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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    cambio - Cambio varetado..Aberto. Empty Cambio varetado..Aberto.

    Mensagem por emerson le Qui 17 Set - 20:47:15

    Boa noite pessoal..

    bom esses dias ganhei um cambio varetado de um camarada, bem sujo e meio largado..

    então resolvi abrir para curiar e aprender um pouco..depois de apanhar um pouco consegui desmonta-lo e entende-lo um pouco melhor..até que é meio simples o funcionamento .

    o que eu queria saber dos amigos do fórum é como já estou com ele aberto o que é bom trocar?? tipo aparentemente parece estar perfeito..

    a única coisa que estava ruim era que estava faltando um macaquinho em um dos sincronizados.. isso já decidi que vou trocar todos..

    mas tem algo a mais que é bom já ser trocado? tipo rolamentos ou os sincronizados??

    [img]cambio - Cambio varetado..Aberto. O05w5g[/img]

    bom se a imagem carregou é isso ai em cima..


    valeu galera espero a ajuda de vocês.
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    Mensagem por New_gp Qui 17 Set - 21:18:00

    Cara os sincronizados eu nao tenho certeza mas os rolamentos eu ate acho interessante. Claro depende muito de como voce quer o cambio vai realmente restaurar so uma vez ou se importa mto em abrir ele no futuro. Mas os rolamentos no geral nao sao caros geralmente e e uma das poucas coisas que encomoda.

    Outra coisa e dai ja nao sei se nao vou falar bestera mas deve ter umas esferas que se encaixam numas ranhuras dos seletores de marcha. Elas sao responsaveis por manter a marcha no lugar e evitar que engate mais de uma ao mesmo tempo(encavalar) nos modernos eu sei que tem mas nos varetados nao tenho tanta certeza. Mas so procurar por uma canaleta nas pontas dos seletores se nao tiver nao deve ter...

    Nao sei se tem tbm mas vale a pena olhar retentores caso tenha. Creio que no acionamento do varetado deva ter sim mas me falta experiencia com esse cambio
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    Mensagem por emerson le Qui 17 Set - 22:02:21

    New_gp escreveu:Cara os sincronizados eu nao tenho certeza mas os rolamentos eu ate acho interessante. Claro depende muito de como voce quer o cambio vai realmente restaurar so uma vez ou se importa mto em abrir ele no futuro. Mas os rolamentos no geral nao sao caros geralmente e e uma das poucas coisas que encomoda.

    Outra coisa e dai ja nao sei se nao vou falar bestera mas deve ter umas esferas que se encaixam numas ranhuras dos seletores de marcha. Elas sao responsaveis por manter a marcha no lugar e evitar que engate mais de uma ao mesmo tempo(encavalar) nos modernos eu sei que tem mas nos varetados nao tenho tanta certeza. Mas so procurar por uma canaleta nas pontas dos seletores se nao tiver nao deve ter...

    Nao sei se tem tbm mas vale a pena olhar retentores caso tenha. Creio que no acionamento do varetado deva ter sim mas me falta experiencia com esse cambio


    então pretendo usar esse cambio pois falam que ele é mais resistente depois dos cambios do 92..

    e quero ele também pois da para usar engate rápido.

    e essas esferas nos seletores se é que entendi acho que não..são só os garfos direto mesmo..

    valeu pelas dicas.
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    Mensagem por New_gp Qui 17 Set - 22:28:08

    Realmente eles sequenciais ficam mto da hora. Gostaria de fazer tbm mas o meu e um 5m nao da coragem perder uma marcha pelo engate rapido. Poderiam bolar um esquema de sequencial para o 5m moderno...

    E e realmente acho que ele nao deve ter mesmo as esferas mas so pra ter certeza. E que o acionamento deles e totalmente diferente nao tenho contato com eles...

    Depois posta umas fotos durante a montagem.

