Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
motor - Motor aberto, e agora? EmptyHoje à(s) 7:53:58 por Pagung

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
motor - Motor aberto, e agora? EmptyOntem à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
motor - Motor aberto, e agora? EmptyTer 30 Abr - 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
motor - Motor aberto, e agora? EmptyTer 30 Abr - 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
motor - Motor aberto, e agora? EmptyTer 30 Abr - 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
motor - Motor aberto, e agora? EmptyTer 30 Abr - 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
motor - Motor aberto, e agora? EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
motor - Motor aberto, e agora? EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
motor - Motor aberto, e agora? EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

116 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 116 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
tabarbosa (16850)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
Rubão6cc (15346)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
BANDIT (13573)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
Xann (10394)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
j ricardo (9376)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
Jean Bida (9320)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
motor - Motor aberto, e agora? Bar_leftmotor - Motor aberto, e agora? Barmotor - Motor aberto, e agora? Bar_right 

+3
paulo_bomber
Pedrão B.
fastback
7 participantes

    Motor aberto, e agora?

    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qua 29 Mar - 20:49:43

    Pessoal, após quase um ano com meu carro parado numa empreita que não deu muito certo, finalmente consegui um pouco de grana pra continuar o processo.
    Meu carro era 4 cilindros mas agora estou abrindo um 6 que comprei de um amigo há um tempo atrás.
    Entratanto, ao abrir o motor eu encontrei algumas surpresas que não constavam no orçamento. As bronzinas estavam bem comidas e tenho receio de como devem estar os pistões e camisas.
    O virabrequim eu já retifiquei para 0,25 e agora estou procurando alguma solução o mais barata possível para os cilindros.
    Pra levar esse motor na retifica fica meio complicado porque nao tenho como transportar. Tem alguma maneira de saber a situação dele, pra saber se posso apenas brunir ou coisa assim?

    Abraços!
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Pedrão B. Qua 29 Mar - 21:21:12

    Tenta ver se a retífica não vai até sua casa medir...
    Mas cara, se tiver ruim a parte de cima? Como vai fazer?
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qui 30 Mar - 7:01:57

    Pedrão, se tiver ruim não tem outro jeito, é adiar outras coisas pra fazer o carro andar... No
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qui 30 Mar - 7:04:06

    Alías, alguém sabe me dizer quais as medidas de pistões disponíveis? Na auto peças me disseram ser 0,50, 0,60, 0,75 e 1 se não me engano... Mas estou vendo esses pistões por exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775565839-jogo-de-pistoes-opala-6-cil-modelo-250s-_JM e eles são 0,20 e também já ví 0,020... confused
    Esse do anúncio compensa? Ví que um está todo marcado...
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Pedrão B. Qui 30 Mar - 7:28:26

    Bom, vamos lá:

    Normalmente, quando se faz uma troca de anéis, pro motor parar de fumar, por exemplo, logo a parte de baixo abre o bico, pois você restaura a compressão o que se torna uma sobrecarga para os mancais já cansados.
    Quando ocorre o contrário, fazer a parte de baixo, não prejudica a parte de cima.
    Se não estiver ruim, pode ser feita em um segundo momento.

    Com relação aos pistões, o Opala usa o sistema americano, em polegadas, porém de um tempo pra cá, começaram a usar o sistema métrico, em milímetros.
    Por isso existem essas discrepâncias, 0,25(0,10")/0,50(0,20") e assim vai...

    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    paulo_bomber
    paulo_bomber
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 179
    Localização : ijui RS
    Data de inscrição : 30/10/2011

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por paulo_bomber Qui 30 Mar - 10:51:37

    no meu ponto de vista convém mandar pra retifica, lá vão conferir alojamentos mancal e biela, ovalizaçoes de cilindro... eu tentaria pelo menos fazer a parte de baixo zerada, pq cabeçote é mais fácil mexer só nele futuramente, sei que é caro, eu msmo montei com uma folga em cada cilindro( acontece por nao usar a valvula termostatica), talvez arruma um joguinho de pistao usado uma medida maior, e abre o bloco por eles, ou novo ne... pra quem ja esperou tanto tempo....
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Sex 31 Mar - 8:47:42

    Pedrão B. escreveu:Bom, vamos lá:

    Normalmente, quando se faz uma troca de anéis, pro motor parar de fumar, por exemplo, logo a parte de baixo abre o bico, pois você restaura a compressão o que se torna uma sobrecarga para os mancais já cansados.
    Quando ocorre o contrário, fazer a parte de baixo, não prejudica a parte de cima.
    Se não estiver ruim, pode ser feita em um segundo momento.

