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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Dom 22 Mar - 8:46:48

    Em motores preparados sim, ou vai servir apenas de enfeite.
    Se o motor possui muitos "respiros" ao invés de se colocar um monte deles se conecta tudo em um só.

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Dscf1996c

    http://www.opaleirosdoparana.com/t33480-o-que-e-esse-negocio-no-respiro-do-oleo-e-para-que-serve

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Tito Fernandes Dom 22 Mar - 9:01:32

    A média de consumo na estrada a 80 Km/h do meu 151-S com carburação W446 foi de 8 Km/l. É isso mesmo? Como deixar opala mais economico? - Página 2 728473
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Jean Michel Colet Dom 22 Mar - 13:47:12

    Tito Fernandes escreveu:A média de consumo na estrada a 80 Km/h do meu 151-S com carburação W446 foi de 8 Km/l. É isso mesmo? Como deixar opala mais economico? - Página 2 728473

    Não, não está bom, com 4 marchas você consegue fazer até 9 km/l nessa velocidade. Seria normal essa média se tu tivesse andado a 100 km/h.

    Sinceramente esse carburador não faz media mesmo... IDF 40 faz mas média que ele...Eu te garanto.

    Dos originais que eu gosto e até recomendaria é DFV 228.
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Anderson Carvalho Dom 22 Mar - 14:33:28

    Adpachec, acabei de fazer a alteração quanto ao mangueira do coletor e o respiro do óleo .
    Como deixar opala mais economico? - Página 2 RqnXnecl
    Como deixar opala mais economico? - Página 2 JTut3BUl
    Isolei a mangueira que iria do respiro até o coletor, ainda falta colocar um filtro no respiro de óleo,
    Senti que o carro ganhou um pouco de desempenho, mas minha lenta caiu um pouco (nada de preocupante)
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Dom 22 Mar - 14:42:44

    Agora faz o acerto do carburador, depois do acerto pode encurtar um pouco a mangueira.

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Dom 22 Mar - 14:50:15

    Olha o filtro do respiro de óleo aí...preciso arrumar um jeito de deixa-lo na vertical (pinga óleo assim quando condensa o vapor de óleo).

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 2colnya

    A mangueira da frente da tampa de válvulas eu mantenho ligada a panela do filtro (mangueira branca), hoje eu uso um filtro de espuma no lugar do de papel.

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 2di3llt

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Anderson Carvalho Dom 22 Mar - 20:17:53

    Legal Adpachec!!
    Só mais uma pergunta (desculpe ser chato rsrsrs!!)
    O filtro de ar de meu carburador é o esportivo e não tem entrada para conectar a mangueira da frente da tampa de válvulas, devo deixa-la desconectada? (atualmente já estava assim)
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Seg 23 Mar - 10:29:45

    Anderson Carvalho escreveu:Legal Adpachec!!
    Só mais uma pergunta (desculpe ser chato rsrsrs!!)
    O filtro de ar de meu carburador é o esportivo e não tem entrada para conectar a mangueira da frente da tampa de válvulas, devo deixa-la desconectada? (atualmente já estava assim)

    Para mim é mais estética,ou evitar entrar sujeira.
    Pode tentar colocar uma espiga na tampa por baixo:

    Tem que abrir rosca:

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Z

    Ou colar com resina:

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Jack Skill Seg 23 Mar - 20:54:46

    Falae adpachec, blz?
    Eu fiz no meu tbm pra testar...aparentemente o carro parece que desamarrou um pouco, lembrando que o meu é 4cc. Não sei se foi só o placebo ou se deu pra sentir msmo uma melhora.
    Mas me diz uma coisa...a minha lenta também caiu, tive que regular o carburador. Porém tive que subir mais a lenta. Isso não faria com que o carro consumisse mais?
    Estou tentando entender a ciência, ou física da coisa! kkkkk
    Obrigado.
    adpachec
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Ter 24 Mar - 5:55:24

    Jack Skill escreveu:Falae adpachec, blz?
    Eu fiz no meu tbm pra testar...aparentemente o carro parece que desamarrou um pouco, lembrando que o meu é 4cc. Não sei se foi só o placebo ou se deu pra sentir msmo uma melhora.
    Mas me diz uma coisa...a minha lenta também caiu, tive que regular o carburador. Porém tive que subir mais a lenta. Isso não faria com que o carro consumisse mais?
    Estou tentando entender a ciência, ou física da coisa! kkkkk
    Obrigado.

