Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

187 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 186 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
tabarbosa (16850)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
Rubão6cc (15340)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
BANDIT (13573)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
Xann (10394)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
j ricardo (9376)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
Jean Bida (9320)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_leftradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Barradiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Bar_right 

+11
rafa_pr
Murilo R
marcao fb
IVAN4100
Rubão6cc
adpachec
frederico santos
bruno silverstar83
Kako
Sr.Bianchi
Isael
15 participantes

    Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Qui 31 Jul - 15:41:45

    E aí pessoal...não encontrei nada falando sobre isso, então vamos lá

    Como falei em alguns tópicos, tô montando o 250 Álcool todo novinho
    e já usava o radiador moderno com ventoinha elétrica
    Mas, usava o fluido incorreto para o sistema de cobre do opala
    usava o Bardahl laranja, q ferrou tudo!!!!  Evil or Very Mad 

    blz, lí no manual do opala 88 (ano da minha mecânica)
    q o sistema de arrefecimento tem 12L (total)
    e q é recomendado usar:
    água potável + fluído azul (etileno glicol) + óleo solúvel "C"

    MAS, quantos litros devo usar de fluído azul???
    o óleo solúvel eu sei q vou diluir na água, mas quanto ao fluído não sei...

    e tô querendo mudar o sistema para selado,
    no caso, a tampa do radiador continua sendo a mesma? com válvula?
    ou coloca aquela sem válvula tipo do Corsel?
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Qui 31 Jul - 16:25:32

    Pelo que eu sei, esse óleo solúvel tem função apenas de anti-corrosivo. Porém isso já está contido num aditivo a base de etilenoglicol.

    O ideal é usar uma proporção de 40% de aditivo.
    Não adianta colocar 1L como muitos mecânicos e até auto peças indicam.
    No meu sistema selado do opala havia colocado 3 l, pra economizar... ajuda.., mas não adianta, não é o ideal. É pouco. O ideal seria de 4 a 5.

    Colocando pouco, você até previne a corrosão, porém, se subir a temperatura, o liquido refrigerante fica a mercê de entrar em estado de ebulição e consequentemente aumento de pressão no sistema, que pode até gerar vazamentos.

    Pra usar o sistema selado, precisa de tampa sem válvula. Já aconselho a comprar uma de qualidade razoável (se existir...) e colocar na parte de trás dela mais uma camada de borracha. Pois muitas vezes a borrachinha que vem nela não da conta de selar as imperfeições do bocal do radiador.
    Kako
    Kako
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 646
    Idade : 41
    Localização : Limeira-SP
    Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
    Ex-Comodoro SL/E 90/90
    Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
    Ex-Galaxie Landau 80/80
    Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
    Data de inscrição : 27/11/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Kako Qui 31 Jul - 16:48:27

    Exato, 40% de aditivo no mínimo...
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Sex 1 Ago - 6:54:11

    Putz...matou a pau hein!!!!!  radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 122938  radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 122938  radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 122938 
    é isso q eu precisava saber...
    então, eu pensei mesmo q o etileno glicol daria conta da oxidação sem precisar do óleo "C"...
    daí, com a tampa sem válvula, como eu faço a montagem?

    Vê se é assim:
    completo o radiador com a mistura normalmente até a tampa
    coloco a tampa sem válvula
    blz?

    e o reservatório de expansão? devo encher a mangueira até a tampa do radiador?
    o reservatório tem um "pescador", sei q ele deve ficar dentro da mistura
    ou seja, tem q ter água desde o pescador até o radiador???
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 1 Ago - 7:28:34

    Isael, vou tentar descrever como fiz no meu, que a princípio, funciona hehe.

    Pena eu não estar com o carro aqui, se não tirava mais fotos. Segue essa pra tentar ajudar:

    [img]radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 29xavzr[/img]

    Aqui é o seguinte:
    Essa mangueira superior, mais fina, é o retorno. Ela conecta ali em cima do reservatório e no bico logo abaixo do bocal do radiador. Esse é o mesmo bico que ele tem original, só levei num amigo que mexe com radiadores pra ele "descolar ele (bocal e bico)" e deixar ele virado para trás, apontando para o reservatório.

