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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por tes.service Ter 3 Nov - 19:04:42

    Olá, alguém saberia me dizer quais as diferenças entre esses dois modelos de motor GM ?
    Até onde eu sei, ambos são o 4 cilindros Opala, mas o 181 é injeção eletrônica e 3.0 litros; enquanto o 151 é carburado 2.5 litros.
    Se alguém pouder ajudar ou tiver os desenhos (vistas explodidas) deles, seria bem interessante.
    Saudações à todos !
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 3 Nov - 19:14:29

    Esse 3.0 nao é um que a GM lançou agora nos EUA para veiculos de carga??


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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por tes.service Ter 3 Nov - 19:20:29

    Não sei dizer, a curiosidade é devido o seguinte:]
    Eu trabalho com barcos, e muita gente fazia a transofrmação dos motores Opala 4 e 6 cilindros (151 e 250) e essa seman visitei um barco com esse 3.0 (181).
    Olhando por fora e a primeira vista, os blocos são identicos e a diferença é o fato do 3.0 ser injetado (apesar de ser um coletor de admissão com flange central e um corpo de borboleta com um único bico injetor central)
    Minha idéia é pegar os motores antigos e colocar essa nova injeção para deixar eles mais econômicos
    Agradeço à todos a ajuda que puderem enviar.
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por grapowski Ter 3 Nov - 20:10:06

    Caro amigo,

    Pesquisando um pouco na internet, descobri q o nome desse motor em questão de 181 pol³ é chamado de Mercruiser, fabricado pela GM destinado exclusivamente à uso em barcos.

    Realmente, o projeto do motor é baseado no nosso 2.5, o famoso Iron Duke dos anos 60.

    A possibilidade de se transformar o nosso 151 em 3.0 deve existir, e deve ser possível executá-la através do uso peças desse motor de barco.

    Possivelmente o virabrequim tem um curso maior e os pistões, por sua vez, são maiores, sempre visando alto torque.
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por oumgue Ter 3 Nov - 20:13:58

    Tinha uma época que caboclo trocava a mãe por um virabrequim desses motores... Mas nunca vi alguém que realmente tenha feito
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por fontana Qui 5 Nov - 10:06:29

    grapowski escreveu:Caro amigo,

    Pesquisando um pouco na internet, descobri q o nome desse motor em questão de 181 pol³ é chamado de Mercruiser, fabricado pela GM destinado exclusivamente à uso em barcos.

    Realmente, o projeto do motor é baseado no nosso 2.5, o famoso Iron Duke dos anos 60.

    A possibilidade de se transformar o nosso 151 em 3.0 deve existir, e deve ser possível executá-la através do uso peças desse motor de barco.

    Possivelmente o virabrequim tem um curso maior e os pistões, por sua vez, são maiores, sempre visando alto torque.

    eu vi um cabeçote de um motor desses......tem valvulas e dutos gigantes.......e por acaso esse motor usa pistão 3"7/8 e da 3000cc se coloca pistão 4" vai la pelas 3300cc.....
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por andre-zambon Qui 5 Nov - 11:01:18

    E é difícil de achar? rsrsr
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por grapowski Qui 5 Nov - 13:53:39

    Visão explodida do Mercruiser:

    Inclusive com preços das partes à venda.

    http://www.boats.net/parts/search/Merc2/Mercruiser/140%20%20%20%20%20GM%20181%20I-L4%20%201982-1986/6229718%20THRU%200B450800/CRANKSHAFT,%20CAMSHAFT,%20WATER%20PUMP%20(140-3.0L-181%20CID)/parts.html
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 5 Nov - 16:05:35

    E tem tambem o Penta, nao sei se é o mesmo, mas tem vira que todo mundo sonha com ele


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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 5 Nov - 16:14:56

    E tem esse tambem

    http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf


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    Mensagem por Adrianofb Qui 5 Nov - 17:37:50

    Se não to enganado esse 3.0 Mercruiser é o que vai no Volvo Penta né?
    Abraxxx!!
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 5 Nov - 17:47:20

    Adrianofb escreveu:Se não to enganado esse 3.0 Mercruiser é o que vai no Volvo Penta né?
    Abraxxx!!

    Deve ser, ouço falar muito do vira dele


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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por Marcelo Pitbull Qui 5 Nov - 20:23:35

    thallisguimaraes escreveu:
    Adrianofb escreveu:Se não to enganado esse 3.0 Mercruiser é o que vai no Volvo Penta né?
    Abraxxx!!

