por Lazzari4100 Seg 9 Abr - 19:51:58
Fala pessoal tudo bem?
Sou relativamente novo no grupo, acompanhei alguns tópicos mas nunca me manifestei hahah
Bom, tenho meu 6zão já fazem 7 meses. Recentemente (há 3 semanas) passei minha Caravan 1988 4.1, de álcool para gasolina.
Primeiro falarei a configuração dela, em seguida meu parecer e por último meu problema.
Caravan Comodoro 4.1 1988:
Escape Dimensionado 6x2 Espingarda
Carburador Dfv446
Comando original do motor alcool
Bomba elétrica e dosador
Motivo para mudar de combustível: Na minha cidade falta Etanol porque a demanda é muito pouca, consequentemente tenho que buscar em uma cidade vizinha, aonde custa R$4,39 o Litro. E como se não bastasse isso, na estrada ela estava fazendo 3,26km/l hahah É SÉRIO! (Eu ficaria satisfeito se fosse uns 5km/l). Abri o carburador, e vi que algum mecânico do antigo dono havia arrombado os esguichos, parti para a configuração original e começou a dar falta, então troquei todo o kit aonde eu comecei com com os principais de 160 fui até 220! e mesmo assim dava falta, por todos esses motivos passei para gasolina!
O que eu fiz para isso:
- Mudei os giclês (esguichos) do carburador.
- Coloquei velas bosch mais quentes para a gasolina
- Atrasei o ponto
- Cebolão (descobri que estava com o de gasolina)
- Válvula termostática (descobri que já estava com o de gasolina) 86,5° - 75°
O desempenho melhorou muito, consumo melhorou, tudo melhorou, porém aconteceu duas coisas ruins:
1 - Quando eu desligava ela o motor apagava e ligava novamente durante uns 2 segundos e por fim desligava. Acredito que seja uma detonação. O que eu tenho feito (ainda está em teste), antes de desligar, eu primeiro desligo a bomba elétrica e espero cair a pressão do combustível (ouço a lenta dar uma leve caída) e desligo ela, ela não tem mais dado a detonação depois que comecei a fazer isso. (em breve testarei a bomba mecânica, se estiver boa voltarei a usá-la) Uso a bomba elétrica apenas pq já comprei com ela instalada e funcionando.
2 - A maldita temperatura, o motor tem esquentado muito, uso aditivos AcDelco, sou muito caprichoso quanto ao arrefecimento, desde quando comprei ela (há 7 meses) já fiz brincando umas 30 limpezas no arrefecimento, pq a coisa estava muito feia, tenho medo de que algum caninho do radiador possa estar entupido, até penso em mandar varetar... Outra coisa, a tampa do radiador, já usei dois modelos. O modelo com uma mola percebi que causa uma pressão dentro do sistema e quando paro ela (a Caravan) começa a pingar por uma mangueira inferior. Já a tampa sem mola ela permite com que a água do arrefecimento circule para o Bujão (Reservatório de expansão), e quando eu desligo ela tenho que deixar a ventoinha ligada até desligar e mesmo assim algumas vezes ela enche todo o Bujão e começa a cuspir água para fora... Em viagens costumo ir tranquilo, procurando médias, e a temperatura as vezes chega ao penúltimo pino antes do Q do painel.
Em relação a isso tenho viajado Sem válvula termostática (e o motor não trabalha mais frio) e já testei fazer a viagem inteira com um Jump no cebolão para ver se a temperatura caía e nada...
O motor não grila e tbm não perde força, quanto ao desempenho não posso me queixar...
Alguma sugestão? Se alguém tiver um grupo de whats sobre Opala e Caravan eu gostaria de participar!
Abração!
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM