto com a sabedoria coletiva dos amigos Opaleiros.

Forte abraço

Mas é claro que faz sentido. Pode ter trincado devido a mau uso. Esterçar o volante com o carro parado na garagem é um exemplo. O jeito é a solda. Se for bem feita resolve.


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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Marcos Marcos Sab 16 Out - 20:44:21

Vejo vários anúncios, de compra e venda de Opalas e Caravans, o "TOM" na palavra longarina que sempre é dado no anúncio parece ser a informação mais importante e com mais relevância. Concordo que umas estrutura íntegra é diferente, mas isso também não quer dizer que uma trinca na longarina seja sinonimo de estrutura condenada.
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Rubão6cc Sab 16 Out - 21:13:00

Marcos Marcos escreveu:Vejo vários anúncios, de compra e venda de Opalas e Caravans, o "TOM" na palavra longarina que sempre é dado no anúncio parece ser a informação mais importante e com mais relevância. Concordo que umas estrutura íntegra é diferente, mas isso também não quer dizer que uma trinca na longarina seja sinonimo de  estrutura condenada.

Isso aí é coisa de gente que vende o almoço pra comprar a janta. Da um pouco de trabalho sim e custa um pouco caro sim mas não é bicho de 7 cabeças.


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Mensagem por Dmaumau Dom 17 Out - 8:56:11

Valeu pessoal
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Lukaoneves Dom 17 Out - 17:55:10

Uma informação importante seria saber se ela tem direção hidráulica. Isso, junto com a baixa quilometragem pode significar bastante manobras paradas ou em baixa velocidade, o que pode fazer trincar a longarina.
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por adpachec Seg 18 Out - 22:04:00

Lukaoneves escreveu:Uma informação importante seria saber se ela tem direção hidráulica. Isso, junto com a baixa quilometragem pode significar bastante manobras paradas ou em baixa velocidade, o que pode fazer trincar a longarina.

Ganhou um like.

O ideal quando parado é sempre "balançar" o carro usando acelerador e embreagem e ir esterçando.
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Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 18:41:36

Acredito que pneus muito largos na dianteira também contribuem para esse tipo de situação, pois o esforço é maior pela maior área de contato.

Uma alternativa para evitar esse tipo de problema é a barra de reforço inferior da Imohr, ela é fixada nas duas longarinas. Comprei uma pra instalar no meu quando terminar a revisão da suspensão.

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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por opala4cc Qua 20 Out - 21:04:30

Joey Ramone escreveu:Acredito que pneus muito largos na dianteira também contribuem para esse tipo de situação, pois o esforço é maior pela maior área de contato.

Uma alternativa para evitar esse tipo de problema é a barra de reforço inferior da Imohr, ela é fixada nas duas longarinas. Comprei uma pra instalar no meu quando terminar a revisão da suspensão.

Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Produtos_fotos_173_676_1554380821

Eu não levo muita fé na eficiência dessa barra, sabe? Ela ainda é meio recente no mercado e não há como saber se carros equipados com ela vão de fato ter as trincas de longarina evitadas. Eu gostaria muito mesmo é de ver barras de reforço do tipo tirantes em "X", como esbocei na imagem abaixo. O problema é onde vincular e por onde passar os tirantes, já que não há espaço. Mas se algum dia alguém bolar um jeito, com certeza eliminaria grande parte da incidência de trincas nas longarinas do opala:
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Mensagem por Gerald Sab 23 Out - 10:05:49

opala4cc escreveu:Eu não levo muita fé na eficiência dessa barra, sabe? Ela ainda é meio recente no mercado e não há como saber se carros equipados com ela vão de fato ter as trincas de longarina evitadas. Eu gostaria muito mesmo é de ver barras de reforço do tipo tirantes em "X", como esbocei na imagem abaixo. O problema é onde vincular e por onde passar os tirantes, já que não há espaço. Mas se algum dia alguém bolar um jeito, com certeza eliminaria grande parte da incidência de trincas nas longarinas do opala:
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Eu também não acredito muito na eficiência dessa barra. A sua idéia de usar barras de reforço em "X" certamente é muito muito melhor. Entretanto  se você prestar atenção, vai notar que a travessa da suspensão faz justamente o papel do reforço em "X":
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Como se sabe, as longarina são presas à travessa da suspensão com 4 parafusos, caracterizando um "X". É importante notar que as fixações das longarinas à travessa de suspensão não são rígidas, mas elásticas devido ao uso dos coxins e buchas de borracha.

