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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 26 Jun - 16:33:07

    Depois de ter cortado o fio positivo que sai da bobina e vai para a solenóide do motor de arranque fiz testes de partida com o motor quente e frio. A partida melhorou no dois casos, a bateria estava em 12V, quando o motor está frio ou quente agora a partida é só uma beliscada para pegar o carro. Da impressão que o motor de arranque está girando mais leve.

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 31 Jul - 11:56:15

    Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.
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    Mensagem por opala4cc Dom 31 Jul - 13:24:41

    Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.

    Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.eletrica - Parte elétrica  - Página 2 42315  eletrica - Parte elétrica  - Página 2 505453

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 17:51:21

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.

    Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.eletrica - Parte elétrica  - Página 2 42315  eletrica - Parte elétrica  - Página 2 505453

    Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?


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    Mensagem por opala4cc Dom 31 Jul - 19:40:47

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.eletrica - Parte elétrica  - Página 2 42315  eletrica - Parte elétrica  - Página 2 505453

    Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?

    Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento, o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).

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    Mensagem por Gerald Dom 31 Jul - 21:35:20

    Rubão6cc escreveu:Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?

    Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria ou tentativas de partida muito prolongadas.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 31 Jul - 22:06:40

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?

    Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento,  o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).

    Gerald escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Tem um fio grosso branco que conecta no meu motor de partida...eu percebi ele um pouco escuro perto do motor de arranque (deu pra perceber que é devido a aquecimento)..seria bom pedir pra um eletricista trocar?

    Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria  ou tentativas de partida muito prolongadas.

    É só um pedacinho perto do motor de partida...vou desencanar então.


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    Mensagem por opala4cc Dom 31 Jul - 23:02:23

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Este revestimento é pvc. A degradação do pvc se caractrriza pela mudança de cor e ressecamento. Depois do ressecamento,  o revestimento se esfarela. Deve ser trocado se o revestimento estiver assim em um comprimento grande ou perto da lataria. Também dá para contornar o problema revestindo o fio com espaguete termoretratil por cima do pvc. Mas o revestimento bom é aquele de amianto (difícil de achar).

    Gerald escreveu:

    Se o fio está escurecido perto do motor de partida apenas, a causa é o calor que vem do motor de partida e se propaga para o fio através do terminal do motor de partida. Se o escurecimento fosse em toda a extensão do fio, a causa seria o uso de fio com bitola imprópria  ou tentativas de partida muito prolongadas.

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    Mensagem por Gerald Seg 1 Ago - 9:48:27

    Uma pequena mudança de cor da capa isolante do fio é normal, creio. Entretanto, por via das dúvidas, você poderia verificar se os terminais não estão oxidados e o parafuso está bem apertado. Como a corrente do motor de partida é muito alta, qualquer mau contacto nas conexões pode levar a aquecimento excessivo.

    Só como curiosidade, o PVC só pega fogo quando a temperatura atinge 390 ºC. Entretanto, a mudança de cor já começa a ocorrer com temperaturas bem mais baixas, digamos menos de 100 ºC.

    Um teste simples é dar uma partida com duração normal e imediatamente a seguir segurar o fio e o terminal para ver se a temperatura não está anormal. Algum aquecimento é aceitável, mas qualquer coisa acima de uns 60 ºC, temperatura que dá para segurar sem queimar os dedos, deve ser investigada.


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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 1 Ago - 22:00:59

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Boa tarde pessoal, só gostaria de relatar o andamento do problema a possível causa de tudo. Desde a última postagem o motor de arranque não apresentou mais problemas. Ontem depois de andar um pouco, parei, quando voltei ligar o carro o motor de arranque ficou girando sem contato com a cremalheira mesmo com o carro desligado, tirei negativo, aí parou. Tirei o cabo positivo do motor de arranque, depois de reconectar, o problema parou. Hj foi dar uma olhada novamente' o positivo que vem direto da bateria estava decapado num ponto , e dava curto com a lata. Por isso dava a impressão de automático em curto. Mas mesmo assim vou revisar o arranque quando der.

