por opalaengineer Seg 16 Set - 13:47:19
Opa, sou novo por aqui no forum mas conheço um cara que usa a Pro Tune num 6 canecos, ele disse que falando com os caras da Pro Tune descobriu que a idéia deles foi fazer uma ECU de 3 saídas justamente para atender a galera dos opalas 6 com admissão siamesa e os motores 4 cilindros em geral em semi sequencial, e quanto as vantagens de ser semi ou simultaneo posso garantir que há sim diferença de eficiência, consumo e acerto para um 6 cil trabalhando em semi como é o caso. Agora sequencial nos nossos motores não há como fazer por causa das portas siamesas.
Continuando o assunto do amigo garciapepe22:
- Injeção simultânea pulsa todos os bicos juntos, logo injeta em 6 cilindros sendo que 5 estão com a válvula de admissão fechada...o que acaba fazendo o combustivel se depositar sob a forma de um filme liquido que não se mistura com o ar e não vai queimar(combustivel que vai fora)...o que vai queimar é só o que evaporar disso ou o que for injetado com a válvula aberta...
-Injeção semi sequencial pulsa sempre que o pistão está descendo (um vai estar em admissão e o outro em expansão) o que já diminui a quantidade de combustível sendo jogada na valvula fechada.
-Injeção sequencial pulsa só no pistão que está em admissão logo não há combustivel sendo jogado em válvulas fechadas.
Os porems...
Cada pulsada em simultâneo equivale a um sexto da quantidade de combustivel que o motor precisaria(na verdade um pouco mais pq nem tudo queima por ter ficado sob a forma de filme liquido), pois ele pulsa 6 vezes por ciclo todos os bicos... já cada pulsada do semi sequencial equivale a metade do combustivel que o motor precisa...mas no caso do nosso motor que tem portas siamesas como o duto é um só e só tem um válvula aberta, o combustivel vai praticamente todo naquela direção não se depositando na valvula fechada e na porta de admissão do outro cilindro.
Mas como tu só tem duas vezes por ciclo para injetar, cada injetada em semi sequencial tem que ser maior do que as injetadas do simultaneo, daí que vem a história do injetor grande. Mas quem disse que tu não pode começar a injetar um pouquinho antes da valvula abrir e terminar a injeção quando a valvula estiver fechando, logo os injetores não precisam ser tão grandes, e a lenta não fica prejudicada.
Vamos fazer um calculo rapidinho aqui:
Como o colega falou o comando do opala tem 248º de admissão. Um ciclo do motor é de 720 graus, logo o tempo de valvula aberta é 248/720=0,34 ou seja 34% do ciclo mas em semi sequencial se injeta duas vezes por ciclo, de preferencia com a valvula aberta logo 68% do ciclo.
Agora vamos a rotação...supondo a rotação de potencia máxima do omega(4500) pois é onde o motor precisa de bastante combustivel e tal...
4500Rpm=75 rotações por segundo, logo uma rotação = 1,33 centésimos de segundo
1 ciclo do motor = duas rotações = 2,66 centésimos de segundo
tempo de injeção = 68% de um ciclo = 1.81 centésimos de segundo = 18,1 milisegundos...
18,1 milisegundos e muito tempo de injeção, o bico pro opala não precisaria ser tão grande...
....Acho que é isso se não coloquei nenhuma bobagem aí no meio...
Ahh a propósito, estava olhando o preço das ECUs e tem essa de tres saidas por R$ 1990,00...
Deem uma olhada aí ó: www.dacarmotorsportstore.com
Abraço.
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