Abraços
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Mensagem por opala4cc Sab 23 Out - 10:24:03

Gerald escreveu:
opala4cc escreveu:Eu não levo muita fé na eficiência dessa barra, sabe? Ela ainda é meio recente no mercado e não há como saber se carros equipados com ela vão de fato ter as trincas de longarina evitadas. Eu gostaria muito mesmo é de ver barras de reforço do tipo tirantes em "X", como esbocei na imagem abaixo. O problema é onde vincular e por onde passar os tirantes, já que não há espaço. Mas se algum dia alguém bolar um jeito, com certeza eliminaria grande parte da incidência de trincas nas longarinas do opala:
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Eu também não acredito muito na eficiência dessa barra. A sua idéia de usar barras de reforço em "X" certamente é muito muito melhor. Entretanto  se você prestar atenção, vai notar que a travessa da suspensão faz justamente o papel do reforço em "X":
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Como se sabe, as longarina são presas à travessa da suspensão com 4 parafusos, caracterizando um "X". É importante notar que as fixações das longarinas à travessa de suspensão não são rígidas, mas elásticas devido ao uso dos coxins e buchas de borracha.

Abraços
Sim, mas discordo sobre a travessa ser um reforço em "x". Ela é um reforço em "u". Você está considerando a travessa como um reforço em "x" porque traçou uma linha imaginária da menor distância entre os parafusos de fixação na diagonal. Não é assim que funciona.
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Gerald Sab 23 Out - 10:57:08

Desculpe, talvez eu não tenha sido muito claro. A travessa da suspensão é uma peça muito forte, bem mais rígida que as longarinas. Assim, na prática, a travessa funciona efetivamente como se fosse um reforço de duas barras finas em forma de "X", ainda que a travessa não tenha uma forma de "X".

Todo mundo já ouviu falar do trincamento das longarinas do Opala, mas eu sinto que as causas do problema ainda não estão bem esclarecidas. Uma hora, pretendo abrir um tópico colocando com mais detalhes o que eu penso do problema.
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Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ? Empty Re: Caravan 4c - Faz sentido longarina trincada com 50.000 km originais ?

Mensagem por Marcos Marcos Sab 23 Out - 11:24:51

Eu também não acredito em 100% de rigidez com a colocação da barra anti-torção. Mas mesmo assim quero fazer o teste, pelos relatos de mais firmeza de direção. Já cortei as duas orelhas para a fixação da barra, e também já comprei a barra, falta os parafusos para substituir os originais, que ficam curtos com a colocação das orelhas. O custo de tudo isso vai ficar em torno de 40 reais. Posso disponibilizar o arquivo em dormato .DPR, assim é só rodar na máquina de plasma. Ou então posso salvar em PDF com as dimensões 100% para o corte manual em casa., se alguém quiser, sem custo algum.
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Mensagem por Rubão6cc Sab 23 Out - 11:37:05

Gerald escreveu:Desculpe, talvez eu não tenha sido muito claro. A travessa da suspensão é uma peça muito forte, bem mais rígida que as longarinas. Assim, na prática, a travessa funciona efetivamente como se fosse um reforço de duas barras finas em forma de "X", ainda que a travessa não tenha uma forma de "X".

Todo mundo já ouviu falar do trincamento das longarinas do Opala, mas eu sinto que as causas do problema ainda não estão bem esclarecidas. Uma hora, pretendo abrir um tópico colocando com mais detalhes o que eu penso do problema.

Gostei...manda aí o tópico.


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Mensagem por adpachec Sab 23 Out - 19:06:08

Rubão6cc escreveu:
Gerald escreveu:Desculpe, talvez eu não tenha sido muito claro. A travessa da suspensão é uma peça muito forte, bem mais rígida que as longarinas. Assim, na prática, a travessa funciona efetivamente como se fosse um reforço de duas barras finas em forma de "X", ainda que a travessa não tenha uma forma de "X".