    Cara... essa fiação tem que estar EM PERFEITO ESTADO. É muito perigoso iniciar um incêndio com um curto-circuito nessa fiação do motor de partida.eletrica - Parte elétrica  - Página 2 42315  eletrica - Parte elétrica  - Página 2 505453

    Opa, com certeza, vou verificar qual é a bitola do fio e fazer a troca. O problema é que meu ferro de solda é de baixa potência, assim não consigo soldar os terminais com o estanho apropriado, vou ver se prensar o cabo nos terminais já é o suficiente.
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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 4 Set - 14:31:09

    Hj tirei o motor de arranque para dar uma olhada, eu não vinha mais tendo problemas, mas ontem resolvi conectar novamente o positivo que sai da bobina e vai para o motor de arranque, quando bati a chave o fio derreteu. Então resolvi abrir o motor para dar uma olhada. Segue imagens.

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    Mensagem por Gerald Dom 4 Set - 15:24:18

    Dá para ver que a ponta da lâmina em latão em forma de "C" derreteu... Crying or Very sad
    Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
    Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy

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    Mensagem por Marcos Marcos Dom 4 Set - 15:56:27

    Gerald escreveu:Dá para ver que a ponta da lâmina em latão em forma de "C" derreteu... Crying or Very sad
    Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
    Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy
    Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.
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    Mensagem por opala4cc Dom 4 Set - 23:59:21

    Marcos Marcos escreveu:
    Gerald escreveu:Dá para ver que a ponta da lâmina em latão em forma de "C" derreteu... Crying or Very sad
    Você vai ter que fazer uma manutenção geral no motor e solenóide de partida.
    Opala4cc tem um tutorial muito detalhado sobre o assunto. Sugiro que você dê uma boa estudada nesse tópico.
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39647-manutencao-preventiva-e-corretiva-do-motor-de-arranque-arno-delco-remy
    Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.


    Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM

    https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10

    Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").

    É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).

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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 5 Set - 11:05:20

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.


    Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM

    https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10

    Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").

    É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).

    Opa, obrigado pelas dicas e referências. Hj pela manhã pedi sobre a tampa em uma auto elétrica aqui da cidade, eles não tem, só conseguem por encomenda o automático completo , por 350 reais, achei bastante caro. Vou pegar da internet, tem o automático completo por um valor bem próximo da tampa+ frete… ele completo é frete grátis, vou avaliar


    Última edição por Marcos Marcos em Qua 7 Set - 9:22:57, editado 1 vez(es)
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    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 9:17:53

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Sim já estava lendo esse tópico. Sobre a ponta da lâmina, parece que ela estava grudada na arroela central.


    Se a tampa de baquelite estivesse inteira, dava para passar numa autoelétrica e ver se eles tinham esse terminal em "C" que desgastou, dar uma lixadinha na superfície do disco de contato, girar 180 graus os parafusos de cobre e correr para o abraço. Mas como o baquelite está quebrado... Se os enrolamentos do solenoide estiverem bons, dá para comprar só uma nova tampa do automático:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1018428849-tampa-p-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10-122-_JM

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063705448-tampa-para-automatico-de-partida-opala-delco-_JM

    https://www.cisel.com.br/122-tampa-para-automatico-de-partida-delco-opala-brasil-c-10

    Se for comprar só a tampa ou todo o automático, só compre aqueles/aquelas cujos parafusos grandes forem de COBRE. Tem algumas marcas chinesas onde os dois parafusos grandes da tampa são galvanizados (uma "chineslagem").

