Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Apresentação de novo membro EmptyHoje à(s) 6:45:09 por Rubão6cc

» Embreagem 250mm
Apresentação de novo membro EmptySex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Apresentação de novo membro EmptySex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
Apresentação de novo membro EmptyQui 16 maio - 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Apresentação de novo membro EmptyQui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Apresentação de novo membro EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Apresentação de novo membro EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Apresentação de novo membro EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Apresentação de novo membro EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

Quem está conectado?

57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
tabarbosa (16850)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
Rubão6cc (15357)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
BANDIT (13573)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
Xann (10394)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
j ricardo (9376)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
Jean Bida (9320)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Apresentação de novo membro Bar_leftApresentação de novo membro BarApresentação de novo membro Bar_right 

+8
Marlon Jassanan
pacato
tcheco 8687
almeidanewton
Rubão6cc
Marcos Adriano
chevy250
walmeida
12 participantes

    Apresentação de novo membro

    walmeida
    walmeida
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 62
    Localização : Ouro Branco
    Modelo do carro : Opala 4.1S 1989
    Cilindros : 4 cilindros foi modificado
    Data de inscrição : 25/03/2018

    Apresentação de novo membro Empty Apresentação de novo membro

    Mensagem por walmeida Dom 25 Mar - 7:27:24

    Olá pessoal,
    Sou o Wellington da cidade de Ouro Branco, MG. Nesta semana eu "meio que ganhei" um Opala Diplomata 1989 4.1S mas com motor de 4 cilindros. Não entendo nada de Opala, aliás, nem sequer pensei em ter um e olha que eu sou da geração que hoje está com mais um pouco de 50 anos (se é que isso tem alguma influencia). Me associei ao site para aprender mais sobre o carro. Até agora só ouvi falar coisas do tipo: "bebe muito, não vai achar peças, etc. etc.). Mas algo me diz que este será o carro da minha vida, embora já tivesse vários outros. Queria que me ajudassem, o carro está lindo, rodas 16, etc. Mas o que é verdade e o que é mito neste carro.....me ajudem por favor......quem tiver o manual. Serei um associado que só vai pedir, pedir, tenho pouco a contribuir, pois não entendo nada de Opala. Obrigado a todos.....depois vou postar uma foto do bichinho.
    Ah!!!! o ganhar o carro foi assim: meu irmão deixou ele comigo e falou "se gostar fica e paga como puder ou quiser; se não gostar só devolver" o carro estava parado na garagem dele há tempos.
    Abraço a todos
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por chevy250 Dom 25 Mar - 7:57:37

    Bem vindo à esta comunidade. Aqui você vai achar tudo e vai encontrar gente com muita vontade de ajudar inclusive porque gosta muito de Opala.

    Nesse site tem o manual do 1988 que é praticamente a mesma coisa do 89.

    http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=27

    Quanto aos mitos e fatos, vá colocando as suas dúvidas, perguntas etc que a gente vai respondendo.

    Já respondendo as suas primeiras dúvidas.

    Sim o Opala não é um carro econômico - Motor de grande cilindrada 2.5 ou 4.1, de concepção antiga, carburado e não tem as otimizações dos motores modernos tais como injeção eletronica, injeção direta, comando variável, coletor adaptativo etc. É tudo fixo e simples - assim acaba tendo pouco rendimento (potência/consumo). Além disso tem uma transmissão clássica com motor longitudinal e tração trazeira o que implica em mais perdas de potência na transmissão.

    Só que é o seguinte: eu ADORO o Opala justamente pelas características acima - mas é o gosto pela mecânica em si. O gosto por observar e controlar uma máquina dessas. O porque de gostar, não tem explicação. Ou gosta ou não gosta Smile

    Quanto às peças, eu nunca tive muita dificuldade de encontrá-las. Peças de desgaste você acha fácil e não são muito caras (pastilhas, discos, vela, cabos, embreagem, reparo carburador, bobina, ventoinha, bomba dágua, mangueiras etc) - tem todo um mercado paralelo. Outras peças originais que são mais difíceis de achar e o mercado paralelo nao supre, dá para adaptar, como por exemplo, alternardor ou radiador. Talvez peças de acabamento ou lataria sejam mais complicadas.

    Outros vão comentar mais.
    walmeida
    walmeida
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 62
    Localização : Ouro Branco
    Modelo do carro : Opala 4.1S 1989
    Cilindros : 4 cilindros foi modificado
    Data de inscrição : 25/03/2018

    Apresentação de novo membro Empty Obrigado aí irmão

    Mensagem por walmeida Dom 25 Mar - 8:09:56

    Por ser de 4 cilindros e eu ser um motorista bem "tranquilo" qual seria a média dele na cidade e na estrada?
    Sabe, estou numa fase meio sem grana e este carro vai servir principalmente para eu entregar uns produtos que vendo em uma cidade próxima daqui duas vezes por semana. Ou seja, na quarta e na sexta vou rodar 50 km com ele fazendo minhas entregas. Este opala eu ganhei porque não tinha outro pra este serviço.
    Estou gostando muito, mas muito mesmo do carro. Estou meio assustado.....mas ele é muito bom de dirigir.
    E o consumo???? Que vc acha???
    Obrigado por responder
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 25 Mar - 10:45:36

    bem vindo amigo......maioria de nos aqui estamos aprendendo muito ainda.....


    o forum aqui ajuda bastante a gente aprender...errar....acertar...e etc


    estamos juntos!!!


    boa sorte com o opaloso!!!

    OKK
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15357
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Rubão6cc Dom 25 Mar - 10:58:41

    Bem vindo!!!
    Pelo visto trocaram o seu motor..era original 6 cc e colocaram 4 cc..é uma pena porque o prazer que o motor 6 cc desperta é indescritível...mas por outro lado o motor 4 cc vai ser bom pra você pois é mais econômico e você vai usar o carro com certa frequência. Com relação à consumo, eu não acho absurdo, especialmente no 4 cc...tem carro moderno que faz a média de Opala...por exemplo as Fiat Strada...bebe um horror e possui motor 1.8. Têm carros 1.0 que bebem horrores também...é meio ilusório essas coisas...vai muito da condição do dono também..tem pé rapado que não aguenta consumo de Opala e fica dizendo merda.
    Com relação às peças...outro mito...peças mecânicas encontra-se em abundância e não são caras. O bixo pode pegar em certas peças de acabamento..pois não são mais fabricadas isso é fato..daí tem que recorrer a desmanches, contatos, internet, a maioria das coisas de acabamento não se encontra em loja física. Por outro lado seu Opala é 89...este é um dos modelos mais fáceis de encontrar peças de acabamento...o meu é 89....tenho ele há quase 10 anos e sempre encontrei tudo que precisei...o fórum inclusive me ajudou muitas vezes...aqui a gente adquire contatos que podem ajudar muito. No mais é isso aí...opala é um carro que desperta um prazer absurdo em quem dirige. Eu sinceramente não tenho coragem de vender o meu. Agradeço muito a Deus por ter condições de não precisar me desfazer dele.
    Outra vantagem: não paga IPVA lol!


    _________________
    Apresentação de novo membro Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    almeidanewton
    almeidanewton
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 153
    Localização : são paulo
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 1990
    Cilindros : 2.5
    Data de inscrição : 14/04/2016

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por almeidanewton Dom 25 Mar - 12:33:40

    Olá e bem vindo, tenho uma Caravan 1990 4cc, gasolina, e a última vez que medi o consumo dela foi numa estrada de Serra sinuosa, carro carregado bem carregado com bagagem, a média foi 9km/l.
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 64
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por tcheco 8687 Dom 25 Mar - 13:59:42

    seja bem vindo
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por pacato Dom 25 Mar - 14:57:20

    Bem vindo mineiro
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 597
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por chevy250 Dom 25 Mar - 18:48:39

