por GustavoZorzi Sex 16 Abr - 23:12:13
opala4cc escreveu: GustavoZorzi escreveu:por sorte ainda tem novos desse modelo que comprei e por mais sorte ainda o cara vendeu um que era pouquíssimo uso(segundo ele) mas ainda sim valeu muito a pena! Tinha cara vendendo até com focinho quebrado e todo sujo na foto mais caro que esse que peguei, agora só esperar chegar e fazer a adaptação da partida rápida
Que bom que você conseguiu um novo. Existe um catálogo de peças da bosch sobre motores de partida. Neste catálogo é mencionada a potência em KW de cada motor de partida que a bosch fabrica para as mais diversas montadoras/carros. Em princípio, quanto mais KW (kilowatts) tem um motor de partida, melhor opção ele é para um motor 6 cilindros do opala, caso seja esta adaptação que você vai fazer. Claro que existem outros fatores, como a geometria do motor de partida, a posição dos pontos de fixação e o passo dos dentes do pinhão versus o passo dos dentes da cremalheira...
Ah sim, tive que utilizar alguns desses dados para escolha do mesmo e o fator principal para essa escolha é a coincidência das engrenagens pinhão-cremalheira, o do Opala tem 9 Dentes e 25.8mm de diâmetro logo você precisa de um modelo de bendix com as mesma características ou precisa de um que tenha o mesmo módulo similar, esse módulo é uma característica técnicas de engrenagens que basicamente as que tem o mesmo valor batem certinho, o passo dos dentes que você comentou, quando dividido por PI, se obtém o tal módulo por exemplo. Por sorte esse modelo tem o bendix com as mesmas medidas do Opala.
Em questão dos kW eu não tenho informação por agora dos originais, mas esse modelo que comprei é um Delco-Remy de 1,4 kW e lembrando que ele possui redução com planetárias e não transmissão direta como os originais do Opala e assim ele consegue oferecer um torque bem maior. Para efeitos comparativos esse mesmo modelo de arranque (PG260D) equipa tanto motores 1.8/2.0/2.2/2.4 dos Vectra/Astra/S10/Blazer/Zafira como também os 4.3 da Blazer e S10, então vai tocar bem e sem preocupações.
O fator principal foi o modelo do carro que ele saiu pois o focinho tem diferenças e existe a possibilidade do automático bater nasno braço auxiliar da direção e dos motores 16V foram os que melhor saíram nessa escolha. Pelo que pesquisei também no caso dos motores 6 cilindros você consegue usar dos 8V sem o problema que comentei, esse empecilho é apenas nos motores 4 cilindros, que é o meu caso.
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