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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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- Mensagem nº1
Aceleração cai com Ar-condicionado
Ola galera meu diplo quando ligo o ar a rotaçao cai muito percebi que no motor tem um sensor om ma mangeuira q vai para aonde????
essa peça eletrica funciona, porem não sei para onde vi??
essa peça eletrica funciona, porem não sei para onde vi??
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº2
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Essa peça é movida a ar,tipo uma bombinha que é acionada ao ligar o AC, e atua num came do carburador que a grosso modo seria como empurrar um pouco o came acelerador e assim elevando a marcha lenta. Já vi nos H34 e 3E. Meu Diplo era muito original e funcionava o AC, usava carburação 446 e não tinha esta "bombinha", tem uma Caravan Diplo do cara que ficou com meu Diplo, uma 89, com 446, muito original,vendo as fotos também a peça e nem marca na parede corta fogo que denunie que já teve este atuador...Na real sempre tive esta curiosidade sobre os 6 cil. que usam 446 originalmente e possuem AC. No meu caia de 650 a 500...pelo que sei o correto com AC ligado é no mínimo 1000...1100 RPM para que o AC possa trabalhar...eu dava um toquinho de leve no afogador pra cravar 1000 RPM,nem chegava a atuar na borboleta afogadora, somente no came do acelerador...mas já acendia a luz de afogador puxado.
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sossa13- Opaleiro
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- Mensagem nº3
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
isso mesmo que eu fazia, mas agora o meu opala quando eu puxo o afogador ele fica pior!
por isso eu quero saber aonde essa peça e ligada???
por isso eu quero saber aonde essa peça e ligada???
eduardobezera- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
essa peça vai no carburador com uma mangueira que sai dela e vai para um motorzinho que no caso do meu, fica perto do motor do limpador. e deste motorzinho sai outra mangueira se não me engano, não estou bem lembrado no momento, mas vou dar uma olhada e depois te falo.
no meu casso meu carburador é um h34.
no meu casso meu carburador é um h34.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
eduardobezera escreveu:essa peça vai no carburador com uma mangueira que sai dela e vai para um motorzinho que no caso do meu, fica perto do motor do limpador. e deste motorzinho sai outra mangueira se não me engano, não estou bem lembrado no momento, mas vou dar uma olhada e depois te falo.
no meu casso meu carburador é um h34.
Amigo, poderia por gentileza postar umas fotos mostrando onde são conectados essas mangueiras? O meu esta com o a/c desligado e as mangueiras soltas. Futuramente vou arrumar o ar e preciso saber onde se conectam essas mangueiras..
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- Mensagem nº6
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
vou tirar umas fotos do meu a coloco aqui pra voce ver.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
eduardobezera escreveu:vou tirar umas fotos do meu a coloco aqui pra voce ver.
Sim, faz esse favor, o meu tem H34 tb...
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eduardobezera- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
rubensmaffei escreveu:eduardobezera escreveu:vou tirar umas fotos do meu a coloco aqui pra voce ver.
Sim, faz esse favor, o meu tem H34 tb...
ei amigo ai ta as fotos que te falei
ESTA É A BOMBA QUE TE FALEI DE ONDE SAEM OS 2 CANINHOS.
ESSE PRIMEIRO CANO SAI E VAI PARA UMA ENTRADA QUE FICA EM UM "T" NA BASE DO COLETOR
AI ESTA O "T" QUE TE FALEI PRA ONDE O CANINHO VEM.
UMA FOTO MAIS AMPLIADA PRA VC TER UMA IDEIA.
AQUI E A SEGUNDA SAIDA DA BOMBA NO MEU ESTA DESLIGADO MAIS DESSA SAIDA SAI UM CANINHO QUE VAI PARA A CAPSULA DO AR CONDICIONADO, ESTA CAPSULA FICA NA PARTE DE TRAS DO CARNURADOR POR CIMA DA MOLA ONDE FICA O CABO DE ACELERAÇÃO.
AI ESTA A CAPSULA DO AR CONDICINADO NO CASO DO CARBURADOR H34.
E POR ULTIMO OS FIOS QUE LIGAM A BOMBA.
ESPERO QUE TENHA LHE AJUDADO COM SUA DUVIDA.
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº9
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
É tipo uma bombinha de Aquário né Edu...de H34 já vi e de 3E até tive e vendi de uma Comodoro sem AC...tinha também o posicionador pneumático enorme no 3E...mas de 446 nunca vi...
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- Mensagem nº10
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Obrigado pelas fotos Eduardo, o primeiro caninho eu já saquei onde vai conectado, naquele T que vc mencionou...acho q meu carburador não tem aquela peça que vc citou onde vai o segundo caninho...esta peça é a da foto, onde tem uma caixa escrito brosol?
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eduardobezera- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
essa mesmo
Alexandre Opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Amigo Edu, aproveitando, esse motorzinho que fica na parede corta-fogo tem dois fios para ligá-lo, um marrom (terra) que vai conectado pertinho dele mesmo (no parafuso que prende ele) e outro preto que vai lá no lado da bateria, perto do compressor do ar, da bobina, não sei ao certo pois está desligado. Você teria uma foto de onde esse fio vai ligado? Pois quero testar meu motorzinho. Abç
eduardobezera- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
cara no meu carro acho que não dá pra mim saber, pois ele esta no chicote, mas vou olhar.
se não me engano o positivo dele é ligado no relé auxiliar do ar ou seja quando você liga o ar ele liga junto
se não me engano o positivo dele é ligado no relé auxiliar do ar ou seja quando você liga o ar ele liga junto
fabinho-nino- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Sossa, a peça que parece um motorzinho na verdade é uma Válvula Solenóide, basicamente uma "torneira elétrica" e a outra da foto é um Atuador á vácuo.
Quando o compressor do A/C entra em funcionamento é normal a queda de rotação do motor, por isso esse sistema de compensação.
A Valvula é ligada no sistema de vácuo do motor e a outra mangueira no Atuador que trabalha e puxa uma parte do carburador fazendo assim uma leve "acelerada" para que a lenta seja compensada.
Abs!
Quando o compressor do A/C entra em funcionamento é normal a queda de rotação do motor, por isso esse sistema de compensação.
A Valvula é ligada no sistema de vácuo do motor e a outra mangueira no Atuador que trabalha e puxa uma parte do carburador fazendo assim uma leve "acelerada" para que a lenta seja compensada.
Abs!
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- Mensagem nº15
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
fabinho-nino escreveu:Sossa, a peça que parece um motorzinho na verdade é uma Válvula Solenóide, basicamente uma "torneira elétrica" e a outra da foto é um Atuador á vácuo.
Quando o compressor do A/C entra em funcionamento é normal a queda de rotação do motor, por isso esse sistema de compensação.
A Valvula é ligada no sistema de vácuo do motor e a outra mangueira no Atuador que trabalha e puxa uma parte do carburador fazendo assim uma leve "acelerada" para que a lenta seja compensada.
Abs!
Senhores, boa tarde! Preciso muito da ajuda de vcs! Meu Diplo 1991 (Carburador 3E) possui essa solenóide na parede corta-fogo, porém as mangueiras foram arrancadas por algum animal no passado... Como vou reativar meu A/C, estou procurando essas mangueiras pra comprar, assim como o esquema de montagem delas! Peço a ajuda dos amigos pra saber onde posso encontrar essas mangueiras e como montá-las em meu Diplo!
Obrigado!!
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- Mensagem nº16
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Fernando Diplo 91 escreveu:fabinho-nino escreveu:Sossa, a peça que parece um motorzinho na verdade é uma Válvula Solenóide, basicamente uma "torneira elétrica" e a outra da foto é um Atuador á vácuo.
Quando o compressor do A/C entra em funcionamento é normal a queda de rotação do motor, por isso esse sistema de compensação.
A Valvula é ligada no sistema de vácuo do motor e a outra mangueira no Atuador que trabalha e puxa uma parte do carburador fazendo assim uma leve "acelerada" para que a lenta seja compensada.
Abs!
Senhores, boa tarde! Preciso muito da ajuda de vcs! Meu Diplo 1991 (Carburador 3E) possui essa solenóide na parede corta-fogo, porém as mangueiras foram arrancadas por algum animal no passado... Como vou reativar meu A/C, estou procurando essas mangueiras pra comprar, assim como o esquema de montagem delas! Peço a ajuda dos amigos pra saber onde posso encontrar essas mangueiras e como montá-las em meu Diplo!
Obrigado!!
No meu falta a peça que vai no carburador...mas tem as mangueiras e a solenóide...mas deixei sem funcionar mesmo...tb dá certo...se precisar é só aumentar um pouco a marcha lenta...no meu quando liga o AC a rotação fica em 500 rpm...mas se vc quiser montar vc pode tentar usar outro tipo de mangueira..acho difícil vc conseguir achar as originais...
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- Mensagem nº17
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Rubão6cc escreveu:Fernando Diplo 91 escreveu:
Senhores, boa tarde! Preciso muito da ajuda de vcs! Meu Diplo 1991 (Carburador 3E) possui essa solenóide na parede corta-fogo, porém as mangueiras foram arrancadas por algum animal no passado... Como vou reativar meu A/C, estou procurando essas mangueiras pra comprar, assim como o esquema de montagem delas! Peço a ajuda dos amigos pra saber onde posso encontrar essas mangueiras e como montá-las em meu Diplo!
Obrigado!!
No meu falta a peça que vai no carburador...mas tem as mangueiras e a solenóide...mas deixei sem funcionar mesmo...tb dá certo...se precisar é só aumentar um pouco a marcha lenta...no meu quando liga o AC a rotação fica em 500 rpm...mas se vc quiser montar vc pode tentar usar outro tipo de mangueira..acho difícil vc conseguir achar as originais...
Verdade Rubão, vou tentar procurar mangueiras dessas lonadas na medida dos encaixes, pra ver ser funciona.. se não der certo, vai ficar inativa mesmo...
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- Mensagem nº18
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Fernando Diplo 91 escreveu:Rubão6cc escreveu:
No meu falta a peça que vai no carburador...mas tem as mangueiras e a solenóide...mas deixei sem funcionar mesmo...tb dá certo...se precisar é só aumentar um pouco a marcha lenta...no meu quando liga o AC a rotação fica em 500 rpm...mas se vc quiser montar vc pode tentar usar outro tipo de mangueira..acho difícil vc conseguir achar as originais...
Verdade Rubão, vou tentar procurar mangueiras dessas lonadas na medida dos encaixes, pra ver ser funciona.. se não der certo, vai ficar inativa mesmo...
Só não te dou as mangueiras porque são ítens raros...não vou usar mas tenho dó de me desfazer...mas certeza que vc consegue adaptar alguma outra mangueira...
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- Mensagem nº19
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Rubão6cc escreveu:Fernando Diplo 91 escreveu:
Verdade Rubão, vou tentar procurar mangueiras dessas lonadas na medida dos encaixes, pra ver ser funciona.. se não der certo, vai ficar inativa mesmo...
Só não te dou as mangueiras porque são ítens raros...não vou usar mas tenho dó de me desfazer...mas certeza que vc consegue adaptar alguma outra mangueira...
Hj pra minha alegria Rubão, encontrei mangueiras lonadas de 3mm (pense num trem difícil de achar) e montei! porém só vou ver ela funcionar quando for reativar meu A/C!!!!
As originais não vi nem rastro de onde encontrar, são itens raríssimos!
Diego Darth- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Dos Opalas que tive com AC nenhum tinha essa peça, esse compensador e realmente faz diferença, em trânsito pesado a marcha lenta caía para 500 rpm... e nessa rotação o AC não gela, aí eu ficava segurando com o canto do pé o acelerador nos 1000 rpm para entrar um ar fresco no carro...
O próximo Opala que eu for pegar com AC vou me atentar bem a isso...
O próximo Opala que eu for pegar com AC vou me atentar bem a isso...
