Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  EmptyQui 9 maio - 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

46 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 46 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
tabarbosa (16850)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
BANDIT (13573)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
Xann (10394)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
j ricardo (9376)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
Jean Bida (9320)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_leftInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  BarInstalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Bar_right 

+3
j ricardo
Pedro Fagundes
gustavorecife
7 participantes

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qua 8 maio - 23:34:52

    Salve nobre Opaleiros de plantão cheers


    Gente, eu estou passando por um pequeno probleminha com meu Especial 74 com motor 4 cilindros.

    Antes de mais nada, ele possui originalmente um ventilador mecânico com hélice de 4 pás.
    Até aí tudo bem... o carro não esquentava em nenhuma situação (nem em transito PARADO).

    O problema é que eu resolvi instalar um ar condicionado nele. Aí começaram os problemas.
    Depois que o ar foi instalado, diga-se de passagem com todas as peças novas e inclusive foi instalado o eletro na frente do condensador; sempre que ligo o ar condicionado o carro começa a esquentar. E esquenta mesmo... se eu não desligar, chega na marcação vermelha.

    Lembro que nessa situação o carro continua com a hélice mecanica de 4 pás.
    Mas esse problema com a temperatura, só acontece quando liga o ar (mesmo com o eletro do condensador funcionando).
    Quando desligo o ar, a temperatura vai baixando aos poucos.


    Bom, devido a esses problemas eu resolvi instalar um eletro ventilador no lugar da hélice mecanica.
    Troquei a bomba d'água e a polia, colocando essas peças dos Opalas mais novos (que são mais curtos, e com isso afastam mais o conjunto de bomba d'agua/polia do radiador).
    Só que mesmo assim, não tenho espaço suficiente pra colocar um eletro de 12" universal. Continua muito perto.

    Alguém tem alguma idéia do que fazer??? Question

    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Pedro Fagundes Qui 9 maio - 0:42:34

    arrependi de ter comprado polia damper com um canal pq o opala é quente demaisss, devia ter pegado com dois e colocado um ar..

    mas tem jeito de instalar a elétrica, no meu carro tem.. só tem
    o detalhe interessante de colocar uma válvula termostática na mangueira dágua, porque se ligar a ventoinha direto ela fica acionada e descarrega a bateria facilmente..

    ela foi colocada na frente do radiador.

    essa é a ventoinha, acima à esquerda..
    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Dsc06305kq

    detalhe da válvula termostática na mangueira
    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Xxx4a

    esse esquema ajuda bastante a diminuir a temperatura, mas não resolve.
    mandei fazer o radiador em 3 camadas pra resfriar mais.. espero que com isso
    gele 50% a mais.. meu radiador estava vazando e tinha que refazer de qualquer maneira,
    custou 840.. um radiador de alumínio também é uma opção interessante, mas a meu ver é praticamente descartável..
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por j ricardo Qui 9 maio - 7:43:36

    gustavorecife escreveu:Salve nobre Opaleiros de plantão cheers


    Gente, eu estou passando por um pequeno probleminha com meu Especial 74 com motor 4 cilindros.

    Antes de mais nada, ele possui originalmente um ventilador mecânico com hélice de 4 pás.
    Até aí tudo bem... o carro não esquentava em nenhuma situação (nem em transito PARADO).

    O problema é que eu resolvi instalar um ar condicionado nele. Aí começaram os problemas.
    Depois que o ar foi instalado, diga-se de passagem com todas as peças novas e inclusive foi instalado o eletro na frente do condensador; sempre que ligo o ar condicionado o carro começa a esquentar. E esquenta mesmo... se eu não desligar, chega na marcação vermelha.

    Lembro que nessa situação o carro continua com a hélice mecanica de 4 pás.
    Mas esse problema com a temperatura, só acontece quando liga o ar (mesmo com o eletro do condensador funcionando).
    Quando desligo o ar, a temperatura vai baixando aos poucos.


    Bom, devido a esses problemas eu resolvi instalar um eletro ventilador no lugar da hélice mecanica.
    Troquei a bomba d'água e a polia, colocando essas peças dos Opalas mais novos (que são mais curtos, e com isso afastam mais o conjunto de bomba d'agua/polia do radiador).
    Só que mesmo assim, não tenho espaço suficiente pra colocar um eletro de 12" universal. Continua muito perto.

    Alguém tem alguma idéia do que fazer??? Question


    vige! tem certeza que o eletro esta empurrando o ar para tras,? vi uma situação parecida , era a ventoinha ligada ao contrario( empurrando o ar pra frente)...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 7:54:29

    Pedro Fagundes escreveu:arrependi de ter comprado polia damper com um canal pq o opala é quente demaisss, devia ter pegado com dois e colocado um ar..

    mas tem jeito de instalar a elétrica, no meu carro tem.. só tem
    o detalhe interessante de colocar uma válvula termostática na mangueira dágua, porque se ligar a ventoinha direto ela fica acionada e descarrega a bateria facilmente..

    ela foi colocada na frente do radiador.

    essa é a ventoinha, acima à esquerda..
    ...

    detalhe da válvula termostática na mangueira
    ...

    esse esquema ajuda bastante a diminuir a temperatura, mas não resolve.
    mandei fazer o radiador em 3 camadas pra resfriar mais.. espero que com isso
    gele 50% a mais.. meu radiador estava vazando e tinha que refazer de qualquer maneira,
    custou 840.. um radiador de alumínio também é uma opção interessante, mas a meu ver é praticamente descartável..

    Pedro,

    Você falou que colocou o eletro na frente do radiador. Dá a entender que ele está servindo como um ventilador auxiliar, é isso?
    De qualquer jeito, o meu carro já tem um na frente (o ventilador no condensador), e continua com a hélice mecânica.

    Além disso no seu carro é diferente porque o seu é 6 cil o meu é 4... não tem esse "corte" no chapão dianteiro onde fica o seu radiador (o seu tem mais espaço entre o radiador e polia/bomba d'agua).


    Última edição por gustavorecife em Qui 9 maio - 8:02:57, editado 1 vez(es)
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 8:01:13

    j ricardo escreveu:
    vige! tem certeza que o eletro esta empurrando o ar para tras,? vi uma situação parecida , era a ventoinha ligada ao contrario( empurrando o ar pra frente)...

    Opa Ricardo... tenho certeza sim. Fiz o teste.

    O camarada que instalou o ar, deu a sugestão de tirar a hélice mecânica (de 4 pás) e colocar no lugar o mesmo ventilador que ele instalou no condensador (ventilador da frente)...
    Mas eu não sei se esse ventilador daria conta do recado. O que vocês acham??

    Essa seria uma opção...

    A outra opção/saída que eu vejo é continuar com a hélice mecânica, mas trocar por uma de blazer, que tem 10 pás se não me engano. Mas essa opção traz uma consequência. Essa hélice (que é de plástico), quando acelera o carro faz um ruído que EU acho horroroso... parecendo um motor a diesel acelerando no "talo" pronto pra decolar... rsrsrsr
    @ndre.b@stos
    @ndre.b@stos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 194
    Localização : niteroi rio de janeiro
    Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 4.1/S ALCOOL & CARAVAN STD 75 2.5 3M & COMODORO 88 2P 250.S & MONZA CLASSIC 87 2.0 ALCOOL
    Cilindros : 89 -> 6 CIL & 88 6 CIL & 75 -> 4 CIL & 87 -> 4 CIL

    TOTAL = 20 CIL PARA ALIMENTAR
    Data de inscrição : 28/09/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por @ndre.b@stos Qui 9 maio - 8:49:36

    Trocou o radiador tbm? O de AC tem 3 colmeias neh?
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 9:27:02

    @ndre.b@stos escreveu:Trocou o radiador tbm? O de AC tem 3 colmeias neh?

    Não, não troquei o radiador. Realmente ele não deve ser para carros com AC.

    Mas, como disse, o carro com o ar desligado não esquenta de forma alguma, ele mal entra na "faixa do meio" (lembre do marcado de temperatura dos antigos).

    Além disso, o radiador é novo (zero mesmo).
    Mesmo não sendo específico pra carros com AC, não acredito que seja esse o problema, pois esquenta muito, e em coisa de 10 ou 15 minutos de transito... Crying or Very sad

    Eu não consigo achar um ventilador de radiador que seja fino o suficiente pra caber no espaço que eu tenho. Alguém conhece algum bem estreito?

    Até agora, todos os que encontrei que cabem, são os ventiladores de condensador que, como disse, não sei se dá conta. Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  77560
    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Pedro Fagundes Qui 9 maio - 12:43:44

    j ricardo escreveu:

    vige! tem certeza que o eletro esta empurrando o ar para tras,? vi uma situação parecida , era a ventoinha ligada ao contrario( empurrando o ar pra frente)...

    se soprar pra frente não dá né rs.. mas eu vou ver se coloco ela atrás do radiador agora.. vamos ver se sobra espaço com o radiador mais grosso. pior que acho que não vai dar.



    gustavorecife escreveu:
    Pedro,

    Você falou que colocou o eletro na frente do radiador. Dá a entender que ele está servindo como um ventilador auxiliar, é isso?
    De qualquer jeito, o meu carro já tem um na frente (o ventilador no condensador), e continua com a hélice mecânica.

    Além disso no seu carro é diferente porque o seu é 6 cil o meu é 4... não tem esse "corte" no chapão dianteiro onde fica o seu radiador (o seu tem mais espaço entre o radiador e polia/bomba d'agua).

    A ventoinha puxa o vento e joga na frente do radiador, ela fica encostada nele pela frente (nos opalas modernos ela fica atrás). A minha opinião é que quando você está a 60 km/h ou mais esse ar vem fácil, mas quando está em lenta o ar que chega é insuficiente e a hélice tá girando bem menos.

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Radiador3

    no seu caso não precisa de corte.. na frente do seu radiador tem um espaço bom, eu tive que pegar uma ventuinha mais fina de outro carro, mas no seu caso aparentemente a de opala moderno cabe fácil.

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Motor151xa5

    outra coisa, use aditivo.. ele tem um ponto de ebulição bem mais alto que a água, ajuda bastante na temperatura..
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por eduardobezera Qui 9 maio - 13:09:44

    cara seguinte:
    para você instalar e ventoinha elétrica, tem que mudar o radiador, tem que colocar um cebolão de temperatura de dois estágios, pois os carros com ar, quando se liga o ar a ventoinha funciona no segundo estagio para isso tem que colocar relé é uma instalação que aconselho levar em um profissional.
    me espanta que quando você colocou o ar condicionado, o técnico não lhe repassou essas informações a respeito do sistema de arrefecimento. acho que este técnico não é um bom profissional, pois a primeira medida que ele deveria ter tomado era adaptar o sistema de arrefecimento, para suportar o ar condicionado.
    @ndre.b@stos
    @ndre.b@stos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 194
    Localização : niteroi rio de janeiro
    Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 4.1/S ALCOOL & CARAVAN STD 75 2.5 3M & COMODORO 88 2P 250.S & MONZA CLASSIC 87 2.0 ALCOOL
    Cilindros : 89 -> 6 CIL & 88 6 CIL & 75 -> 4 CIL & 87 -> 4 CIL

    TOTAL = 20 CIL PARA ALIMENTAR
    Data de inscrição : 28/09/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por @ndre.b@stos Qui 9 maio - 13:42:36

    Seu radiador funciona bem sem o AC pq foi feito pra isso mas com o AC Nao da conta. Do contrario a gm nao teria colocado um de >capacidade nos carros equipados com AC. Pode nao ser o único problema mas acredito q nada resolvera se não troca lo.
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 13:50:13

    eduardobezera escreveu:cara seguinte:
    para você instalar e ventoinha elétrica, tem que mudar o radiador, tem que colocar um cebolão de temperatura de dois estágios, pois os carros com ar, quando se liga o ar a ventoinha funciona no segundo estagio para isso tem que colocar relé é uma instalação que aconselho levar em um profissional.
    me espanta que quando você colocou o ar condicionado, o técnico não lhe repassou essas informações a respeito do sistema de arrefecimento. acho que este técnico não é um bom profissional, pois a primeira medida que ele deveria ter tomado era adaptar o sistema de arrefecimento, para suportar o ar condicionado.

    Eduardo, acho que não expliquei bem. O instalador me falou de (quase) tudo isso.
    A única restrição fica por causa do ventilador do radiador.
    Já vi vários Opala (inclusive eu já tive um) com o conjunto "ventilador do radiador mecanico + ar condicionado + ventilador do condensador elétrico" e não tinha problema nenhum de aquecimento com o ar ligado.

    Por isso, a princípio não achamos que seria necessário tirar a hélice mecanica e colocar uma elétrica.
    Só que nesse carro, não foi bem assim. Mesmo com o ventilador do compressor, quando liga o ar a temperatura sobe, sobe, sobe e sobe...

    O meu problema agora não é "o que fazer", porque isso agente já sabe, que é instalar o eletro... o problema agora é "como" fazer... porque simplesmente não temos espaço.

    Acabei de voltar dele e a situação é a seguinte:
    - O carro está com a bomba d'agua e polia dos Opalas modernos com ar (não há mais o que fazer em relação a isso)
    - A distancia que temos entre a polia e o radiador é de 6 centímetros[/b]!!! Esse é o problema Shocked

    Não encontramos em lugar nenhum, nem na internet, ventilador elétrico (ou ventoinha, como queiram) para radiador que caiba nesse espaço!!!