    Abriu o parafuso da mistura ou o da lenta?
    O da mistura manda mais combustível o da lenta mais ar.
    O motor ao injetar mais ar (mangueira do coletor) pode te da uma rotação mais alta pelo fluxo de ar mais fácil que entra, mas não significa mais torque por causa da mistura pobre.
    Sempre quando se altera algo no carburador acaba necessitando um acerto.
    Qual você alterou?

    Quando o ar passa em alta velocidade ele arrasta o combustível:

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Z

    Neste caso seria o ar que entra por baixo do coletor que arrasta a mistura da marcha lenta.
    Ao fechar a entrada da mangueira a velocidade do ar diminui e a saída de combustível também.
    Mas isto é em baixa rotação (lenta), ao acelerar o fluxo de ar se divide entre a mangueira do coletor e a borboleta de aceleração, empobrecendo a mistura e enfraquecendo o motor, se resolve enriquecendo a mistura e deixando o carro gastão.
    Tampando a entrada do coletor, todo ao ar entra pela borboleta, melhorando a resposta e o torque e não necessitando uma lenta tão rica porque o sistema principal entra em ação rápido.
    E a queda na lenta não importa se ela ficar estável e na rotação certa, com o ar entrando embaixo do coletor é preciso mesmo uma lenta mais acelerada para poder "puxar" o combustível, e a mistura é mais rica neste caso.

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Jack Skill Ter 24 Mar - 19:37:58

    Falae adpachec! Td certo?

    Eu aumentei a lenta (parafuso da lenta).
    Entendi a dinâmica que vc explicou, oq eu não sabia é que o ar que entrava pela mangueira do respiro no coletor ia influenciar na mistura final. Neste caso então oq foi feito foi isolar a entrada de ar para mistura somente por um canal, ou invés de utilizar os 2 canais existentes como no de fábrica.
    Bem, outra coisa q eu gostaria de saber também é o seguinte.
    A saida onde vai a mangueira lá no coletor, agente sabe que ali gera um vácuo. A ausência desse vácuo no respiro, vai alterar o que no funcionamento do motor? Você sabe adpachec?

    Obrigado novamente!
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Ter 24 Mar - 21:28:28

    Jack Skill escreveu:Falae adpachec! Td certo?

    Eu aumentei a lenta (parafuso da lenta).
    Entendi a dinâmica que vc explicou, oq eu não sabia é que o ar que entrava pela mangueira do respiro no coletor ia influenciar na mistura final. Neste caso então oq foi feito foi isolar a entrada de ar para mistura somente por um canal, ou invés de utilizar os 2 canais existentes como no de fábrica.
    Bem, outra coisa q eu gostaria de saber também é o seguinte.
    A saida onde vai a mangueira lá no coletor, agente sabe que ali gera um vácuo. A ausência desse vácuo no respiro, vai alterar o que no funcionamento do motor? Você sabe adpachec?

    Obrigado novamente!

    Ele aspira os vapores e devolve na câmara de combustão, evitando que sejam jogados na atmosfera, é uma lei criada nos anos 80, e depois disto veio o "canister" que é o que aspira os vapores do combustível, e com uma válvula joga na câmara de combustão também.
    O importante é não obstruir os respiros ou aumenta-se a pressão no Carter, aí o óleo pode vazar para câmara de combustão, aumentar pressão nos anéis, nos retentores e etc....

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 24 Mar - 21:30:40

    Adpachec,falando em cânister,ele não deixa o combustível evaporar?


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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Ter 24 Mar - 21:41:25

    bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,falando em cânister,ele não deixa o combustível evaporar?

    Na "teoria" não, na pratica sim, ele tem carvão ativado dentro, e no meu caso (motor AP), este carvão (parece chocolate de brigadeiro), foi aspirado pelo motor, sorte que não danificou nada.
    E o cheiro de combustível em dias quentes e trânsito lento.
    No meu caso eu retirei, sempre deixava as velas pretas e o escape fumacento.
    Quanto ao mais modernos (carros atuais) não sei dizer.