    A alimentação, é o de baixo, mangueira mais grossa. Ela é conectada nessa ponta ali bem embaixo do reservatório e, na outra ponta, a uma peça igual a essa, nesse caninho mais fino.:
    [img]radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Og06k1[/img]

    Esse cano tipo T, é colocado naquela mangueira de baixo do radiador, a qual liga a bomba d'gua ao radiador. Você só vai cortar essa mangueira e colocar esse tubo metalico no meio dela.

    Utilizei um reservatório de AP (Óhhh blasfêmia..!) É baratinho. Mas se puder pegar um de boa qualidade, tipo original, é melhor. O suporte eu tive que fazer, mas se conseguir que alguém de um ferro-velho consiga um original, corte fora do cofre do carro, melhor.

    Você vai colocar a tampa sem válvula no radiador. Depois completa de água o sistema pelo bocal do reservatório. Só que em sistema selado, é necessário a sangria. Não pode haver ar no sistema, com risco de superaquecimento. Então, você completa o que dá e para sangrar, no meu, eu utilizo o ponto mais alto do sistema, ou seja, o sensor de temperatura da água, mas como no opala, o ponto mais alto será o retorno do radiador (aquele pitinho que descolei e reposicionei) você desengata a mangueira de lá e vai completado com água no reservatório...vai botando água até que pelo retorno saia apenas água, sem nada de ar, bolha de ar. Pronto! Fecha a tampa do reservatório, funciona o carro, deixe começar a correr a água, acionar a ventoinha e inspecione por vazamentos.

    Qualquer coisa que puder ajudar, to por aí...
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Sex 1 Ago - 11:32:58

    Entendí Sr.Bianchi...só q a minha situação é um pouco diferente...

    Vou usar aquele reservatório de opala moderno, q tem 2 entradas na tampa e um pescador dentro
    por onde a água entra ou sai com o aquecimento
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576077928-reservatorio-com-suporte-radiador-opala-6-cilindros-7592-_JM

    O meu já tem esse "T", só q eu uso a saída dele para o aquecimento do coletor de admissão
    o meu é álcool...

    Realmente, se usar o reservatório de AP/Celta e outros populares dá certinho
    mas, eu queria usar aquele do opala mesmo, é essa a minha dúvida, de como encher o sistema?
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 1 Ago - 12:42:15

    Mas esse reservatório do anuncio é o que vem em qualquer Opala, D20 etc. Não é pra sistema selado. O meu tinha esse reservatório também.
    Tanto é que ele fica lá embaixo...é só para quando a água quando aquecida em vez de evaporar, é jogada e armazenada nesse reservatório. Mas não é um sistema selado, onde a áqua de fato circula constantemente pelo reservatório e não pode ter ar no sistema.
    É importante que num sistema selado, de modo a evitar a entrada de ar, o reservatório seja colocado na posição mais alta possível. Por isso eu montei ele lá atrás.

    Talvez pudesse colocar a de água para o aquecimento naquele pescoço, logo antes da válvula termostática. Fura, faz rosca e coloca um bico ali e aí usa o T para a alimentação do sistema de arrefecimento.
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 1 Ago - 12:45:30

    Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 14tyfko
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por frederico santos Sex 1 Ago - 17:20:05

    Belo texto Sr Bianchi!!!
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 2 Ago - 8:34:28

    bruno silverstar83 escreveu:Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor

    frederico santos escreveu:Belo texto Sr Bianchi!!!

    Que nada...que bom que deu pra entender a breve explicação, Frederico e Bruno.

    Bruno, o pessoal fala bastante que em carro que nunca foi usado aditivo é bom nem colocar. Não acredito que terá problemas por "aumentar a dose" de aditivo. Se você já usa e não deu nada...

    Agora depende o que se tem por "bom", né? heheh.

