Eae Thiago!
Cara... eu estou querendo fazer a mesma coisa com meu 151s.. inclusive andei pesquisando muito a respeito já...
vou te passar um pouco do que vi até agora, dai vc tira suas conclusões:
1º - O turbo vai dar potência com custo relativamente baixo, mas nao vai ter aquele barulho e a tremedeira de um motor aspirado... questão de gosto.
2º - Virabrequim do 153 - Inviável, vc vai ter que trabalhar os pistoes,e a GM transformou o 153 em 151 para que suporte giro mais alto com menor vibração - vc perde na capacidade cubica e ganha no giro.
O que eu pretendo fazer:
Comando 276 ou 278 (se a graduação for muito alta você vai ter que retrabalhar toda a engenharia do motor como o 286 por exemplo)alem disso o 278 é macio no transito urbano e da mais força quando vc pisa).
Tuchos mecanicos - Para que o motor tenha maior estabilidade no alto giro.
Pistoes retos - maior taxa de compressao.
Rebaixamento do cabeçote (tambem pra aumentar a compressão) - no meu caso 1,5mm porque vou manter na gasolina... se for mudar pra alcool tem que tirar bem mais (ou comprar logo o cabeçote do opala alcool e trabalhar ele) como o pessoal falou, melhor já trocar o kit do cabeçote (valvulas, molas, varetas, etc) e remover rebarbas e etc.
Carburador de corpo duplo - Todo mundo é tarado no DFV446, mas o H34 tambem é mto bom, ja vi até o 3E num 4cc e ficou mto bom (esse ta num chevette que é um foguete!)
Bobina de ignição - procure uma bobina mais forte, no 4cc a do Gol MI é famosa - no 6cc ela não dá conta - isso porque o ciclo do 6cc é menor.
Eu vou instalar uma da MSD - linha de rua mesmo, so que de alta performance.
Cabos de vela - procure cabos de silicone, quanto maior a espessura melhor.
Ignição eletrônica - se ainda nao tiver.
Tampa do distribuidor e rotor - Já que vai mecher, é melhor garantir.
Coletor de escapamento dimensionado - vou colocar um 4x2.
Quando vc fizer esse melhoramento, é aconselhavel colocar uma bomba de óleo High Volume pra lubrificar melhor, afinal vc vai forçar mais a barra do 151.
Pelo que pesquisei, é pra bater na casa dos 130CV.
Como eu disse antes eu aprendi isso pesquisando, se alguem souber e puder corrigir, fico muito grato!
Espero ter ajudado!
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