    Vlw e sorte ai... A e cuidado para nao colocar uma engrenagem invertida KKK Fiz isso quando montei o motor da minha fan bem de bocaberta dai pronto engatava duas marchas so andava em quinta KKK quando eu engatava o ponto morto. La vai eu desmontar todo o motor ja todo seladinho trocar as juntas pq eu coloquei uma engrenagem virada... Sleep Sleep

    Mas que deu vontade de sair com uma fan so em quinta deu. Pena que dai ela nao ia nem arrancar morro a baixo Sad
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    Mensagem por emerson le Qui 17 Set - 22:41:51

    New_gp escreveu:Realmente eles sequenciais ficam mto da hora. Gostaria de fazer tbm mas o meu e um 5m nao da coragem perder uma marcha pelo engate rapido. Poderiam bolar um esquema de sequencial para o 5m moderno...

    E e realmente acho que ele nao deve ter mesmo as esferas mas so pra ter certeza. E que o acionamento deles e totalmente diferente nao tenho contato com eles...

    Depois posta umas fotos durante a montagem.

    Vlw e sorte ai... A e cuidado para nao colocar uma engrenagem invertida KKK Fiz isso quando montei o motor da minha fan bem de bocaberta dai pronto engatava duas marchas so andava em quinta KKK quando eu engatava o ponto morto. La vai eu desmontar todo o motor ja todo seladinho trocar as juntas pq eu coloquei uma engrenagem virada... Sleep Sleep

    Mas que deu vontade de sair com uma fan so em quinta deu. Pena que dai ela nao ia nem arrancar morro a baixo Sad


    rsrsrsrs.. tirei as fotos por causa disso..

    minha caravan é 1988 jé é cambio 4 marchas com trambulador interno.. mas to bem afim de colocar o varetado mesmo
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    Mensagem por Saulo Alves Sex 18 Set - 8:00:41

    então pretendo usar esse cambio pois falam que ele é mais resistente depois dos cambios do 92..

    e quero ele também pois da para usar engate rápido.

    e essas esferas nos seletores se é que entendi acho que não..são só os garfos direto mesmo..

    valeu pelas dicas. [/quote]


    Bom dia! Amigo, depende do que quer! O cambio varetado aguenta bem! Se o seu for do 92 5 marcha nem mexa com isso, deixa ele lá que aguenta muito tbm.... No SS tem um cambio varetado e um diferencial 3:07 e na cidade é muito loko, agora na estrada...... Risco direto com ele!!...

    Eu abri o meu cambio no final do ano e as peças abaixo são impressindíveis a troca:

    ROLAMENTOS de esfera (troque o dos dois eixos) r$ 30,00 em média cada;

    Rolamento de agulha, confira se não está com os roletes gastos, se estiver TROQUE;

    Retentor dianteiro e traseiro: TROQUE;

    Os tres retentores laterais, troque tbm, custa 6 reais...

    Juntas troque todas e compre um vedador branco da loctite para colocar encima das juntas.

    E um das coisas muito importante tbm: confira se a bucha da rabeta está muito gasta, se sim (aquela de bronze) procure uma para trocar, senão achar procure da C10 que é igual e se não quiser procurar, leve num torneiro a Rabeta e a luva do cardã e mande ele fazer uma, utilize folga H7, ou 3 centésmios.. Assim o cambio não ira vazar pela rabeta!

    Tire foto de tudo para não se perder em nada!

    e o mais importante:

    LIMPE TUDO, LIMPA TUDO!

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2wocglv

    Pra limpar a capa seca e a rabeta eu usei limpa alumínio!

    pra limpar a carcaça, use aquele banho químico que vende em auto peças!

    A foto abaixo é de como deverá ficar montado as partes internas do cambio!

    Se precisar de ajuda, estamos aqui!

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2eed02g


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    Mensagem por Saulo Alves Sex 18 Set - 8:03:29

    lembrando que a ultima foto eu estava desmontando, por isso as engrenagens estavam sujas! OKK
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    Mensagem por emerson le Sex 18 Set - 9:41:20

    Saulo Alves escreveu:lembrando que a ultima foto eu estava desmontando, por isso as engrenagens estavam sujas! OKK

    Orra Saulo valeu as dicas..meu cambio não é o do 92 é o 4 marchas ré para frente.