    É conveniente dar uma olhada nas escovas dentro do motor, nas cordoalhas das escovas e nos porta-escovas (estes últimos são de baquelite e costumam se esfarelar por superaquecimento, pois o baquelite é um termofixo: se passar da temperatura limite, ele inexoravelmente se esfarela, o que é perigoso pois pode provocar curto circuito).
    Bom dia, acabei de abrir o motor de arranque, o baquelite, as escovas e molas estão boas, o isolante da cordoalha positiva está ruim. Vou fazer uma limpeza no motor, está muito sujo, e após, fazer as medições. Segue imagens.

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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 10:31:01

    Fiz as medições, está tudo ok. Será mesmo que não tem outra forma de isolar essa cordoalha positiva. Hj no mercado temos isolantes muito bons e eficientes.
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 11:37:25

    Marcos Marcos escreveu:Fiz as medições, está tudo ok. Será mesmo que não tem outra forma de isolar essa cordoalha positiva. Hj no mercado temos isolantes muito bons e eficientes.

    Eu tive dificuldade em encontrar aqueles isolantes de alta temperatura, de amianto, para as cordoalhas positivas. Conforme mencionei no tópico do motor de arranque, acabei usando os isolantes de cordoalha de motor de arranque de caminhão.
    Você pode tentar a espaguete termoretrátil. De repente, colocando duas camadas de espaguete termoretrátil... eu nunca tentei, mas quem sabe?
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    Mensagem por Gerald Qua 7 Set - 12:18:05

    No ML tem espaguetes para alta temperatura (até 200 ºC) de inúmeras medidas:
    https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A:espaguete%20alta%20temperature]

    Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.

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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 12:22:01

    Gerald escreveu:No ML tem espaguetes para alta temperatura (até 200 ºC) de inúmeras medidas:
    https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A%20alta%20temperature]

    Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.


    Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
    Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 12:32:58

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Fiz as medições, está tudo ok. Será mesmo que não tem outra forma de isolar essa cordoalha positiva. Hj no mercado temos isolantes muito bons e eficientes.

    Eu tive dificuldade em encontrar aqueles isolantes de alta temperatura, de amianto, para as cordoalhas positivas. Conforme mencionei no tópico do motor de arranque, acabei usando os isolantes de cordoalha de motor de arranque de caminhão.
    Você pode tentar a espaguete termoretrátil. De repente, colocando duas camadas de espaguete termoretrátil... eu nunca tentei, mas quem sabe?
    Pensei em usar termo retrátil, mas precisaria desmontar a parte soldada, e meu ferro de solda é fraco. Então como tinha essa fita 3M de autofusão em mãos resolvi usar, mas é só para 90 graus contínuo e pico de 130. Creio que aguente.eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Img_2065
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    Mensagem por Gerald Qua 7 Set - 12:40:33

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:No ML tem espaguetes para alta temperatura (até 200 ºC) de inúmeras medidas:
    https://lista.mercadolivre.com.br/espaguete-alta-temperature#D[A%20alta%20temperature]

    Outra possibilidade, mais improvisada, seria usar fita de teflon (vulgo veda-rosca), enrolando múltiplas camadas sobre a cordoalha.


    Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
    Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.

    Esses espaguetes são especificados até 200 ºC. Teflon suporta até 500 ºF (260 ºC).

    Se algum ponto do motor de partida passar de 200 ºC, é porque alguma coisa está errada! Aí pode queimar qualquer coisa.

    O esmalte dos enrolamentos, que é o ponto fraco dos motores elétricos, não suporta bem altas temperaturas. Os fios esmaltados usados em enrolamentos podem ser de várias classes de temperatura:

    The temperature class indicates the temperature of the wire at which it has a 20,000 hour service life. At lower temperatures the service life of the wire is longer (about a factor of two for every 10 °C lower temperature). Common temperature classes are 105 °C (221 °F), 130 °C (266 °F), 155 °C (311 °F), 180 °C (356 °F) and 220 °C (428 °F).