Todo mundo já ouviu falar do trincamento das longarinas do Opala, mas eu sinto que as causas do problema ainda não estão bem esclarecidas. Uma hora, pretendo abrir um tópico colocando com mais detalhes o que eu penso do problema.

Gostei...manda aí o tópico.


Nossa, é um "pobrema" simples de adivinhar e difícil de concertar.

A longarina opala é uma estrutura que suporta toda a frente do carro, em seu ponto de conexão com a cabine é um ponto adicional de estresse.

O ponto entre o agregado e a cabine sofre fadiga excessiva....e trinca....

Se os paralamas fossem uma estrutura soldada e não parafusada se reduziria em muito as trincas das longarinas e se aumentaria em muito a estabilidade do carro, eu penso no futuro soldar a frente com solda ponto como os carros mais modernos.

Estas barras anti torção, aplicam a força no sentido transversal ao estresse, isto está errado.

E qual seria o indicado?

Barras da parte superior da longarina (partindo mais ou menos do 1° parafuso do agregado a frente) na diagonal até a parede corta fogo.

Qual o problema disto?

A parede corta fogo necessita reforço.

As barras irão necessitar de um ponto de ruptura calculado, e porquê?

Porque numa colisão frontal ela entraria como uma lança dentro da cabine.

Alguém quer morrer espetado?

Entendeu o B.O?

Então no meu entender é desmontar a frente do opala, fazer os devidos reparos, reforçar a parte interna do cofre na junção com a parede corta fogo com chapas de forma triangular e com abas de 90° para maior resistência.

E depois fazer a solda ponto no local dos antigos parafusos dos paralamas.

Só isto?

Não!!!!!

O estresse será transferido para coluna "A" e o ideal seria colocar uma barra de aço mecânico (redonda ou quadrada) internamente, de dentro da soleira, subindo por dentro da coluna da porta, passando pela coluna do parabrisas e entrando no teto.

Um trabalho do cão....

opala4cc, Rubão6cc, Joey Ramone, ANTONIO FLAVIO DA SILVA e Marcos Marcos gostam desta mensagem

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Mensagem por Joey Ramone Dom 24 Out - 16:40:17

Com certeza a idéia de um reforço em X seria muito mais efetivo, porém o espaço é meio escasso e não há uma solução tão simples para isso.

Acredito que essa barra seja efetiva para diminuir possíveis danos a longo prazo que possam ocorrer com o esforço que a caixa de direção aplica a longarina ao esterçar, principalmente com o carro parado. Se a largura dos pneus for grande, maior o estresse levado as longarinas.

Também acredito que só essa barra não garante que as longarinas não trinquem. Mas não tinha essa expectativa quando a comprei, e sim a de reforçar o ponto de apoio da direção. Também pelos relatos que o Marcos citou, de melhora na rigidez da direção

Parti do seguinte princípio: Melhor com essa barra do que sem nenhum reforço, se no futuro surgir algo melhor faço o upgrade.
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Mensagem por Marcos Marcos Dom 24 Out - 18:58:02

Joey Ramone escreveu:Com certeza a idéia de um reforço em X seria muito mais efetivo, porém o espaço é meio escasso e não há uma solução tão simples para isso.

Acredito que essa barra seja efetiva para diminuir possíveis danos a longo prazo que possam ocorrer com o esforço que a caixa de direção aplica a longarina ao esterçar, principalmente com o carro parado. Se a largura dos pneus for grande, maior o estresse levado as longarinas.

Também acredito que só essa barra não garante que as longarinas não trinquem. Mas não tinha essa expectativa quando a comprei, e sim a de reforçar o ponto de apoio da direção. Também pelos relatos que o Marcos citou, de melhora na rigidez da direção

Parti do seguinte princípio: Melhor com essa barra do que sem nenhum reforço, se no futuro surgir algo melhor faço o upgrade.


Já instalou a barra? Se sim, notou alguma diferença da dirigibilidade?

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