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Diego Darth escreveu:Dos Opalas que tive com AC nenhum tinha essa peça, esse compensador e realmente faz diferença, em trânsito pesado a marcha lenta caía para 500 rpm... e nessa rotação o AC não gela, aí eu ficava segurando com o canto do pé o acelerador nos 1000 rpm para entrar um ar fresco no carro...
O próximo Opala que eu for pegar com AC vou me atentar bem a isso...
Se vc instalar uma ventoinha auxiliar na frente do condensador ela vai compensar a falta do "compensador" que vc citou...pra mim o rendimento do AC está satisfatório mesmo em marcha-lenta..
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- Mensagem nº22
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
amigo é o seguinte para testar é muito simples !! tire ele fora !! e acione ele na bateria e veja se ele arma e desarma se ele tiver armado e sesarma issomonstra que ele tah bom e o segundo teste é! veja se ele tah vendado( bote ele a boca e em umas das conexoes sugue e veja se ele veda ) pronto testado !! e a ligaçao é marrom terra ligado no parafuso perto dele e o segundo ! é ligado no fio que arma o ompressor de ar ! para quando ç ligar o ar ela entra em conjunto com ar ! ee ompessar a marcha entaAlexandre Opaleiro escreveu:Amigo Edu, aproveitando, esse motorzinho que fica na parede corta-fogo tem dois fios para ligá-lo, um marrom (terra) que vai conectado pertinho dele mesmo (no parafuso que prende ele) e outro preto que vai lá no lado da bateria, perto do compressor do ar, da bobina, não sei ao certo pois está desligado. Você teria uma foto de onde esse fio vai ligado? Pois quero testar meu motorzinho. Abç
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Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
amigo diego darth ja ti vi em algumas conversas e sempre vç me ajudou e agr acho que poderie retribuir essa ajuda !! vç disse que quando parava no sinal tinha que fkr acelerando para o ar fkr gelando !! mas tem um jeito simples demudar isso ! o opala tem atras do porta luvas uma caixinha preta que regular todo o ar !! oq fazer vç pegar essa caixinha e la tem uma regulgem de rpm 9 para que serve?) para regular a rotaçao que o compressor vai entrar ela vem original de regulada para 1000 rpm mas na minha vou deixar ela bem baixa extamente pq gosto dela contado e quero o ar ligado com ela muito baixo! e como regula vç diminui o parafuso de regulagem ( o rpm do compresso) quano chega na aceleraçao ideal que vç deseja pronto deixa lá ou seja vç regular para o compressor entra na rotaçao que vç quiser é so regular!Diego Darth escreveu:Dos Opalas que tive com AC nenhum tinha essa peça, esse compensador e realmente faz diferença, em trânsito pesado a marcha lenta caía para 500 rpm... e nessa rotação o AC não gela, aí eu ficava segurando com o canto do pé o acelerador nos 1000 rpm para entrar um ar fresco no carro...
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Diego Darth- Opaleiro
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Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Eu sabia dessa caixinha, mas não sabia que era para isso, nunca mexi nela!
Vlw pela dica Daniel!!!
abraço!
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vinicius-fausto- Opaleiro
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Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
eduardobezera escreveu:rubensmaffei escreveu:
Sim, faz esse favor, o meu tem H34 tb...
ei amigo ai ta as fotos que te falei
ESTA É A BOMBA QUE TE FALEI DE ONDE SAEM OS 2 CANINHOS.
ESSE PRIMEIRO CANO SAI E VAI PARA UMA ENTRADA QUE FICA EM UM "T" NA BASE DO COLETOR
AI ESTA O "T" QUE TE FALEI PRA ONDE O CANINHO VEM.
UMA FOTO MAIS AMPLIADA PRA VC TER UMA IDEIA.
AQUI E A SEGUNDA SAIDA DA BOMBA NO MEU ESTA DESLIGADO MAIS DESSA SAIDA SAI UM CANINHO QUE VAI PARA A CAPSULA DO AR CONDICIONADO, ESTA CAPSULA FICA NA PARTE DE TRAS DO CARNURADOR POR CIMA DA MOLA ONDE FICA O CABO DE ACELERAÇÃO.
AI ESTA A CAPSULA DO AR CONDICINADO NO CASO DO CARBURADOR H34.
E POR ULTIMO OS FIOS QUE LIGAM A BOMBA.
ESPERO QUE TENHA LHE AJUDADO COM SUA DUVIDA.
Amigo, pode recolocar essas fotos, por gentileza. To precisando resolver a compensação de aceleração no meu diplo 90! Obrigado
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
vinicius-fausto escreveu:Amigo, pode recolocar essas fotos, por gentileza. To precisando resolver a compensação de aceleração no meu diplo 90! Obrigado
pelo ano seu carburador deve ser o 3E
se for acho q isso vai te ajudar:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t46270-esquema-ligacao-capsula-kicker-3e
Murilo R- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
to instalando m ar condicionado na caravan diplomata 90 ela ja tinha arrumei uma da 86 e na caixa de ventilação tem uma resistencia de treis pinos só que o chicote do 90 tem quatro fios sera que tem como janpear e usar a resistencia de treis conector ou tenho que achar uma resistencia de 4 conector
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- Mensagem nº28
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Murilo R escreveu:to instalando m ar condicionado na caravan diplomata 90 ela ja tinha arrumei uma da 86 e na caixa de ventilação tem uma resistencia de treis pinos só que o chicote do 90 tem quatro fios sera que tem como janpear e usar a resistencia de treis conector ou tenho que achar uma resistencia de 4 conector
Ué, as caixas são todas iguais, bem como a fiação. Tem foto dessa resistência?
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- Mensagem nº29
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Murilo R escreveu:to instalando m ar condicionado na caravan diplomata 90 ela ja tinha arrumei uma da 86 e na caixa de ventilação tem uma resistencia de treis pinos só que o chicote do 90 tem quatro fios sera que tem como janpear e usar a resistencia de treis conector ou tenho que achar uma resistencia de 4 conector
Eu sei do que está falando, mas pra mim que todas as caixas são iguais..não deveria ter essa diferença...se puder manda foto dessa resistência do 86..
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- Mensagem nº30
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
pessoal segue a foto da resistência de 3 pinos, mas no opala 90 a fiação tem um conector de 4 pinos. sera tem que jampear algum deles
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/7763yf
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/13k559
resistência opala 86
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/g7gxDo
conector do 90 é assim
to meio perdido nessa parte
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/7763yf
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/13k559
resistência opala 86
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conector do 90 é assim
to meio perdido nessa parte
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- Mensagem nº31
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Murilo R escreveu:pessoal segue a foto da resistência de 3 pinos, mas no opala 90 a fiação tem um conector de 4 pinos. sera tem que jampear algum deles
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/7763yf
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/13k559
resistência opala 86
https://www.flickr.com/photos/194455391@N08/shares/g7gxDo
conector do 90 é assim
to meio perdido nessa parte
Rapaz é diferente mesmo...que estranho ...
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- Mensagem nº32
Re: Aceleração cai com Ar-condicionado
Murilo R escreveu:to instalando m ar condicionado na caravan diplomata 90 ela ja tinha arrumei uma da 86 e na caixa de ventilação tem uma resistencia de treis pinos só que o chicote do 90 tem quatro fios sera que tem como janpear e usar a resistencia de treis conector ou tenho que achar uma resistencia de 4 conector
A versão mais antiga do ar condicionado do Opala usa uma chave de 4 posições para selecionar 2 resistores. A versão moderna usa uma chave de 5 posições para selecionar 3 resistores. Nos dois casos, a primeira posição corresponde à situação de DESLIGADO e na última, o ventilador é ligado diretamente aos +12V.
Diagrama esquemático da versão mais antiga:
Diagrama esquemático da versão mais moderna:
Não vou entrar em detalhes, mas se você estudar os esquemas, vai entender como é possível ligar o módulo de 3 resistores no sistema de ar condicionado mais antigo.
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