    Deve ser, ouço falar muito do vira dele


    Esse mesmo! O pessoal pega o vira desse motor e coloca nos nossos 151.
    Sei de um puma que andava em Curitiba 4 cil turbo, usava esse motor segundo o dono.
    Logo logo pego um motor 151... uma boa coisa p experimentar! Twisted Evil

    Fica top, 3.0, 4 cil, só 4 pistões dando arrasto, imaginem o q deve girar!
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Corrigindo...

    Mensagem por tes.service Qui 5 Nov - 21:52:47

    Só para esclarecer e corrigir uma informação errada.
    Mercuiser e Volvo Penta são fabricantes diferentes.
    A Mercruiser geralmente utiliza motores de base Ford (por ser uma empresa Norte Americana) e a Volvo Penta de base GM (por ser uma empresa da Sueçia).
    Entretanto têm alguns motores que eles usam o mesmo bloco, exemplos: o 5.7 GXi que é montado com aquele V8 small block que usa em Corvette(GM) e Também em Mustang(Ford) e também o 7.4 que usa o V8 Big Block que usa nas pick-ups 454(GM) e a Ford eu não lembro o nome.
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Para quem quiser comprar um ...

    Mensagem por tes.service Qui 5 Nov - 21:56:50

    Para quem quiser comprar motores Opala 4 Cilindros e deixar ele com 3300cc (3.3lts)...
    Segue o link de uma empresa que vende tudo de Opala
    .
    http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=4
    .
    Numa das respostas acima diz que se utilizarem os pistões de 4" ele fica com 3.3
    Boa Sorte !
    .
    Saudações à todos !
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    Mensagem por grapowski Sex 6 Nov - 6:43:10

    tes.service escreveu:Só para esclarecer e corrigir uma informação errada.
    Mercuiser e Volvo Penta são fabricantes diferentes.
    A Mercruiser geralmente utiliza motores de base Ford (por ser uma empresa Norte Americana) e a Volvo Penta de base GM (por ser uma empresa da Sueçia).
    Entretanto têm alguns motores que eles usam o mesmo bloco, exemplos: o 5.7 GXi que é montado com aquele V8 small block que usa em Corvette(GM) e Também em Mustang(Ford) e também o 7.4 que usa o V8 Big Block que usa nas pick-ups 454(GM) e a Ford eu não lembro o nome.
    Saudações à todos

    Segundo o q eu li na internet o Mercruiser é fabricado pela GM.
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Ambas

    Mensagem por tes.service Sáb 14 Nov - 19:04:06

    A mercruiser faz motor com ambas montadoras, depende da versão que vai ser.aplicada
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por carlos henrique da silva Sex 28 maio - 20:31:40

    http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/marine/2010_3000%20Marine.pdf
    ta ai a resposta do motor , eu estou montando dois so que com vira do 153. pelo que vi o vira e maiscursado , a biela e menor que 5 7'" , o carter e virado mas da pra colocar do modelo com retentor , o volante e aquele que ia na c20, da pra colocar o do 151 mesmo, a bomba de , oleo tem que trocar, e o comando pode colocar um 278 , pois este e pra giro, pois no barco o motor nao costuma ter marcha lenta. ouvi dizer que na colombia e venezuela tem muito deles, mas nao sei dizer se e verdade. talvez alguem que more por perto possa dizer . estes motores sao feitos no mexico.talvez de pra importar , partes dele ou ele todo.
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    Mensagem por tiagofr Qua 7 Dez - 14:58:53

    Na realidade, a bomba de óleo pode ser a mesma, porém a hv seria mais interessante para performance, ja no caso do comando, um motor com 3,6pol de curso não é muito recomendável altas rotações, se o caminho é aumento de potencia ele assimilaria mto bem um turbo, mesmo com o comando original. Já a questão do volante não é tão simples, a flange do vira 181 é diferente, se for dos antigos com gaxeta a adaptação é bem mais difícil que o com retentor, digo isso pois tenho um vira 3.0 com retentor, a furação do flange do vira é sbc, bem diferente do nosso opala.
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    Mensagem por andersonmartins Qua 7 Dez - 17:41:44

    meu esse papo é antigo aqui mesmo no forum tem varios tópicos sobre esse vira, mas nunca vi alguem usar.

    é igual interro de anão nunca vi, nem conheço ninguem q tenha ido KKKKKKKK.....
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    Mensagem por tiagofr Qua 7 Dez - 22:51:01

    Eu tenho ele em mãos, posso postar fotos mas ainda estou me acostumando com isso, não sei como posta aqui.
    O projeto está completo, vai precisar trocar a flange do vira, pra usar a transmissão de opala e pra poder encaixar no ultimo munhão do bloco com retentor.
    As bielas servem as do opala mesmo, porem tem q usinar, ele vem com 2,1" igual ao 292 canavieiro, tive a sorte de conseguir um que está 0,0 e 0,10 nas bielas. Vai permitir um ajuste bem fino no curso. A montagem do vira deve demorar ainda um ano no meu projeto, a verba é curta e agora estou dando prioridade pra cabeçote e lata. Preciso comprar os pistões antes de usinar o vira, e preciso encontrar umas bielas mais leves que as originais de opala...
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    Mensagem por tiagofr Qua 7 Dez - 23:01:46

    tes.service escreveu:Só para esclarecer e corrigir uma informação errada.
    Mercuiser e Volvo Penta são fabricantes diferentes.
    A Mercruiser geralmente utiliza motores de base Ford (por ser uma empresa Norte Americana) e a Volvo Penta de base GM (por ser uma empresa da Sueçia).
    Entretanto têm alguns motores que eles usam o mesmo bloco, exemplos: o 5.7 GXi que é montado com aquele V8 small block que usa em Corvette(GM) e Também em Mustang(Ford) e também o 7.4 que usa o V8 Big Block que usa nas pick-ups 454(GM) e a Ford eu não lembro o nome.
    Saudações à todos

    Mustang e Corvette só tem uma coisa em comum no motor v8, as duas primeiras palavras small block, porque sbc e sbf nunca compartilharam nada. A não ser algumas dimensões, que são praticamente universais.
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    Mensagem por tiagofr Qua 7 Dez - 23:05:08

    fontana escreveu:
    grapowski escreveu:Caro amigo,

    Pesquisando um pouco na internet, descobri q o nome desse motor em questão de 181 pol³ é chamado de Mercruiser, fabricado pela GM destinado exclusivamente à uso em barcos.

    Realmente, o projeto do motor é baseado no nosso 2.5, o famoso Iron Duke dos anos 60.

    A possibilidade de se transformar o nosso 151 em 3.0 deve existir, e deve ser possível executá-la através do uso peças desse motor de barco.

    Possivelmente o virabrequim tem um curso maior e os pistões, por sua vez, são maiores, sempre visando alto torque.

    eu vi um cabeçote de um motor desses......tem valvulas e dutos gigantes.......e por acaso esse motor usa pistão 3"7/8 e da 3000cc se coloca pistão 4" vai la pelas 3300cc.....

    O único 4cil que usa 3 7/8 é o 153. 151 e 181 usam 4" e bielas de 6" e 5,7" respectivamente.
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    Mensagem por Lumbra Qua 21 Dez - 16:24:35

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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por tiagofr Qua 21 Dez - 17:03:17

    Na verdade o curso só interfere no comportamento do conjunto rotativo, desprezando as características do comando, ele tem mais torque e maior velocidade do pistão, então as anomalias da aceleração do pistão se tornam mais severas.
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    Mensagem por j ricardo Qua 21 Dez - 17:08:46

    na minha opinião, muita coceira para pouco resultado...

    só vale a pena em dois casos: ou ser diferente, ou correr numa categoria que não permite 6cil...

    mas o 2700cc acho que vale muito a pena...para qualquer caso...
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    Mensagem por tiagofr Qua 21 Dez - 17:22:17

    Eu acredito no projeto pela restrição de 4 cilindros, qual motor de 4 cilindros pode chegar a 3.3? É uma base muito confiável e se montado com um cabeçote de aluminio ele fica leve também. Ainda pode usar turbo...os 4 cilindros montados no Pontiac Super Duty, que é um motor com muitas dimensões semelhantes do bloco, chegavam a mais de 300hp aspirados. E com turbo tem aqui no Brasil cara tirando mais de 600cv nele, se colocar do lado dois opalas, com a mesma potência e suspensão, em uma estrada, o 4cilindros deve levar uma leve vantagem em arrancada e muita vantagem em todas curvas, o 6 pode dar um pouco mais de final...em uma situação mais proxima da real, acredito que o 4 levaria pela maior agilidade. '-'
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    Mensagem por j ricardo Qua 21 Dez - 17:31:19

    sim, sim, cabeçote de aluminio seria a realização de uma utopia...

    no meu, com puoco investimento está se tornando um ótimo motor para passeios...não almejo mais que 120cv...

    se eu tivesse um dinheirinho a mais, colocaria em forma um projeto de um 4cil realmente bom... usaria tudo que aprendi de tecnica...

    mas como sei que não terei duas chances, o próximo motor que montarei usando tudo que sei será um 6cil... cursado, claro...
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    Mensagem por tiagofr Qui 22 Dez - 1:34:17

    Nem sai tão caro assim, acredito que com uns r$7mil monta um motor novo com cabeçote de alumínio, sem mão de obra que no caso é minha. Se for comparar o custo com a potência e confiabilidade que ele devolve acho bem em conta até. Um carro equilibrado sempre é mais rápido, anda em curva melhor e freia melhor, e principalmente, é mais seguro.
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    Mensagem por André Collin Sex 30 Dez - 11:42:43

    Acompanhar tópico.
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    Mensagem por Renato1970 Dom 1 Jan - 21:35:20

    Terminei a montagem do meu motor que era 151 e agora é 3.0, usei o virabrequim dos antigos motores volvo penta AQ145A projetados especificamente para para barcos, inclusive tenho uma lancha com esse motor oque facilitou muito no "tira duvidas" para a adaptaçao desse virabrequim foi preciso usar as bielas do 6c 4.1 com os pistões originais, fica perfeito, aumentei a taxa de compressão tirando 1,5mm do cabeçote molas duplas nas valvulas, um comando mais nervoso, carburador dfv 446, escape dimencionado, essa receitinha põe qualquer 6c original ou preparação leve pra comer poeira, estou muito satisfeito com o resultado, semana que vem vou até uma cidade vizinha onde tem um dinamometro pra saber quantos cvs deu na roda pois no motor se colocar somente o vira do volvo vai pra 140 cv.
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    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 1 Jan - 23:47:12

    Renato1970 escreveu:Terminei a montagem do meu motor que era 151 e agora é 3.0, usei o virabrequim dos antigos motores volvo penta AQ145A projetados especificamente para para barcos, inclusive tenho uma lancha com esse motor oque facilitou muito no "tira duvidas" para a adaptaçao desse virabrequim foi preciso usar as bielas do 6c 4.1 com os pistões originais, fica perfeito, aumentei a taxa de compressão tirando 1,5mm do cabeçote molas duplas nas valvulas, um comando mais nervoso, carburador dfv 446, escape dimencionado, essa receitinha põe qualquer 6c original ou preparação leve pra comer poeira, estou muito satisfeito com o resultado, semana que vem vou até uma cidade vizinha onde tem um dinamometro pra saber quantos cvs deu na roda pois no motor se colocar somente o vira do volvo vai pra 140 cv.
    posta um video depois!! cheers
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    Mensagem por andersonopala Seg 2 Jan - 3:53:07

    Bacana!! Mais um 04cil. aspirado!! C/ certeza essa receita deixará ele bem nervoso!! Twisted Evil
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    Mensagem por Lumbra Dom 5 Fev - 11:37:28

    cyclops


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    Mensagem por Alex S.B.R. Dom 5 Fev - 17:30:52

    Acompanhando....


    seria diabólico Twisted Evil !!!

    já sobe na cabeça todas as combinações, 4 canecos, forte, cursado, aliviado, cupê, 1200kg e tome relação peso/potência!!!!
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    Mensagem por Lumbra Seg 6 Fev - 8:01:29

    Shocked


    Última edição por Lumbra em Sex 9 Jun - 18:04:23, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Renato1970 Seg 6 Fev - 12:04:10

    Caro amigo Lumbra, nesse caso não é aumentado o diametro do pistão e sim curso dele atravé da troca da arvore de manivelas (virabrequim)usado em motores volvo penta aq145a e as manivelas (bielas) usadas no 6c 4.1L, os embolos (pistões) são usados os orginais mesmo. Se voçe fizer isso terá um motor com 140 cv sem mexer em mais nada, terá apenas que aumentar o diametro dos gicles. Abraço.
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    Mensagem por BANDIT Seg 6 Fev - 14:11:26

    Renato1970 escreveu:Caro amigo Lumbra, nesse caso não é aumentado o diametro do pistão e sim curso dele atravé da troca da arvore de manivelas (virabrequim)usado em motores volvo penta aq145a e as manivelas (bielas) usadas no 6c 4.1L, os embolos (pistões) são usados os orginais mesmo. Se voçe fizer isso terá um motor com 140 cv sem mexer em mais nada, terá apenas que aumentar o diametro dos gicles. Abraço.





    Mas será que chega a tanto somente a troca de um virabrequim...por outro de curso......

    de dará algo em torno de 60% a + de potência Question Question

    Não conheço os 4cc......mas conheço muito bem os 6cc Exclamation Exclamation

    Seguindo a sua lógica de calculos .....

    se eu colocar um virabrequim de curso em um motor 250/S (de 171HP)

    sem mexer em nada só equalizando gigles ....eu terei um motor de em algo 250HP .só colocando um virabrequim de curso Question Question



    Dai pergunto seus 140HP no 4cc são reais medidos em dino , ou é uma alegre estimativa.Question

    Porque partindo desse principio de aumento em torno de 60% só com a troca do virabrequim ......

    o 250/S parece todalmente viavél ....e dentro de um patamar de confiança .....um pouco modesto.....



    Pois o curos de virabrequim de um 250(89) vai para .....até 104.3mm. de curso.......de quanto é o curso do volvo penta Question

    Veja bem vc. está com um enorme curso affraid e são 6 pistão.....

    a cilindrada vai de 4100 para 4800cc ....mantendo pistão STD ....um aumento de 700cc de motor Exclamation

    o 4cc

    Vc sai de 2500cc para 3000cc....um aumento de 500cc de motor Exclamation



    É plausível algo em torno de 250HP (motor ) em um motor 6cc 250/S Question

    Ou pelo curos muito, maior esse valor de 250HP...seria o minimo ...do mínimo Exclamation Exclamation Exclamation Suspect
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    Mensagem por Renato1970 Seg 6 Fev - 15:43:31

    Boa tarde Bandit, vejo que não conhece de preparações alternativas, mais simples e mais eficientes, se sabe alguma coisa de mecanica deveria saber que não é proporcional, o motor vhce 1.0 do celta tem 78 cv e o do vectra gt 2.0 tem 128 cv e não o dobro (156) só porque tem o dobro centimetros cúbicos.
    Infelizmente para colocar um virabrequim volvo penta em um 6c 250 sai bem mais caro porque tem que usar as bielas do volvo tambem e vai ganhar em media 50cv dependendo do modelo se for alcool pode ganhar até 65cv.
    Tenho uma lancha com motor volvo penta aq145, +ou- 147 cv e fiz um motor 151 com as peças volvo, testei na minha lancha e o resultado foi melhor que o esperado, testei no carro e o resultado foi surpreendente, cansei de deixar pra traz 6c originais.
    https://www.youtube.com/watch?v=s9VVgm9JYik
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    Mensagem por BANDIT Seg 6 Fev - 16:06:13

    tiagofr escreveu:Eu acredito no projeto pela restrição de 4 cilindros, qual motor de 4 cilindros pode chegar a 3.3? É uma base muito confiável e se montado com um cabeçote de aluminio ele fica leve também. Ainda pode usar turbo...os 4 cilindros montados no Pontiac Super Duty, que é um motor com muitas dimensões semelhantes do bloco, chegavam a mais de 300hp aspirados. E com turbo tem aqui no Brasil cara tirando mais de 600cv nele, se colocar do lado dois opalas, com a mesma potência e suspensão, em uma estrada, o 4cilindros deve levar uma leve vantagem em arrancada e muita vantagem em todas curvas, o 6 pode dar um pouco mais de final...em uma situação mais proxima da real, acredito que o 4 levaria pela maior agilidade. '-'



    SIM Renato EU não entendo nada de preparação....não conheço nada ....isso é fato.....

    por isso te fiz uma pergunta se eu soubesse a resposta não precisaria perguntar.....

    e como vc. é um cara simpático...inteligente e muito amigável...pensei que poderia me responder !

    eu acredito que as coisas sejam proporcionais sim.....mas minha opinião....((que não se compara com seu conhecimento , isso é evidente !!))

    se eu disse que de 89hp seu motor ganhou + 51hp com um virabrequim de curso.......e seu colocasse um de 104 do opala 6cc ganharia 51 isso sim seria errado....mas pra mim ..que sou burro e não tenho 1/10 do seu enorme conhecimento ......agora se falando em torno de 60% que vc. ganhou ...talvel um 6cc ganhasse 60% também .......já que etm 2 pistão a +....tem quase o dobro de cilindrada ......