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    Mensagem por Jack Skill Qua 25 Mar - 7:39:56

    adpachec escreveu:
    Ele aspira os vapores e devolve na câmara de combustão, evitando que sejam jogados na atmosfera, é uma lei criada nos anos 80, e depois disto veio o "canister" que é o que aspira os vapores do combustível, e com uma válvula joga na câmara de combustão também.
    O importante é não obstruir os respiros ou aumenta-se a pressão no Carter, aí o óleo pode vazar para câmara de combustão, aumentar pressão nos anéis, nos retentores e etc....

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    Entendido adpachec! Muito obrigado denovo pelas respostas.
    Vou fazer as modificações no meu motor agora pra definitivo....
    Oq mais me deixou triste agora é o seguinte, sabe aquele lance que vc comentou da posição do filtro? Que pinga óleo? Pois é, quando isolei a mangueira também merejou óleo. Fiquei triste pq esse óleo tava indo por fim, pro coletor de admissão.... Crying or Very sad

    Obrigado novamente!
    adpachec
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Qua 25 Mar - 18:55:47

    bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,falando em cânister,ele não deixa o combustível evaporar?

    Aqui tem um assunto interessante (para injetados).

    http://www.doutorcarro.com.br/valvula-canister-e-seus-pepinos/

    Nos carburados, apesar de a válvula ser a vácuo acredito que ela possa travar tanto fechada como aberta também.

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 25 Mar - 20:42:43

    adpachec escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,falando em cânister,ele não deixa o combustível evaporar?

    Na "teoria" não, na pratica sim, ele tem carvão ativado dentro, e no meu caso (motor AP), este carvão (parece chocolate de brigadeiro), foi aspirado pelo motor, sorte que não danificou nada.
    E o cheiro de combustível em dias quentes e trânsito lento.
    No meu caso eu retirei, sempre deixava as velas pretas e o escape fumacento.
    Quanto ao mais modernos (carros atuais) não sei dizer.

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    adpachec escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:Adpachec,falando em cânister,ele não deixa o combustível evaporar?

    Aqui tem um assunto interessante (para injetados).

    http://www.doutorcarro.com.br/valvula-canister-e-seus-pepinos/

    Nos carburados, apesar de a válvula ser a vácuo acredito que ela possa travar tanto fechada como aberta também.

    OKK

    Valeu adpachec,eu tenho um sério problema com a evaporação de combustível,só vale a pena encher o tanque se for fazer uma viagem longo,porque do contrário evapora.


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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Victor Meijerink Seg 30 Mar - 20:26:20

    study
    Aprendendo,mas nos carros a cana,combustivel vegetal,esse respiro,da tampa de válvulas,que também é de ventilação forçada,não ajuda a lubrificar válvulas?? se não tiver problema vou isolar essa coisa aqui também...
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 30 Mar - 20:35:35

    Victor Meijerink escreveu:study
    Aprendendo,mas nos carros a cana,combustivel vegetal,esse respiro,da tampa de válvulas,que também é de ventilação forçada,não ajuda a lubrificar válvulas?? se não tiver problema vou isolar essa coisa aqui também...

    Isso é verdade,a gasolina tem mais poder lubrificante que o alcool,mas eu acho que vai dar muita diferença na questão de desgaste


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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Victor Meijerink Seg 30 Mar - 22:05:51

    Não vai dar né? vc quis dizer...
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por adpachec Seg 30 Mar - 22:17:05

    Não acredito que esta lubrificação seja verdadeira,o combustível é um solvente, diluiria o óleo e quebraria suas moléculas, perdendo eficiência.

    Aqui a função do respiro é outra (que eu acho mais certo).

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Valvula_pcv

    Válvula PCV - Ventilação Positiva do cárter


    Durante a operação do motor, gases que escapam da câmara de combustão são acumulados no cárter. O acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e são uma fonte de poluição do ar.

    O sistema de Ventilação Positiva do Cárter (PVC) é utilizado para remover estes gases do cárter e direcioná-los de volta para a câmara de combustão, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liberá-los para a atmosfera. Este é um método mais eficiente de ventilação e é necessário para atender as normas atuais de emissão. A maioria dos sistemas usam uma válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de óleo.