    Com relação aos pistões, o Opala usa o sistema americano, em polegadas, porém de um tempo pra cá, começaram a usar o sistema métrico, em milímetros.
    Por isso existem essas discrepâncias, 0,25(0,10")/0,50(0,20") e assim vai...

    []'s

    Pedrão, voce tirou um peso imenso das minhas costas agora hein! kkkk Ligaram da retifica ontem e me disseram que a medida do bloco iria para 0,20" ou 0,40mm. Aì fiquei confuso, porque na auto peças me disseram que as medidas eram à partir do 0,50z depois 0,60, 0,75 e 1mm. Ou seja, a menina só fez confusão nos mm, mas era o que eu pensava mesmo pois só achei pistão 0,50 e não 0,40 como ela disse que seria.

    paulo_bomber escreveu:no meu ponto de vista convém mandar pra retifica, lá vão conferir alojamentos mancal e biela, ovalizaçoes de cilindro... eu tentaria pelo menos fazer a parte de baixo zerada, pq cabeçote é mais fácil mexer só nele futuramente, sei que é caro, eu msmo montei com uma folga em cada cilindro( acontece por nao usar a valvula termostatica), talvez arruma um joguinho de pistao usado uma medida maior, e abre o bloco por eles, ou novo ne... pra quem ja esperou tanto tempo....

    Então paulo, consegui uma caminhonete de um amigo emprestada e levei na retifica. Realmente teve que abrir.
    Pelo jeito vou ter que partir pro pistão Suloy mesmo, metade da galera fala bem, metade fala mal. Mas já ví alguns dizendo que eles eram muito ruins no começo e que melhoraram bastante, inclusive um amigo que mexe com preparação aqui na cidade recomendou, visto que é nossa unica alternativa.

    Enfim... 240 de virabrequim, 240 de bloco e 1070 de peças. Não tá tão caro pra se fazer um 6 cilindros, né? Considerando que a mão de obra não terá custo...

    Abraços!
    paulo_bomber
    paulo_bomber
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 179
    Localização : ijui RS
    Data de inscrição : 30/10/2011

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por paulo_bomber Sex 31 Mar - 10:32:17

    vou te contar uma historia da suloy..... meu tio trabalhou anos lá, inclusive importavam pros EUA, ele contou que faziam pistao ate pra metal leve ou mahle( nao lembro) saia da linha de produção suloy e caia na caixa da outra marca, hehe acontece muito, a fabrica n vence a demanda e terceiriza o processo, achei um peço bem bom, tem gente q gasta 4 pila em 4 cilindro e acha bem bom.
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Felipe/S Sex 31 Mar - 11:06:55

    Suloy e Riosulense são muito bons...

    É como o Bandit fala: "tudo depende da mão do pião"...se o mecânico for boca de porco, retifica boqueta, pode montar até com Metal Leve, KS e tudo mais, que fica uma M****
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Ter 4 Abr - 8:21:53

    Bom dia galera! Tudo bem?
    Então, só achei Suloy mesmo e acabei comprando. Precisava deles para retificar o motor. Por sorte consegui anéis mahle, pois me disseram que mais importante que o pistão era o anel. Também consegui bronzinas KS, pelo o que andei pesquisando são muito boas.
    Hoje o bloco fica pronto, provavelmente ao longo dessa semana estaremos montando.
    Um amigo sugeriu de fazer o embuchamento do comando também, mas fiquei meio receoso devido aos gastos não planejados que já apareceram. O que vocês me dizem? Porque, nessa graça de comando até comando do Omega eu já andei pesquisando. kkkkk Só que aí ele me complica a vida na hora de usar bomba mecânica, pois dependo dela para encher meu catch tank, já que as benditas bombas elétricas de hoje não valem nada.
    Se for usar comando do Omega terei que fazer o catch dentro do tanque de combustível ou então fazer uma adaptação de bomba submersa dentro dele, mas aí nesse segundo caso já me resolveria o problema com a bomba elétrica, pois essas weber, DPL e afins não valem o papelão em que são embaladas! Mad
    Outra coisa, um amigo me sugeriu bomba de óleo nova, o que voces acham? Encontrei Nakata/Brosol, Anroi e Schadek.

