Fala pessoal. Ontem passei maus momentos com a Caravan. Em pleno trânsito travado da Av. Aricanduva aqui em São Paulo, percebi o ponteiro da temperatura subindo, e nada da ventoinha entrar. Liguei o A/C, e nada. Chegando próximo do vermelho, parei em um estacionamento de MC Donalds.
Vou descrever aqui o procedimento que fiz, pois pode ajudar alguem nessa hora dificil:
Do lado esquerdo do radiador tem o interruptor que liga e desliga a ventoinha de acordo com a temperatura. Dele saem dois fios. Se puser os dois ligados um no outro e girar a chave até a ignição, deverá ver o relê da ventoinha bater e a ventoinha começar a girar. Este relê da ventoinha fica ao lado do motor do limpador de parabrisa. Se funcionou, o interruptor tá com problema e vc pode seguir viagem com a ventoinha ligada direto até chegar no destino.
No meu caso, mesmo fazendo isto a ventoinha não girou. Retirei o fusível que é junto do relê da ventoinha e este estava todo derretido. Coloquei então um pedaço de fio para substituir o fusível. Juntando de novo os fios do interruptor e ligando a ignição, girou. Depois voltei os fios no interruptor, que no meu caso estava bom.
Fica o alerta sobre o fusível e o local. Já vi outros relatos deste fusível derretido. Na Caravan estava um de 30A e mesmo assim zuou.
Vou descrever aqui o procedimento que fiz, pois pode ajudar alguem nessa hora dificil:
Do lado esquerdo do radiador tem o interruptor que liga e desliga a ventoinha de acordo com a temperatura. Dele saem dois fios. Se puser os dois ligados um no outro e girar a chave até a ignição, deverá ver o relê da ventoinha bater e a ventoinha começar a girar. Este relê da ventoinha fica ao lado do motor do limpador de parabrisa. Se funcionou, o interruptor tá com problema e vc pode seguir viagem com a ventoinha ligada direto até chegar no destino.
No meu caso, mesmo fazendo isto a ventoinha não girou. Retirei o fusível que é junto do relê da ventoinha e este estava todo derretido. Coloquei então um pedaço de fio para substituir o fusível. Juntando de novo os fios do interruptor e ligando a ignição, girou. Depois voltei os fios no interruptor, que no meu caso estava bom.
Fica o alerta sobre o fusível e o local. Já vi outros relatos deste fusível derretido. Na Caravan estava um de 30A e mesmo assim zuou.
Última edição por lbaldini em Sáb 12 maio - 14:33:52, editado 1 vez(es)
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