Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Upgrade Freios EmptyOntem à(s) 19:16:50 por edscarpes

» Embreagem 250mm
Upgrade Freios EmptySex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Upgrade Freios EmptySex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
Upgrade Freios EmptyQui 16 maio - 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Upgrade Freios EmptyQui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Upgrade Freios EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Upgrade Freios EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Upgrade Freios EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Upgrade Freios EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

Quem está conectado?

59 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 58 visitantes :: 1 motor de busca

eleandro kalckmann


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
tabarbosa (16850)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
Rubão6cc (15356)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
BANDIT (13573)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
Xann (10394)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
j ricardo (9376)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
Jean Bida (9320)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Upgrade Freios Bar_leftUpgrade Freios BarUpgrade Freios Bar_right 

+11
FabioM
frederico santos
Marcos Adriano
Charles 88-73
André Márcio
tcheco 8687
ophala76
doido 76
Mirão
Feu4.4
BenKenobi
15 participantes

    Upgrade Freios

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Seg 3 Abr - 11:41:17

    Bom dia pessoal, esse fim de semana teve a primeira etapa da Old Stock Race em SP, e tive o grande privilegio de participar o desfile que antecede a corrida da Old Stock, andando no autodromo.

    Cada curva que passava crescia a vontade de dar aquela pisada, porem como era desfile, nao podia correr, mas mesmo assim, o asfalto, as curvas, a reta, enfim tudo juntou com aquele desejo antigo de por o opalao na pista de interlagos. O motor mais forte eu ja tenho, mas freios estao originais. E ai vem o motivo do tópico.

    O objetivo:
    Melhora dos freios visando melhor seguranca pro dia-a-dia, e tambem para algumas voltas em exporadicos track-days, ou ate mesmo em exporadicos arrancadões(temos alguns eventos em SP).

    O problema:
    Uso rodas aro 14 ainda no carro, as ralinhos, e estou com jogo de pneus novos. A pretenção era melhorar esses freios mantendo (se possivel claro) os aro 14. Sei que a ventilacao dessa roda é horrivel, pois ela é quase totalmente fechada.

    Ja li e reli diversos topicos disso no forum, inclusive em um o Bandit fala que "ou voce se omite, ou voce se vende ou parte pra guerra!" quando se trata de freios de opala. E com aros 14 é quase humanamente impossivel fazer os dois.

    Uns usaram freios de omega, outros usaram pincas de ranger com discos de Hillux, outros usaram kits prontos como o da Power Brakes. Todos tiveram de usar aros acima de 15.

    Qual a minha ideia:
    Uso de freio a disco na traseira (original dos opalas 92 com pincas do new civic), melhora dos discos e pincas na dianteira, uso de air cooling, e troca de cilindro mestre para ter melhor eficiencia.

    O air cooling consiste em usar mangueira que capta o ar na dianteira e leva ate o espelho do freio, aonde se faz um furo e joga ar diretamente nos discos, resfriando eles a medida que entra ar na frente. Muito usado nos carros da Nascar. No google pesquisando por brake air cooling vao achar mais imagens.

    Upgrade Freios Gt500kr-brake-cooling-ducts
    Upgrade Freios Brakecool-jpg

    Verifiquei as medidas de roda no meu carro, sobram 3,2cm entre o disco e a roda, o que me permitiria usar um disco de D20 de 283mm (contra 268mm do opala) sobrando 150mm ou 1.5cm. Porem, faltaria espaco para a Pinca de freio, aonde atualmente possui a media de 0.8cm de distacia da pinca para a roda. Ai vem a grande duvida.

    Qual alternativa de pincas mais eficientes (como de omegas) ou talvez em aluminio que servem no opala? Nao consegui achar nos sites da varga e ATE as dimensoes (altura x largura ) das pincas. Eu dou preferencia para nacionais, pois uso de pincas wilwood, alem do dolar alto (3,11 um dolar) é algo que possui manutencao. E manutencao de pecas nacionais é mais facil do que pecas importadas.

    Nao sei também se o espaço que é deixado entre a roda e o disco precisa ter uma tolerancia de X cm para ventilacao, se sim, sintam-se a vontade a questionar.
    Feu4.4
    Feu4.4
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 76
    Idade : 44
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.4 quadrijet
    Cilindros : 6cil 4.400cc
    Data de inscrição : 20/05/2013

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Feu4.4 Ter 4 Abr - 7:04:17

    acompanhando, interessante...
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Qui 13 Abr - 19:21:23

    Cara essa questão de upgrades na suspensão e freios de opala é tenso. Quase não há. Quem tem não da as dicas detalhadas de como se faz. E outra ou vc opta por peças importadas de boa qualidade ou peças nacionais adaptadas ou remanufaturas . Como vc disse o problema das importadas seria exatamente a manutenção e com risco de adaptações tb.
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Mirão Qui 13 Abr - 19:45:37

    Acredito que se copiar o esquema da própria old stock, que de velho só deve ter o nome, vc chegaria a um consenso. Afinal, como eles fazem pra parar aquela cavalaria de mais ou menos 300 cv?também uma coisa é certa. Opalas nunca foram bons de freios, tô refazendo, por vontade própria e por zelo, na verdade não precisava de muita coisa, toda a suspensão e freios do opala. Mas sei que aquele funcionamento preciso, de frenagem alinhada e poder de parada, não vou ter.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Qui 13 Abr - 20:01:32

    Mirão escreveu:Acredito que se copiar o esquema da própria old stock, que de velho só deve ter o nome, vc chegaria a um consenso. Afinal, como eles fazem pra parar aquela cavalaria de mais ou menos 300 cv?também uma coisa é certa. Opalas nunca foram bons de freios, tô refazendo, por vontade própria e por zelo, na verdade não precisava de muita coisa, toda a suspensão e freios do opala. Mas sei que aquele funcionamento preciso, de frenagem alinhada e poder de parada, não vou ter.

    Cara ja tentei essas informações com 2 pessoas que participam da oldstock e até hj não me deram respostas jocolor ... Freios e suspensão...
    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Mirão Qui 13 Abr - 20:08:11

    Interessante isso, pensava que a preparação era aberta ao conhecimento público, principalmente suspa e freios. A parte teórica do BenKenobi é bastante inteligente, mas é preciso a constatação prática, e o investimento é alto apesar do opala dele ter motorzão.
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 26/11/2009

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por doido 76 Sex 14 Abr - 9:21:17

    eu fiz os freios do meu cupe 76........... montei meu carro street na epoca e coloquei discos de ranger 2007 .....305 mm ....... com pinças da blazer v6....... (ainda estao no carro)........ o freio ficou mega toooppp...... pastilhas baratas .. 40 conto....... manutençao facil ........
    .
    .
    .
    . porem ....... rodas 15 soh algumas serve....... 16 pra cima ..... hj to querendo montar discos solidos ventilados e leves pra arrancada...... pinças aluminio ...... soh vou tirar pq quero aliviar peso...... mas .... funciona mesmo........ com uso de dot 5 o carro freia a mais de 280 d boa ate parar e num esquenta ...... sobra freio ..... uso aros 18 de bmw....... q tbm sao pesadas e tbm quero vendelas ... investi um pouco ..... mas........ tive muito prazer em usar algo q me deu alegria ....
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 26/11/2009

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por doido 76 Sex 14 Abr - 9:24:08

    https://www.youtube.com/watch?v=WTbhSZHzDDo segue o video



    ophala76
    ophala76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 729
    Idade : 37
    Localização : Piracicaba - SP
    Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
    Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
    Data de inscrição : 21/01/2009

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por ophala76 Sex 14 Abr - 12:49:52

    O Ivo Filho sempre é fonte de informação, e das boas. Os freios da Old Stock são Sigma.

    Olha esse tópico de cabo a rabo, veja a dimensão do projeto e seu resultado, tem bastante informação sobre freios!

    http://www.opaleirosdoparana.com/t39744-projeto-opala-78-by-ivo-filho-carro-pronto-em-aguas-de-lindoia

    Upgrade Freios F04vb4
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Sex 14 Abr - 20:32:06

    Valeu Doido
    Valeu Ophala 76 . Stigma muito cara.. meu objetivo era tipo o projeto do doido msm..
    Doido.. essas pinças precisam de adaptações? ou mesma furação.?
    doido 76
    doido 76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1278
    Idade : 36
    Localização : favela dos opaloes
    Modelo do carro : 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 26/11/2009

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por doido 76 Sáb 15 Abr - 17:50:09

    frederico santos escreveu:Valeu Doido
    Valeu Ophala 76 . Stigma muito cara.. meu objetivo era tipo o projeto do doido msm..
    Doido.. essas pinças precisam de adaptações? ou mesma furação.?
    eufiz adaptador na fresa ......... caso tenha interesse vendo meu kit ...... soh montar ...... desisti de andar na rua ....... soh policia enchendo as paciencia e multa e etc....... negocio agora eh arrancada

    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 64
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por tcheco 8687 Sáb 15 Abr - 17:59:50

    alguem, sabe o preço deste freios SIGMA?
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Dom 16 Abr - 11:19:54

    Entao, obrigado primeiramente pelas respostas.

    Eu achei os kits da sigma, um jogo de pincas de 6 pistoes que é os utilizados na Old Stock, custam nada mais nada menos que 4000 reais. MUITO salgado porque eu pretendo fazer no carro. Se for comprar o resto como cilindro mestre, discos, kits freio disco traseiro, o kit todo sai por 10k. Tirando mao de obra, somente pecas.

    Na ultima corrida eu conversei com o Grego Lemonias, um dos pilotos da Old, e a suspensao é original de opala. Modificações como buchas de PU ajudam, mas nao sao melhoras de outro mundo. O que sao utilizados na pista sao cambagems extramente negativas, que permite melhor aderencias nas pistas.  Os freios eles precisaram usar aros 16 pois os freios nao encaixavam mais nas 14-15.

    Pesquisando mais um pouco descobri que nos EUA existe o sistema Baer, onde ele foi feito um freio de alta performance mas permitindo manter o estilo Vintage como eles dizem, isto é, sem aumentar o aro do veiculo. Achei MUITO interessante, porem o preco sai na media de 3000 dolares. Vai sair mais de 10k por aqui. Novamente nao viavel, mas podemos aprender algumas coisas desse sistema.

    https://baer.com/home.php

    O uso de discos maiores implica na falta de espaco como eu disse acima, porem podemos verificar que nesse sistema Baer, eles usam discos maiores porem com as pincas espacadas. Como assim? As pincas possuem 6 pistoes, porem a pastilha é maior, e atinge uma area maior do disco, permitindo ela ser mais fina, e nao tao grande como as de ferro do opala. Acho que uma imagem explicaria melhor.

    Upgrade Freios Baer-extreme-plus-001-lg

    Reparem que por a pinca atingir uma area maior ela permite mais espaco pro disco dentro da propria roda, sendo uma alternativa.

    Este é uma das alternativas que achei. A segunda é nacional da XtraBrakes. Eles possuem um jogo de pastilhas que é Semi esportiva, e garantem que existe ganho de frenagem e durabilidade dos freios, junto com discos fresados feito por eles.

    http://www.xtrabrakes.com.br/

    Pelo preco das pastilhas nao ser tao caro, estou querendo arriscar pra ver se é eficiente mesmo (R$77,00 um jogo Green contra R$38,00 das originais).

    O grande problema de usar o carro nas serras de estrada e pista, que mata o freio, é temperatura. Usar um freio que esquenta facil compromete muito o sistema. Usar fluido como dot 4 ou 5.1 ajuda a evitar o superaquecimento. Nas pistas usando os dutos de air cooling, ajuda a resfriar mais rapido, evitando tambem o superaquecimento. Estou partindo deste principio. Vamos ver se consigo algo.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Dom 16 Abr - 11:20:46

    ophala76 escreveu:O Ivo Filho sempre é fonte de informação, e das boas. Os freios da Old Stock são Sigma.

    Olha esse tópico de cabo a rabo, veja a dimensão do projeto e seu resultado, tem bastante informação sobre freios!

    http://www.opaleirosdoparana.com/t39744-projeto-opala-78-by-ivo-filho-carro-pronto-em-aguas-de-lindoia

    Upgrade Freios F04vb4


    Vou dar uma olhada, nao tinha visto esse ainda. Valeu
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Dom 16 Abr - 11:25:19

    doido 76 escreveu:
    frederico santos escreveu:Valeu Doido
    Valeu Ophala 76 . Stigma muito cara.. meu objetivo era tipo o projeto do doido msm..
    Doido.. essas pinças precisam de adaptações? ou mesma furação.?
    eufiz adaptador na fresa .........      caso tenha interesse vendo meu kit ......     soh montar  ......  desisti de andar na rua .......    soh policia enchendo as paciencia e multa e etc.......    negocio agora eh arrancada


    Um dos pontos que nao quero partir pra aros maiores é justamente isso, policia parar o carro e comecar a criar caso, queria um carro mais seguro porem manter o mais discreto possivel. Esse era um dos objetivos.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Dom 16 Abr - 14:14:56

    BenKenobi escreveu:Entao, obrigado primeiramente pelas respostas.

    Eu achei os kits da sigma, um jogo de pincas de 6 pistoes que é os utilizados na Old Stock, custam nada mais nada menos que 4000 reais. MUITO salgado porque eu pretendo fazer no carro. Se for comprar o resto como cilindro mestre, discos, kits freio disco traseiro, o kit todo sai por 10k. Tirando mao de obra, somente pecas.

    Na ultima corrida eu conversei com o Grego Lemonias, um dos pilotos da Old, e a suspensao é original de opala. Modificações como buchas de PU ajudam, mas nao sao melhoras de outro mundo. O que sao utilizados na pista sao cambagems extramente negativas, que permite melhor aderencias nas pistas.  Os freios eles precisaram usar aros 16 pois os freios nao encaixavam mais nas 14-15.

    Pesquisando mais um pouco descobri que nos EUA existe o sistema Baer, onde ele foi feito um freio de alta performance mas permitindo manter o estilo Vintage como eles dizem, isto é, sem aumentar o aro do veiculo. Achei MUITO interessante, porem o preco sai na media de 3000 dolares. Vai sair mais de 10k por aqui. Novamente nao viavel, mas podemos aprender algumas coisas desse sistema

    https://baer.com/home.php

    O uso de discos maiores implica na falta de espaco como eu disse acima, porem podemos verificar que nesse sistema Baer, eles usam discos maiores porem com as pincas espacadas. Como assim? As pincas possuem 6 pistoes, porem a pastilha é maior, e atinge uma area maior do disco, permitindo ela ser mais fina, e nao tao grande como as de ferro do opala. Acho que uma imagem explicaria melhor.