    Eu chutaria que o fio usado no motor de partida do Opala, que é um projeto muito antigo, deve estar na categoria de 105 ºC ou 130 ºC.
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 14:09:57

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:


    Porra, na época procurei esse lixo no mercadolivre e não tinha!
    Agora, sobre a fita teflon... acho que não é boa ideia. Ela não suporta alta temperatura. E eu já vi baquelite se desmanchar ali.

    Esses espaguetes são especificados até 200 ºC. Teflon suporta até 500 ºF (260 ºC).

    Se algum ponto do motor de partida passar de 200 ºC, é porque alguma coisa está errada! Aí pode queimar qualquer coisa.

    O esmalte dos enrolamentos, que é o ponto fraco dos motores elétricos, não suporta bem altas temperaturas. Os fios esmaltados usados em enrolamentos podem ser de várias classes de temperatura:

    The temperature class indicates the temperature of the wire at which it has a 20,000 hour service life. At lower temperatures the service life of the wire is longer (about a factor of two for every 10 °C lower temperature). Common temperature classes are 105 °C (221 °F), 130 °C (266 °F), 155 °C (311 °F), 180 °C (356 °F) and 220 °C (428 °F).

    Eu chutaria que o fio usado no motor de partida do Opala, que é um projeto muito antigo, deve estar na categoria de 105 ºC ou 130 ºC.

    É, tava olhando no google a temperatura máxima da fita teflon. Realmente, suporta até uns 260 graus contínuo.

    Obviamente que se o motor de partida chega nos 200 graus já tem algo errado. Mas acontece... Tem motorista que fica acionando por grandes períodos de tempo o motor de partida porque o motor do carro não quer pegar.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 17:34:12

    Caramba, fui montar o motor de arranque e acabei quebrando um dos suportes das escovas, na parte do encosto de trás. Foi na hora de abrir as molas para encaixar o induzido.
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 18:35:06

    Marcos Marcos escreveu:Caramba, fui montar o motor de arranque e acabei quebrando um dos suportes das escovas, na parte do encosto de trás. Foi na hora de abrir as molas para encaixar o induzido.

    Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
    Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).

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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 19:46:50

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Caramba, fui montar o motor de arranque e acabei quebrando um dos suportes das escovas, na parte do encosto de trás. Foi na hora de abrir as molas para encaixar o induzido.

    Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
    Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).


    Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 21:24:27

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se quebrou é porque o baquelite já estava ruim. Troque o par.
    Cuidado com algumas marcas de suporte de baquelite: na hora de aparafusar a escova, o suporte de baquelite se parte porque o furo para o parafuso é muito pequeno. O ideal é tentar achar original (se não me engano é ACDELCO).


    Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.

    Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca. Mad

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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 21:46:57

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    Dei uma pesquisada no mercado livre, encontrei somente um item dizendo se AcDelco original, mas quem garante? Produto novo de estoque antigo, segundo o vendedor. Encontrei mais 3 marcas com valores de 35 a a 80 o par.

    Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca. Mad


    kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?
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    Mensagem por opala4cc Qua 7 Set - 22:10:02

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Tem pelo menos uma marca paralela que não presta. Infelizmente faz tanto tempo que mexi pela última vez nessa traquitana que não lembro mais qual era. Mas se você optar pela marca paralela, já vai descobrir se o porta-escovas é de boa marca na hora que for aparafusar a escova no porta-escova: se o parafuso entrar no porta-escova sem parti-lo, é de boa marca, kkkkk!!!! O problema é que se for de marca fuleira e a baquelite se partir, vai ficar com o carro parado enquanto espera chegar um par de outra marca. Mad


    kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?

    Complicado... scratch
    Talvez fosse melhor comprar em alguma casa de autopeças da sua cidade. Se não me engano, a marca que dava esse problema vinha um kit onde vinha junto os parafusos para aparafusar a escova no baquelite. O próprio parafuso que eles forneciam quebrava o baquelite! Acho que era "UNIFAP". Mas não tenho certeza...
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 7 Set - 22:24:52

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    kk, to com o opala no cepo, tenho ainda que baixar a suspensão pra reposicionar a bucha da bandeja, então vou ficar uns dias parado. O problema é ficar no prejuizo, será que consigo devolver se apresentar esse tipo de defeito?

    Complicado... scratch
    Talvez fosse melhor comprar em alguma casa de autopeças da sua cidade. Se não me engano, a marca que dava esse problema vinha um kit onde vinha junto os parafusos para aparafusar a escova no baquelite. O próprio parafuso que eles forneciam quebrava o baquelite! Acho que era "UNIFAP". Mas não tenho certeza...
    Vi essa marca sendo vendida no ml. Vou ver se consigo  aqui na cidade esses dois suportes, mas acho difícil, e se conseguir o valor é salgado.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 19 Set - 20:39:17

    Chegaram os porta escovas, comprei pelo mercado livre. Segundo o vendedor são original ACdelco. Tô achando que uma delas é usada, pois há marcas de aquecimento, ou desgaste.

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    Mensagem por opala4cc Seg 19 Set - 22:10:34

    Não consegui discernir muito bem nas fotos. A parte que você salientou em vermelho não está com o foco muito bom. A baquelite danificada começa a formar pequenas saliências, como se fossem bolhas na superfície. Então a baquelite começa a se esfarelar inexoravelmente.
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    Mensagem por Marcos Marcos Ter 20 Set - 11:18:22

    opala4cc escreveu:Não consegui discernir muito bem nas fotos. A parte que você salientou em vermelho não está com o foco muito bom. A baquelite danificada começa a formar pequenas saliências, como se fossem bolhas na superfície. Então a baquelite começa a se esfarelar inexoravelmente.
    Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.
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    Mensagem por opala4cc Ter 20 Set - 13:21:50

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:Não consegui discernir muito bem nas fotos. A parte que você salientou em vermelho não está com o foco muito bom. A baquelite danificada começa a formar pequenas saliências, como se fossem bolhas na superfície. Então a baquelite começa a se esfarelar inexoravelmente.
    Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.


    "material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
    Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.

    Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova12
    foto1: o porta escovas original AC-DELCO.

    Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova11
    Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).

    Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova10
    foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)

    Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
    Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.
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    Mensagem por opala4cc Ter 20 Set - 13:28:01

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1624313810-reparo-porta-escovas-partida-gm-opala-gb-10652-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d6f73902-be3f-4975-a8e8-096b705370fa

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    Mensagem por opala4cc Ter 20 Set - 14:47:37

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1298539756-jg-partida-opala-_JM#position=33&search_layout=stack&type=item&tracking_id=33aae373-8ef7-4d72-bdc4-9f788cf838ad

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    Mensagem por Marcos Marcos Ter 20 Set - 22:21:59

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.


    "material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
    Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.

    Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova12
    foto1: o porta escovas original AC-DELCO.

    Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova11
    Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).

    Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova10
    foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)

    Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
    Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.


    Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.

    Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 30124410

    Novamente obrigado pelas dicas e informaões.

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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 0:17:26

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:


    "material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
    Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.

    Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 2 Escova12
    foto1: o porta escovas original AC-DELCO.

    Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.

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    Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).

    Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.

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    foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)

    Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
    Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.


    Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.

    Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.

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    Novamente obrigado pelas dicas e informaões.


    Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).
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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 8:14:23

    Continuo impressionado ao ver os preços desse kit de reparo, mesmo os paralelos. Quando comprei um desses pela primeira vez, mais ou menos lá por 2001, custava o equivalente hoje a uns 20 e poucos reais. Uns anos depois (acho que lá por 2008), fui comprar novamente e quase caí para trás. E continua caro...