    A tensão da mola da válvula controla o fluxo de vapores do cárter  e é projetada especificamente para cada motor. Isto impede a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo .


    http://sistemasautomotivos.blogspot.com.br/2008/12/vlvula-pcv.html
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Jack Skill Seg 30 Mar - 22:59:43

    aaaaah...vou deixar a mangueira lá então pq não quero jogar esses gases na atmosfera........................................................
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Cojak Seg 30 Mar - 23:19:06

    Jack Skill escreveu:aaaaah...vou deixar a mangueira lá então pq não quero jogar esses gases na atmosfera........................................................
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Douglas TADS Sáb 3 Set - 10:19:59

    Então galera opaleira, alguns disseram que fazem entre 6 a 8kml de gasolina mais não especificaram como. Poderiam me dar a receita dos gicles, venture etc. Enfim configuração do dfv 228 para maior economia? O meu 4cc tá fazendo 4kml. Obrigado
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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por OpaleiroJlle Sáb 3 Set - 12:49:51

    Douglas TADS escreveu:Então galera opaleira, alguns disseram que fazem entre 6 a 8kml de gasolina mais não especificaram como. Poderiam me dar a receita dos gicles, venture etc. Enfim configuração do dfv 228 para maior economia? O meu 4cc tá fazendo 4kml. Obrigado

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    Mensagem por Douglas TADS Sáb 3 Set - 13:11:18

    OpaleiroJlle escreveu:
    Douglas TADS escreveu:Então galera opaleira, alguns disseram que fazem entre 6 a 8kml de gasolina mais não especificaram como. Poderiam me dar a receita dos gicles, venture etc. Enfim configuração do dfv 228 para maior economia? O meu 4cc tá fazendo 4kml. Obrigado

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    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Empty Re: Como deixar opala mais economico?

    Mensagem por Rudenas79 Seg 26 Nov - 20:56:11

    adpachec escreveu:Em motores preparados sim, ou vai servir apenas de enfeite.
    Se o motor possui muitos "respiros" ao invés de se colocar um monte deles se conecta tudo em um só.

    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Dscf1996c

    http://www.opaleirosdoparana.com/t33480-o-que-e-esse-negocio-no-respiro-do-oleo-e-para-que-serve

    OKK

    Meu motor jogou mais de 2 litros de óleo fora final de seman passado, e não é de competição, 6cc 250s tucho mecânico e weber 446, só..
    Porém esta com tampa de válvula do omega, um filtro no respiro de traz e no da frente não tem nada, foi por ali q o óleo foi embora, resultado? Motor bateu, cheguei em casa mas ta batento algo rs.
    Estou estudando colocar um reservatório que o óleo volte para o carter +-igual esse da foto, vi um no encontro motor show em cuiaba sabado passado com um tanque desce e era ligado no carter tbm, mas o dele era turbo e escape na lateral, pensa num monstro kkk.
    Meu motor foi turbo com o antigo dono, então no carter tem um suspiro tampado do lado do escape, ou vou levar a mangueira até lá, ou fazer outro buraco do outro lado. ainda não sei ao certo, mas que tenho que colocar o reservátorio com reterno tenho q coloca, se não toda vez q for brincar vou perder o óleo.
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    Mensagem por Rudenas79 Seg 26 Nov - 21:09:28

    Vou ter q fazer um estilo este (mesmo sistema q vi)
    mas com respiro no carter, porq ainda uso a bomba mecanica
    Como deixar opala mais economico? - Página 2 Opala-6-cilindros-turbo
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    Mensagem por jeanbuzzello Dom 22 Set - 12:07:09

    Alex Belegante escreveu:Bom eu tive esse problema com a mangueira que vai da tampa de valvulas até o coletor, a melhor coisa que fiz foi ter ISOLADO essa sistema dos dois opalas, mas oque eu fiz, foi ter fechado no coletor, e juntei o respiro de traz da tampa de valvulas , com o antichama da frente e joguei no filtro de ar como é originalmente, de quebra ganhei uma super lenta de 400 rpm e fico sem buracos na aceleraçao

    Como vc fez a ligação dos respiros? Com um T?

    Estou em dúvida se faço essa ligação como você fez, ou coloco um filtro de ar no respiro que iria no coletor. Juntado as duas mangueiras para jogar no filtro de ar não poderia dar insuficiencia na circulação ou maior pressão dentro do motor, porque o respiro da frente as vezes absorve ar limpo, e nesse caso estaria sugando tambem o ar ja com os gases de oleo e combustivel e jogando novamente para dentro do motor....

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