    Upgrade Freios Baer-extreme-plus-001-lg

    Reparem que por a pinca atingir uma area maior ela permite mais espaco pro disco dentro da propria roda, sendo uma alternativa.

    Este é uma das alternativas que achei. A segunda é nacional da XtraBrakes. Eles possuem um jogo de pastilhas que é Semi esportiva, e garantem que existe ganho de frenagem e durabilidade dos freios, junto com discos fresados feito por eles.

    http://www.xtrabrakes.com.br/

    Pelo preco das pastilhas nao ser tao caro, estou querendo arriscar pra ver se é eficiente mesmo (R$77,00 um jogo Green contra R$38,00 das originais).

    O grande problema de usar o carro nas serras de estrada e pista, que mata o freio, é temperatura. Usar um freio que esquenta facil compromete muito o sistema. Usar fluido como dot 4 ou 5.1 ajuda a evitar o superaquecimento. Nas pistas usando os dutos de air cooling, ajuda a resfriar mais rapido, evitando tambem o superaquecimento. Estou partindo deste principio. Vamos ver se consigo algo.

    Opa acho ja aesta aparecendo algo ta vendo..? Ja é uma Luz , tb estou em algo para melhorar a eficiencia nas nada muito race apenas um upgrade que deixe um pouco melhoir que original. Assim como suspensôes estou determinado a usar impacto mesmo. OKK
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qui 30 Jul - 14:01:07

    Desenterrando...
    Também preciso melhorar os freios,  gostei da ideia de discos da d20 ou ranger. Só preciso saber se cabe mas rodas. As rodas são aro 15, não sei o offset delas.
    Upgrade Freios Img-2015[/url]
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por André Márcio Qui 30 Jul - 19:21:26

    Também tenho a mesma dúvida...



    aluzjunior escreveu:Desenterrando...
    Também preciso melhorar os freios,  gostei da ideia de discos da d20 ou ranger. Só preciso saber se cabe mas rodas. As rodas são aro 15, não sei o offset delas.
    Upgrade Freios Img-2015[/url]
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por André Márcio Qui 30 Jul - 19:33:21

    serve nas originais 15" do diplo 92?


    doido 76 escreveu:eu fiz os freios do meu cupe 76...........     montei meu carro street na epoca e coloquei discos de ranger 2007 .....305 mm .......  com pinças da blazer v6.......  (ainda estao no carro)........   o freio ficou mega toooppp...... pastilhas baratas ..  40 conto....... manutençao facil ........    
    .
    .
    .
    . porem .......   rodas 15 soh algumas serve.......     16 pra  cima .....   hj to querendo montar discos solidos ventilados e leves pra arrancada......    pinças aluminio ......   soh vou tirar pq quero aliviar peso......    mas ....  funciona mesmo........   com uso de dot 5 o carro freia a mais de 280 d boa ate parar e num esquenta ......   sobra freio .....   uso aros 18 de bmw.......  q tbm sao pesadas e tbm quero vendelas ...   investi um pouco ..... mas........    tive muito prazer em usar algo q me deu alegria ....
    avatar
    Charles 88-73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 50
    Localização : Barreiras Bahia
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 88/88 e Opala Especial Cupé 73/73



    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 31/01/2020

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Charles 88-73 Sex 31 Jul - 11:46:29

    Opaleiros, boa tarde. Deixo aqui minha humilde experiência com os freios do opala. Tenho dois opalas cupê 6cc, um 73 e um 88, estava com problemas nos 2 até cair em uma oficina de um sr com muita experiência e paciência. A receita dele e muito simples: observar se há folga na mangueira do vácuo (parafusos das abraçadeiras mal apertados ou mangueira rachada ou trincada), ele tem um aparelho que faz a circulação do fluído sem precisar sangrar, a maioria das oficinas sangra e ainda ficam bolsas dentro do fluído, nunca fazer esse serviço dos freios com carro desligado, pois danifica o hidrovácuo, e por último usar fluído DOT 3, muitos usam o DOT 4 que não é para os sistemas mais antigos, o indicado para o antigo e o 3. Espero ter ajudado. Nos meus carros ficaram muito bem regulados e sem mudar nada, totalmente original.


