SVD226 escreveu:Bom dia amigos Opaleiros, tudo bem?
Estou para fazer a funilaria e pintura do meu carro, quero o reformar do 0% á 100%, mas tem uma coisa que me incomoda muito nele, seu motor 4 cilindros! Acho aquele motor muito fraco para toda aquela fama de carro forte que ele tem, desde sempre pesquiso muito sobre projetos para colocar um motor de Silverado ou 4100 de Opala Injetado (NÃO GOSTO DE CARBURADOR), então vi alguns projetos de aumentar a cilindrada (sucessivamente torque e cavalaria), do 4 cilindros para 3000CC.
Estou vendo que para trocar o 4 cilindros para outro motor maior, vou ter que fazer muitas alterações e gastar bastante! Então prefiro gastar em algo que não mecha muito.
Como já vou gastar muito no meu carro com todo resto além da mecânica, gostaria de saber se vale a pena essa alteração DE MODO QUE NÃO DIMINUA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, pois quero um carro para longas viagens.
Achei esse LINK na internet sobre tal alteração:
http://www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/tranformacao-opala-4-cilindros-de-2-5-para-3-0
Lembrando que não procuro nada tão absurdo! 140CV já seria ideal!
Então fica a dúvida, fazer o aumento da cilindrada vale a pena? CustoXBenefício. Se não continuaria um bom tempo com o 4 cilindros e partiria futuramente para o nosso querido 6 cilindros.
Se alguém puder me esclarecer essa dúvida, ficarei muito agradecido!
Forte abraço.
Amigo, seu opala é 78, provavelmente usa um carburador DFV (alguns tem o Solex), O DFV 228 é mais para economia, o DFV 446 é mais para desempenho, mas os dois são fontes de dores de cabeça hoje.
Os motores opalas desta época (originais) a taxa de compressão é muito baixa (7,5:1 no manual de 78), com a porcaria de nossa gasolina (27% de álcool) ela deixa o motor xoxo (em 78 se usava chumbo na gasolina).
O site que você menciona fala somente do motor e câmbio, mas o custo disto compensa investir na compra de outro motor.
E não fala do diferencial, um diferencial mais longo vai te dar menos torque (demora mais a acelerar) mais velocidade final (mas qualquer subida vai pedir redução de marcha), um motor mais forte e um diferencial curto vai ser bom para arrancadas, perdendo final e levando o diferencial ao limite de giro.
Eu aconselho, meça seu cabeçote (volume), rebaixe a uma taxa maior de compressão (8,5:1 a 9,5:1), ou se o pistão é cavado coloque um reto do álcool, apesar de você não gostar de carburadores ele tem uma resposta mais "bruta" na minha opinião, tente conversar com o Jean Michel Colet na compra de um carburador melhor.
Não rebaixe ao limite máximo o cabeçote para não enfraquecer.
Possivelmente vai ter que investir em um radiador novo e ventoinha elétrica.
Troque a ignição (é platinado?).
Depois pense em injetar ou um turbo.
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