Marcos Marcos escreveu:Não gostaria de trazer a tona aquela lendária discussão de comparação de 4 e 6. Mas normalmente quando comparado, ouço que o 4 anda metade que o 6, e o 6 anda o dobro que o 4 e consome quase igual o 4. Gostaria de entender esse milagre.
Pois é, essa é uma dúvida muito comum. A maioria das pessoas tende a acreditar que o consumo aumenta com a cilindrada, o número de cilindros e a rotação do motor. Isso não está errado, mas a coisa é um pouco mais complicada. Nenhuma lei da física proíbe que um motor 4.0 possa ser tão ou mais econômico que um motor 1.0!
Um dos pilares da física é o chamado Princípio da Conservação de Energia, que explica a transformação de um tipo de energia em outro. Por exemplo, a energia cinética de um automóvel vem da queima do combustível, A queima gera energia térmica, que é transformada em energia mecânica (cinética) pelo motor.
Há uma relação bem determinada entre a quantidade de calorias/s (potência térmica) e um HP (potência mecânica):
1 HP = 175,7 cal/sEssa expressão pode ser interpretada assim: para produzir uma certa potência mecânica é preciso queimar uma quantidade de combustível que produza uma certa quantidade de calorias por segundo. Note que a relação entre a potência e o consumo NÃO depende da cilindrada, nem do número de cilindros, nem da rotação do motor! Aliás, não depende também do tipo de carburador, ou se é usada algum tipo de injeção.
Na prática, tem alguns detalhes a mais a considerar, mas o importante aqui é perceber que há uma relação DETERMINADA entre a quantidade de combustível consumido e a potência gerada.
Indo agora para o mundo dos Opalas, imagine que dois carros idênticos, exceto pelo fato que um usa um motor de 4 cil e o outro, um de 6 cil. Considere também que ambos os Opalas estão se movendo a 100 km/h por uma rodovia plana.
Nessas condições, é possível afirma que ambos os motores, de 4 cil e 6 cil, estarão desenvolvendo praticamente mesma a potência útil!De fato, os motores estarão trabalhando apenas para vencer o arrasto aerodinâmico e o atrito de rolamento dos pneus, que são praticamente iguais para os dois carros. (Para ser mais exato, o atrito de rolamento dos pneus será um pouco mais elevado para o Opala 6cc porque um motor 6cc pesa cerca de 70 a 80 kg a mais que um motor 4cc.)
Se as potências desenvolvidas pelos motores são idênticas, também deverão ser idênticas, em princípio, as quantidades de calorias/s produzidas pela queima de combustível.
A conclusão lógica é que o consumo de combustível medido em litros/s será o mesmo para os dois carros! Neste ponto, alguém poderá vir dizer que esse raciocínio está errado porque um motor de 6 cilindros vai "beber" mais que um motor de 4 cilindros, já que 6 "canecos" tem maior capacidade volumétrica que 4 "canecos".
É aqui que aparece uma sutileza que poucos atentam: o pistão do motor de 6 cilindros estará aspirando MENOS mistura ar+combustível que o pistão do motor de 4 cilindros!
A cada duas voltas do virabrequim, o motor de 6 cilindros produz 6 explosões, enquanto o motor de 4 cilindros produz apenas 4. Como a potência desenvolvida por cada motor é a mesma, cada explosão do motor de 6 cilindros será MAIS FRACA que cada explosão do motor de 4 cilindros. Uma explosão do motor de 4 cilindros será 50% mais forte que uma explosão do motor de 6 cilindros, mas, obviamente, a potência total será a mesma.
Para quem ainda não percebeu, a força da explosão em cada cilindro é controlada pela posição da borboleta do acelerador. Assim, a borboleta do carburador do motor de 6 cilindros deverá trabalhar mais fechada que a do motor de 4 cilindros, mas o consumo total dos motores será o mesmo.
Finalmente, para não restar nenhuma dúvida, é importante dizer que apesar do motor de Opala de 6 cil ter um consumo "teórico" igual ao de um motor de 4 cil, quando ambos os carros andam à mesma velocidade,
na prática o motor de 6 cil tem um consumo ligeiramente superior porque o atrito interno no motor de 6 cilindros é maior que no motor de 4 cil..
A explicação é que uma pequena parte do combustível precisa ser queimada para vencer o atrito dos anéis com as paredes do cilindro e das biela e virabrequim com as respectivas bronzinas. Como o motor de 6 cilindros tem mais anéis e mancais, o atrito será um pouco maior que no motor de 4 cilindros. Se os motores não tivessem atrito interno, os consumos seriam iguais.
Outro fator que desfavorece ligeiramente o consumo do Opala de 6 cilindros é o peso maior do motor, cerca de 60 kg a mais que o peso do motor de 4 cilindros. Todavia, essa diferença de peso não é muito importante para o consumo (60 kg a mais num Opala aumenta o consumo em menos de 5%).
NOTA: A discussão acima é para uma situação em que o Opala de 4 cil e o de 6 cil estão andando em uma velocidade constante, e ambos os carros tem o mesmo peso (exceto pelo peso adicional o motor de 6 cilindros). Em condições diferentes, por exemplo, quando os carros estão acelerando, o consumo o Opala de 6 cilindros poderá ser consideravelmente maior.
Qua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc
» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Ter 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Seg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos
» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Seg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker
» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Seg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1
» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Seg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS
» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Seg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS
» Ativar o Alarme Original
Sáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Sáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc