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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por felipeleox Seg 19 Jun - 15:45:15

    bruno_ramone escreveu:
    Muito raro mesmo! Acho que depois de 80 só saiu em carros oficiais e mesmo assim quando sairam de circulação os novos donos devem ter tirado e colocado câmbio em baixo! Por isso hoje é raro ver um exemplar desses! Eu ainda vou pegar uma Caravan 81 a 84 pra colocar cambio na coluna e banco inteiriço pra usar no dia a dia!

    Acho que não chegou a ser exclusividade de carros oficiais, por que tenho o histórico do meu desde zero km. Foi comprado da concessionária Olmos em Campinas - SP (não existe mais) pelo cunhado do segundo dono de quem eu comprei. Era carro de uso mesmo, nos anos 90 esse senhor (também de Campinas) comprou do cunhado, e em 2015 o vendeu para mim. Tenho manual do proprietário com o nome certinho.


    Então, eu ainda nunca dirigi um Opala câmbio na coluna kkk a primeira experiência vai ser no meu mesmo, mas com certeza vou gostar rs


    Quanto ao uso dia a dia, acredito que entra na questão da época. Sempre ouvi falar que os donos trocavam o câmbio pois o na coluna tem mais partes que vão desgastando, e "juntando" as folgas, começa a encavalar. Além do consumo maior no cidade.

    Pra mim faz sentido mesmo... Mas se você manter a manutenção do sistema e as buchas sempre boas, acho que não haverá grandes dores de cabeça. Boa sorte na busca do Caravan.

    bruno_ramone
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por bruno_ramone Ter 20 Jun - 13:50:54

    felipeleox escreveu:
    bruno_ramone escreveu:
    Muito raro mesmo! Acho que depois de 80 só saiu em carros oficiais e mesmo assim quando sairam de circulação os novos donos devem ter tirado e colocado câmbio em baixo! Por isso hoje é raro ver um exemplar desses! Eu ainda vou pegar uma Caravan 81 a 84 pra colocar cambio na coluna e banco inteiriço pra usar no dia a dia!

    Acho que não chegou a ser exclusividade de carros oficiais, por que tenho o histórico do meu desde zero km. Foi comprado da concessionária Olmos em Campinas - SP (não existe mais) pelo cunhado do segundo dono de quem eu comprei. Era carro de uso mesmo, nos anos 90 esse senhor (também de Campinas) comprou do cunhado, e em 2015 o vendeu para mim. Tenho manual do proprietário com o nome certinho.


    Então, eu ainda nunca dirigi um Opala câmbio na coluna kkk a primeira experiência vai ser no meu mesmo, mas com certeza vou gostar rs


    Quanto ao uso dia a dia, acredito que entra na questão da época. Sempre ouvi falar que os donos trocavam o câmbio pois o na coluna tem mais partes que vão desgastando, e "juntando" as folgas, começa a encavalar. Além do consumo maior no cidade.

    Pra mim faz sentido mesmo... Mas se você manter a manutenção do sistema e as buchas sempre boas, acho que não haverá grandes dores de cabeça. Boa sorte na busca do Caravan.

    Então é pq é raro mesmo hahahahahaha
    Eu já dirigi um com trambuladores novos! Cara, é sensacional! Confortável demais!
    Sobre o câmbio na coluna ter mais facilidade de encavalar marcha, a informação procede. Mas por outro lado é bem mais facil de soltar do que nos câmbios varetados de alavanca em baixo! O segredo é manter o conjunto novo e justo, quando começar a folgar já trocar as buchas! Não tem mistério!
    Sobre o consumo não sei dizer porque mesmo sendo apenas 3 marchas a 3ª é extremamente longa! Tem até um video no youtube de um Opala 4 cilindros turbo com alavanca na coluna dando 180 km/h! Só não achei de novo o video rs
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por felipeleox Ter 20 Jun - 14:32:04

    bruno_ramone escreveu:

    Então é pq é raro mesmo hahahahahaha
    Eu já dirigi um com trambuladores novos! Cara, é sensacional! Confortável demais!
    Sobre o câmbio na coluna ter mais facilidade de encavalar marcha, a informação procede. Mas por outro lado é bem mais facil de soltar do que nos câmbios varetados de alavanca em baixo! O segredo é manter o conjunto novo e justo, quando começar a folgar já trocar as buchas! Não tem mistério!
    Sobre o consumo não sei dizer porque mesmo sendo apenas 3 marchas a 3ª é extremamente longa! Tem até um video no youtube de um Opala 4 cilindros turbo com alavanca na coluna dando 180 km/h! Só não achei de novo o video rs

    Mantendo sempre tudo em bom estado acho que não deve dar problema mesmo, e realmente, é mais fácil desencavalar. Embora o câmbio no assoalho também não é nenhum bixo de 7 cabeças, eu já tive que desencavalar na rua 3x, só é chato rs

    Em estrada é a mesma coisa do câmbio 4 marchas (a 3° do câmbio em cima é a mesma relação da 4° do câmbio em baixo). Mas na cidade a 2° tem que fazer o papel da 2° e 3° do câmbio em baixo, acredito que dê uma alteração no consumo.

    Mas acho que pra 180km/h num 4 cilindros, devia estar com um diferencial mais longo...
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por opala4cc Ter 20 Jun - 17:19:47

    Sim, o câmbio na coluna foi oferecido até 1987. Quando o câmbio era na coluna, o banco dianteiro era inteiriço.
    Sobre o aumento do consumo com o câmbio 3 marchas, na verdade ele aumenta pouco na cidade. Aumenta mesmo é na estrada, quando o motor 4 cilindros fica rugindo já nos 80Km/h por causa do giro meio alto. Na cidade é que se nota a vantagem do câmbio de 3 marchas, cujas marchas são mais longas no escalonamento. Em trânsito congestionado, troca-se menos as marchas.

    Felipe:

    Acho que eu lhe devo um pedido de desculpas. Eu acompanhei silenciosamente o seu tópico desde o início. Quando você postou fotos do andamento do serviço do funileiro, eu vi que era tapeação. O resultado final foi bonito, mas a funilaria dele foi apenas para esconder. O serviço na bacia do estepe foi bom, bem como ao redor do tanque de combustível e no flange onde prende a borracha de vedação do porta-malas. Mas o serviço na saia dianteira e nas partes baixas do carro foi criminoso. O funileiro apenas recortou as partes da chapa que estavam expondo a ferrugem externamente. Essa ferrugem ainda vai voltar. Na época das fotos eu fiquei com medo de comprar uma briga com você ou por ventura com outros que acompanhavam o tópico e ficar parecendo um urubu que fica agourando.
    Se você resolver fazer de novo, exija a retirada dos para lamas dianteiros, no mínimo para inspeção.
    Quando abre buraco/bolhas na caixa de ar da soleira do carro, é imprescindível recortar fora toda a chapa externa da caixa de ar e avaliar a compra de uma nova, tratando a ferrugem dentro da caixa de ar previamente à provável colocação da nova ou recolocação da antiga.
    Na parte inferior do para-lamas traseiro, o que se faz é recortar a chapa, tratar a ferrugem na estrutura do carro atrás desta chapa e avaliar a substituição por nova. veja que essas chapas não são costumam ser caras:

