Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Trambulador EmptyHoje à(s) 19:05:49 por RHCESPECIAL1974

» Embreagem 250mm
Trambulador EmptySex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Trambulador EmptySex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
Trambulador EmptyQui 16 maio - 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Trambulador EmptyQui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Trambulador EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Trambulador EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Trambulador EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Trambulador EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

Quem está conectado?

67 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 66 visitantes :: 1 motor de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
tabarbosa (16850)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
Rubão6cc (15356)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
BANDIT (13573)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
Xann (10394)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
j ricardo (9376)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
Jean Bida (9320)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Trambulador Bar_leftTrambulador BarTrambulador Bar_right 

4 participantes

    Trambulador

    avatar
    gadams
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Barra dos Bugres
    Data de inscrição : 15/01/2011

    Trambulador Empty Trambulador

    Mensagem por gadams Sex 20 Abr - 23:24:55

    Boa noite Opaleiros! Depois de 1 ano pós acidente, ontem conseguimos ligar o motor do 76. O trambulador atual eu comprei em abril de 2011, usei 1 mês, estava 100%. Ontem foi colocado o câmbio, mas a alavanca de marchas está muito mole, consigo engatar a 1ª, 2ª e ré.. Porém na 3ª e 4ª não faz nem o "clek", parece que está arrastando, entra difícil. Eu li o tópico do Xann:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t11650-desmontando-trambulador-por-ophala76?highlight=trambulador

    Devem ser alinhados os furos que tem em cada alavanca, desde modo consegue o "ponto-morto" no trambulador e no câmbio, certo?
    O que me deixou com dúvida é: Mesmo não colocando os 2 em ponto morto, é possível montar errado? Sem que as varetas estejam alinhadas, podendo ocasionar o problema acima?


    abraçoooooo!
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sex 20 Abr - 23:32:12

    Fala "gadams"!!
    Então cara,se não quer engatar direito 3°e4°,PODE ser duas coisas,OU o cara deixou desregulado(para regular,existe um furo em cada "chapa" do trampulador,onde vão as hastes que vão pra caixa,onde que quando está em ponto morto,TODOS OS FUROS são alinhados com um parafuso M6)
    OU ele deixou de colocar uma das chapas de aço que ficam dentro do trampulador.
    Câmbio "molenga" pode ser por causa da ausencia da chapa citada acima,OU tá faltando uma mola que vai do trambulador-alavanca de câmbio.
    BLZ???!!!! FALOU.
    gadams
    avatar
    gadams
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Barra dos Bugres
    Data de inscrição : 15/01/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por gadams Sex 20 Abr - 23:55:52

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Fala "gadams"!!
    Então cara,se não quer engatar direito 3°e4°,PODE ser duas coisas,OU o cara deixou desregulado(para regular,existe um furo em cada "chapa" do trampulador,onde vão as hastes que vão pra caixa,onde que quando está em ponto morto,TODOS OS FUROS são alinhados com um parafuso M6)
    OU ele deixou de colocar uma das chapas de aço que ficam dentro do trampulador.
    Câmbio "molenga" pode ser por causa da ausencia da chapa citada acima,OU tá faltando uma mola que vai do trambulador-alavanca de câmbio.
    BLZ???!!!! FALOU.
    gadams

    Obrigado Victor, então provavelmente seja o alinhamento, porque esse trambulador nunca foi desmontado, a mola eu vi que está lá, só não vi a posição exata! Amanhã vou lá desmontar e tentar alinhar.. cheers


    abraçoooooo
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por Ghost Sáb 21 Abr - 20:21:08

    Lembre-se de guardar a posição das chapas !!! Uma vez desmontado você vai ter um put* de um trabalho pra por no lugar de volta se não souber as posições corretas !!


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 21 Abr - 20:55:59

    Levante a dianteira do veículo e coloque os cavaletes (para que não ocorra acidentes), em seguida entre no veículo, retire o console, a coifa de vedação da alavanca de cambio. Próxima etapa, retirar a mola de retorno na alavanca de cambio e os dois parafusos que fixam a mesma na parte superior do trambulador. Localizado na parte traseira da caixa, o trambulador é preso por dois parafusos, fixados no canhão do cambio. também é necessário soltar os três pinos com cupilhas que prendem as alavancas inferiores nas varetas. Coloque o trambulador em uma bancada, retire a capa de borracha, encaixada na alma metálica, que serve para proteger o conjunto de água e poeira. A tampa da alma fixada por encaixe é solta com uma chave de fenda, dando acesso as alavancas inferiores, que são acionadas pela superior, presa em sua gaiola por um pino. Este pino e retirado após receber pequenas pancadas com um martelo, a operação de desmontagem solta todas as alavancas do seletor, assim como os dois espaçadores internos. Essas peças ficam sujas, devida a mistura da graxa com a ferrugem das próprias alavancas internas.. As peças do trambulador devem ser limpas com solvente derivado de petróleo, com o conjunto desmontado, e importante avaliar o desgaste das peças, se for o caso, trocar algum componente ou substituir o trambulador. Caso as peças não estejam muito desgastadas, basta lubrificar o conjunto e montar na ordem inversa da desmontagem, colocando graxa entre as peças moveis. Agora um detalhe importante, antes de fixar o trambulador no canhao do cambio, passar um parafuso de 4 mm pelo orifício existente nas três alavancas inferiores, alinhando-as, caso contrario o sistema tende a voltar encavalar.


    Trambulador Trambulador4

    Trambulador Trambulador3

    isto se seu cambio for o tlec tlec
    avatar
    gadams
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Barra dos Bugres
    Data de inscrição : 15/01/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por gadams Sáb 21 Abr - 20:56:09

    CarlosSchenckel escreveu:Lembre-se de guardar a posição das chapas !!! Uma vez desmontado você vai ter um put* de um trabalho pra por no lugar de volta se não souber as posições corretas !!

    Opa, obrigado Carlos! Hoje não deu tempo, ficou pra semana que vem.. Se isso não resolver o jeito vai ser comprar um original GM, Novo R$300,00.. Mas também depois não dá dor de cabeça, ou achar um no ferro-velho por R$50,00.. Foda que aqui em Palotina não existe..
    avatar
    gadams
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 248
    Localização : Barra dos Bugres
    Data de inscrição : 15/01/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por gadams Sáb 21 Abr - 21:12:25

    mauriciodonizetifernandes escreveu: Levante a dianteira do veículo e coloque os cavaletes (para que não ocorra acidentes), em seguida entre no veículo, retire o console, a coifa de vedação da alavanca de cambio. Próxima etapa, retirar a mola de retorno na alavanca de cambio e os dois parafusos que fixam a mesma na parte superior do trambulador. Localizado na parte traseira da caixa, o trambulador é preso por dois parafusos, fixados no canhão do cambio. também é necessário soltar os três pinos com cupilhas que prendem as alavancas inferiores nas varetas. Coloque o trambulador em uma bancada, retire a capa de borracha, encaixada na alma metálica, que serve para proteger o conjunto de água e poeira. A tampa da alma fixada por encaixe é solta com uma chave de fenda, dando acesso as alavancas inferiores, que são acionadas pela superior, presa em sua gaiola por um pino. Este pino e retirado após receber pequenas pancadas com um martelo, a operação de desmontagem solta todas as alavancas do seletor, assim como os dois espaçadores internos. Essas peças ficam sujas, devida a mistura da graxa com a ferrugem das próprias alavancas internas.. As peças do trambulador devem ser limpas com solvente derivado de petróleo, com o conjunto desmontado, e importante avaliar o desgaste das peças, se for o caso, trocar algum componente ou substituir o trambulador. Caso as peças não estejam muito desgastadas, basta lubrificar o conjunto e montar na ordem inversa da desmontagem, colocando graxa entre as peças moveis. Agora um detalhe importante, antes de fixar o trambulador no canhao do cambio, passar um parafuso de 4 mm pelo orifício existente nas três alavancas inferiores, alinhando-as, caso contrario o sistema tende a voltar encavalar. bounce


    Trambulador Trambulador4

    Trambulador Trambulador3

    isto se seu cambio for o tlec tlec
    albino

    É varetado sim Fernandes! Ótima explicação, vou seguir este passo-a-passo, esse último passo de alinhar as alavancas deve ser feito também no câmbio não é?
    Obrigado pela explicação!
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 21 Abr - 21:16:04

    as varetas do cambio tem que estar no ponto morto

    Conteúdo patrocinado


    Trambulador Empty Re: Trambulador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Dom 19 maio - 21:50:02