    Meu carro não tem esse espaço que tem no cofre como tem essa foto que o Pedro colocou com o motor verde. Meu carro é um 74 original 4 cil. ou seja, ele tem aquele chapão na frente, e isso deixa o radiador bem próximo do motor.

    A única solução que estou vendo pra isso é instalar uma hélice mecânica com muito mais pás, pra [b]tentar
    resolver isso... Não estou vendo outra solução.

    Dicas?
    Alguém sabe de algum eletro que tenha, no máximo 5 centímetros de altura/profundidade???
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 13:53:07

    @ndre.b@stos escreveu:Seu radiador funciona bem sem o AC pq foi feito pra isso mas com o AC Nao da conta. Do contrario a gm nao teria colocado um de >capacidade nos carros equipados com AC. Pode nao ser o único problema mas acredito q nada resolvera se não troca lo.

    Mesmo sendo um radiador novo (zero)??

    Até consegui encontrar um radiador zero para Opala 4 cilindros com AC, o problema é que custa R$750,00... pale
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 14:58:33

    Eis o motivo de minha dor de cabeça...

    Observem o espaço existente entre o radiador e a polia...

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  42858819713965710183315
    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  94222719713923710187517

    Esse é o espaço que eu tenho pra instalar um eletro ventilador... 6 centímetros!!

    E agora ???
    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Pedro Fagundes Qui 9 maio - 15:55:40

    gustavorecife escreveu:

    Meu carro não tem esse espaço que tem no cofre como tem essa foto que o Pedro colocou com o motor verde. Meu carro é um 74 original 4 cil. ou seja, ele tem aquele chapão na frente, e isso deixa o radiador bem próximo do motor.

    hummn.. esqueci que era opala antigo, não tem esse espaço mesmo..
    no meu carro é cortado pra entrar o radiador 6c.. a ventoinha fica há poucos centímetros na grade dianteira
    eduardobezera
    eduardobezera
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1369
    Idade : 41
    Localização : Fortaleza CE
    Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 21/09/2010

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por eduardobezera Qui 9 maio - 19:21:07

    cara no seu caso voce terá que cortar a lataria pra por o radiador mais pra frente e assim instalar o ventilador eletrico pelo que v nas fotos e pelo que voce falou achoq ue seja esta a saida
    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Pedro Fagundes Qui 9 maio - 20:12:05

    se cortar cabe o radiador do 6c e as ventoinhas.. a parte de cima vc faz uma tampa de aço e prende com arrebite..
    é triste cortar a lata, masss.. é a vida.. dá pra guardar a parte e soldar de volta um dia.

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Dsc06306j
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Qui 9 maio - 23:55:05

    eduardobezera escreveu:cara no seu caso voce terá que cortar a lataria pra por o radiador mais pra frente e assim instalar o ventilador eletrico pelo que v nas fotos e pelo que voce falou achoq ue seja esta a saida

    Cortar a lata??
    Não corre esse risco não... =)
    @ndre.b@stos
    @ndre.b@stos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 194
    Localização : niteroi rio de janeiro
    Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 4.1/S ALCOOL & CARAVAN STD 75 2.5 3M & COMODORO 88 2P 250.S & MONZA CLASSIC 87 2.0 ALCOOL
    Cilindros : 89 -> 6 CIL & 88 6 CIL & 75 -> 4 CIL & 87 -> 4 CIL

    TOTAL = 20 CIL PARA ALIMENTAR
    Data de inscrição : 28/09/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por @ndre.b@stos Sex 10 maio - 2:35:31

    gustavorecife escreveu:
    eduardobezera escreveu:cara no seu caso voce terá que cortar a lataria pra por o radiador mais pra frente e assim instalar o ventilador eletrico pelo que v nas fotos e pelo que voce falou achoq ue seja esta a saida

    Cortar a lata??
    Não corre esse risco não... =)


    tenho um amigo q ijnstalou AC num 70 e nao cortou nada nao e o carro funciona perfeito. assim q puder posto umas fotos .
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Sex 10 maio - 7:25:14

    @ndre.b@stos escreveu: tenho um amigo q ijnstalou AC num 70 e nao cortou nada nao e o carro funciona perfeito. assim q puder posto umas fotos .

    Mas você sabe dizer se o carro dele usa ventilador mecânico original ou elétrico?
    Tcpthiago
    Tcpthiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 500
    Idade : 40
    Localização : Cuiabá-MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987/1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 19/01/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Tcpthiago Sex 10 maio - 10:12:47

    Meu sogro trabalha com instalação de ar automotivo.