    Porque se o sistema tiver muito ruim, tiver muita ferrugem, o aditivo pode acabar sim ajudando a "limpar" e nessa limpeza, pode ocorrer de remover sujeira, ferrugem e expor problemas de vazamento nos selos, colmeia de radiador...
    Mas aí que está...o sistema já está comprometido. Então na minha opinião, é melhor colocar o aditivo ou até um limpa radiador e ver no que dá. Andar um pouco e, se surgir vazamentos...já resolve aproveita e resolve o problema. No meu eu fiz isso. Limpei o radiador antes de montar, foi conferido os selos e coloquei aditivo. 0 de problemas. Não surgiu nenhum vazamento.
    Melhor do que ficar na estrada uma hora dessas por superaquecimento, vazamentos ou ter problemas mais sério. Já vi casos onde a falta de aditivo e cuidado com o sistema de arrefecimento causaram tanta corrosão que chegou a comer toda a junta do cabeçote e obviamente começa a passar água por tudo que lugar... Numa dessas, ferra com o motor fácil.


    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Sáb 2 Ago - 9:42:44

    Ah...valew Sr.Bianchi
    pensei q aquele reservatório funcionasse como sistema selado
    mas como vc explicou, ele está mais baixo q a saída...aí não rola né!!!!

    Ah, vou passar pro esquema do seu aí...o de AP dá certo né, sabe se tem um q seja um pouco menor
    o meu é o 78 e tem a bateria próxima da parede corta-fogo...
    e já tem um nipple embaixo da termostática, se não me engano, a água quente sai de baixo da termostática,
    passa dentro do coletor e entra no "T" na mangueira pra retornar ao bloco...

    caso for eu coloco mais um "T"...sei lá
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 2 Ago - 14:03:18

    valeu Sr Bianchi,então da pra ver no radiador que tá limpo,mas não sei por dentro do motor,vou amentar a dose pra ver


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 14tyfko
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por adpachec Sáb 2 Ago - 16:24:10

    Sr.Bianchi escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Belo texto SR.Bianchi,um jeito que eu faço pra sangrar e ir colocando agua/aditivo na capa da termostática.E quanto ao adtivo,eu costumo usar 2 garrafas de aditivo,tem problema seu colocar 4 ou 5 garrafas?Digo em questão ao selos do motor

    frederico santos escreveu:Belo texto Sr Bianchi!!!

    Que nada...que bom que deu pra entender a breve explicação, Frederico e Bruno.

    Bruno, o pessoal fala bastante que em carro que nunca foi usado aditivo é bom nem colocar. Não acredito que terá problemas por "aumentar a dose" de aditivo. Se você já usa e não deu nada...

    Agora depende o que se tem por "bom", né? heheh.

    Porque se o sistema tiver muito ruim, tiver muita ferrugem, o aditivo pode acabar sim ajudando a "limpar" e nessa limpeza, pode ocorrer de remover sujeira, ferrugem e expor problemas de vazamento nos selos, colmeia de radiador...
    Mas aí que está...o sistema já está comprometido. Então na minha opinião, é melhor colocar o aditivo ou até um limpa radiador e ver no que dá. Andar um pouco e, se surgir vazamentos...já resolve aproveita e resolve o problema. No meu eu fiz isso. Limpei o radiador antes de montar, foi conferido os selos e coloquei aditivo. 0 de problemas. Não surgiu nenhum vazamento.
    Melhor do que ficar na estrada uma hora dessas por superaquecimento, vazamentos ou ter problemas mais sério. Já vi casos onde a falta de aditivo e cuidado com o sistema de arrefecimento causaram tanta corrosão que chegou a comer toda a junta do cabeçote e obviamente começa a passar água por tudo que lugar... Numa dessas, ferra com o motor fácil.


