por Marcos Adriano Qui 9 Jul - 17:37:34
Comodoro 84 escreveu:É o cardan. Quase sofri um acidente no começo desse ano com esse mesmo problema. Tive que tirar o cambio do meu opala pra fazer um serviço e pra isso tive que tirar o cardan. Depois do serviço pronto foi colocado o cambio e o cardan no lugar...so que os parafusos do cardan tem um lado correto pra colocar e tem que ter arruelas de pressão pra não soltar com a vibração e eu não sabia disso...ai depois de 2 meses eu tava a uns 100km/h senti uma vibração forte no carro mas não deu nem tempo de reduzir, foi só um estouro...e como você disse que mexeu nos parafusos do cardan provavelmente é o mesmo problema.
eu nunca usei arruelas....somente o parafuso e a porca......e olhe q uns tempos atraz eu trocava de diferencial mais vezes q trocava de oleo.....
ja teve epoca de eu trocar duas ou tres vezes em menos de 1 mes.
minhas dicas:
o parafuso tem q ser de aço rosca fina e com aquele "guia" (q é uma parte sem rosca, lisa)
a porca tem q ser travante com o nylon ou aquela com a borda amassada na prensa (melhor ainda)
o mais interessante é isso q vc disse: o parafuso ter q ficar virado pra frente do carro....e porca para o diferencial
exemplo: quando vc solta as 4 porcas o parafuso tem q sair junto com a flange no carda.
montando assim só sai se vc nao apertar nada....se apertar bem da maneira q tem q ser nao solta nao.
outra coisa é o estado dos furos do alojamento do parafuso nas flanges....se tiver folgado, grande ou ovalizado tbem vai influenciar pra q solte pois vai ficar "jogando"
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