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    Mensagem por Berlindo Qua 21 Set - 10:14:31

    Desculpe desvirtuar, mas todo opaleiro que se presa tem um porão, sótão, quartinho ou canto com peças sobressalentes? Seria algum tipo de sintoma do vício opalístico? Laughing Laughing Laughing

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    Mensagem por Müller Qua 21 Set - 10:22:54

    Berlindo escreveu:Desculpe desvirtuar, mas todo opaleiro que se presa tem um porão, sótão, quartinho ou canto com peças sobressalentes? Seria algum tipo de sintoma do vício opalístico? Laughing Laughing Laughing

    Sim! Pelo menos, eu sou um desses! kkkkk

    Só não tenho porão e sótão! Armário, prateleira ,canto, quartinho, tenho td!


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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 11:08:34

    Berlindo escreveu:Desculpe desvirtuar, mas todo opaleiro que se presa tem um porão, sótão, quartinho ou canto com peças sobressalentes? Seria algum tipo de sintoma do vício opalístico? Laughing Laughing Laughing

    Sim! Eu desisti de guardar no sótão porque este pode eventualmente ser acessado por pedreiros que por ventura venham fazer algum serviço no telhado. Senão, o sótão também teria peças de opala, kkkkk!!!! O porão eu posso restringir a entrada porque tem porta com cadeado. eletrica - Parte elétrica  - Página 2 986324 O problema mesmo é achar depois, kkkkK!!!!

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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 21 Set - 11:12:05

    opala4cc escreveu:Continuo impressionado ao ver os preços desse kit de reparo, mesmo os paralelos. Quando comprei um desses pela primeira vez, mais ou menos lá por 2001, custava o equivalente hoje a uns 20 e poucos reais. Uns anos depois (acho que lá por 2008), fui comprar novamente e quase caí para trás. E continua caro...
    É, não achei barato esse kit de porta escovas. Se fosse o par ainda, mas é a unidade.

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    Mensagem por Gerald Qua 21 Set - 13:16:01

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    Opa, boa noite, complicado é ficar mais uma semana parado, já estou parado 3 semanas, não aguento mais. Obrigado pelas referências de compra, vou comprar dessa marca. Vou devolver esses que comprei, e fazer a negativacão do vendedor, pois foi muita malandragem.

    Veja na imagem abaixo: acho que provisóriamente da para usar a peca até as novas chegarem, somente o encosto da escova está quebrado, a superficie está muito boa, não tem indícios de desplacamento de material.

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    Novamente obrigado pelas dicas e informaões.


    Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).

    Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo,  mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".

    As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!

    No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38

    Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.

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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 13:31:23

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).

    Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo,  mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".

    As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!

    No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38

    Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.

    Só tem chance de funcionar se o porta-escovas se partiu por manuseio inadequado. Se ele se partiu porque foi excedida a temperatura limite do baquelite, logo ele vai se partir de novo, talvez até uma nova ruptura tangente à anterior. Seria como tapar um furo em uma peneira. Essas peças fabricadas por metalurgia do pó são bizarras.

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    Mensagem por Gerald Qua 21 Set - 13:46:32

    Pelo que entendi, a quebra foi por manuseio incorreto, não por degeneração do material. Não entendi o comentário sobre "metalurgia do pó" porque baquelite não é fabricada a partir de pó de metal.

    Um detalhe que pouca gente sabe (aprendi por conta própria) é que baquelite é extremamente abrasiva. Nunca tente limar baquelite ou cortar com uma serra de metal. A baquelite irá estragar rapidamente a lima ou a lâmina de serra. Para desbastar baquelite, usar esmerilhadeira, lixadeira, esmeril, ou seja, ferramentas que usam abrasivos.
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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 13:52:15

    Gerald escreveu:Pelo que entendi, a quebra foi por manuseio incorreto, não por degeneração do material. Não entendi o comentário sobre  "metalurgia do pó" porque baquelite não é fabricada a partir de pó de metal.

    Um detalhe que pouca gente sabe (aprendi por conta própria) é que baquelite é extremamente abrasiva. Nunca tente limar baquelite ou cortar com uma serra de metal. A baquelite irá estragar rapidamente a lima ou a lâmina de serra. Para desbastar baquelite, usar esmerilhadeira, lixadeira, esmeril, ou seja, ferramentas que usam abrasivos.

    Eu também não sei o motivo de chamarem de "metalurgia" do pó.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 21 Set - 20:32:21

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:



    Nesse caso, acho que ainda dá para usar temporariamente. Isto supondo que o porta-escovas quebrou por manuseio incorreto. Afinal, ele pode ter quebrado por já estar se deteriorando (que é o caso do porta-escovas que fotografei na foto 1).

    Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo,  mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".

    As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!

    No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38

    Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.

    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.

    Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.  

    Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.
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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 20:39:28

    Marcos Marcos escreveu:
    Gerald escreveu:

    Certamente, o ideal seria usar um porta-escova original novo,  mas talvez exista uma chance de "consertar" o quebrado. Uma colagem com cola epóxi garante excelente resistência mecânica suficiente. O problema é a durabilidade do "conserto".

    As colas epóxi comum, tipo Araldite, são muito fortes à temperatura ambiente, infelizmente, porém, para temperaturas acima de 70 ºC a resistência mecânica cai muito. O porta-escova esquenta bastante, como se sabe. Existe no mercado, entretanto, colas epóxi para alta temperatura, que suportam até 600 ºC!

    No ML tem vários vendedores vendendo a cola epóxi de alta temperatura UNO, que talvez funcione para colar a parte quebrada do porta-escova.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2156257091-super-cola-tudo-epoxi-resistente-alta-temperatura-uno-fusion-_JM#position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=3c84a361-eea2-4f77-8526-df2078073f38

    Confesso que não tenho experiência com essa cola, mas fica a idéia para quem gosta de experimentar técnicas novas. O preço dessas colas epóxi para alta temperatura é razoável, praticamente igual a de um porta-escova novo, com a vantagem que a cola pode ser usada para outras aplicações que não seja a colagem do porta-escova quebrado.

    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.

    Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.  

    Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.

    Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.
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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 21 Set - 20:49:34

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.

    Não encontrei outro porta escovas original, vi somente um sendo anunciado no ML, esse que comprei, que estarei devolvendo semana que vem :{.  

    Sim a quebra foi por manuseio incorreto, tentei abrir as molas forçando no encosto do porta escovas, quebrou com a impressão de material duro e ressecado, mas em nenhum ponto tem deterioração do material.

    Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.


    Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.
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    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 20:58:31

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.


    Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.

    Você pressiona o pedaço de tubo de pvc contra um par de escovas que está na mesma mola. A mola vai se abrindo e as duas escovas vão se afastando. Então, segurando o pedaço de pvc com uma das mãos, com a outra mão você usa os dedos para afastar as duas escovas restantes. Se as escovas estiverem com seus parafusos corretamente apertados, você não força a ponta do porta-escovas de baquelite.
    Realmente, isso é muito chato de gazer. Só não é pior do que trocar as buchas dos mancais do induzido.

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    Mensagem por Gerald Qua 21 Set - 20:59:18

    Marcos Marcos escreveu:
    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
    OK, sobre colar o porta-escova, a cola SUPERCIANO não passa do clássico cianoacrilato encontrada em zilhões de outras marcas. A mais conhecida é talvez a Super Bonder da Loctite, que não vale a pena comprar porque custa 3x mais que as outras. Creio que a cola cianoacrilato com pedigree mais interessante é a Tekbond da Saint-Gobain, que vem numa bisnaga que realmente funciona e é vendida a um preço muito acessível.

    Na minha avaliação, cola cianoacrilato é tudo igual. Cool  A resistência mecânica é sempre excelente, cola praticamente em qualquer coisa, mas em termos de resistência a temperatura, não é extraordinária, é mais ou menos equivalente à cola epoxy comum. Considera-se que cola cianoacrilato pode ser usada até aproximadamente 80 ºC, o que talvez seja insuficiente para colar o porta-escova.

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