    Ele já fez em vários Opalas que nem o seu e nunca deu problema de aquecimento.

    Só que ele sempre averigua dois pontos.
    Se às mangueiras murcham, assim obstruindo a passagem da água.
    Se o alternador fornece energia suficiente para todo o sistema. Lembre-se, alternador de Opala original não tem muita amperagem, quando liga o ar acaba com a energia e aí o eletro ventilador lá do condensador não fora legal e acaba sobre-aquecendo.

    Da uma olhada nisso!
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Sex 10 maio - 10:27:33

    Tcpthiago escreveu:Meu sogro trabalha com instalação de ar automotivo.

    Ele já fez em vários Opalas que nem o seu e nunca deu problema de aquecimento.

    Só que ele sempre averigua dois pontos.
    Se às mangueiras murcham, assim obstruindo a passagem da água.
    Se o alternador fornece energia suficiente para todo o sistema. Lembre-se, alternador de Opala original não tem muita amperagem, quando liga o ar acaba com a energia e aí o eletro ventilador lá do condensador não fora legal e acaba sobre-aquecendo.

    Da uma olhada nisso!

    Boa dica Thiago. Mas as duas mangueiras sãs novas, trocadas recentemente (3 meses).

    Quanto ao alternador, realmente quando ele deu esse problema estava com o original.
    Mas isso também já está sendo resolvido.
    Não sei se você observou, mas nas fotos que coloquei dá pra ver que ele está sem alternador. É justamente porque está entrando um de 90A.

    Vou tentar fazer esse teste; só com a troca do alternador.

    Obs.: Mas você realmente acha que só "baixa corrente" faria o carro ter uma variação de temperatura grande?

    Abs
    Tcpthiago
    Tcpthiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 500
    Idade : 40
    Localização : Cuiabá-MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1987/1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 19/01/2012

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Tcpthiago Sex 10 maio - 11:15:17

    Então, tenho um diplomata que o alternador está ruim, quando ligo o ar, ele super aquece, a ando com às janelas abertas, tudo normal.
    Só que no meu caso estou com eletro ventilador no radiador e outro na frente do condensador, que nem o seu. Aí, também estou trocando o alternador para resolver este mega problema, pois no meu caso, até a bateria zera.


    Então, troca o alternador e testa! Pode ser que resolva!
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Sex 10 maio - 11:34:16

    Tcpthiago escreveu:Então, tenho um diplomata que o alternador está ruim, quando ligo o ar, ele super aquece, a ando com às janelas abertas, tudo normal.
    Só que no meu caso estou com eletro ventilador no radiador e outro na frente do condensador, que nem o seu. Aí, também estou trocando o alternador para resolver este mega problema, pois no meu caso, até a bateria zera.

    Então, troca o alternador e testa! Pode ser que resolva!

    Acabei de falar com o instalador... Pedi pra ele providenciar logo o alternador e também pedir pra ele fazer o "defletor" da hélice (vou testar com a hélice original mesmo, mecanica de 4 pás, mas vou tentar arrumar a original de 5)....

    Vamos ver no que dá...
    gustavorecife
    gustavorecife
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 48
    Localização : Recife
    Modelo do carro : » Ex - Comodoro 91 Azul Drava 4.1/S Álcool
    » Ex - Opala Diplomata 92-92 Preto Menphis 4.1/S Automatic (Collectors)
    » Ex - Caravan DeLuxo 78 4cil interior monocromático
    » Opala Especial 74 4cil teto vinil

    Cilindros : 2.500
    Data de inscrição : 25/05/2011

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por gustavorecife Sex 10 maio - 11:57:21

    Gente... enquanto aguardo o resultado desse teste que vou fazer... Alguém aí tem alguma outra idéia...?

    Alguém sabe de algum (eletro) ventilador que seja fino o suficiente pra caber nesse espaço ???
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por raphaelcaronti Sáb 11 maio - 8:48:55

    Para mim já matou a charada!!!

    É o radiador!! Carros com Ar Condicionado, ele tem que ser próprio, de 3 colmeias, nem precisa trocar o radiador, leva esse radiador seu ou outro radiador mais velho em uma casa de radiador e pede para colocar colmeia tripla.

    Vai acabar com seus problemas.

    Conteúdo patrocinado


    Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:  Empty Re: Instalação de eletro ventilador em Opala até 1974, como? :!:

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio - 4:38:52