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    Opala visando economia Empty Opala visando economia

    Mensagem por Bruno Guerra Qui 24 Set - 12:05:21

    Salve povo,

    Queria informações de como deixar uma caravan 79 4cc o mais econômica possível, para um carro de uso diário e viagens longas (uns 1300km a 2000km).

    Pensei em injetar

    Motor de Omega

    e GNV (o que menos me agrada)

    O que o povo ai indica para uma solução durável e econômica, não me importo muito com potencia
    mais queria mesmo um carro confiável e econômico.

    Penso em gastar até uns 3 mil na caranga.

    Desde já grato.
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    Opala visando economia Empty Re: Opala visando economia

    Mensagem por matheuskbeca Qui 24 Set - 12:55:55

    Boa tarde Bruno.

    Meu pai tinha uma Caravan 4 c/ DFV 228...
    Fazia a media de dez km/l com ela...andando na boa, sabendo dirigir, dentro da cidade é só de terceira.
    Agora na rodovia é chato viu....passou dos 110 fica urrando....
    Bem,acho que fazer muito mais que isso com um opala é meio dificil também..
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    Opala visando economia Empty Re: Opala visando economia

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 24 Set - 15:55:25

    Motor bom;
    Taxa de compressão;
    Ignição;
    Carburador 3E;
    Câmbio de 5 marchas;
    Gasolina boa;
    Pé leve.
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    Opala visando economia Empty Re: Opala visando economia

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 24 Set - 15:57:57

    Na média é no máximo 10 km/l mesmo, não existe milagre.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 24 Set - 19:59:01

    Tem vários fatores que parecem que não influenciam,mas no final da grande diferença,vou complementar o que o glaucio disse...

    Ignição eletronica em perfeito estado
    Um carburador(de preferencia novo) bem afinado
    Cambio de 5 marchas


    Se gosta de viajar em velocidades um pouco altas,dá até pra colocar um diferencial mais longo,o Jean] usa no 4cil dele,e junto com uma weber 40 e coletor dimensionado,segundo ele não foge do original.


    _________________
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 25 Set - 10:57:21

    Ah, pneu bom e bem calibrado.
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    Mensagem por OPAUTIC Sex 25 Set - 12:46:50

    economia =gnv !!!! não existe outra formula !!!!
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    Mensagem por felipeleox Sex 25 Set - 15:35:10

    é, acho que só no GNV mesmo.

    Meu 4 cilindros tem um carburador DFV228, platinado e 4 marchas. Na cidade, faz exatos 8,5Km/L

    e o que o matheuskbeca disse é verdade, passou de 110 já esta urrando, o meu tem contagiros original, marca ai uns 4000RPM

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    Mensagem por adpachec Sex 25 Set - 18:07:11

    Bruno Guerra escreveu:Salve povo,

    Queria informações de como deixar uma caravan 79 4cc o mais econômica possível, para um carro de uso  diário e viagens longas (uns 1300km a 2000km).

    Pensei em injetar

    Motor de Omega

    e GNV (o que menos me agrada)

    O que o povo ai indica para uma solução durável e econômica, não me importo muito com potencia
    mais queria mesmo um carro confiável e econômico.

    Penso em gastar até uns 3 mil na caranga.

    Desde já grato.  

    Econômico Quanto?

    Álcool ou gasolina?

    Carburador qual é (DFV 228)?

    Pode se deixar super econômico estrangulando os giclês, mas vai ficar amarrado.
    Ou põe GNV, mas existe a questão de peso adicional e as modificações e taxas.
    Se é a gasolina aconselho colocar um retorno com uma válvula unidirecional do motor AP.

    Opala visando economia Gol-gti-gts-gl-valvula-retencao-tanque-combustivel-nova-vw-790301-MLB20301752581_052015-O

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700289773-gol-gti-gts-gl-valvula-retencao-tanque-combustivel-nova-vw-_JM

    Aí manda uma mangueira de volta ao tanque e solda um espigão no tanque para a mangueira (ou rosqueia).

    Opala visando economia Niple-espigo-fixo-macho-18npt-x-12-cod1216-13796-MLB235239871_914-O

    Ignição eletrônica.........

    Retira a mangueira que sai da tampa de válvulas ao coletor embaixo do carburador e fecha a entrada no coletor e coloca filtro esportivo na tampa de válvulas.

    Se possível troca de carburador, coloca um 3 E e câmbio de 05 marchas.

    Bobina de ignição MI.

    Não faz milagres, não espera 14 Km/l.

    Com pé leve, até uns 100 km/h chega a uns 10/11 km/l.

    Mas lógico depende da estrada, quanto mais se troca de marcha e mais se reduz a velocidade mais se consome.

    OKK
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    Mensagem por Tiberio Motta Sex 25 Set - 20:02:26

    ta ai uma coisa que eu queria ver na pratica..que alguem aqui fizesse todos os experimentos passados para economia..e alguem fizesse tudo num opala..retirasse peso..pneu novo estourando a calibragem..motor taxado..carbura perfeito..igniçao..tudo...tudo mesmo..e queria ver o maximo de media que alguem ja fez num opala 4 cilindros..na cidade e na estrada.. soh pra ver o quanto esse motor seria capaz de fazer... curiosidade mesmo..
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    Mensagem por gabriel.acosta Sex 25 Set - 20:21:54

    adpachec escreveu:
    Econômico Quanto?

    Álcool ou gasolina?

    Carburador qual é (DFV 228)?

    Pode se deixar super econômico estrangulando os giclês, mas vai ficar amarrado.
    Ou põe GNV, mas existe a questão de peso adicional e as modificações e taxas.
    Se é a gasolina aconselho colocar um retorno com uma válvula unidirecional do motor AP.

    Opala visando economia Gol-gti-gts-gl-valvula-retencao-tanque-combustivel-nova-vw-790301-MLB20301752581_052015-O

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700289773-gol-gti-gts-gl-valvula-retencao-tanque-combustivel-nova-vw-_JM

    Aí manda uma mangueira de volta ao tanque e solda um espigão no tanque para a mangueira (ou rosqueia).

    Ignição eletrônica.........

    Retira a mangueira que sai da tampa de válvulas ao coletor embaixo do carburador e fecha a entrada no coletor e coloca filtro esportivo na tampa de válvulas.

    Se possível troca de carburador, coloca um 3 E e câmbio de 05 marchas.

    Bobina de ignição MI.

    Não faz milagres, não espera 14 Km/l.

    Com pé leve, até uns 100 km/h chega a uns 10/11 km/l.

    Mas lógico depende da estrada, quanto mais se troca de marcha e mais se reduz a velocidade mais se consome.

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    Qual a função dessa válvula no opala Adpachec?
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    Mensagem por adpachec Sex 25 Set - 23:39:16

    Atua em conjunto com o carburador.
    Ao pisar no acelerador, a borboleta do carburador se abre, a pressão no sistema de combustível cai e a válvula se fecha e todo combustível vai para o carburador.
    Ao se tirar o pé do acelerador a pressão na linha de combustível aumenta e a válvula se abre devolvendo parte do combustível ao tanque.

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    Mensagem por grechejr Sáb 26 Set - 1:08:54

    Lembro bem de meu pai dar ênfase que na época era carro novo e do dia a dia das pessoas ele dizia que saia da Praça da Árvore aqui em São Paulo da oficina dele com o 6 cilindros junto com o irmão dele com um 4, iam até o Rio de Janeiro, voltavam e o dele sempre foi mais econômico, andando juntos no mesmo trajeto e mesmas velocidades, isso ambos originais.

    Por ai já se vê...
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    Mensagem por gabriel.acosta Sáb 26 Set - 11:23:14

    adpachec escreveu:Atua em conjunto com o carburador.
    Ao pisar no acelerador, a borboleta do carburador se abre, a pressão no sistema de combustível cai e a válvula se fecha e todo combustível vai para o carburador.
    Ao se tirar o pé do acelerador a pressão na linha de combustível aumenta e a válvula se abre devolvendo parte do combustível ao tanque.

    OKK
    Interessante, não conhecia essa válvula...

    Se eu entendi bem é para não ficar com pressão sobre a válvula da boia do carburador e "derramar" combustível para dentro do carburador quando não estiver acelerando... É isso ou to falando bobagem? hehehehe
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    Mensagem por adpachec Sáb 26 Set - 12:06:11

    gabriel.acosta escreveu:
    adpachec escreveu:Atua em conjunto com o carburador.
    Ao pisar no acelerador, a borboleta do carburador se abre, a pressão no sistema de combustível cai e a válvula se fecha e todo combustível vai para o carburador.
    Ao se tirar o pé do acelerador a pressão na linha de combustível aumenta e a válvula se abre devolvendo parte do combustível ao tanque.

    OKK
    Interessante, não conhecia essa válvula...

    Se eu entendi bem é para não ficar com pressão sobre a válvula da boia do carburador e "derramar" combustível para dentro do carburador quando não estiver acelerando... É isso ou to falando bobagem? hehehehe

    Sim, também reduz a pressão na boia e evita desperdício.
    Bom nos DFV's.

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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 26 Set - 20:47:09

    Gostei dessa ideia adpachec,domingo passado fez um calor infernal aqui,e depois de umas aceleradas fortes senti que deu umas cortadinhas em baixa rotação,mas logo limpou,e se andasse de boa não fazia isso,e tudo por causa do calor que aumenta o volume do combustível.Conversando com o jean vimos que seria mais viável usar uma bomba elétrica,pois com a bomba mecanica em alta rotação ela aumenta a pressão e a boia não consegue fechar totalmente a agulha,com a bomba elétrica não acontece isso,seria mais viável usar um desborbulhador e essa valvula de retenção?

    Na dfv era muito comum isso,mas hoje uso a W40,não chega a gotejar como acontecia na dfv mas da uma afogadinha.



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    Mensagem por adpachec Sáb 26 Set - 21:15:29

    bruno silverstar83 escreveu:Gostei dessa ideia adpachec,domingo passado fez um calor infernal aqui,e depois de umas aceleradas fortes senti que deu umas cortadinhas em baixa rotação,mas logo limpou,e se andasse de boa não fazia isso,e tudo por causa do calor que aumenta o volume do combustível.Conversando com o jean vimos que seria mais viável usar uma bomba elétrica,pois com a bomba mecanica em alta rotação ela aumenta a pressão e a boia não consegue fechar totalmente a agulha,com a bomba elétrica não acontece isso,seria mais viável usar um desborbulhador e essa valvula de retenção?

    Na dfv era muito comum isso,mas hoje uso a W40,não chega a gotejar como acontecia na dfv mas da uma afogadinha.


    Sim o desborbulhador é bom usar também, ele facilita a instalação da válvula também.

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    Mensagem por otreblada Sáb 26 Set - 22:01:28

    meu carbura tambem fica dando afogadinhas vou fazer esse processo para melhorar otima dica!
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    Mensagem por felipeleox Dom 27 Set - 20:51:41

    Tinha esse problema de as vezes dar umas falhadinhas, mas depois que coloquei o desborbulhador, ficou redondo.
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    Mensagem por alexandre lopes Seg 28 Set - 8:10:43

    Bruno Guerra escreveu:Salve povo,

    Queria informações de como deixar uma caravan 79 4cc o mais econômica possível, para um carro de uso  diário e viagens longas (uns 1300km a 2000km).

    O único problema que vejo de um opala para uso diário, é a questão de furto. É muito fácil de levar embora.

    Um 4 cilindros em bom estado + dfv 228 + ignição eletrônica, faz tranquilamente seus 7 kilometros rodando no alcool na cidade, e quase 10 na rodovia, andando no limite da via.

    Estou falando isso com base na caravan que tinha, zera de mecênica, e fazia estas médias.

    Estando hoje no meu terceiro opala, acho essa média muito boa!

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