Cada curva que passava crescia a vontade de dar aquela pisada, porem como era desfile, nao podia correr, mas mesmo assim, o asfalto, as curvas, a reta, enfim tudo juntou com aquele desejo antigo de por o opalao na pista de interlagos. O motor mais forte eu ja tenho, mas freios estao originais. E ai vem o motivo do tópico.
O objetivo:
Melhora dos freios visando melhor seguranca pro dia-a-dia, e tambem para algumas voltas em exporadicos track-days, ou ate mesmo em exporadicos arrancadões(temos alguns eventos em SP).
O problema:
Uso rodas aro 14 ainda no carro, as ralinhos, e estou com jogo de pneus novos. A pretenção era melhorar esses freios mantendo (se possivel claro) os aro 14. Sei que a ventilacao dessa roda é horrivel, pois ela é quase totalmente fechada.
Ja li e reli diversos topicos disso no forum, inclusive em um o Bandit fala que "ou voce se omite, ou voce se vende ou parte pra guerra!" quando se trata de freios de opala. E com aros 14 é quase humanamente impossivel fazer os dois.
Uns usaram freios de omega, outros usaram pincas de ranger com discos de Hillux, outros usaram kits prontos como o da Power Brakes. Todos tiveram de usar aros acima de 15.
Qual a minha ideia:
Uso de freio a disco na traseira (original dos opalas 92 com pincas do new civic), melhora dos discos e pincas na dianteira, uso de air cooling, e troca de cilindro mestre para ter melhor eficiencia.
O air cooling consiste em usar mangueira que capta o ar na dianteira e leva ate o espelho do freio, aonde se faz um furo e joga ar diretamente nos discos, resfriando eles a medida que entra ar na frente. Muito usado nos carros da Nascar. No google pesquisando por brake air cooling vao achar mais imagens.
Verifiquei as medidas de roda no meu carro, sobram 3,2cm entre o disco e a roda, o que me permitiria usar um disco de D20 de 283mm (contra 268mm do opala) sobrando 150mm ou 1.5cm. Porem, faltaria espaco para a Pinca de freio, aonde atualmente possui a media de 0.8cm de distacia da pinca para a roda. Ai vem a grande duvida.
Qual alternativa de pincas mais eficientes (como de omegas) ou talvez em aluminio que servem no opala? Nao consegui achar nos sites da varga e ATE as dimensoes (altura x largura ) das pincas. Eu dou preferencia para nacionais, pois uso de pincas wilwood, alem do dolar alto (3,11 um dolar) é algo que possui manutencao. E manutencao de pecas nacionais é mais facil do que pecas importadas.
Nao sei também se o espaço que é deixado entre a roda e o disco precisa ter uma tolerancia de X cm para ventilacao, se sim, sintam-se a vontade a questionar.
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