    Última edição por Charles 88-73 em Sex 31 Jul - 13:21:18, editado 1 vez(es)
    avatar
    Charles 88-73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 35
    Idade : 50
    Localização : Barreiras Bahia
    Modelo do carro : Opala Diplomata Cupé 88/88 e Opala Especial Cupé 73/73



    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 31/01/2020

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Charles 88-73 Sex 31 Jul - 13:20:01

    Charles 88-73 escreveu:Opaleiros, boa tarde. Deixo aqui minha humilde experiência com os freios do opala. Tenho dois opalas cupê 6cc, um 73 e um 88, estava com problemas nos 2 até cair em uma oficina de um sr com muita experiência e paciência. A receita dele e muito simples: observar se há folga na mangueira do vácuo (parafusos das abraçadeiras mal apertados ou mangueira rachada ou trincada), ele tem um aparelho que faz a circulação do fluído sem precisar sangrar, a maioria das oficinas sangra e ainda ficam bolsas dentro do fluído, nunca fazer esse serviço dos freios com carro desligado, pois danifica o hidrovácuo, e por último usar fluído DOT 3, muitos usam o DOT 4 que não é para os sistemas mais antigos, o indicado para o antigo e o 3. Espero ter ajudado. Nos meus carros ficaram muito bem regulados e sem mudar nada, totalmente original.

    Outra coisa que esqueci de citar foi a válvula de retenção de vácuo que fica no coletor de admissão, os meus dois opalas estavam com ela sem vedação e não tenho duvidas que a maioria dos mecânicos não observa isso, é preciso desmontar e lixar as partes onde veda com lixa de no minimo de 400 grãos até que as peças fiquem se encontrando sem fuga de ar.
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por André Márcio Sáb 1 Ago - 18:06:45

    Excelente contribuição... mas como o meu carro já tá mais forte em cerca de 80cv, e devo aumentar a cavalaria em mais 100cv, os freios originais não darão mais conta... hoje eles ainda dão conta do recado, com certa parcimônia.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 1 Ago - 18:08:58

    André Márcio escreveu:Excelente contribuição... mas como o meu carro já tá mais forte em cerca de 80cv, e devo aumentar a cavalaria em mais 100cv, os freios originais não darão  mais conta... hoje eles ainda dão conta do recado, com certa parcimônia.


    80?

    Upgrade Freios 695742 Upgrade Freios 695742 Upgrade Freios 695742



    vai ficar com 180??


    Upgrade Freios 695742 Upgrade Freios 695742 Upgrade Freios 695742 Upgrade Freios 695742


    acho q tu comeu um 0 ali kkkkkkkkkkkkkkkkk
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por André Márcio Sáb 1 Ago - 18:44:39

    Não mah. Ja aumentei cerca de 80cv em cima da potência original (170cv + 80cv), e em breve, quandp instalar o turbo, ele deverá ganhar mais 100cv, totalizando 350cv aproximadamente.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Dom 2 Ago - 15:10:39

    André Márcio escreveu:Não mah. Ja aumentei cerca de 80cv em cima da potência original (170cv + 80cv), e em breve,  quandp instalar o turbo, ele deverá ganhar mais 100cv, totalizando 350cv aproximadamente.
    Pois é, o meu aspirado está na casa de 280~300cv. Os freios originais estão longe do ideal, mesmo com disco atrás
    André Márcio
    André Márcio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 46
    Localização : São Benedito/CE
    Modelo do carro : Diplomata 87/88 coupe 6cc.
    Cilindros : 4.100l
    Data de inscrição : 10/02/2017

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por André Márcio Dom 2 Ago - 17:12:18

    Por isso mesmo quero melhorar os freios nas 4 rodas, con discos e pinças maiores, mas desde caiba dentro das rodas 15 do diplo 92, que acho espetaculares.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 2 Ago - 17:44:19

    ahhhhh taaa.....


    interpretei errado.....

    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Dom 2 Ago - 19:31:29

    Pelo que to vendo a unica forma de dar um up no sistema é aumentando os discos.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qua 5 Ago - 8:39:51

    frederico santos escreveu:Pelo que to vendo a unica forma de dar um up no sistema é aumentando os discos.
    Colocando pinças maiores também, com mais pistões de preferência
    opalassa78
    opalassa78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 306
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos/sp
    Modelo do carro : Cupê 72
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/03/2012

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por opalassa78 Qua 5 Ago - 10:54:52

    aluzjunior escreveu:
    frederico santos escreveu:Pelo que to vendo a unica forma de dar um up no sistema é aumentando os discos.
    Colocando pinças maiores também,  com mais pistões de preferência

    Exatamente isso que fiz disco maior pinça 4 pistões,postei semana passada aqui no fórum.


    Última edição por opalassa78 em Qua 5 Ago - 12:27:20, editado 1 vez(es)
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qua 5 Ago - 11:37:41

    opalassa78 escreveu:
    aluzjunior escreveu:
    Colocando pinças maiores também,  com mais pistões de preferência

    Exatamente isso que fiz disco maior pinça 4 pistões
    Quais pinças você usou?
    opalassa78
    opalassa78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 306
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos/sp
    Modelo do carro : Cupê 72
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/03/2012

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por opalassa78 Qua 5 Ago - 12:26:09

    aluzjunior escreveu:
    opalassa78 escreveu:

    Exatamente isso que fiz disco maior pinça 4 pistões
    Quais pinças você usou?

    Disco wilwood 31cm de diâmetro, pinças wilwood
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qua 5 Ago - 13:15:42

    opalassa78 escreveu:
    aluzjunior escreveu:
    Quais pinças você usou?

    Disco wilwood 31cm de diâmetro, pinças wilwood
    Ah mas aí é coisa profissional. Meu opala é mais modesto.
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1774
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por FabioM Qua 5 Ago - 17:19:20

    Dá pra fazer com discos da cheroke e pinças da hilux, amigo meu fez.
    Inclusive tem post aqui no fórum, vou ver se acho.
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qui 6 Ago - 9:07:30

    FabioM escreveu:Dá pra fazer com discos da cheroke e pinças da hilux, amigo meu fez.
    Inclusive tem post aqui no fórum, vou ver se acho.
    Putz usar peças de cherokee vai sair salgado.
    Acho que a solução de discos de ranger + pinças de s10 é uma melhor opção
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qui 6 Ago - 11:14:02

    Meu mecânico avisou agora, as rodas tem vão de 324mm. Será que cabe disco de 305mm mais pinça?
    opalassa78
    opalassa78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 306
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos/sp
    Modelo do carro : Cupê 72
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/03/2012

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por opalassa78 Qui 6 Ago - 13:37:24

    aluzjunior escreveu:Meu mecânico avisou agora,  as rodas tem vão de 324mm. Será que cabe disco de 305mm mais pinça?

    Amigo só medindo, mas 25mm  praticamente para por uma pinça meio apertado. Aí vai pelo menos mais uns 40 mm
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Qui 6 Ago - 16:20:04

    opalassa78 escreveu:
    aluzjunior escreveu:Meu mecânico avisou agora,  as rodas tem vão de 324mm. Será que cabe disco de 305mm mais pinça?

    Amigo só medindo, mas 25mm  praticamente para por uma pinça meio apertado. Aí vai pelo menos mais uns 40 mm
    Pior que só medindo mesmo, mas temos que lembrar que um bom pedaço do disco fica dentro da pinça.
    opalassa78
    opalassa78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 306
    Idade : 48
    Localização : Guarulhos/sp
    Modelo do carro : Cupê 72
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/03/2012

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por opalassa78 Qui 6 Ago - 17:26:45

    aluzjunior escreveu:
    opalassa78 escreveu:

    Amigo só medindo, mas 25mm  praticamente para por uma pinça meio apertado. Aí vai pelo menos mais uns 40 mm
    Pior que só medindo mesmo, mas temos que lembrar que um bom pedaço do disco fica dentro da pinça.

    Da uma olhada no tópico restaurações e projetos postei sobre um opala meu 72 com freios wilwood o disco e do tamanho do que vc que colocar a roda e 17 da uma olhada la
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Basico Seg 17 Ago - 13:34:40

    Bom senhores, meu carro anda com mais ou menos 250cv, foi feito um upgrade de leve com driscos frisados na frente e a atrás com pastilha ceramica
    Está freiando muito bem até o momento.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813984637-discos-dianteiros-frisados-opala-e-caravan-1985-ate-1992-_JM#position=1&type=item&tracking_id=1fdd6d48-8095-4d1b-a709-e339b8238298

    Meu problema agora é esses pneus 235 que não vão bem em curvas.... kkkkkkkkkkkkkkkk

    gabrielbiru gosta desta mensagem

    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Ter 15 Set - 13:38:54

    Estou meio sem tempo de acompanhar o forum nos ultimos tempos, mas vou por meu estudo pra aqueles que tiveram suas duvidas acima.

    Aqueles que tem interesse de aumentar o tamanho dos discos, aro 14 esta no limite, nao aceita maior medida com rodas ralinho ou outro modelo de opala. Caso for a roda de ferro igual dos steps, aceita até 283mm, comportando o disco de D20. O desenho interno da roda ralinho gen 1 ou 2, tem um ressalto pra reforco dos raios, que impede o uso de disco maior.

    Caso vc optar por aro 15, o limite é de 300mm, dependendo do desenho da sua roda. As do opala 92 comportam ate 298mm. Logo vc consegue usar os discos de omega com as pincas de omega tambem. Caso vc nao queira refazer a furacao do disco, use disco de CRV 2007 pra frente, usa furacao 5x114,3 igual do opala e tem 296mm de disco, 2mm a menos que do omega que é 298mm.

    Pincas pode se usar da captiva, hillux, ou até mesmo do opala. Basta usar a criatividade na hora de fazer o cavalete. Quanto mais longe do centro da roda, maior poder de frenagem.

    Bom para meu carro, eu comprei as wilwood, porem nao cheguei a usar. E sim, aro 14 elas encaixavam como uma luva caso alguem queira. Tive problemas financeiros, e acabei vendendo elas antes de por no carro. Mas estou usando a seguinte configuração:

    Discos frisados na frente, com aeroquips, e uso de dutos de freio. O Duto vou tirar fotos e posto, mas vc tem que direcionar para o centro, no cubo. Ali o vento vai fazer o papel dele em dissipar pela pista de ventilacao do disco. Nao adianta direcionar o duto no disco, nao funciona.

    Na traseira uso disco perfurado da fremax, do opala 92, pincas da audi A3. Cabo do freio de mao do opala 92. E uso dot 4. Nao tem problema de usar dot 4. Muito melhor que dot 3, aguenta maior temperatura antes de entrar em ebulicao.

    Aqueles que tem duvidas, freia muito bem. Basta saber a hora de frear.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Ter 15 Set - 13:41:05

    Basico escreveu:Bom senhores, meu carro anda com mais ou menos 250cv, foi feito um upgrade de leve com driscos frisados na frente e a atrás com pastilha ceramica
    Está freiando muito bem até o momento.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813984637-discos-dianteiros-frisados-opala-e-caravan-1985-ate-1992-_JM#position=1&type=item&tracking_id=1fdd6d48-8095-4d1b-a709-e339b8238298

    Meu problema agora é esses pneus 235 que não vão bem em curvas.... kkkkkkkkkkkkkkkk

    Uso 235 na traseira, com amortecedores impacto, vai muito bem nas curvas, gruda bem. Meu carro tem potencia parecida com o seu.
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por frederico santos Dom 27 Set - 22:38:42

    BenKenobi escreveu:Estou meio sem tempo de acompanhar o forum nos ultimos tempos, mas vou por meu estudo pra aqueles que tiveram suas duvidas acima.

    Aqueles que tem interesse de aumentar o tamanho dos discos, aro 14 esta no limite, nao aceita maior medida com rodas ralinho ou outro modelo de opala. Caso for a roda de ferro igual dos steps, aceita até 283mm, comportando o disco de D20. O desenho interno da roda ralinho gen 1 ou 2, tem um ressalto pra reforco dos raios, que impede o uso de disco maior.

    Caso vc optar por aro 15, o limite é de 300mm, dependendo do desenho da sua roda. As do opala 92 comportam ate 298mm. Logo vc consegue usar os discos de omega com as pincas de omega tambem. Caso vc nao queira refazer a furacao do disco, use disco de CRV 2007 pra frente, usa furacao 5x114,3 igual do opala e tem 296mm de disco, 2mm a menos que do omega que é 298mm.

    Pincas pode se usar da captiva, hillux, ou até mesmo do opala. Basta usar a criatividade na hora de fazer o cavalete. Quanto mais longe do centro da roda, maior poder de frenagem.

    Bom para meu carro, eu comprei as wilwood, porem nao cheguei a usar. E sim, aro 14 elas encaixavam como uma luva caso alguem queira. Tive problemas financeiros, e acabei vendendo elas antes de por no carro. Mas estou usando a seguinte configuração:

    Discos frisados na frente, com aeroquips, e uso de dutos de freio. O Duto vou tirar fotos e posto, mas vc tem que direcionar para o centro, no cubo. Ali o vento vai fazer o papel dele em dissipar pela pista de ventilacao do disco. Nao adianta direcionar o duto no disco, nao funciona.

    Na traseira uso disco perfurado da fremax, do opala 92, pincas da audi A3. Cabo do freio de mao do opala 92. E uso dot 4. Nao tem problema de usar dot 4. Muito melhor que dot 3, aguenta maior temperatura antes de entrar em ebulicao.

    Aqueles que tem duvidas, freia muito bem. Basta saber a hora de frear.
    Vlw a dica campeão.!!
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Seg 28 Set - 7:55:33

    BenKenobi escreveu:Estou meio sem tempo de acompanhar o forum nos ultimos tempos, mas vou por meu estudo pra aqueles que tiveram suas duvidas acima.

    Aqueles que tem interesse de aumentar o tamanho dos discos, aro 14 esta no limite, nao aceita maior medida com rodas ralinho ou outro modelo de opala. Caso for a roda de ferro igual dos steps, aceita até 283mm, comportando o disco de D20. O desenho interno da roda ralinho gen 1 ou 2, tem um ressalto pra reforco dos raios, que impede o uso de disco maior.

    Caso vc optar por aro 15, o limite é de 300mm, dependendo do desenho da sua roda. As do opala 92 comportam ate 298mm. Logo vc consegue usar os discos de omega com as pincas de omega tambem. Caso vc nao queira refazer a furacao do disco, use disco de CRV 2007 pra frente, usa furacao 5x114,3 igual do opala e tem 296mm de disco, 2mm a menos que do omega que é 298mm.

    Pincas pode se usar da captiva, hillux, ou até mesmo do opala. Basta usar a criatividade na hora de fazer o cavalete. Quanto mais longe do centro da roda, maior poder de frenagem.

    Bom para meu carro, eu comprei as wilwood, porem nao cheguei a usar. E sim, aro 14 elas encaixavam como uma luva caso alguem queira. Tive problemas financeiros, e acabei vendendo elas antes de por no carro. Mas estou usando a seguinte configuração:

    Discos frisados na frente, com aeroquips, e uso de dutos de freio. O Duto vou tirar fotos e posto, mas vc tem que direcionar para o centro, no cubo. Ali o vento vai fazer o papel dele em dissipar pela pista de ventilacao do disco. Nao adianta direcionar o duto no disco, nao funciona.

    Na traseira uso disco perfurado da fremax, do opala 92, pincas da audi A3. Cabo do freio de mao do opala 92. E uso dot 4. Nao tem problema de usar dot 4. Muito melhor que dot 3, aguenta maior temperatura antes de entrar em ebulicao.

    Aqueles que tem duvidas, freia muito bem. Basta saber a hora de frear.
    Minhas rodas apesar de serem 15", tem apenas 322mm de espaço interno, será que cabe o disco da crv com pinças do omega?
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Seg 28 Set - 9:45:59

    aluzjunior escreveu:
    BenKenobi escreveu:

    Aqueles que tem duvidas, freia muito bem. Basta saber a hora de frear.
    Minhas rodas apesar de serem 15", tem apenas 322mm de espaço interno,  será que cabe o disco da crv com pinças do omega?

    Creio eu que sim. Precisaria testar na sua roda. Como falei, vai depender do desenho da sua roda. Se for a do opala 92, cabe sim sem problemas. Se for outro desenho de roda, ja vai precisar testar pra saber.

    Outras rodas mudam offset, apoio dos raios nas bordas, e as vezes podem atrapalhar discos maiores.

    Só lembrando, o disco da CRV que disse, tem que vestir o cubo do opala, pois nao tem prisioneiro nela, os parafusos de roda são presos na manga de eixo, igual monza kadett etc. Trampo facil de fazer.
    tiagojborges
    tiagojborges
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 32
    Localização : Canoas-RS
    Modelo do carro : Opala Standard 1978/1979
    Cilindros : 4CIL
    Data de inscrição : 08/06/2020

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por tiagojborges Seg 26 Out - 18:17:25

    Deixei o 78 no mecânico pra trocar os parafusos de roda...e descobri que praticamente já não existem discos de freio dianteiros e pastilhas de freio...tudo bem se estivesse o padrão original do ano que seriam os ventilados...tem no Mercado Livre. Mas o meu problema é que ele está com o freio dianteiro dos mais antigos (acho que 75-77) que são os sólidos...e não estou achando aqui pra comprar. Tem algum disco de freio que dê pra adaptar nessas pinças, ou algum sistema de freio barato de carros nacionais que sirvam...na roda 14" original de ferro (repolho)?
    Basico
    Basico
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 631
    Idade : 41
    Localização : Recife - PE
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2013

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Basico Ter 27 Out - 10:25:26

    BenKenobi escreveu:
    Basico escreveu:Bom senhores, meu carro anda com mais ou menos 250cv, foi feito um upgrade de leve com driscos frisados na frente e a atrás com pastilha ceramica
    Está freiando muito bem até o momento.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813984637-discos-dianteiros-frisados-opala-e-caravan-1985-ate-1992-_JM#position=1&type=item&tracking_id=1fdd6d48-8095-4d1b-a709-e339b8238298

    Meu problema agora é esses pneus 235 que não vão bem em curvas.... kkkkkkkkkkkkkkkk

    Uso 235 na traseira, com amortecedores impacto, vai muito bem nas curvas, gruda bem. Meu carro tem potencia parecida com o seu.


    o grande problema é na frente mesmo, o 235 60 r14 dá uma dobrada em curvas fortes, vou ver o que eu faço pra melhorar isso.
    dá uma olhada nesse video, é tipo isso

    https://www.youtube.com/watch?v=jDgDo4ayGjs
    aluzjunior
    aluzjunior
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Localização : Ponta Grossa
    Data de inscrição : 02/03/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por aluzjunior Sex 9 Jul - 12:11:26

    BenKenobi escreveu:
    aluzjunior escreveu:
    Minhas rodas apesar de serem 15", tem apenas 322mm de espaço interno,  será que cabe o disco da crv com pinças do omega?

    Creio eu que sim. Precisaria testar na sua roda. Como falei, vai depender do desenho da sua roda. Se for a do opala 92, cabe sim sem problemas. Se for outro desenho de roda, ja vai precisar testar pra saber.

    Outras rodas mudam offset, apoio dos raios nas bordas, e as vezes podem atrapalhar discos maiores.

    Só lembrando, o disco da CRV que disse, tem que vestir o cubo do opala, pois nao tem prisioneiro nela, os parafusos de roda são presos na manga de eixo, igual monza kadett etc. Trampo facil de fazer.
    O disco da CRV então dá certo com as pinças do ômega? Usando os cavaletes do ômega também?
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por BenKenobi Sex 9 Jul - 18:27:47

    Se usar o disco de 296mm como disse, da sim, se nao talvez precise desbastar um pouco da pinca pra nao raspar na roda

    Conteúdo patrocinado


    Upgrade Freios Empty Re: Upgrade Freios

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio - 15:29:37