     

    Realmente Sr. Biachi, já perdi 02 radiadores assim, compro o carro, e vou colocando aditivo em um radiador que só tinha visto água.
    A sujeira vai soltando, ou abre um buraco ou entope o radiador, perdi um porque entupiu e estourou e o outro vazou quando abriu um monte furinhos.
    O que estourou tive que encostar e fazer ligação direta na ventoinha.
    Uma mangueira estourou em viagem e uma outra ficou dura de tanta sujeira (a que vai para o ar quente).

    Aqui tem uma tabela:

    http://www.radcamp.com.br/tabela.htm
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 2 Ago - 16:37:33

    study


    _________________
    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por IVAN4100 Sáb 2 Ago - 17:49:47

    Pessoal, uma dúvida:

    sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

    o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

    Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

    Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
    Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

    A minha pergunta é a seguinte:
    Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

    Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 2 Ago - 20:28:22

    IVAN4100 escreveu:Pessoal, uma dúvida:

    sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

    o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

    Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

    Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
    Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

    A minha pergunta é a seguinte:
    Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

    Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.

    Mas é como falávamos lá no início, o próprio aditivo, se não for daqueles vagabundos (água com corante de "R$ derreal"), tem propriedades de inibir a ferrugem. Esse óleo solúvel, se existe ainda, não sei nem onde encontra hahaha.

    Mas tem que ficar atento com o aditivo. Deve ser a base de etilenoglicol, de preferencia aprovado nos testes do inmetro. Ele tem função de aumentar o ponto de ebulição para algo em torno de 150-170°. Geralmente os que prestam são meio oleosos quando você toca nele.

    Existem os a base de polímero e os orgânicos, mas no caso do opala, melhor manter o inorgânico (verde/azul). Tem vendedor "oreiudo" que não sabe e toca o que tiver mais perto na prateleira.
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1963
    Localização : Passo Fundo-RS
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

    Cilindros : 6+6+4
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 2 Ago - 20:32:14

    Isael escreveu:Ah...valew Sr.Bianchi
    pensei q aquele reservatório funcionasse como sistema selado
    mas como vc explicou, ele está mais baixo q a saída...aí não rola né!!!!

    Ah, vou passar pro esquema do seu aí...o de AP dá certo né, sabe se tem um q seja um pouco menor
    o meu é o 78 e tem a bateria próxima da parede corta-fogo...


    Pior que não me vem nenhum a cabeça agora...fui na loja e nem pensei muito...manda um do AP aí bruxão ahahah. Ele até é pequeno, mas é meio largo. Ah...tem os do AP mais novos...esses são aqueles redondinhos. São bem pequenos.
    IVAN4100
    IVAN4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1377
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata Coupé 1985, álcool.

    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 24/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por IVAN4100 Sáb 2 Ago - 20:42:07

    Sr.Bianchi escreveu:
    IVAN4100 escreveu:Pessoal, uma dúvida:

    sobre o que o pessoal diz acerca do uso de aditivo em radiador que só tinha água antes:

    o meu opala veio só com água quando o comprei. Desde então, tenho usado apenas o aditivo para temperatura. O carro está ótimo. Não tive problemas.

    Mas eu uso DOIS LITROS DE ADITIVO CONCENTRADO, e o resto da capacidade do sistema de arrefecimento, completado com água.

    Estou muito satisfeito com o resultado. A temperatura não sobe mais que o normal, e a ventoinha sempre é acionada na mesma temperatura.
    Eu comprei o carro em julho de 2013. Somente em junho de 2014 eu troquei os selos do motor. Dois deles estavam bem enferrujados (dois menores).

    A minha pergunta é a seguinte:
    Seria bom colocar um pouco de óleo solúvel na água do radiador também, para ficar com a seguinte mistura: ÁGUA+ADITIVO PARA TEMPERATURA (o azul)+ ÓLEO SOLÚVEL?

    Pergunto isso pois no rótulo do aditivo que uso diz que ele ajuda a lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento. E, por isso, não sei se seria necessário colocar algo mais.

    Mas é como falávamos lá no início, o próprio aditivo, se não for daqueles vagabundos (água com corante de "R$ derreal"), tem propriedades de inibir a ferrugem. Esse óleo solúvel, se existe ainda, não sei nem onde encontra hahaha.