    Abraços!

    motor - Motor aberto, e agora? JE7UtM30zz4zDEDfEMaeYbH5hT7dKZaQUvwdW0sx2W8oxc37b2BHE3GpALReDWyzW6yFFEGdC4uETBGM3aiDLyWSVYQ8eOGidp3R6N8UTi2aSWbz_gHMvgqQu450m5Y5p3apvPqXU3EPxS0iQiwulTTrGcXTKXDgVwq-raUwPpfxnK-IHR6nGrrCXRarEwAmCYPGKFCVCJGjCniueMfwZipHnKotrIrvk22ZgrrPjjFUNi3aEDc712E8tQXplKJ2Zvd1elZChI8pvgiaUevTbWh2nkdm23wDz3N1xhqIG1YRJq6T-0aBDcuPdsT3cw-4U8zxYMB2ttvC-hPGgitmx58MkhArn23pdWLfgQilM63uq45URAFaK3_NrTJ_ipGlIZ6A4ScShWoG7ln44qdTPJCnb2agj1iCyes_qfGgkVmPig3jnT1HEVp5J1QJmsBKyTrBw7F5ck4IEKfa7ChxRvJHCnboXNGf7KSPkV5DDa02QWHvW_l8fdb43b1TxVf8b-bkE4tHfPOT_a8popF30jzUrKPRx_JvKhsb6FYF5IV4aVtSdRQh0ndICYkaVBGrU8kLSEaHmt2zDjeyGBdysU4km8Ei3kQiF6kMX0_d6G0sWOgfCTZx=w1320-h743-no
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Felipe/S Ter 4 Abr - 11:32:20

    fastback escreveu:Bom dia galera! Tudo bem?
    Então, só achei Suloy mesmo e acabei comprando. Precisava deles para retificar o motor. Por sorte consegui anéis mahle, pois me disseram que mais importante que o pistão era o anel. Também consegui bronzinas KS, pelo o que andei pesquisando são muito boas.
    Hoje o bloco fica pronto, provavelmente ao longo dessa semana estaremos montando.
    Um amigo sugeriu de fazer o embuchamento do comando também, mas fiquei meio receoso devido aos gastos não planejados que já apareceram. O que vocês me dizem? Porque, nessa graça de comando até comando do Omega eu já andei pesquisando. kkkkk Só que aí ele me complica a vida na hora de usar bomba mecânica, pois dependo dela para encher meu catch tank, já que as benditas bombas elétricas de hoje não valem nada.
    Se for usar comando do Omega terei que fazer o catch dentro do tanque de combustível ou então fazer uma adaptação de bomba submersa dentro dele, mas aí nesse segundo caso já me resolveria o problema com a bomba elétrica, pois essas weber, DPL e afins não valem o papelão em que são embaladas!  Mad
    Outra coisa, um amigo me sugeriu bomba de óleo nova, o que voces acham? Encontrei Nakata/Brosol, Anroi e Schadek.

    Abraços!

    motor - Motor aberto, e agora? JE7UtM30zz4zDEDfEMaeYbH5hT7dKZaQUvwdW0sx2W8oxc37b2BHE3GpALReDWyzW6yFFEGdC4uETBGM3aiDLyWSVYQ8eOGidp3R6N8UTi2aSWbz_gHMvgqQu450m5Y5p3apvPqXU3EPxS0iQiwulTTrGcXTKXDgVwq-raUwPpfxnK-IHR6nGrrCXRarEwAmCYPGKFCVCJGjCniueMfwZipHnKotrIrvk22ZgrrPjjFUNi3aEDc712E8tQXplKJ2Zvd1elZChI8pvgiaUevTbWh2nkdm23wDz3N1xhqIG1YRJq6T-0aBDcuPdsT3cw-4U8zxYMB2ttvC-hPGgitmx58MkhArn23pdWLfgQilM63uq45URAFaK3_NrTJ_ipGlIZ6A4ScShWoG7ln44qdTPJCnb2agj1iCyes_qfGgkVmPig3jnT1HEVp5J1QJmsBKyTrBw7F5ck4IEKfa7ChxRvJHCnboXNGf7KSPkV5DDa02QWHvW_l8fdb43b1TxVf8b-bkE4tHfPOT_a8popF30jzUrKPRx_JvKhsb6FYF5IV4aVtSdRQh0ndICYkaVBGrU8kLSEaHmt2zDjeyGBdysU4km8Ei3kQiF6kMX0_d6G0sWOgfCTZx=w1320-h743-no

    Tome cuidado com o embuchamento do comando, pois ele também influencia na pressão do óleo.

    Sobre o comando a ser utilizado, eu acho que aquele 260-S da kuir é a melhor opção pra quem quer uma coisa um pouco mais forte que o 250-S...o do Omega dá muito trabalho, pra achar e por também por conta da questão dabomba de combustível. Eu trabalharia também os angulos das sedes e válvulas, 3 angulos em cada, o seizão agradece e gira forte...

    A Schadek e a Brosol não fabricam mais bombas de Opala em ferro...é tudo de aluminio...já a da anroi é de ferro ainda...uso uma Schadek de aluminio no Omega, até agora, sem problemas, e não ando devagar não, usando sempre óleo 15w40 mobil. Caso queira uma coisa boa mesmo, tem as Meeling e as Federal Mogul, importadas, de ferro. No mais, a Schadek é a mais facil de achar e qualidade muito boa.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qua 5 Abr - 14:59:10

    Andei pesquisando a Meeling, mas é muito pro meu bolso. Só ela deu o valor da retifica do bloco, do virabrequim e o embuchamento do comando, e ainda sobra um pouco para o cabeçote. Tem diferença da bomba de ferro para a de alumínio? Abraços
    Felipe/S
    Felipe/S
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 114
    Idade : 35
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Ex - Diplomata 4.1/S 1988
    Atual - Omega GLS 4.1 1996
    Data de inscrição : 19/05/2016

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Felipe/S Qua 5 Abr - 17:54:02

    Pelo que sempre ouvi, o pessoal não gosta das bombas de aluminio pq dizem que o embuchamento do eixo da bomba no corpo dela desgasta mais rapido...eu particularmente colocaria sem medo..uma empresa como a Schadek não ia dar uma mancada dessas...
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Sáb 8 Abr - 9:27:24

    Olha só se a Suloy melhorou, porque no tempo que eu trabalhava em retífica, faltava um pouco pra chegar no patamar de ruim.
    Bomba de óleo sempre nova!!!! Isso sem dúvidas Shadek e Brosol são ótimas
    Se a retífica for competente, embuchamento do comando não tem segredos.
    O comando de omega não dá tanto trabalho assim pra adaptar, forneci o que eu tinha para o Marcos Adriano (aqui do fórum) e ele colocou sem maiores problemas, bomba de combustível "foguetinho" e já era, nada de cash tank.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Dom 9 Abr - 23:24:04

    Entao FR, eu soube dessas histórias da Suloy também, mas pelo o que levantei de informações ela melhorou bastante... Deve ser como a Tecfil, que segundo meu pai, na época dele, era uma bomba e hoje já é mais aceitável. Quanto ao comando, achei um Sambel do 250/S novo aqui na cidade por 400 reais e acabei não resistindo. Como é um carro destinado ao uso normal creio que nao haverão problemas.
    Uma dúvida, o que é uma bomba foguetinho? rs
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Seg 10 Abr - 8:18:19

    fastback escreveu:Entao FR, eu soube dessas histórias da Suloy também, mas pelo o que levantei de informações ela melhorou bastante... Deve ser como a Tecfil, que segundo meu pai, na época dele, era uma bomba e hoje já é mais aceitável. Quanto ao comando, achei um Sambel do 250/S novo aqui na cidade por 400 reais e acabei não resistindo. Como é um carro destinado ao uso normal creio que nao haverão problemas.
    Uma dúvida, o que é uma bomba foguetinho? rs

    Ah legal o preço do comando... só fico reticente quanto a qualidade, mas...

    Bomba elétrica modelo foguetinho:
    https://i.servimg.com/u/f58/19/66/85/05/12310.jpg
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qui 13 Abr - 12:10:51

    FR1974 escreveu:
    Ah legal o preço do comando... só fico reticente quanto a qualidade, mas...

    Bomba elétrica modelo foguetinho:
    https://i.servimg.com/u/f58/19/66/85/05/12310.jpg

    O jeito agora é militec e oração! kkkk
    Essa é a bomba que eu uso, é a do Monza/Kadett/S10 EFI. Porém das marcas atualmente disponíveis (Weber, DPL, VTO) a única que "presta um pouquinho" é a VTO, e muito difícil de se achar por sinal. Weber é um lixo, já chegou a queimar comigo antes mesmo de vencer a garantia, a DPL não fica muito longe, já a VTO foi a que segurou mais tempo.
    E, mesmo assim, ainda tem outro porém, como o tanque do Opala não tem nenhum tipo de buraco pra coletar o combustível, você tem que andar com no mínimo 1/4 de tanque pra não correr risco de queimar a bomba. Por isso fiz o catch tank, e externo pra evitar mexer no tanque original, que por ser velho com certeza ia começar a apodrecer rapidamente.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por frederico santos Qui 13 Abr - 19:41:27

    vixe mano.. esse comando sambel é bom ? Eu pegaria um Sobe ou da kUIR , mesmo que demorasse mais devido aos custos . Bem... eu faria assim. Mas espero que não tenho problemas com comando.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qui 27 Abr - 20:58:03

    Amigos, boa noite! Passando pra atualizar e tirar mais dúvidas...

    frederico santos escreveu:vixe mano.. esse comando sambel é bom ? Eu pegaria um Sobe ou da kUIR , mesmo que demorasse mais devido aos custos . Bem...  eu faria assim. Mas espero que não tenho problemas com comando.
    Então cara, um amigo mecânico (especializado em Opala, arrancadas e etc) me tranquilizou quanto à esse comando. Disse que se for pra uso normal de rua ele aguenta tranquilo. Que ele já usou Sambel em outros carros e não teve problema.
    Outro amigo do Paraná também usou num Monza e têm acompanhado o desempenho do comando e até o momento está aprovando. Vamos ver né?

    Quanto ao motor esse amigo que veio dar uma força na montagem percebeu que a folga axial do virabrequim está extremamente grande Crying or Very sad
    Ele me disse que aquela última bronzina, a de encosto, nem deveria encaixar com o virabrequim (para que, com a lixa, fosse feito o desbaste do excesso e consequentemente o ajuste da folga) e, que além de encaixar, ainda sobra espaço. Pelo jeito tem 0,5 à 1mm de folga ali. Ele nem quis montar pois disse que além do barulho que aquilo fará, ainda vai dar brecha pro desgaste aumentar muito mais.
    Aí ele me deu 2 alternativas: ou conseguir uma bronzina com sobremedida nesse encosto ou outro virabrequim.
    Alguém conhece alguma bronzina especial pra Opala? Sei que tem pra Maverick e AP pelo o que pesquisei, mas não achei pra Opala.
    Na pior das hipóteses, rola montar assim mesmo? Segundo ele além do barulho esse é um dos motivos pelas quais a polia dianteira costuma pular pra fora.

    Ps.: Só pra constar, segundo ele a folga axial ideal seria de 0,10 mm. Resumidamente falando ele travaria ambas as bronzinas de encosto (no formato em que elas abraçam o virabrequim) com uma abraçadeira de ferro (essas de travar mangueira de radiador na bomba) e com uma lixa sobre uma superfície de vidro ele iria comendo a bronzina suavemente até ela dar a folga correta com o virabrequim. Basicamente isso. Mas, no meu caso essa folga sem lixar já era muito superior ao aceitável.

    Enfim...
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Dom 30 Abr - 6:20:52

    A bronzina dificilmente vc vai achar...
    Duas opções...
    1- arrume outro virabrequim bom;
    2- refazer o encosto...
    A 2ª opção funciona da seguinte forma, a retífica fará um canal na lateral do encosto, fará uma arruela (do diâmetro do encosto), encaixa, solda (pontos distribuídos) e retifica novamente deixando std.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Dom 30 Abr - 9:04:42

    Std novamente? Mas esse vira e o jogo de bronzinas já são 025... Esse serviço é diferente do enxerto né? Melhor fazer ele que o enxerto?
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Dom 30 Abr - 10:04:11

    Desculpe se me expressei errado... qdo disse std, quis dizer na parte do encosto e não do colo do virabrequim (esse não tem jeito).
    Como seria esse enxerto?
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Dom 30 Abr - 18:47:42

    Aaahhh sim! O enxerto seria mais ou menos como aplicar mais material (uma solda compatível com o material do virabrequim, por exemplo) e depois tornear o excesso para se alcançar a medida original. Ainda não orcei nenhum serviço, estou verificando as opções disponíveis. Mesmo que eu encontre outro virabrequim creio que o custo de uma nova retifica e talvez um jogo de bronzinas Novo não compense.
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Ter 2 maio - 21:19:49

    Entendi.
    É quase a mesma coisa que eu falei antes, somente processos diferentes, do jeito que eu falei aquece menos a peça evitando o problema de deformação.
    Minha opinião, se fosse meu o motor, eu buscaria um vira com medida boa.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qua 3 maio - 13:41:11

    Então Jonas, imaginei que fossem processos semelhantes mesmo, só não consigo imaginar como seria esse canal rs mas tudo bem. Fui na retifica hoje e conversando com o técnico ele me sugeriu modificar a bronzina, alargando ela com um material idêntico ao dela. Me pareceu uma boa solução. Um vira novo está fora de alcance pra mim... O pessoal está pedindo 500 num usado, aí tem mais 240 da retifica e uns 250 das bronzinas de mancal que já foram abertas. Só nessa arte já foram quase 1000 reais, e o motor até agora já custou 2 entre retifica e peças... Aí não rola...
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por frederico santos Qui 4 maio - 7:51:30

    A folga axial recomendada fica entre 0,05 a 0,15 mm..Segundo o livro conheça seu opala.
    O meu deixei com 0,06 de folga
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Qui 4 maio - 10:16:23

    Ah sim, meu amigo que veio montar recomendou 0,10mm. Esta dentro do padrão então.
    Assim que tiver mais notícias eu posto aqui
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por FR1974 Sex 5 maio - 7:29:50

    fastback escreveu:. Fui na retifica hoje e conversando com o técnico ele me sugeriu modificar a bronzina, alargando ela com um material idêntico ao dela. Me pareceu uma boa solução.
    Esse processo não conheço, acho pior que mexer no vira.


    Um vira novo está fora de alcance pra mim... O pessoal está pedindo 500 num usado,
    As vezes vc encontra um já retificado ou que apenas precise polir.

    aí tem mais 240 da retifica e uns 250 das bronzinas de mancal que já foram abertas.
    Caro a retífica aí ehm rsrss

    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por fastback Sex 5 maio - 22:40:33

    Aqui eles não mexem com esse processo no vira... E, olha que esse ainda foi o valor mais em conta que achei, as demais eram 300 pra cima.
    Outro vira também não encontrei, nem mesmo de outra medida, pois graças aos Zé Frisinhos e aos Zé Arrancadas peças de Opala estão sendo disputadas no tapa, então tive que recorrer à modificação da bronzina mesmo.
    Luiz Flavio
    Luiz Flavio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 126
    Idade : 73
    Localização : São Paulo / SP
    Data de inscrição : 09/12/2015

    motor - Motor aberto, e agora? Empty Prevenção de desgastes prematuros segundo os mais tradicionais fabricantes de eixos comando de válvu

    Mensagem por Luiz Flavio Qui 25 maio - 17:49:22

    Boa noite a todos,

    Se você fez recentemente ou pretende fazer um (alto) investimento no motor do seu Opala e tem receio que não dê certo por problemas de durabilidade das peças (eixo comando e tuchos, principalmente) entre em nosso "site" que você terá acesso aos posicionamentos oficiais a respeito, dos mais conceituados e tradicionais fabricantes de componentes para performance do mercado internacional ! Lá estão os textos originais - com as respectivas traduções - publicados em seus respectivos "sites" pelas empresas COMP Cams; CRANE Cams; CROWER Cams e ISKENDERIAN !

    Basta clicar em http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros.html escolher sua marca favorita e tirar as dúvidas. Se preferir clique diretamente nos links abaixo:

    COMP Cams
    http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/01-prevencao-de-desgastes-prematuros-segundo-a-comp-cams.html

    CRANE Cams
    http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/16-desgaste-prematuro-do-eixo-e-dos-tuchos.html

    CROWER Cams
    http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/02-desgastes-prematuros-segundo-a-crower.html

    ISKY Cams
    http://www.kuir.com.br/gm-opala-4-e-6-cilindros/02a-prevencao-de-desgastes-prematuros-segundo-a-crower-cams.html

    Nós da KUIR - que fabricamos eixos comando de válvulas com a mesma qualidade das marcas acima - e estamos trabalhando muito para lançar tuchos, engrenagens e novas graduações dos eixos Opala, temos a certeza que você terá agora todas as informações necessárias para evitar perdas em seu projeto.

    Mesmo assim, se permanecer alguma dúvida técnica, mande-nos mensagem para asstec@kuir.com.br que faremos de tudo para ajudá-lo.

    Cordiais saudações,

    Luiz Flavio Curimbaba
    Diretor Industrial
    KUIR : 30 ANOS PRODUZINDO QUALIDADE !

    diplomado gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    motor - Motor aberto, e agora? Empty Re: Motor aberto, e agora?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 2 maio - 9:27:22