Depois de 7 anos só chupinhando o carro dos véios (ja tiveram de quase tudo, Civic, Sentra, Azera, Troller, Discovery 2, Freelander 2, March, Fit... e outros). Sempre gostei de carro, sem muita preferencia por marca e continuo assim, o Opala que me escolheu na verdade. Para não alongar demais a história, o meu mecânico que também é meu amigo tinha esse opala parado na casa do pai dele, o tipico sonho que na pratica ficou encostado por causa do trabalho e das obrigações do dia-a-dia. No final de 2014 ele precisou vender pra levantar dinheiro e me ofereceu o carro, eu que estava desempregado pensei 20 vezes, mas era minha chance de começar com um carro cupe, tração traseira e com razoavel disponibilidade de peças e principalmente uma comunidade forte de adoradores que poderiam me ensinar muito.
Paguei o Opala no dia 26 de novembro de 2014, eu então com 24 anos, ele com 34 e desde então venho lendo todo o forum e trabalhando no carro arrumando e substituindo tudo o que eu tenho capacidade e /ou ferramentas para fazer, algumas das coisas que eu não tenho como fazer mando para o ex-dono do carro cuidar e ele não poupa capricho e carinho (também não poupa no orçamento kkkk) pra deixar o carro em ordem.
Bom eu sei que meu carro não é nenhuma edição especial e não causa nenhum frisson entre os zé frisinho, mas eu curto muito fuçar e aprender muito sobre ele e sobre mecanica em geral, fora a satisfação de dar um role só ouvindo o escape e o radio, pensando na vida.
Levando em conta que nesses 12 meses que sou dono do carro passei 10 desempregado e fazendo faculdade particular (que eu pago) vocês podem imaginar que o orçamento para o carro não era dos maiores vamos à lista mais ou menos em ordem do que já foi feito:
1) Freios, completo, substitui tudo menos o servofreio, freia ok eu acho nunca dirigi outro opala.
2) Suspensão, a frente estava arriada, troquei todos os amortecedores, buchas e as molas apenas as da frente, ficou gostoso de andar mas me parece que a traseira esta um pouco arriada por causa das molas velhas, a frente alta me incomoda um pouco, verei o que fazer mais a frente.
3) Mecanica não precisei mexer em nada, apenas troquei o reparo do DFV228, meu carro sempre teve a marcha-lenta lisa, não baixa uma gota de óleo e normalmente pega de primeira (é a gasolina), porém esta fazendo entre 4,5 km/l e 5km/l na cidade, me parece muito beberrão.
4) A elétrica é provavelmente a melhor parte do meu carro, depois que voltei a trabalhar, em setembro desse ano, investi uma grana e substitui o chicote completo, coloquei um alternador de 90 aH e troquei o alarme por um da pósitron, senti que foi um dos melhores investimentos que eu fiz nesse carro, estou com ele há duas semanas desde a reforma na elétrica e o carro parou com aqueles probleminhas escrotos de luz e fusivel queimando, aterramento de tudo falhando e etc.... até meu painel que eu achava que estava morto funciona completamente.
5) Ignição, no ultimo sábado instalei o sistema de modulo de ignção do Tonella para carros com platinado, eu havia tido uma unica vez problema com o platinado, instalei o modulo e ja peguei estrada para Jundiai com ele no sabado mesmo, foi a primeira vez dele comigo na rodovia, senti que o carro estava funcionando mais liso, vamos ver no próximo abastecimento se teve algum efeito no consumo.
6) Arrefecimento, recoloquei a termostatica que havia sido retirada, troquei a tampa do radiador e substitui a ventoinha mecânica por uma elétrica acionada pelo cebolão do radiador. Quando peguei o carro ele esquentava no transito pesado, fora que a agua do radiador estava parecendo barro, hoje posso ficar tranquilo que a temperatura não sobe de jeito nenhum. (Uso um termometro automotivo à mercurio, dificilmente a temperatura passa dos 90 graus)
7) Lataria, caixas de ar e o painel traseiro entre as lanternas estão podres, fora que meu carro era Marrom Canela e foi pintado por algum dos ex-donos com uma tinta que muda de cor no sol, varia entre preto e marrom escuro. Vale mencionar que o mesmo sujeito retirou as maçanetas e alisou as portas. Ja comprei as maçanetas e as caixas de ar, ainda estou pensando se vou fazer a lata e pintar de preto enquanto não tenho grana ou se junto dinheiro pra fazer tudo de uma vez e pintar o carro inteiro na cor original. Os funileiros aqui de São Paulo devem achar que eu tenho cara de milionário, cada orçamento que quase enfarta o cabra. Meu carro tem cinco rodas ralinho! acho que são daquele primeiro modelo que saiu só em 80, estão com aparência deplorável e pneus chineses remold, também preciso reforma-las e trocar os pneus em um futuro próximo, por outro lado penso em colocar as repolho pra ficar com cara de original, ainda vou pensar nisso.
Acho que por enquanto é isso, outro drama no meu caso é que por ser 80 meu carro tem o interior igual ao dos opalas de farois e lanternas redondo e ainda por cima o do meu é marrom, então qualquer peça de acabamento interno custa umas 3x o que custa dos opalas 81. Por sorte meu interior esta surrado mas está completo, da pra ficar do jeito que está por enquanto.
Vou postar fotos assim que lavar o bicho pra mostrar pra vocês, por favor comente sobre o que acharem importante, aceito dicas, criticas, sugestões e até parabens! kkkkkk
Abs,
Felipe Teixeira
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM