Müller escreveu:Cara, eu não refiz a elétrica do zero, mas "reformei" td.
Qdo comprei essa Caravan da assinatura, há 11 anos, a elétrica funcionava quase td e tinha mtos fios pendurados, jogados dentro das portas, assalho, painel, emendas com fios diferentes, etc...
Com os anos fui adquirindo experiências com o carro até q senti q podia mexer no carro por conta própria. Meti as caras!!!
Desmontei o carro completamente por dentro. Com o carro desmontado, fui desmembrando os chicotes parte por parte.
Descobri fios rompidos dentro dos chicotes e os ex-donos faziam "pontes". Tinha mtos fios de auto falantes e rádios. Tinha fios soldados ao invés de ter os devidos conectores e outros fios q estavam lá apenas por estar, saiam de parte alguma pra lugar nenhum.....
Hj o carro tá bem arrumadinho, chicotes defeituosos refeitos nos pontos danificados e conectores fazendo as ligações. Td escondidinho nos seus devidos lugares.
A dica q eu dou é vc usar os mesmos fios q estão dentro doschicotes. Não importa mto a cor, desde q vc não misture td. Se vc notar, tem mtos fios q são listrados de várias cores e vc não encontra à venda.
Se vc mesmo for fazer, vai demorar mto pra terminar, mas vc terá a certeza d q fez td certo e deixou td funcionando.
Cara meu opala ta quase igual a caravam tava, ou pior, muitas gambiarras feitas por min até, Minha vontade seria eu mesmo fazer, mas como quero uma coisa rápida e muito bem feito, preferi um profissional, como a situação ta precária, quero fazer do zero, trocar todos os fios, conectores, soquetes, encaixes,machos,femeas,caixa de fusivel e etc. quanto aos fios 'listradinhos', esses eu nunca vi, só lisos, porém de toda cor azul,verde,amarelo,vermelho,preto,branco,claro,escuro,marrom e ai vai.
Ja ouvi falar que cada um tem sua devida cor, como quero fazer, negativo,positivo,fazes . cada um de uma cor, queria saber se ha uma regra quanto aa isso,
Obrigado pela ajuda..
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