    Mas pela sua resposta vi que estou errado Embarassed

    eu me contento pra mim está ótimo ganhar 50HP ...ou 65 Hp no álcool ....com um virabrequim de 104.3mm de curso em um 6cc......segundo seu calculos ......

    ((( eu tinha certeza que os 4cc rendem bem + que os 6cc )))





    Nossa parebéns pelo motorzão...percebe-se que está muuuuuuuito forte..... affraid

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    Mensagem por j ricardo Seg 6 Fev - 16:13:05

    Renato1970 escreveu:Boa tarde Bandit, vejo que não conhece de preparações alternativas, mais simples e mais eficientes, se sabe alguma coisa de mecanica deveria saber que não é proporcional, o motor vhce 1.0 do celta tem 78 cv e o do vectra gt 2.0 tem 128 cv e não o dobro (156) só porque tem o dobro centimetros cúbicos.
    Infelizmente para colocar um virabrequim volvo penta em um 6c 250 sai bem mais caro porque tem que usar as bielas do volvo tambem e vai ganhar em media 50cv dependendo do modelo se for alcool pode ganhar até 65cv.
    Tenho uma lancha com motor volvo penta aq145, +ou- 147 cv e fiz um motor 151 com as peças volvo, testei na minha lancha e o resultado foi melhor que o esperado, testei no carro e o resultado foi surpreendente, cansei de deixar pra traz 6c originais.
    https://www.youtube.com/watch?v=s9VVgm9JYik

    tem coisa que só acredito vendo ao vivo...


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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por Renato1970 Seg 6 Fev - 16:40:57

    Me desculpe parceiro, não foi minha intenção é que já recebi tantos comentários me dizendo que é impossivel ganhar tanta potencia com tão poucas modificações que não sei mais oque dizer pra acreditar, estou a sua disposição em qualquer duvida e sei onde encontrar o virabrequim para 6c, mais uma vez me descupe. Abraço.
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    Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? Empty Re: Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ?

    Mensagem por j ricardo Seg 6 Fev - 17:58:03

    Renato1970 escreveu:Me desculpe parceiro, não foi minha intenção é que já recebi tantos comentários me dizendo que é impossivel ganhar tanta potencia com tão poucas modificações que não sei mais oque dizer pra acreditar, estou a sua disposição em qualquer duvida e sei onde encontrar o virabrequim para 6c, mais uma vez me descupe. Abraço.

    não diria que é impossivel... digo que é improvável...

    fazendo o 151, com vira de 153, teremos meio caminho para o 3.0, que é 2750...(pistão 4,040")

    não se verifica o ganho de metade dessas 50cv... ganha muito em suavidade pelas bielas de 6"...

    sim, pelo mesmo conjunto, quanto maior o aumento de cilindrada, teremos maior potencia especifica, mas contra toda experiencia, e até contra um bom software simulador, esse ganho de 50 cv, está superdimensionado... porque se não se conhece o "gargalo" que limita a potencia do motor original, não adianta melhorar em todos os pontos e não retirar esse gargalo...

    tem uma conta grosseira, para motores bem desemvolvidos, que cada CFM provido pelo cabeçote, temos 0,5cv no alcool... e cerca de 0,48cv na gasolina... isso depende de um monte de coisas... mas basicamente da certo na maioria dos casos... então se o gargalo for o cabeçote, não adianta aumentar a capacidade do motor que o ganho geral será pequeno... ( não estou dizendo que é esse caso especifico...)

    então se temos um motor de 2.500cc com 100cv,a 4500rpm... se o limitador for o sistema de alimentação, ao aumentar a cilindrada para 3.000, o ganho não será proporcional, teremos ganho porque um motor maior terá maior vacuo e assim maior fluxo...então virá maior potencia!!!

    o que pode fazer para provar que o 3.000 é superior ao 250-S original, é colocando no dino de bancada...


    ps: por curiosidade, qual o curso do vira volvo para 6cil?



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    Mensagem por Renato1970 Seg 6 Fev - 20:14:38

    O cabeçote do 4c sobra se analizado em bancada de fluxo, e esses motores 4c que equipam os opalas desde 68 já existiam desde 1955 em versões 3.0 para empilhadeiras e 2.5 para 3 modelos de carros americanos e na decada de 70 foi usado os 3.0 nos chevy, o projeto inicial era para 2.2.
    Nesse site tem esse motor 3.0 pra vender e tem todas as especificações.
    http://marineengineparts.com/shopsite_sc/store/html/page349.html
    http://www.rotatingright.com/pdf/3.0%20Litre%20Brochure.pdf
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    Mensagem por Lumbra Ter 7 Fev - 11:08:12

    Shocked


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    Mensagem por Alex S.B.R. Ter 7 Fev - 12:34:17

    fica a sugestão:

    que tal um motor 151, vira 153, penta ou mercruiser, abra seu cabeçote o máximo, abra seu coletor tbm, melhore a queima com módulos, bobinas e afins, um bom comando de vávulas, e um quadrijet. Pegue todos os ingredientes e mexa bem, depois afine a mistura e parta para os ajustes de pista... no final das contas, use um dino nas rodas, imprima o laudo do equipamento e pimba...


    quem será o primeiro???


    brincadeiras a parte, esse tópico vai render uma ótima discussão, o que sem dúvida é bom para todos, enriquece e compartilha a experiência...

    renato,
    se tivesse como vc tirar um "extrato" desse dino, seria uma boa, hein!!!
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    Mensagem por Renato1970 Ter 7 Fev - 14:29:40

    Caro amigo Lumbra, meu barco pesa 1570 quilos, a relação da rabeta 2.1 pra 1 volta do motor relação indicada para esse conjunto, helice de 14 X 17 indicada para motores a gasolina até 170 hp, Velocidade final 80 km/h, na agua isso é muita velocidade. E acredite, empurrar um barco na água exige muito mais força que que um carro na rua, a força de arrasto até que o barco plane e desse ponto até a velocidade final ficaram praticamente iguais comparando o volvo e o GM com o vira da volvo, ou seja medido no cronometro a diferença ficou em menos de 1 segundo.

    Caro amigo Alex SBR, Vendi o meu opala que está nessa foto, testei meu motor no opala de um amigo e já tirei o motor do carro que neste momento está guardado esperando para roncar denovo. Estou a procura de um opala 75 a 79 cupe sem mecanica, e prometo que assim que puder vou fazer analize em dinamometro e FINALMENTE ME LIBERTAREI DESTE FORUM, KKKKKKKKK

    Abraço a todos.
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    Mensagem por Lumbra Ter 7 Fev - 17:00:08

    Renato1970 escreveu:Caro amigo Lumbra, meu barco pesa 1570 quilos, a relação da rabeta 2.1 pra 1 volta do motor relação indicada para esse conjunto, helice de 14 X 17 indicada para motores a gasolina até 170 hp, Velocidade final 80 km/h, na agua isso é muita velocidade. E acredite, empurrar um barco na água exige muito mais força que que um carro na rua, a força de arrasto até que o barco plane e desse ponto até a velocidade final ficaram praticamente iguais comparando o volvo e o GM com o vira da volvo, ou seja medido no cronometro a diferença ficou em menos de 1 segundo.

    Caro amigo Alex SBR, Vendi o meu opala que está nessa foto, testei meu motor no opala de um amigo e já tirei o motor do carro que neste momento está guardado esperando para roncar denovo. Estou a procura de um opala 75 a 79 cupe sem mecanica, e prometo que assim que puder vou fazer analize em dinamometro e FINALMENTE ME LIBERTAREI DESTE FORUM, KKKKKKKKK

    Abraço a todos.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Motor 4 Cilindros CID 151 X CID 181 . Quais as diferenças ? 986714
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    Mensagem por lelo4100 Dom 26 Fev - 16:33:15

    Renato, pode me dar mais informações sobre esse vira 181??? Estou com um bloco aberto e quero aproveitar pra montar ele 3.0.

    No aguardo...
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    Mensagem por Renato1970 Dom 26 Fev - 20:54:46

    Caro amigo Lelo, vc precisa de um vira-brequim do motor Volvo Penta modelo AQ145, bielas do 4.1, pistões originais. Aqui na minha cidade sei de 3 motores volvo a venda mas não vendem apenas o vira, então se torna caro pois pedem em torno de R$ 5.000,00 cada motor. Sei que tem esse vira novo pra comprar em um Site americano mas eles não enviam para outros países. Vc terá que procurar, se não me engano vi um desses a venda no www.mercadolivre , naum desista vc não vai se arrepender. Abraço

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