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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Sáb 30 Mar - 20:57:42

    galera indo direto ao assunto, meu carro quando aciona a ventuinha eletrica, com poucos segundos, o fio positivo do rele de acionamento, esquenta demais chegando a derreter o fusivel.
    alguém tem alguma dica de como solucionar este problema?
    pensei em colocar uma resistencia de ceramica, mais acredito que se eu colocar vai solucionar o problema, mas em compensação, o ventilador vai funcionar com velocidade baixa.
    alguma dica?


    Última edição por eduardobezera em Dom 7 Abr - 10:26:23, editado 1 vez(es)
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por Brenza6cc Sáb 30 Mar - 21:02:49

    Cebolao
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Sáb 30 Mar - 21:06:05

    cebplão não creop que seja, pois quando faço a ligação direta continua esquentando, ao ponto de derreter o fusivel.
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por Müller Sáb 30 Mar - 21:09:49

    Fio mto fino?

    Ou fusível de menor capacidade?


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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Sáb 30 Mar - 21:46:50

    pois e muller pensei na possivilidade de ser um fio muito fino, e o fusivel que uso é o de 10A a mesma anperagem di relé.
    voce saberia dizer a bitola do fio para o ventilador?
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por Donida6cc Dom 31 Mar - 0:17:59

    Poe um relé de potencia da DNI, reforça o aterramento, e poe um fusivel de 30, o aterramento perto do relé e o positivo com o fusivel direto d bateria.
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por Brunugomes Dom 31 Mar - 9:02:06

    Mas sempre rodou normal e do nda começou a apresentar o problema? Se sim n é o fiu nem fusível.. é algum problema na ventoinha... Agora se instalou e começou a apresentar os problemas.. Ai tem que verificar isso que os parceiros acima falaram.. Abrass
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Dom 31 Mar - 9:06:00

    fala ai donida, o positivo e direto da bateria, o aterramento é perto do relé bem abaixo do motor do limpador, que por sinal tambem recebe o fio de aterramento do motor do limpador,o rele e da dni mas é aqueles o rele é este da foto só que sendo de 10A só o fusivel que não é de 30 e sim de 10 quer dizer era pq derreteu
    hehehe.

    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Dni0294



    e o fio que esta na instalação e este modelo ai da foto.

    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Electricalwirecabletwin



    seria este fio adequando para esta instalação?

    e o relé é este mesmo?
    teria como me mandar as especificações deste rele de potencia que vc fala?
    valeu pela ajuda.
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    eletrica - ventuinha eletrica (RESOLVIDO) Empty Re: ventuinha eletrica (RESOLVIDO)

    Mensagem por eduardobezera Dom 31 Mar - 9:13:35

    pois é bruno antes eu rodava com ele normal, mas notava que o ventilador acionava, mas numa velocidade muito baixa, ai resolvi olhar a instalação e vi que tinha muitas emendas, e gambiarras, ai refiz a instalação toda com fios novos, rele novo fio positivo direto da bateria, terminais novos e coloquei um fusivel que na instalação antiga não tinha, dai beleza o ventilador acionava na velocidade adequada, mas ontem a noite fui colocar o bruto pra rodar e depois de dar um rolé quando cheguei em casa desliguei o carro e fui mexer no retrovisor eletrico do lado do motorista.
    estava eu mexendo mais ou menos uma meia hora mexendo, do nada a ventoinha disparou e não desarmaou mais, ai fui olhar e o fusive tinha derretido, dai blz troquei mas mesmo assim continuou ligada direto, dai resolvi testar pra ver se era o cebolão em curto, liguei direto e uincionou normal, mas esi o problema, o fio positivo que vem direto da bateria, esquenta rápido demais ao ponto de não poder tocar no fio de tão quente que está.
    desconfo que possa ser o fio o até mesmo o relé
    pensei em colocar uma resistencia no fio pra melhorar, mas dai pode ser que a ventoinha acione numa velocidade mais baixa. estou fritando a cuca pra ajeitar isto.
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    Mensagem por Müller Dom 31 Mar - 14:21:20

    Fio errado, não é de aplicação automotiva e me parece mto fino e o fusível de amperagem mto baixa.

    O Donida pode me corrigir, mas coloca fio de 2,5mm e fusível de 30. Não sei se o relê tá certo.....


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    Mensagem por Donida6cc Dom 31 Mar - 14:57:18

    O relé ta certo, o fio que tu ta usando cria muita resistencia de passagem de corrente, poe um fio de 2,5, mas o correto, para automotiva, verifica o relé e confere o aterramento, o fusivel deve ser de 30, entre a bateria e o relé.
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    Mensagem por eduardobezera Dom 31 Mar - 17:07:07

    boa galera, valei pelas dicas, vou providenciar o material e fazer a instalação correta valeu a as dicas, ja estava fritando a cuca hehehe, mas agora vai dar certo.
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    Mensagem por FLAVIO.JAQUES Dom 31 Mar - 18:52:24

    simples,testa a ventoinha fora com dois fios na bateria direto,se esquentAR os fios de preferencia 2,5mm,pode trocar a ventoinha que esta em curto,mas, tem que esquentar bastante,um poucoé normal,distancia maxima é um metro;deixe ligado pelo menos 4 minutos;
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 1 Abr - 9:26:59

    Rele de 10A, muito fraco mesmo para ventoinha, o orignal se não me engano é de 30A.


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    Mensagem por wyllerson punk Seg 1 Abr - 9:38:54

    eu uso rele 30 amp...


    http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1024&bih=712&sout=0&tbm=isch&tbnid=iwwMzfuOfR0AUM:&imgrefurl=https://www.youtube.com/all_comments%3Fv%3DsBJXMgcYDxY&docid=kZ5CFK6lGPBk3M&imgurl=http://i4.ytimg.com/vi/sBJXMgcYDxY/mqdefault.jpg&w=320&h=180&ei=qY1ZUdKiCYTS0gGP6YCwBw&zoom=1&ved=1t:3588,r:85,s:0,i:346&iact=rc&dur=438&page=6&tbnh=144&tbnw=256&start=77&ndsp=16&tx=108&ty=84
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    Mensagem por adpachec Seg 1 Abr - 14:49:36

    Depende da potência; EX:
    Ventoinha 500 Watts com 12 Volts:
    500/12= 41 amperes.
    Bitolas de Fios:
    1.0 mm= 10 A
    1.5 mm= 15 A
    2.0 mm= 20 A
    2.5 mm= 2.5 A
    4.0 mm= 30 A
    6.0 mm= 40 A
    10.0 mm= 50 A
    Com o cálculo acima descoberto a corrente (A) coloca-se um fio com bitola de corrente maior que o necessário, se a ventoinha é de 25 A, usa bitola de fio 4.0 mm e relê de 30 A. OKK
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    Mensagem por eduardobezera Dom 7 Abr - 10:28:22

    fala ai galera, valeu pelas dicas e ajuda com o meu problema.
    resumo da opera:
    fiação trocada por fio 2,5mm
    relé novo
    fusivel de 30A
    terminais novos.
    ventilador revisado.
    total gasto 50R$.
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    Mensagem por França Seg 8 Abr - 11:15:03

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    Mensagem por Rogério Mattioli Dom 25 Ago - 20:24:05

    Amigo, o meu Diplomata é 89 e o antigo dono meteu o alicate no chicote do relé e ligou direto da bateria, e eu queria voltar como original no relê, e eu estava vendo o esquema da ligação do relê auxiliar, gostaria de saber onde entra o fio do cebolão no relê, tem um amigo q o dele tá original e qdo ele desliga o motor a ventoinha desliga e tem um fio preto sobrando será q é esse fio q faz desligar a ventoinha qdo desliga o motor?

    Grato por enquanto.


    adpachec escreveu:Depende da potência; EX:
    Ventoinha 500 Watts com 12 Volts:
    500/12= 41 amperes.
    Bitolas de Fios:
    1.0 mm= 10 A
    1.5 mm= 15 A
    2.0 mm= 20 A
    2.5 mm= 2.5 A
    4.0 mm= 30 A
    6.0 mm= 40 A
    10.0 mm= 50 A
    Com o cálculo acima descoberto a corrente (A) coloca-se um fio com bitola de corrente maior que o necessário, se a ventoinha é de 25 A, usa bitola de fio 4.0 mm e relê de 30 A. OKK
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    Mensagem por eduardobezera Seg 26 Ago - 10:34:06

    cara seguinte: olha este video aqui que com certeza voce vai solucionar seu problema.



    boa sorte!

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