    Emenda inferior do para-lamas traseiro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710773506-remendo-entre-roda-e-traseira-do-opala-6992-peca-nova-_JM

    Bacia do estepe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706615363-opala-bacia-estepe-socorro-remendo-lataria-paralama-assoalho-_JM

    Remendo da sobre-roda traseira:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760894739-par-remendo-da-lateral-traseira-sobre-roda-opala-2-4p-2204-_JM

    A caixa de ar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719217939-caixa-de-ar-externa-opala-4-portas-1969-a-1992-esquerdo-nova-_JM

    No final das contas, o que sai caro mesmo é a mão-de-obra de pintura e PRINCIPALMENTE funilaria, que é artesanal.
    Mas prepare-se. Tem carro que "quando você puxa uma pena, sai uma galinha", em termos de ferrugem escondida. Isso acontece. Mas aquilo que é bem feito, é definitivo. O mais caro mesmo é o retrabalho.
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por Mirão Ter 20 Jun - 18:43:00

    Parabéns opala4cc Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 122938 Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 122938 gosto de pessoas assim, realistas, nunca expressei nada contra ao projeto do Felipe até por que imaginava que estava certo. E caso observasse algo errado não temeria em dizer a ele, pois acredito que o fórum existe para isso, para o debate, sempre com a intenção de ajudar, sem ofensas pessoais e a experiência sempre nos leva a outros patamares, se a ficha não cai na hora, cai depois. OKK
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por opala4cc Ter 20 Jun - 19:53:58

    Mirão escreveu:Parabéns opala4cc Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 122938 Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 122938 gosto de pessoas assim, realistas, nunca expressei nada contra ao projeto do Felipe até por que imaginava que estava certo. E caso observasse algo errado não temeria em dizer a ele, pois acredito que o fórum existe para isso, para o debate, sempre com a intenção de ajudar, sem ofensas pessoais e a experiência sempre nos leva a outros patamares, se a ficha não cai na hora, cai depois. OKK

    Mas é que da última em que entrei em um tópico assim nessa situação, e fui sincero e realista, tive problemas. É verdade que não foi com o autor do tópico, mas depois da primeira... melhor ter cautela redobrada. Mas eu deveria ter alertado na ocasião das fotos. Me arrependi da omissão.
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por Mirão Ter 20 Jun - 21:07:31

    Entendi. Nesse ponto, concordo contigo.
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    Mensagem por opala4cc Ter 20 Jun - 21:24:29

    Mirão escreveu:Entendi. Nesse ponto, concordo contigo.

    Eu chamo de "sincericídio".
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    Mensagem por felipeleox Qua 21 Jun - 6:22:16

    opala4cc escreveu:Sim, o câmbio na coluna foi oferecido até 1987. Quando o câmbio era na coluna, o banco dianteiro era inteiriço.
    Sobre o aumento do consumo com o câmbio 3 marchas, na verdade ele aumenta pouco na cidade. Aumenta mesmo é na estrada, quando o motor 4 cilindros fica rugindo já nos 80Km/h por causa do giro meio alto. Na cidade é que se nota a vantagem do câmbio de 3 marchas, cujas marchas são mais longas no escalonamento. Em trânsito congestionado, troca-se menos as marchas.

    Felipe:

    Acho que eu lhe devo um pedido de desculpas. Eu acompanhei silenciosamente o seu tópico desde o início. Quando você postou fotos do andamento do serviço do funileiro, eu vi que era tapeação. O resultado final foi bonito, mas a funilaria dele foi apenas para esconder. O serviço na bacia do estepe foi bom, bem como ao redor do tanque de combustível e no flange onde prende a borracha de vedação do porta-malas. Mas o serviço na saia dianteira e nas partes baixas do carro foi criminoso. O funileiro apenas recortou as partes da chapa que estavam expondo a ferrugem externamente. Essa ferrugem ainda vai voltar. Na época das fotos eu fiquei com medo de comprar uma briga com você ou por ventura com outros que acompanhavam o tópico e ficar parecendo um urubu que fica agourando.
    Se você resolver fazer de novo, exija a retirada dos para lamas dianteiros, no mínimo para inspeção.
    Quando abre buraco/bolhas na caixa de ar da soleira do carro, é imprescindível recortar fora toda a chapa externa da caixa de ar e avaliar a compra de uma nova, tratando a ferrugem dentro da caixa de ar previamente à provável colocação da nova ou recolocação da antiga.
    Na parte inferior do para-lamas traseiro, o que se faz é recortar a chapa, tratar a ferrugem na estrutura do carro atrás desta chapa e avaliar a substituição por nova. veja que essas chapas não são costumam ser caras:

    Emenda inferior do para-lamas traseiro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710773506-remendo-entre-roda-e-traseira-do-opala-6992-peca-nova-_JM

    Bacia do estepe:
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    Remendo da sobre-roda traseira:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760894739-par-remendo-da-lateral-traseira-sobre-roda-opala-2-4p-2204-_JM

    A caixa de ar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719217939-caixa-de-ar-externa-opala-4-portas-1969-a-1992-esquerdo-nova-_JM

    No final das contas, o que sai caro mesmo é a mão-de-obra de pintura e PRINCIPALMENTE funilaria, que é artesanal.
    Mas prepare-se. Tem carro que "quando você puxa uma pena, sai uma galinha", em termos de ferrugem escondida. Isso acontece. Mas aquilo que é bem feito, é definitivo. O mais caro mesmo é o retrabalho.

    Obrigado pelas dicas e opiniões opala4cc, mas é aquela coisa, agora já era kkk

    uma das peças que eu já ia comprar seria esse remendo do estepe, mas o funileiro me convenceu do contrário por que me disse que do jeito como ele faria (o que ele fez e é possível ver nas fotos) manteria a solda original entre a bacia de estepe e o assoalho do porta malas. "Besteria" isso de manter a solda original? Sim, mas ia economizar uns trocos e achei que ficou bom também...

    Quanto aos remendos laterais que você mandou os links, isso realmente eu nem tinha pensado em comprar para trocar. Fui na ideia de que já vi alguns outros Opalas que esse funileiro "Revitalizou" basicamente no mesmo processo do meu, e eu vi e gostei (pelo menos aparentemente estão bons).

    Mas mesmo assim agradeço os comentários.



    Mas poderia ter dito no época sim, concordo que tem gente que não aceita bem esse tipo de opinião porque talvez ache que vai "ficar feio na foto" em estar fazendo X procedimento não 100% "correto", mas comigo pelo menos não existiria confusão rs
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por Mirão Qua 21 Jun - 16:38:29

    Felipe é um cara inteligente. Mas voltando ao tópico, dirigi muita veraneio e opalas "cambio em cima" como dizem por aqui. Na família tivemos dois. Um coupé 74 e um 4 portas 78. Nunca encavalaram e acredito que a forma de "cambear" influi muito. O encavalamento ocorre sempre e somente sempre, ao passar da primeira para a segunda marcha. Ao se acostumar com o ponto em que a alavanca sai da posição da primeira, chega ao ponto morto e o motorista a deixa cair (não precisa empurrar para baixo como vi muitos motoristas desacostumados com esse tipo de alavanca) para subir a alavanca e engatar a segunda marcha, nunca terá problemas. Ainda que as buchas se desgastem, o piloto fará essa ação automaticamente. Poucas vezes encavalei marchas, geralmente eram carros desconhecidos e maltratados por outros motoristas.
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por felipeleox Qui 22 Jun - 12:05:04

    Obrigado pelas dicas Mirão, foi exatamente a orientação que o mecânico me passou ontem.

    Aqui uma foto de como ficou:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Opala_11

    (A foto está ruim, no fim de semana devo gravar uns vídeos e tirar fotos melhores)

    Peguei o carro ontem depois do serviço. Foram trocados pivôs de suspensão, terminais de direção, arrumado o sistema de ar forçado, instalados faróis de milha, trocado fluído e flexíveis de freio, troca de embreagem e retífica do volante do motor.

    Agora como nem tudo é como esperamos, vamos à questão do câmbio na coluna:

    Com a caixa tudo ok, suportes ok, agora as varetas...
    Comprei a caixa de câmbio e varetas deste carro a um mês:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Img-2092

    Foi feita a revisão do câmbio, sendo necessário troca de um rolamento, e kit de juntas e retentores.

    Porém, quando o mecânico foi montar as varetas, não chegavam do câmbio à coluna. Por sorte um colega tem um 79 câmbio na coluna e levou até a oficina. Comparando as varetas, as que eu comprei junto do câmbio eram diferentes (quando fui ver o carro que estava desmanchado o motor e câmbio já estavam foram, e o cara que me vendeu já o tinha pego nesse estado).

    Ai surgiram 2 opções:

    1 - Procurar varetas corretas por ai e pagar uma média de 500 reais (opção ideal)
    2 - O mecânico se dispôs a entortar e soldar se necessário as varetas que eu já tinha para montar (opção não ideal, mas "sem custos adicionais")

    Claro que eu gostaria muito de poder ir na opção 1, mas não tinha jeito. Sem condições de arcar com esse custo extra, além do tempo que demoraria para chegar e tudo o mais. Preciso urgentemente comprar pneus e outros "N" motivos...

    Então decidido, o mecânico vez os ajustes nas varetas, montou tudo, e achei o resultado satisfatório. Ré, 2° e 3° engatam perfeitamente, somente a 1° que tem que ter a famigerada "MANHA" para entrar, mas nada absurdo.

    De qualquer forma, já está melhor do que o meu câmbio 4 marchas que estava montado antes, pra tirar a ré, só eu conseguia sem encavalar, fora alguns encavalamentos em marchas para a frente se não fizesse as mudanças certinho.

    Sai da oficina, passei num posto para abastecer e calibrar pneus, fui pra casa (cerca de 10km rodados), tirando esse "problema" para engatar a primeira, veio muito bem. Gostei. Nas ruas de bairro foi só manter em 2° e já era, cheguei a andar praticamente 3km sem trocar de marcha kkkk


    Então, resumindo, foi isso.
    Agora é acertar o que falta (pneus, amortecedores traseiros e tapeçaria [quem sabe até uma placa preta]), e mais pra frente, com calma, conseguir as varetas corretas para trocar e ai sim deixar 100%

    Importante é que já posso voltar a curtir o carro, acredito que isso deve ser o mais importante sempre independente do modelo.
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    Mensagem por opala4cc Qui 22 Jun - 12:20:59

    felipeleox escreveu:Obrigado pelas dicas Mirão, foi exatamente a orientação que o mecânico me passou ontem.

    Aqui uma foto de como ficou:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Opala_11

    (A foto está ruim, no fim de semana devo gravar uns vídeos e tirar fotos melhores)

    Peguei o carro ontem depois do serviço. Foram trocados pivôs de suspensão, terminais de direção, arrumado o sistema de ar forçado, instalados faróis de milha, trocado fluído e flexíveis de freio, troca de embreagem e retífica do volante do motor.

    Agora como nem tudo é como esperamos, vamos à questão do câmbio na coluna:

    Com a caixa tudo ok, suportes ok, agora as varetas...
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    Foi feita a revisão do câmbio, sendo necessário troca de um rolamento, e kit de juntas e retentores.

    Porém, quando o mecânico foi montar as varetas, não chegavam do câmbio à coluna. Por sorte um colega tem um 79 câmbio na coluna e levou até a oficina. Comparando as varetas, as que eu comprei junto do câmbio eram diferentes (quando fui ver o carro que estava desmanchado o motor e câmbio já estavam foram, e o cara que me vendeu já o tinha pego nesse estado).

    Ai surgiram 2 opções:

    1 - Procurar varetas corretas por ai e pagar uma média de 500 reais (opção ideal)
    2 - O mecânico se dispôs a entortar e soldar se necessário as varetas que eu já tinha para montar (opção não ideal, mas "sem custos adicionais")

    Claro que eu gostaria muito de poder ir na opção 1, mas não tinha jeito. Sem condições de arcar com esse custo extra, além do tempo que demoraria para chegar e tudo o mais. Preciso urgentemente comprar pneus e outros "N" motivos...

    Então decidido, o mecânico vez os ajustes nas varetas, montou tudo, e achei o resultado satisfatório. Ré, 2° e 3° engatam perfeitamente, somente a 1° que tem que ter a famigerada "MANHA" para entrar, mas nada absurdo.

    De qualquer forma, já está melhor do que o meu câmbio 4 marchas que estava montado antes, pra tirar a ré, só eu conseguia sem encavalar, fora alguns encavalamentos em marchas para a frente se não fizesse as mudanças certinho.

    Sai da oficina, passei num posto para abastecer e calibrar pneus, fui pra casa (cerca de 10km rodados), tirando esse "problema" para engatar a primeira, veio muito bem. Gostei. Nas ruas de bairro foi só manter em 2° e já era, cheguei a andar praticamente 3km sem trocar de marcha kkkk


    Então, resumindo, foi isso.
    Agora é acertar o que falta (pneus, amortecedores traseiros e tapeçaria [quem sabe até uma placa preta]), e mais pra frente, com calma, conseguir as varetas corretas para trocar e ai sim deixar 100%

    Importante é que já posso voltar a curtir o carro, acredito que isso deve ser o mais importante sempre independente do modelo.

    POis é. É como eu disse: a vantagem deste câmbio é na cidade, principalmente no anda e para dos congestionamentos. O escalonamento das marchas é longo.
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    Mensagem por bruno_ramone Qui 22 Jun - 14:31:49

    opala4cc escreveu:Sim, o câmbio na coluna foi oferecido até 1987. Quando o câmbio era na coluna, o banco dianteiro era inteiriço.
    Sobre o aumento do consumo com o câmbio 3 marchas, na verdade ele aumenta pouco na cidade. Aumenta mesmo é na estrada, quando o motor 4 cilindros fica rugindo já nos 80Km/h por causa do giro meio alto. Na cidade é que se nota a vantagem do câmbio de 3 marchas, cujas marchas são mais longas no escalonamento. Em trânsito congestionado, troca-se menos as marchas.

    Felipe:

    Acho que eu lhe devo um pedido de desculpas. Eu acompanhei silenciosamente o seu tópico desde o início. Quando você postou fotos do andamento do serviço do funileiro, eu vi que era tapeação. O resultado final foi bonito, mas a funilaria dele foi apenas para esconder. O serviço na bacia do estepe foi bom, bem como ao redor do tanque de combustível e no flange onde prende a borracha de vedação do porta-malas. Mas o serviço na saia dianteira e nas partes baixas do carro foi criminoso. O funileiro apenas recortou as partes da chapa que estavam expondo a ferrugem externamente. Essa ferrugem ainda vai voltar. Na época das fotos eu fiquei com medo de comprar uma briga com você ou por ventura com outros que acompanhavam o tópico e ficar parecendo um urubu que fica agourando.
    Se você resolver fazer de novo, exija a retirada dos para lamas dianteiros, no mínimo para inspeção.
    Quando abre buraco/bolhas na caixa de ar da soleira do carro, é imprescindível recortar fora toda a chapa externa da caixa de ar e avaliar a compra de uma nova, tratando a ferrugem dentro da caixa de ar previamente à provável colocação da nova ou recolocação da antiga.
    Na parte inferior do para-lamas traseiro, o que se faz é recortar a chapa, tratar a ferrugem na estrutura do carro atrás desta chapa e avaliar a substituição por nova. veja que essas chapas não são costumam ser caras:

    Emenda inferior do para-lamas traseiro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710773506-remendo-entre-roda-e-traseira-do-opala-6992-peca-nova-_JM

    Bacia do estepe:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706615363-opala-bacia-estepe-socorro-remendo-lataria-paralama-assoalho-_JM

    Remendo da sobre-roda traseira:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760894739-par-remendo-da-lateral-traseira-sobre-roda-opala-2-4p-2204-_JM

    A caixa de ar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719217939-caixa-de-ar-externa-opala-4-portas-1969-a-1992-esquerdo-nova-_JM

    No final das contas, o que sai caro mesmo é a mão-de-obra de pintura e PRINCIPALMENTE funilaria, que é artesanal.
    Mas prepare-se. Tem carro que "quando você puxa uma pena, sai uma galinha", em termos de ferrugem escondida. Isso acontece. Mas aquilo que é bem feito, é definitivo. O mais caro mesmo é o retrabalho.

    Como eu sempre digo, críticas construtivas são muito bem vindas e nos ajudam a aprender um bucado!

    felipeleox escreveu:Obrigado pelas dicas Mirão, foi exatamente a orientação que o mecânico me passou ontem.

    Aqui uma foto de como ficou:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Opala_11

    (A foto está ruim, no fim de semana devo gravar uns vídeos e tirar fotos melhores)

    Peguei o carro ontem depois do serviço. Foram trocados pivôs de suspensão, terminais de direção, arrumado o sistema de ar forçado, instalados faróis de milha, trocado fluído e flexíveis de freio, troca de embreagem e retífica do volante do motor.

    Agora como nem tudo é como esperamos, vamos à questão do câmbio na coluna:

    Com a caixa tudo ok, suportes ok, agora as varetas...
    Comprei a caixa de câmbio e varetas deste carro a um mês:
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    Foi feita a revisão do câmbio, sendo necessário troca de um rolamento, e kit de juntas e retentores.

    Porém, quando o mecânico foi montar as varetas, não chegavam do câmbio à coluna. Por sorte um colega tem um 79 câmbio na coluna e levou até a oficina. Comparando as varetas, as que eu comprei junto do câmbio eram diferentes (quando fui ver o carro que estava desmanchado o motor e câmbio já estavam foram, e o cara que me vendeu já o tinha pego nesse estado).

    Ai surgiram 2 opções:

    1 - Procurar varetas corretas por ai e pagar uma média de 500 reais (opção ideal)
    2 - O mecânico se dispôs a entortar e soldar se necessário as varetas que eu já tinha para montar (opção não ideal, mas "sem custos adicionais")

    Claro que eu gostaria muito de poder ir na opção 1, mas não tinha jeito. Sem condições de arcar com esse custo extra, além do tempo que demoraria para chegar e tudo o mais. Preciso urgentemente comprar pneus e outros "N" motivos...

    Então decidido, o mecânico vez os ajustes nas varetas, montou tudo, e achei o resultado satisfatório. Ré, 2° e 3° engatam perfeitamente, somente a 1° que tem que ter a famigerada "MANHA" para entrar, mas nada absurdo.

    De qualquer forma, já está melhor do que o meu câmbio 4 marchas que estava montado antes, pra tirar a ré, só eu conseguia sem encavalar, fora alguns encavalamentos em marchas para a frente se não fizesse as mudanças certinho.

    Sai da oficina, passei num posto para abastecer e calibrar pneus, fui pra casa (cerca de 10km rodados), tirando esse "problema" para engatar a primeira, veio muito bem. Gostei. Nas ruas de bairro foi só manter em 2° e já era, cheguei a andar praticamente 3km sem trocar de marcha kkkk


    Então, resumindo, foi isso.
    Agora é acertar o que falta (pneus, amortecedores traseiros e tapeçaria [quem sabe até uma placa preta]), e mais pra frente, com calma, conseguir as varetas corretas para trocar e ai sim deixar 100%

    Importante é que já posso voltar a curtir o carro, acredito que isso deve ser o mais importante sempre independente do modelo.

    Caralho! Essa alavanca na coluna tem uma charme violento!!! Vc pretender colocar os bancos inteiriços?
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    Mensagem por felipeleox Qui 22 Jun - 15:56:49

    opala4cc escreveu:POis é. É como eu disse: a vantagem deste câmbio é na cidade, principalmente no anda e para dos congestionamentos. O escalonamento das marchas é longo.

    Sim, fim de semana quero andar uma distancia legal pra acostumar mesmo rs

    bruno_ramone escreveu:

    Caralho! Essa alavanca na coluna tem uma charme violento!!! Vc pretender colocar os bancos inteiriços?

    Realmente, dá outro visual. Parei no posto o frentista ficou impressionado kkk

    Não só pretendo, como já tenho um banco inteiriço. PORÉM, é um banco de Dodge Dart adaptado para Opala, ele estava montado naquele carro da foto que estava sendo desmanchado.
    Paguei uma merreca, esta bem feio, mas a estrutura está boa, e reclinando uma maravilha. No Dodge não é aquele sistema de ficar girando aquele "volante" para subir ou descer o encosto, é uma alavanquinha, basta você puxar que o encosto fica livre para regular.

    O outro porém desse banco, é que ele tem o assento inteiriço, mas com encostos separados e descanso de braço reclinável (se deixar o descanso de braço levantado, fica como se fosse um banco inteiriço total, se abaixar, fica assento inteiriço e encostos separados.

    Não ficaria original, mas pode ficar bacana também. Então preciso pensar se realmente vou usar esse banco ou nao...
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    Mensagem por Mirão Qui 22 Jun - 22:08:29

    Esse banco, pertence ao dodge com alavanca na coluna, duas portas, ele é mais firme que o original do opala na parte do encosto da coluna. Bem melhor e bem seguro, com mais conforto e requinte. Se deseja colocar placa preta ele não será empecilho, fica naquele percentual permitido, seria bom consultar pois eu não abriria mão desse banco, colocaria a forração do opala e pronto. Posta fotos dele pra conferir se é esse mesmo.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Jun - 1:35:40

    Olha só que coisa linda essas rodas repolho pintadas (e bem pintadas) em alumínio opalescente:

    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Roda_r10

    Melhor que isso, só cromando! OKK
    Esses sobre-aros cromados ficam muito bonitos na roda repolho alumínio opalescente e ainda mais bonitos se a repolho for cromada.
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    Mensagem por bruno_ramone Sáb 24 Jun - 3:01:07

    bruno_ramone escreveu:

    Caralho! Essa alavanca na coluna tem uma charme violento!!! Vc pretender colocar os bancos inteiriços?

    Realmente, dá outro visual. Parei no posto o frentista ficou impressionado kkk

    Não só pretendo, como já tenho um banco inteiriço. PORÉM, é um banco de Dodge Dart adaptado para Opala, ele estava montado naquele carro da foto que estava sendo desmanchado.
    Paguei uma merreca, esta bem feio, mas a estrutura está boa, e reclinando uma maravilha. No Dodge não é aquele sistema de ficar girando aquele "volante" para subir ou descer o encosto, é uma alavanquinha, basta você puxar que o encosto fica livre para regular.

    O outro porém desse banco, é que ele tem o assento inteiriço, mas com encostos separados e descanso de braço reclinável (se deixar o descanso de braço levantado, fica como se fosse um banco inteiriço total, se abaixar, fica assento inteiriço e encostos separados.

    Não ficaria original, mas pode ficar bacana também. Então preciso pensar se realmente vou usar esse banco ou nao...[/quote]

    Top demais! Eu colocaria com toda certeza!! Vai ficar show com as forrações do Opala!
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    Mensagem por Mirão Sáb 24 Jun - 18:03:48

    As rodas repolho pintadas na cor original ficam outra coisa.
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    Mensagem por felipeleox Seg 26 Jun - 6:34:30

    Realmente, a cor original da roda dá outra cara. Já conversei com o pintor, quando eu for trocar os pneus, levo pra ele pintar.

    Só estou com uma ideia, pitar ela no aluminio opalescente, mas essas bordas pintar na mesma cor do carro. Como o sobre aro vai em cima, talvez fique um detalhe bacana, porque apareceria só um filete. Mas preciso pensar.
    Exemplo:
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Roda_r10


    O banco que consegui é esse:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 20170510

    Precisa refazer totalmente, mas a estrutura está boa (aparentemente) e reclina perfeitamente. Acho que o tapeceiro dá jeito.


    Aqui um vídeo gravado no sábado, rodei uns 20km deu pra pegar as manhãs melhor.
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    Mensagem por opala4cc Seg 26 Jun - 10:02:59

    felipeleox escreveu:Realmente, a cor original da roda dá outra cara. Já conversei com o pintor, quando eu for trocar os pneus, levo pra ele pintar.

    Só estou com uma ideia, pitar ela no aluminio opalescente, mas essas bordas pintar na mesma cor do carro. Como o sobre aro vai em cima, talvez fique um detalhe bacana, porque apareceria só um filete. Mas preciso pensar.
    Exemplo:
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    O banco que consegui é esse:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 20170510

    Precisa refazer totalmente, mas a estrutura está boa (aparentemente) e reclina perfeitamente. Acho que o tapeceiro dá jeito.


    Aqui um vídeo gravado no sábado, rodei uns 20km deu pra pegar as manhãs melhor.

    Eu voto pelo alumínio opalescente sem o filete. MAs não se esqueça de que é aconselhável jatear a roda toda antes da nova pintura. Caso contrário, qualquer descascadinho da pintura atual vai aparecer na forma de desnível na superfície na pintura nova.
    Já o banco inteiriço da foto deve ser bem mais confortável do que o banco inteiriço original do opala. O problema do banco inteiriço é que uma colisão forte na traseira do carro vai quebrar o seu pescoço. A solução que se adotava na época eram essas traquitanas aqui e similares:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871728804-encosto-de-cabeca-universal-vw-fuscabrasiliakombi-etc-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871673400-encosto-de-cabeca-banco-baixo-fusca-procar-_JM
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    Mensagem por Mirão Seg 26 Jun - 10:47:23

    Eu deixaria as rodas em sua cor original mesmo, sem filetes. Imaginava outro modelo de banco, esse aí ão me recordo de tê-los vistos em Darts. E já possui 3 Dojões. O de banco inteiriço era bem diferente. Mas gostei do modelo. Tem aparência resistente e mais confortável, encaixa melhor e prende o corpo ao banco, dando maior estabilidade em relação ao do Opala. Também não usaria uma traquitana daquela nunca. Aquilo é um disfarce, numa pancada seu corpo pode é jogá-lo em algum passageiro e provocar mais lesões.
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    Mensagem por felipeleox Seg 26 Jun - 11:58:09

    Então, esse banco está usando apenas a estrutura do banco de Dodge, o "desenho" dele está todo mudado. (pela ferragem lateral não há duvidas sobre ser de Dodge)

    E esses encostos de cabeça ai, mais feios que briga de foice no escuro kkkk

    Realmente o ponto negativo é quanto a segurança, mas se fosse assim eu teria que mudar o cinto original, ainda está só abdominal.

    Se eu fosse fazer algo a respeito do encosto de cabeça, seria algo no padrão dos carros americanos dessa época (inclusive também é uma ideia de usar esse tipo de padrão na forração dos bancos, mesclando couro e tecido), ai mandaria fazer esses "head rests" para encaixar na estrutura do banco mesmo.

    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 510
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    Mensagem por Mirão Seg 26 Jun - 12:52:16

    Com aquela estrutura você monta um banco estiloso, vai depender do capoteiro, ou tapeceiro, não sei como denominam esse profissionais aí. Eu aproveitaria aquele modelo, buscaria melhorar o acabamento, dando um aspecto mais quadrado aos ombros do banco, como nas fotos acima, sem perder o desenho de profundidade. O descansa braço é imprescindível. Deixaria ele também e acrescentaria um porta objetos no estilo da Ford Ranger XL, 2008/09, como a que eu tive até meses atrás. Tanto servia para descansa braço como também apoio para um terceiro passageiro (ela era 6 lugares no docs) e também era um porta trecos, possuía uma portinhola, ali eu carregava a documentação e outras coisa leves quando viajava.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 26 Jun - 21:56:03

    Cara,que bacana que é um 3 marchas na coluna hein,tá ficando bacana o serviço

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    Mensagem por felipeleox Ter 27 Jun - 11:46:53

    opala4cc escreveu:Olha só que coisa linda essas rodas repolho pintadas (e bem pintadas) em alumínio opalescente:

    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Roda_r10

    Melhor que isso, só cromando! OKK
    Esses sobre-aros cromados ficam muito bonitos na roda repolho alumínio opalescente e ainda mais bonitos se a repolho for cromada.