    Mas tem que ficar atento com o aditivo. Deve ser a base de etilenoglicol, de preferencia aprovado nos testes do inmetro. Ele tem função de aumentar o ponto de ebulição para algo em torno de 150-170°. Geralmente os que prestam são meio oleosos quando você toca nele.

    Existem os a base de polímero e os orgânicos, mas no caso do opala, melhor manter o inorgânico (verde/azul). Tem vendedor "oreiudo" que não sabe e toca o que tiver mais perto na prateleira.

    Eu presto bastante atenção ao comprar o aditivo. Só compro o de etilenoglicol mesmo. e só marca boa.

    Precisa ficar esperto mesmo com vendedores. Alguns nem sabem a diferença entre os aditivos, muito menos qual o melhor para o seu carro.
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Sáb 2 Ago - 20:47:40

    Opa...blz
    tava dando uma olhada e ví dois tipos de fluído mas, não sei quanto a cor
    um é o etileno glicol, q suspeito q seja o azul
    o outro é o monoetileno glicol, não sei a cor
    mas esse segundo é aquele q ataca o cobre do radiador???
    marcao fb
    marcao fb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 121
    Idade : 37
    Localização : francisco beltrao pr
    Modelo do carro : Chevette SE 1.6/S 86/87
    Diplomata SE 4.1/S 88
    Data de inscrição : 07/05/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por marcao fb Sáb 2 Ago - 20:49:39

    posso usar puro se quiser? só aditivo sem diluir com agua?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por adpachec Dom 3 Ago - 11:50:22

    Aditivo para radiador. Qual usar!!!
     

    Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

    A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

    Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

    Óleo solúvel
    Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
    Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
    Durabilidade: N/A;
    Custo: Baixíssimo;
    Cor: Branco (leitoso);
    Proporção: 10%.

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
    Custo: Baixo;
    Cor: Verde;
    Proporção: 10% até 20%.

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Observações importantes:
    Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
    Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
    Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
    Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
    Jamais mistures aditivos com composição diferente.
    Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
    Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
    De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
    Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

    Quem tiver mais informações, fique a vontade.
    4X4 Brasil

     OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 Ago - 12:11:25

    Aproveitando o tópico, tenho um desses em casa:

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Fluido_para_Radiadores
    post image


    Tenho muitas dúvidas sobre esses fluidos, se é bom colocar ou não, pois já ouvi comentários de que pode ser nocivo em certos casos, por isso tenho um pouco de receio de usar. O sistema de arrefecimento do meu Opala é todo novo, feito há cerca de um ano e meio, radiador novo, mangueiras e bomba d'água novas....posso usar tranquilamente esse fluido que tenho aqui ou alguém recomenda outro? Se sim por favor poste uma foto do produto e a quantidade que devo usar pois ainda estou confuso à respeito. Analisei a lista de aditivos passada pelo Adpachec e nenhum casou com o que tenho aqui. Atrás consta somente "Composição: água, inibidores de corrosão e corante"

    Obs: tenho interesse em usar o aditivo pra preservar o radiador da corrosão visto que a água tá sempre enferrujada, mas o carro não tem problema de superaquecimento.


    _________________
    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por adpachec Dom 3 Ago - 17:18:57

    Rubão:
    A única coisa que achei sobre ele é que ele é só um anti corrosivo.

    FLUIDO PARA RADIADOR
    Fluido anticorrosivo, pronto para uso.
    COR
    INCOLOR
    INDICAÇÃO
    Pode ser usado em qualquer tipo de radiador, selado ou convencional, protegendo eficazmente o bloco e as ligas metálicas em geral. O fluido vem pronto para uso
    BENEFÍCIOS
    BARDAHL FLUIDO PARA RADIADO contém elevada concentração de aditivos inibidores de corrosão que protegem todo o sistema de arrefecimento, evitando a corrosão dos metais.
    MODO DE USAR
    Adicionar o produto conforme a capacidade do sistema. Nunca ultrapassar o nível máximo. Não adicionar água, o produto já vem pronto para uso.

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 71f9b580fc199a7514f220c2cee4e96f
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Murilo R Dom 3 Ago - 18:05:16

    eu uso 3cc de oleo soluvel por litro dgua esses aditivos ferram os selos do motor alem de ser caro nao acho muito bom é mesma coisa de por kisuco no radiador
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Rubão6cc Dom 3 Ago - 19:20:10

    adpachec escreveu:Rubão:
    A única coisa que achei sobre ele é que ele é só um anti corrosivo.

    FLUIDO PARA RADIADOR
    Fluido anticorrosivo, pronto para uso.
    COR
    INCOLOR
    INDICAÇÃO
    Pode ser usado em qualquer tipo de radiador, selado ou convencional, protegendo eficazmente o bloco e as ligas metálicas em geral. O fluido vem pronto para uso
    BENEFÍCIOS
    BARDAHL FLUIDO PARA RADIADO contém elevada concentração de aditivos inibidores de corrosão que protegem todo o sistema de arrefecimento, evitando a corrosão dos metais.
    MODO DE USAR
    Adicionar o produto conforme a capacidade do sistema. Nunca ultrapassar o nível máximo. Não adicionar água, o produto já vem pronto para uso.

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 71f9b580fc199a7514f220c2cee4e96f

    Valeu Adpachec...acho q deve ser bom, é Bardhal inclusive...o jeito é ir usando e ver o resultado..


    _________________
    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    rafa_pr
    rafa_pr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1058
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata 90
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por rafa_pr Seg 4 Ago - 6:56:46

    Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.

    Sobre a proporção que o amigo perguntou na primeira mensagem do tópico, o próprio manual do Opala 88 na parte onde recomenda a utilização do etilenoglicol azul + 30ml de óleo solúvel tipo C, diz que a proporção deve ser de 4,4 litros de etilenoglicol azul para o 6 cilindros, cujo sistema possui um total de 12 litros. Isso dá uns 36% de proporção! OKK 
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Seg 4 Ago - 7:56:58

    adpachec escreveu:Aditivo para radiador. Qual usar!!!
     
    Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

    A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

    Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

    Óleo solúvel
    Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
    Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
    Durabilidade: N/A;
    Custo: Baixíssimo;
    Cor: Branco (leitoso);
    Proporção: 10%.

    Sem etilenoglicol
    Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
    Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
    Custo: Baixo;
    Cor: Verde;
    Proporção: 10% até 20%.

    Com etilenoglicol
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
    Contra: Ataca ligas de alumínio;
    Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
    Custo: Moderado;
    Cor: Azul/Verde/Amarelo;
    Proporção: 40% até 60%.

    Orgânico (com etilenoglicol)
    Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
    Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
    Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
    Custo: Alto;
    Cor: Vermelho/Laranja;
    Proporção: 40% até 60%.

    Ah...é esse mesmo, tinha esquecido do seu tópico!!!!
    eu sempre colocava o Bardahl Radcool vermelho/laranja
    q sempre ferrou meu radiador!!! Evil or Very Mad 
    Agora só vou de azul, alguém recomenda algum???
    Ví no mercado livre um azul da Urba (q é uma boa marca de bomba d'água)
    será q é bom??? ou tem algum AC Delco azul???

    rafa_pr escreveu:Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.

    Sobre a proporção que o amigo perguntou na primeira mensagem do tópico, o próprio manual do Opala 88 na parte onde recomenda a utilização do etilenoglicol azul + 30ml de óleo solúvel tipo C, diz que a proporção deve ser de 4,4 litros de etilenoglicol azul para o 6 cilindros, cujo sistema possui um total de 12 litros. Isso dá uns 36% de proporção!  

    Ae Rafa...valew
    realmente não tinha visto esses 4,4L no manual
    mas agora to sussa  OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Rubão6cc Seg 4 Ago - 10:31:10

    rafa_pr escreveu:Mas esse rosa já é diluído Rubão, aí vc teria que comprar 12 litros dele pra colocar direto no sistema! Esse aí não adianta colocar só 3 ou 4 litros.
     

    Valeu Rafa! Então é fraquinho...então não vale muito a pena..


    _________________
    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Kako
    Kako
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 646
    Idade : 41
    Localização : Limeira-SP
    Modelo do carro : Atual Opala Diplomata SE 88/89
    Ex-Comodoro SL/E 90/90
    Ex-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90
    Ex-Galaxie Landau 80/80
    Ex-BMW 540i 96/96 4.4 V8
    Data de inscrição : 27/11/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Kako Seg 4 Ago - 16:01:22

    Pra quem ainda não viu:

    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Isael Ter 5 Ago - 18:12:59

    legal..bom o vídeo
    pena q eu ainda não vou muito com a cara da radiex
    onde vou só ouço falar mal!!!!
    rafa_pr
    rafa_pr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1058
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata 90
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por rafa_pr Ter 5 Ago - 21:51:15

    Eu comprei Petronas (o mesmo que a Fiat vende como Paraflu) inorgânico, parece bom. É a base de etilenoglicol e custou R$ 21 o litro!
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 5 Ago - 22:16:19

    Eu uso o delphi líquido rosa/vermelho


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? 14tyfko
    RAFAELFRUTAL
    RAFAELFRUTAL
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Idade : 36
    Localização : SÃO LOURENÇO
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 1992
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 12/05/2016

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por RAFAELFRUTAL Sex 5 Ago - 13:56:42

    Galera, meu opala é 92, ele tem o reservatório de expansão certo. A água esta clarinha com tonalidade rosa, devido ao fluido. Ontem tirei toda água do reservatório de expansão e coloquei somente fluido. A minha duvida é, fiz da maneira certa? o fluido vai se misturar com todo sistema?
    marcusvb
    marcusvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 130
    Localização : Marília
    Data de inscrição : 25/10/2015

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por marcusvb Sex 5 Ago - 14:13:39

    rapaz eu uso óleo de corte (ou óleo solúvel como preferir chamar) usado em tornos e fresa com água para resfriar a ferramenta.
    melhor coisa que existe, meu motor está intacto por dentro abri e sem um laranja de ferrugem, até a tampa que vivia com borra de ferrugem limpou depois disso
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por vicomodoro Sex 5 Ago - 14:41:24

    Também só uso óleo solúvel. Um pouco mais da quantidade recomendada. Já faz uns 10 anos ou mais no mesmo carro. Nunca tive problema. Nem a tampa enferruja como disse o colega anteriormente.
    É como o opala. é bom eficiente e tem um custo de reposição baixo.
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 163
    Idade : 32
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Goettens Sex 5 Ago - 18:29:42

    No Monza uso água desmineralizada (popularmente conhecida como água da chuva) e aditivo concentrado com etilenoglicol, aproximadamente 50%-50%. Acredito que o mesmo possa ser aplicado ao Opala. Pode-se usar apenas aditivo se este for diluído, por já possuir água na composição.

    Já esse óleo solúvel não precisa ser misturado com água também? E uma dúvida que tenho, o Opala por ter bloco e cabeçote de ferro, pode sofrer de corrosão galvânica?
    vicomodoro
    vicomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 728
    Localização : Novo Hamburgo - RS
    Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 29/10/2010

    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por vicomodoro Sáb 6 Ago - 14:23:23

    No carro a diluição do óleo solúvel é recomendado 10%.
    Óleo de base mineral solúvel em água. Utilizado para refrigeração em usinagem. Uso por ter achado bem eficiente para evitar ferrugem e formação de cracas no radiador e motor. Em uma época era recomendado pelo fabricante do carro. Quanto a corrosão galvanica não sei informar.

    Conteúdo patrocinado


    radiador - Qual proporção de fluído usar no radiador???? Empty Re: Qual proporção de fluído usar no radiador????

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 17:09:41