    Então so preciso identificar tudo isso que você falou pois é a primeira vez que abro um cambio..rsrs

    Os rolamentos me parecem muito bons..mas como são baratos já é bom trocar né..

    E essa dos retentores eu nem sabia.. Já vou trocar todos.
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    Mensagem por emerson le Sex 18 Set - 9:46:09

    Aah outra coisa Saulo.. O que você me indicaria para fazer a limpeza?

    Por fora na carcaça eu estou usando limpa baú..

    Puts e essa peça de bronze na gaveta nem sabia que tinha..rsrs
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    Mensagem por Saulo Alves Sex 18 Set - 10:31:39

    Para limpeza (18 reais):

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2hicpzp


    Bucha de bronze da Rabeta (15 reais (mecanica mendez rua Piratininga em são Paulo)):

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 10h0swl

    Caso queira fazer compre um tarugo desse bronze envie para um torneiro, é barato e voce esquece que tem essa bucha ali!:

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2enu7ol


    O retentor da rabeta é aquele que sai na traseira do cambio para o cardã.

    o dianteiro é aquele que sai na frente do eixo piloto! Aquele que está dentro da flange que voce desmontou que é presa por 4 parafusos!

    os retentores laterais, são aqueles que ficam na tampa, onde passa o " pescoço" do garfo, esses aqui:

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 219tap3

    retire esses parafusos e verá eles ali!




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    Mensagem por Sossa Sex 18 Set - 10:44:17

    O meu cambio clec-clec também revisei inteiro, porém mantive os rolamentos, estavam bons, talvez poderia ter trocado, sei la... mas o grande problema do meu era vazamento apenas...

    Eu levei a rabeta da caixa e a luva para um toneiro fazer a bucha, ficou em R$ 60,00 o serviço, sacar a bucha velha, fazer a nova e instalar, tudo justinho!

    Agora é aguardar a instalação e meter óleo para ver se para de vazar!!

    Abraçoss
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    Mensagem por Saulo Alves Sex 18 Set - 11:01:01

    Sossa22 escreveu:O meu cambio clec-clec também revisei inteiro, porém mantive os rolamentos, estavam bons, talvez poderia ter trocado, sei la... mas o grande problema do meu era vazamento apenas...

    Eu levei a rabeta da caixa e a luva para um toneiro fazer a bucha, ficou em R$ 60,00 o serviço, sacar a bucha velha, fazer a nova e instalar, tudo justinho!

    Agora é aguardar a instalação e meter óleo para ver se para de vazar!!

    Abraçoss

    Melhor que ficar correndo atrás de bucha!!

    Eu gastei muito tempo e gnv atrás rsrsrs
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    Mensagem por emerson le Sex 18 Set - 14:59:20

    Saulo Alves escreveu:Para limpeza (18 reais):

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2hicpzp


    Bucha de bronze da Rabeta (15 reais (mecanica mendez rua Piratininga em são Paulo)):

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 10h0swl

    Caso queira fazer compre um tarugo desse bronze envie para um torneiro, é barato e voce esquece que tem essa bucha ali!:

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    O retentor da rabeta é aquele que sai na traseira do cambio para o cardã.

    o dianteiro é aquele que sai na frente do eixo piloto! Aquele que está dentro da flange que voce desmontou que é presa por 4 parafusos!

    os retentores laterais, são aqueles que ficam na tampa, onde passa o " pescoço" do garfo, esses aqui:

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 219tap3

    retire esses parafusos e verá eles ali!





    ORRA Saulo valeu mesmo..agora esta tudo mais claro..

    O retentor da frente nem tinha mais..rsrs

    Agora vou ver se acho tudo e vou começar o trampo..e vamos ver no que da..

    Valeu mano muito obrigado
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    Mensagem por Saulo Alves Sex 18 Set - 15:03:46

    veja no mercado car, comprei bastante lá!

    Retentores se não achar vai em uma casa de retentor!

    Que lugar voce é?
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    Mensagem por emerson le Sex 18 Set - 22:34:50

    Saulo Alves escreveu:veja no mercado car, comprei bastante lá!

    Retentores se não achar vai em uma casa de retentor!

    Que lugar voce é?

    sou da zona leste.. agora tem um mercadocar aqui pertinho..na aricanduva
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    Mensagem por emerson le Dom 20 Set - 21:23:46

    boa noite..

    pessoal estava dando uma olhada no eixo piloto aonde vão os roletes, percebi que esta bem riscado la dentro..

    além dos roletes vai mais algum rolamento la dentro?? porque quando desmontei não tinha nenhum só os roletes mesmo..

    [img]cambio - Cambio varetado..Aberto. Ixtnjo[/img]

    [img]cambio - Cambio varetado..Aberto. 35lg0v6[/img]
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 20 Set - 22:04:10

    cambio - Cambio varetado..Aberto. 4B583395-1640-49C5-B182-6F1BE1207B2D_zpszdsp1kp9
    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2CA5E5BA-70BF-4235-9574-266C84A7381A_zpshupsombn

    Espero que seja útil...
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    Mensagem por emerson le Dom 20 Set - 23:12:27

    Pedrão B. escreveu:cambio - Cambio varetado..Aberto. 4B583395-1640-49C5-B182-6F1BE1207B2D_zpszdsp1kp9
    cambio - Cambio varetado..Aberto. 2CA5E5BA-70BF-4235-9574-266C84A7381A_zpshupsombn

    Espero que seja útil...
    []'s

    Pedrão muito bom!!! valeu obrigado.

    pela imagem só vai os roletes ali mesmo.

    mano onde consigo um livro desse? rsrsr nem que seja xerox
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    Mensagem por Saulo Alves Seg 21 Set - 7:24:28

    só roletes!
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    Mensagem por emerson le Seg 21 Set - 12:10:21

    Só achei estranho a parte interna estar riscada..
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    Mensagem por Saulo Alves Seg 21 Set - 12:41:23

    aonde?
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    Mensagem por emerson le Seg 21 Set - 14:09:55

    Saulo Alves escreveu:aonde?

    Ali na parte interna do eixo piloto aonde vão os roletes..um pouco mais acima.. Tem uns arranhões meio fundos..

    Mas acho que deve ser assim mesmo pq parece que ali não entra em contato com nada
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    Mensagem por Saulo Alves Seg 21 Set - 14:47:51

    só entra em contato a parte interna onde fica os roletes, a parte de cima não vai nada. Por isso essa rugosidade!!
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    Mensagem por emerson le Seg 21 Set - 19:40:39

    Saulo Alves escreveu:só entra em contato a parte interna onde fica os roletes, a parte de cima não vai nada. Por isso essa rugosidade!!

    ah então firmeza..
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    Mensagem por Saulo Alves Seg 28 Set - 14:54:23

    e ai Emerson novidades?
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    Mensagem por emerson le Qua 30 Set - 12:47:33

    Saulo Alves escreveu:e ai Emerson novidades?

    Ta la limpo so esperando eu comprar as peças..rs

    A única novidade foi que quando limpei a capa seca ela estava trincada na parte de cima.. Ainda

    bem que tenho outra aqui..

    Aaah e outra aquele produto DPR-60 é muito bom mano, limpa mesmo.. Até derreteu dois dedos meus..rsrs

    Mas assim que for montando vou postando..

    Valeu
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    Mensagem por emerson le Qua 30 Set - 14:48:28

    Aah..lembrei de outra coisa..

    O rolamento do eixo piloto é prensado? Porque tirei a trava e ele não sai fácil igual aos outros.
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    Mensagem por Tonho_RS Qua 30 Set - 22:07:47

    emerson le escreveu:Aah..lembrei de outra coisa..

    O rolamento do eixo piloto é prensado? Porque tirei a trava e ele não sai fácil igual aos outros.

    Sim é prensado. O ideal é remover e instalar o novo em uma prensa.
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    Mensagem por Saulo Alves Qui 1 Out - 7:48:18

    emerson le escreveu:
    Saulo Alves escreveu:e ai Emerson novidades?

    Ta la limpo so esperando eu comprar as peças..rs

    A única novidade foi que quando limpei a capa seca ela estava trincada na parte de cima.. Ainda

    bem que tenho outra aqui..

    Aaah e outra aquele produto DPR-60 é muito bom mano, limpa mesmo.. Até derreteu dois dedos meus..rsrs

    Mas assim que for montando vou postando..

    Valeu


    Ai sim cara!


    KKKKK cara usa luva, vai ficar com os dedos rachados uns 5 dias!

    O tonho ja respondeu, é presado!

    No rolamento ao montar passa graxa nele, eu uso MOLYCOTE BR2 plus. Só que é carinho, dai voce pode usar umas alternativas tbm!

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    Mensagem por emerson le Sex 2 Out - 10:34:10

    Então eu vi essa graxa da molycote é carinha mesmo..mas deve ser muito boa..

    Fui no mercado car fazer um orçamento..mas os caras parecem que não manjam muito e me pediu para trazer todas as amostras.. E parece que algumas peças não tem lá.

    Mas achei tudo no site da Nafil..to pensando em comprar tudo por lá
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    Mensagem por Saulo Alves Sex 2 Out - 10:37:54

    os vendedores do mercadocar são péssimos!

    Cara compra separado o frete sai caro!
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    Mensagem por emerson le Sex 2 Out - 11:01:17

    Saulo Alves escreveu:os vendedores do mercadocar são péssimos!

    Cara compra separado o frete sai caro!

    O cara me perguntou se o carro era 4 ou 6.. Que eu saiba tirando engrenagem os cambio de 4 e 6 são todos iguais..rs

    Então Saulo eu nem vi o valor do frete quanto fica..mas as peças parece que ta com o preço bom.. So aquele rolamento carretel o menor que vai atrás..custa uns 130,00 reais..
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    Mensagem por Mr,Naboseco Dom 22 Nov - 17:01:51

    Boa noite pessoal,

    Desmontei toda minha caixa pois estava dando umas encavaladas e tinham uns vazamentos. O problema é que quando fui remontar não consegui mais colocar os anéis de trava das engrenagens de ré. O que pode ser?

    http://tinypic.com/view.php?pic=2kmoif&s=9#.VlI63HarTcd
    local dos anéis

    http://tinypic.com/view.php?pic=jv1a12&s=9#.VlI7JXarTcc
    local onde deveriam ficar os anéis
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    Mensagem por Tonho_RS Seg 23 Nov - 6:41:20

    Mr,Naboseco escreveu:Boa noite pessoal,

    Desmontei toda minha caixa pois estava dando umas encavaladas e tinham uns vazamentos. O problema é que quando fui remontar não consegui mais colocar os anéis de trava das engrenagens de ré. O que pode ser?

    http://tinypic.com/view.php?pic=2kmoif&s=9#.VlI63HarTcd
    local dos anéis

    http://tinypic.com/view.php?pic=jv1a12&s=9#.VlI7JXarTcc
    local onde deveriam ficar os anéis

    Isso é normal amigo, basta puxar as engrenagens para cima, elas descem devido a posição do câmbio.
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    Mensagem por Mr,Naboseco Seg 23 Nov - 19:05:54

    Tonho_RS escreveu:
    Mr,Naboseco escreveu:Boa noite pessoal,

    Desmontei toda minha caixa pois estava dando umas encavaladas e tinham uns vazamentos. O problema é que quando fui remontar não consegui mais colocar os anéis de trava das engrenagens de ré. O que pode ser?

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    http://tinypic.com/view.php?pic=jv1a12&s=9#.VlI7JXarTcc
    local onde deveriam ficar os anéis

    Isso é normal amigo, basta puxar as engrenagens para cima, elas descem devido a posição do câmbio.

    Valeu Tonho, era apenas isso mesmo Smile Smile Smile

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