    E esse furo no meio da repolho da foto? Foi cortado, ou ali solta mesmo?
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    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Empty Re: Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna

    Mensagem por opala4cc Ter 27 Jun - 11:57:40

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:Olha só que coisa linda essas rodas repolho pintadas (e bem pintadas) em alumínio opalescente:

    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Roda_r10

    Melhor que isso, só cromando! OKK
    Esses sobre-aros cromados ficam muito bonitos na roda repolho alumínio opalescente e ainda mais bonitos se a repolho for cromada.

    E esse furo no meio da repolho da foto? Foi cortado, ou ali solta mesmo?

    É porque essa repolho é dos SL de 1988 até 1992, onde no centro ia uma calotinha plástica com o símbolo da gravatinha chevrolet. Calotinha idêntica àquela que ia nas rodas do diplomata 1991 e 1992, com exceção de que no SL o símbolo da gravatinha era pintado (se ainda me lembro, de um azul escuro). A GMB fez essa mudança nas rodas repolho de modo a permitir que as máquinas de balanceamento eletrônico do tipo "de bancada" - que estavam se popularizando - pudessem balancear pneus com essas rodas, já que as tais máquinas tem uma espiga passante no centro da roda quando ela encaixa na máquina. Veja:

    https://www.google.com.br/search?q=roda+diplomata+1992&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjJm8qEsd7UAhVBeCYKHXV2C9UQsAQIJw&biw=1920&bih=940#tbm=isch&q=maquina+de+balancear+pneus&imgrc=HoHU64_-8Ia0EM:

    Corrigindo: não tenho certeza se a roda "repolho" com calotinha no centro foi exatamente de 88 a 92. Sei que o último modelo que saiu de roda "repolho" era com furo no centro para a calotinha plástica e deve ter começado pelo menos a partir de 1988.


    Última edição por opala4cc em Qua 28 Jun - 0:36:02, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Jun - 11:58:15

    felipeleox escreveu:


    Aqui um vídeo gravado no sábado, rodei uns 20km deu pra pegar as manhãs melhor.

    Você é um privilegiado...tem um com câmbio na coluna dos modelos quadrados..são muito raros...tive oportunidade de pegar carona diversas vezes em um 78 com câmbio na coluna, agora dos modernos nunca vi pessoalmente...tem um charme especial esses modelos...acho muito massa a troca de marchas na coluna!
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Jun - 12:01:50

    opala4cc escreveu:Sim, o câmbio na coluna foi oferecido até 1987. Quando o câmbio era na coluna, o banco dianteiro era inteiriço.
    Sobre o aumento do consumo com o câmbio 3 marchas, na verdade ele aumenta pouco na cidade. Aumenta mesmo é na estrada, quando o motor 4 cilindros fica rugindo já nos 80Km/h por causa do giro meio alto. Na cidade é que se nota a vantagem do câmbio de 3 marchas, cujas marchas são mais longas no escalonamento. Em trânsito congestionado, troca-se menos as marchas.


    Se eu não estiver muito enganado o Câmbio na coluna foi oferecido até 92 como opcional nas Caravans ambulâncias! Eu li isso em algum lugar mas não lembro onde!


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    Mensagem por opala4cc Ter 27 Jun - 14:21:29

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:Sim, o câmbio na coluna foi oferecido até 1987. Quando o câmbio era na coluna, o banco dianteiro era inteiriço.
    Sobre o aumento do consumo com o câmbio 3 marchas, na verdade ele aumenta pouco na cidade. Aumenta mesmo é na estrada, quando o motor 4 cilindros fica rugindo já nos 80Km/h por causa do giro meio alto. Na cidade é que se nota a vantagem do câmbio de 3 marchas, cujas marchas são mais longas no escalonamento. Em trânsito congestionado, troca-se menos as marchas.


    Se eu não estiver muito enganado o Câmbio na coluna foi oferecido até 92 como opcional nas Caravans ambulâncias! Eu li isso em algum lugar mas não lembro onde!

    Sim. Acho que fui eu quem lhe disse. Porém, era só "para constar" no catálogo. Era uma opção "para inglês ver", pois na prática não estava disponível. Essa informação obtive de outra comunidade que fiz parte e ela veio, se não me engano, do Shibunga. Você já viu alguma ambulância 88 a 92 com esse câmbio? Eu, não.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Jun - 14:43:46

    opala4cc escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Se eu não estiver muito enganado o Câmbio na coluna foi oferecido até 92 como opcional nas Caravans ambulâncias! Eu li isso em algum lugar mas não lembro onde!

    Sim. Acho que fui eu quem lhe disse. Porém, era só "para constar" no catálogo. Era uma opção "para inglês ver", pois na prática não estava disponível. Essa informação obtive de outra comunidade que fiz parte e ela veio, se não me engano, do Shibunga. Você já viu alguma ambulância 88 a 92 com esse câmbio? Eu, não.

    Então..pior que a informação procede! Eu perguntei pra um pessoal num grupo de whatsapp e uns 2 disseram que viram pessoalmente...uma 89 com câmbio na coluna e outro viu uma num desmanche..até estranhou quando viu, um terceiro ficou sabendo de uma 91...mas fotos infelizmente ainda não temos pra documentar..tentei vasculhar a net na procura mas não existe ainda..


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    Mensagem por opala4cc Ter 27 Jun - 17:00:22

    Rubão6cc escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Sim. Acho que fui eu quem lhe disse. Porém, era só "para constar" no catálogo. Era uma opção "para inglês ver", pois na prática não estava disponível. Essa informação obtive de outra comunidade que fiz parte e ela veio, se não me engano, do Shibunga. Você já viu alguma ambulância 88 a 92 com esse câmbio? Eu, não.

    Então..pior que a informação procede! Eu perguntei pra um pessoal num grupo de whatsapp e uns 2 disseram que viram pessoalmente...uma 89 com câmbio na coluna e outro viu uma num desmanche..até estranhou quando viu, um terceiro ficou sabendo de uma 91...mas fotos infelizmente ainda não temos pra documentar..tentei vasculhar a net na procura mas não existe ainda..
    Se existe, o badolato vai ter em breve. Vamos aguarda-lo!
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    Mensagem por francisco6>8 Ter 27 Jun - 23:49:05

    A adaptação do cambio na coluna nos opalas 80 é demasiadamente fácil ou dá pano pra manga?
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    Mensagem por opala4cc Qua 28 Jun - 0:13:08

    francisco6>8 escreveu:A adaptação do cambio na coluna nos opalas 80 é demasiadamente fácil ou dá pano pra manga?

