Se me dessem de presente uma
caixa de marchas de 5 marchas CL-2205B (a autêntica dos Opalas 6cc de 1992) eu não usaria! Ou melhor, eu manteria a
caixa de 4 marchas do meu Diplomata 6cc 89 e "passaria nos cobres" a
caixa de 5 marchas. Algumas razões:
- a caixa de 4 marchas é perfeitamente casada com o motor 6cc
- a 5ª marcha da CL-2205B praticamente não acrescenta nada
- a troca tem um custo
- não se mexe em time que está ganhando
- a minha caixa original de 4 marchas está perfeita
Alguém poderia perguntar: A 5ª marcha adicional não foi introduzida pela GM no modelo 92 para aumentar a economia, reduzir o ruido do motor, etc.?
A coisa não é tão simples. Para entender melhor, é preciso dar uma olhada nas tabelas abaixo, que mostram as relações de marcha da
caixa CL-2205B e da
caixa de 4 marchas dos Opalas 6cc:
Note que as relações de marcha são praticamente iguais. A única diferença está na 5ª marcha da
caixa de CL-2205B, que não tem correspondente na
caixa de 4 marchas.
A 5ª marcha da CL-2205B é uma marcha overdrive com relação de 0.802:1. Isso significa que para uma dada velocidade do carro, a rotação do motor será 20% mais baixa.
Por exemplo, numa velocidade de 130 kh/h, o motor estará girando a
3000 RPM se estiver usando a 4ª marcha, e
2400 RPM se estiver usando a 5ª marcha.
Alguém poderá dizer:
- Ah, então a 5ª marcha é mesmo melhor porque o motor estará girando mais devagar, haverá menos explosões por minuto e o motor estará consumindo menos.
Repetindo, esse é um raciocínio simplório. É preciso entender que se estiver usando a 5ª marcha, para manter a velocidade de 130 km/h, a explosões serão menos frequentes, mas mais fortes! um motorista perspicaz irá notar que precisará pressionar mais o acelerador para manter o carro a 130 km/h em 5ª marcha do que se estivesse usando a 4ª marcha.
Essa constatação já coloca em dúvida a possível economia ao usar a 5ª marcha. Entretanto, tem mais um ponto importante que muita gente não conhece:a 4ª marca é
direta, isto é, a relação é 1:1.
Na marcha direta não participa nenhuma engrenagem da
caixa de câmbio, enquanto na 5ª marcha, há o engrenamento de QUATRO engrenagens, o que causa uma perda significativa de potência. Na marcha direta, as perdas da
caixa são bem menores.
Finalmente, outro ponto importante que afeta a dirigibilidade e até a segurança: o torque na roda será 20% menor se for usada a 5ª marcha e não a 4ª. O carro irá responder muito mais rápido se estiver usando a 4ª marcha.
A 4ª marcha dos Opalas de 6 cilindros é uma marcha longa, mais longa, por exemplo, que a 5ª marcha de um Monza. A
caixa de 4 marchas foi muito bem calibrada para o motor de 6 cilindros. Eu diria que a 4ª marcha é a mais importante, porque é uma marcha que pode ser usada desde 50 kh/h até quase 200 km/h. Numa estrada, é a única marcha usada normalmente.
Por que a GM introduziu então a
caixa "canto do cisne" de 5 marchas no Diplomata 92? Penso que a razão foi apenas basicamente a de marketing. Isso, infelizmente, criou uma certo complexo de inferioridade nos donos de Opalas com câmbio de 4 marchas, que passaram a acreditar que estavam usando uma
caixa de marchas inferior, ultrapassada
É bom afastar esse sentimento negativo e sem base técnica. Mirem no exemplo dos modernos carros elétricos usam apenas UMA marcha e ninguém reclama!
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