    Dá pano pra manga. Vai ter de fechar o buraco no túnel, tem de trocar a coluna da direção (que é cheia de pecinhas, sendo difícil achar uma completa e em perfeito funcionamento), tem de achar um trambulador bom que não encavale as marchas... e oficina que não estrague outras coisas no carro no processo de instalar as modificações.
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    Mensagem por bruno_ramone Qua 28 Jun - 1:53:17

    felipeleox escreveu:Realmente, a cor original da roda dá outra cara. Já conversei com o pintor, quando eu for trocar os pneus, levo pra ele pintar.

    Só estou com uma ideia, pitar ela no aluminio opalescente, mas essas bordas pintar na mesma cor do carro. Como o sobre aro vai em cima, talvez fique um detalhe bacana, porque apareceria só um filete. Mas preciso pensar.
    Exemplo:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 11m7oc10
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 Roda_r10


    O banco que consegui é esse:
    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 20170510

    Precisa refazer totalmente, mas a estrutura está boa (aparentemente) e reclina perfeitamente. Acho que o tapeceiro dá jeito.


    Aqui um vídeo gravado no sábado, rodei uns 20km deu pra pegar as manhãs melhor.

    Mãe de Deus!!!!!!! I love you
    Sonhando aqui com uma Caravan frente quadrada com câmbio em cima!!!
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    Mensagem por felipeleox Qua 28 Jun - 16:39:42

    opala4cc escreveu:

    É porque essa repolho é dos SL de 1988 até 1992, onde no centro ia uma calotinha plástica com o símbolo da gravatinha chevrolet. Calotinha idêntica àquela que ia nas rodas do diplomata 1991 e 1992, com exceção de que no SL o símbolo da gravatinha era pintado (se ainda me lembro, de um azul escuro). A GMB fez essa mudança nas rodas repolho de modo a permitir que as máquinas de balanceamento eletrônico do tipo "de bancada" - que estavam se popularizando - pudessem balancear pneus com essas rodas, já que as tais máquinas tem uma espiga passante no centro da roda quando ela encaixa na máquina.

    Entendi. Realmente, em dois anos, não achei ninguém que balanceie as rodas do meu carro. Só fazem com essa máquina as rodas que tem roda no meio. Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 44737

    E como em breve vou trocar pneus, gostaria de balancear pra deixar zerado.


    Acho que para o "comprador comum" só foi oferecido até 87, mas vai saber rsrs Esse esquema das Caravans ambulância desconhecia.


    Obrigado aos comentários positivos pessoal OKK
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    Mensagem por opala4cc Qua 28 Jun - 17:28:31

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É porque essa repolho é dos SL de 1988 até 1992, onde no centro ia uma calotinha plástica com o símbolo da gravatinha chevrolet. Calotinha idêntica àquela que ia nas rodas do diplomata 1991 e 1992, com exceção de que no SL o símbolo da gravatinha era pintado (se ainda me lembro, de um azul escuro). A GMB fez essa mudança nas rodas repolho de modo a permitir que as máquinas de balanceamento eletrônico do tipo "de bancada" - que estavam se popularizando - pudessem balancear pneus com essas rodas, já que as tais máquinas tem uma espiga passante no centro da roda quando ela encaixa na máquina.

    Entendi. Realmente, em dois anos, não achei ninguém que balanceie as rodas do meu carro. Só fazem com essa máquina as rodas que tem roda no meio. Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 44737

    E como em breve vou trocar pneus, gostaria de balancear pra deixar zerado.


    Acho que para o "comprador comum" só foi oferecido até 87, mas vai saber rsrs Esse esquema das Caravans ambulância desconhecia.


    Obrigado aos comentários positivos pessoal OKK

    As rodas repolho sem furo no meio só podem ser balanceadas com a roda colocada no carro. O balanceamento é feito com um carrinho que parece um carrinho de brinquedo de criança: o operador senta nele e coloca a frente do carrinho no local aonde a gente posiciona o macaco quando vai trocar o pneu. Então, o carrinho levanta parcialmente o veículo fazendo a roda a ser balanceada ficar suspensa no ar. Então uma pequena rodinha de borracha anexada ao carrinho encosta na banda de rodagem do conjunto roda+pneu a ser balanceado e essa rodinha começa a girar fazendo a roda do carro girar também. Então a roda do carrinho freia o giro até parar e indica ao operador o local onde colocar pesos e o quanto colocar. O procedimento é repetido para cada roda.
    A última vez em que vi ao vivo um carrinho destes foi por volta de 2004, quando eu ainda tinha o SL 92 e já era difícil encontrar quem tivesse. A última vez em que vi um carrinho destes foi em um dos vídeos do tonella, no youtoba, onde ele leva um carro até o tal de "Seike" (acho que é assim que se escreve) para balancear as rodas de uma daquelas volkstraquitanas.
    Acabei de achar um vídeo no youtoba com um carrinho similar:


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    Mensagem por Rubão6cc Qua 28 Jun - 18:10:34

    opala4cc escreveu:
    felipeleox escreveu:

    Entendi. Realmente, em dois anos, não achei ninguém que balanceie as rodas do meu carro. Só fazem com essa máquina as rodas que tem roda no meio. Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 44737

    E como em breve vou trocar pneus, gostaria de balancear pra deixar zerado.


    Acho que para o "comprador comum" só foi oferecido até 87, mas vai saber rsrs Esse esquema das Caravans ambulância desconhecia.


    Obrigado aos comentários positivos pessoal OKK

    As rodas repolho sem furo no meio só podem ser balanceadas com a roda colocada no carro. O balanceamento é feito com um carrinho que parece um carrinho de brinquedo de criança: o operador senta nele e coloca a frente do carrinho no local aonde a gente posiciona o macaco quando vai trocar o pneu. Então, o carrinho levanta parcialmente o veículo fazendo a roda a ser balanceada ficar suspensa no ar. Então uma pequena rodinha de borracha anexada ao carrinho encosta na banda de rodagem do conjunto roda+pneu a ser balanceado e essa rodinha começa a girar fazendo a roda do carro girar também. Então a roda do carrinho freia o giro até parar e indica ao operador o local onde colocar pesos e o quanto colocar. O procedimento é repetido para cada roda.
    A última vez em que vi ao vivo um carrinho destes foi por volta de 2004, quando eu ainda tinha o SL 92 e já era difícil encontrar quem tivesse. A última vez em que vi um carrinho destes foi em um dos vídeos do tonella, no youtoba, onde ele leva um carro até o tal de "Seike" (acho que é assim que se escreve) para balancear as rodas de uma daquelas volkstraquitanas.
    Acabei de achar um vídeo no youtoba com um carrinho similar:


    Mais um:

    Última vez que balanceei as rodas do meu o cara usou esse carrinho...achei curioso ver ele sentado nele e até perguntei como funcionava...comentou inclusive que as rodas serrinhas são chatinhas de mexer por causa dos furos pequenos..


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    Mensagem por Murilo R Qua 28 Jun - 18:49:37

    essas maquinas sao muito antigas sem tecnologia
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    Mensagem por Mirão Qua 28 Jun - 19:27:01

    São antigas, e geralmente as vejo sendo utilizadas para balancear pneus de SUVs e caminhonetes grandes e média. Não sabia que as utilizavam em automóveis médios e pequenos.
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    Mensagem por opala4cc Qua 28 Jun - 22:49:13

    Mirão escreveu:São antigas, e geralmente as vejo sendo utilizadas para balancear pneus de SUVs e caminhonetes grandes e média. Não sabia que as utilizavam em automóveis médios e pequenos.

    É que no caso dos SUV e de camionetes grandes e médias, o conjunto pneu+roda é muito pesado para uma pessoa colocar na máquina de bancada. Talvez até seja por não caber na máquina por causa daquela carenagem de proteção que tem de ser abaixada para iniciar a operação do equipamento (não sei). Então, acredito que vale a lei do menor esforço: usa-se o carrinho.
    Tem alguns carrinhos mais modernos, com display digital. Esse método do carrinho pode até ser "antigo" mas funciona. É mais importante a aferição do equipamento do que necessariamente a idade. Balanceamento de rodas se faz há décadas e sempre funcionou. Eu até já ouvi funcionário desses autocenters me dizer que a máquina de bancada é mais precisa, mas pra mim o balanceamento está bom se a primeira frequência de ressonância só aparecer lá pelos 140Km/h. Nunca vou chegar nessa velocidade mesmo... Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 562542
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    Mensagem por Mirão Qui 29 Jun - 4:29:01

    Kkkkkkk, mesmo que não chegue a essa velocidade você está correto em sua observação. O que eu não sabia era que aquela máquina atendia carros médios e pequenos, e o método parece bem mais prático pois passa a sensação do movimento das rodas em contato com o solo, no mesmo esquema das aferições de torque e potência realizadas no dinamômetro.
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    Mensagem por felipeleox Qui 29 Jun - 12:07:50

    interessante o procedimento para balancear no local, nunca tinha visto.

    Agora eu vou ter que caçar algum lugar que ainda faça esse serviço aqui na região rs
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    Mensagem por opala4cc Qui 29 Jun - 15:48:48

    felipeleox escreveu:interessante o procedimento para balancear no local, nunca tinha visto.

    Agora eu vou ter que caçar algum lugar que ainda faça esse serviço aqui na região rs

    Não deve ser difícil: procure no ggogle os termos "guarulhos balanceamento no local" e telefone para os lugares que aparecerem, perguntando se eles têm o carrinho.
    Aqui mais um vídeo:
    http://g1.globo.com/carros/autoesporte/videos/t/edicoes/v/saiba-como-fazer-balanceamento-sem-tirar-a-roda-do-lugar/5700931/



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    Mensagem por Mirão Qui 29 Jun - 16:25:56

    Aqui encontra fácil, mas utilizavam o aparelho apenas em caminhonetes.
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    Mensagem por opala4cc Dom 2 Jul - 3:43:29

    opala4cc escreveu:
    felipeleox escreveu:

    E esse furo no meio da repolho da foto? Foi cortado, ou ali solta mesmo?

    É porque essa repolho é dos SL de 1988 até 1992, onde no centro ia uma calotinha plástica com o símbolo da gravatinha chevrolet. Calotinha idêntica àquela que ia nas rodas do diplomata 1991 e 1992, com exceção de que no SL o símbolo da gravatinha era pintado (se ainda me lembro, de um azul escuro). A GMB fez essa mudança nas rodas repolho de modo a permitir que as máquinas de balanceamento eletrônico do tipo "de bancada" - que estavam se popularizando - pudessem balancear pneus com essas rodas, já que as tais máquinas tem uma espiga passante no centro da roda quando ela encaixa na máquina. Veja:

    https://www.google.com.br/search?q=roda+diplomata+1992&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjJm8qEsd7UAhVBeCYKHXV2C9UQsAQIJw&biw=1920&bih=940#tbm=isch&q=maquina+de+balancear+pneus&imgrc=HoHU64_-8Ia0EM:

    Corrigindo: não tenho certeza se a roda "repolho" com calotinha no centro foi exatamente de 88 a 92. Sei que o último modelo que saiu de roda "repolho" era com furo no centro para a calotinha plástica e deve ter começado pelo menos a partir de 1988.

    Achei. Essa é a calotinha plástica que vai no centro da roda repolho com furo no centro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711189100-centro-calota-opala-1991-1992-diplomata-tampinha-calotinha-o-_JM
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    Mensagem por Mirão Dom 2 Jul - 16:24:10

    Opala4cc, eu acho que você encontrou foram as calotinhas das rodas "margaridas" como são chamadas por aqui. As originais, aro 15 dos diplos 92.
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    Mensagem por opala4cc Dom 2 Jul - 18:39:46

    Mirão escreveu:Opala4cc, eu acho que você encontrou foram as calotinhas das rodas "margaridas" como são chamadas por aqui. As originais, aro 15  dos diplos 92.

    Não. Fisicamente, as calotinhas das últimas rodas repolho e das rodas do diplomata 91 a 92 são as mesmas (a famosa racionalização de custos da GMB). Porém, por terem pintura diferente, elas têm números GM e aplicações diferentes.
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    Mensagem por Mirão Dom 2 Jul - 22:50:43

    Perfeito, conferi no ML. Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 56741
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    Mensagem por felipeleox Ter 4 Jul - 11:41:35

    bacana as informações.

    Logo logo vou dar uma procurada melhor algum lugar pra fazer esse serviço.


    Voltando ao assunto do banco:

    Comprei uma 4 rodas do lançamento do Monza, e achei esse anúncio:

    Revitalização Opala 82 - 4 portas Bege - Câmbio na coluna - Página 2 20170110

    Interessante esse tipo de banco "semi inteiriço" rs

    Acho que não colocaria no meu esse modelo, mas achei bacana compartilhar.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 4 Jul - 12:23:33

    Banco feio feito capeta!!


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    Mensagem por Mirão Ter 4 Jul - 12:58:35

    Kkkkkk tão feio que tá jogado no mato. Esse semi inteiriço é bastante parecido com os das Ford Ranger. Não pegaria bem. Ainda opino pelo modelo de ombros quadrados, bipartidos ou não, a sugestão do porta trecos fica a critério e tem que ser muito bem feito para não matar a beleza do banco. Como seu carro é quatro portas, necessariamente não precisa ser bipartido também. Tem que ser criterioso no acabamento.
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    Mensagem por opala4cc Ter 4 Jul - 17:28:18

    Mirão escreveu:Kkkkkk tão feio que tá jogado no mato. Esse semi inteiriço é bastante parecido com os das Ford Ranger. Não pegaria bem. Ainda opino pelo modelo de ombros quadrados, bipartidos ou não, a sugestão do porta trecos fica a critério e tem que ser muito bem feito para não matar a beleza do banco. Como seu carro é quatro portas, necessariamente não precisa ser bipartido também. Tem que ser criterioso no acabamento.


    KKKKK!!! Pois é! Mas o serviço no banco foi incompetente: não pintaram de verde ANTES.

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