    Quanto ao consumo, teve um tópico só sobre esse assunto.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t4864-topico-fixo-sobre-consumo-postem-aqui

    Eu posso falar do meu, que é um 6cil gasolina com carburador Weber 446 (o mais gastão da linha Opala de fábrica). Ele faz entre 7 e 8km/l na estrada e uns 4km/l na cidade. Esse bebe mesmo  Shocked

    O 4cil é bem mais economico. Eu tive um a álcool que fazia 5km/l na cidade e uns 7 a 8km/l na estrada.
    Estimando para gasolina (x1.3) seria uns 6.5km/l na cidade uns 10km/l na estrada de gasolina.

    Importante deixar o carburador perfeito e regulado (é bom aprender a mexer nisso, assim você mesmo vai dando manutenção), ponto ajustado e velas novas e limpas.

    Olho na temperatura sempre! Carro antigo é um olho na rua e outro na temperatura.
    Verifique água do radiador se tá no nivel e se tem aditivo.

    Opala tem que cuidar.
    Marlon Jassanan
    Marlon Jassanan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1210
    Idade : 28
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/e
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 27/07/2016

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Marlon Jassanan Seg 26 Mar - 11:31:23

    Seja bem vindo amigo, sobre a idade eu te digo que desde sempre fui fã da marca e do modelo, com 18 anos comprei minha primeira Caravan, com 21 meu primeiro Opala, Diplomata 89 6 cilindros, não me vejo sem ele, quando puder e conseguir, poste fotos da joia, a gente sempre ajuda a melhorar o aspecto dele, caso queira valorizar o carro, deixe ele o mais original possível, seja feliz com essa joia, não irá se arrepender, e quem fala mal do carro com certeza tem inveja e sempre quis ter um, mas não quer pagar o preço nem disposição pra cuidar, um abraço e té breve!
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1774
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por FabioM Seg 26 Mar - 12:15:29

    Seja bem vindo. E fez uma boa escolha em ficar com o opala em auhauha.
    Fernandohluiz
    Fernandohluiz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 44
    Localização : Niterói - RJ
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/01/2017

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Fernandohluiz Seg 26 Mar - 12:27:34

    Bem vindo Opaleiro!
    Pedro Fagundes
    Pedro Fagundes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 962
    Localização : Belo Horizonte - MG
    Modelo do carro : cupê 72
    Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
    Data de inscrição : 22/10/2012

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Pedro Fagundes Seg 26 Mar - 12:36:30

    Realmente como falaram opala 4cil bebe pouco. Não é dificil achar peças, aliás, tem em muitos lugares pelo menos aqui em BH e região.

    Espero que fique com o carro pq vira o que chamamos de opalaterapia.. Vc vai mexendo e mexendo, deve ser até chato quando o cara chega no ponto que não tem mais nada pra fazer. Aí começa até a inventar coisas..


    Rubão6cc escreveu:.
    Outra vantagem: não paga IPVA

    paga sim kkk. em Minas não se escapa não.. Eu pago todo ano IPVA, taxa e seguro do meu 72, mas pelo menos o IPVA não fica caro.


    Mirão
    Mirão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1617
    Idade : 62
    Localização : Brasília DF
    Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 01/03/2017

    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Mirão Seg 26 Mar - 23:19:11

    Seja bem vindo. Gostaria de saber detalhes sobre a história do "meio que ganhei". Comprou barato?
    walmeida
    walmeida
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 5
    Idade : 62
    Localização : Ouro Branco
    Modelo do carro : Opala 4.1S 1989
    Cilindros : 4 cilindros foi modificado
    Data de inscrição : 25/03/2018

    Apresentação de novo membro Empty O "meio que ganhei" o Opala

    Mensagem por walmeida Sex 30 Mar - 12:18:05

    Olá pessoal,
    Eu meio que ganhei o meu Opala, foi assim.....O meu irmão comprou este carro há mais ou menos dois anos. Estava com ele e mais dois carros de outra marca parados na garagem da sua casa, mal dava pra fechar o portão. Eu sou aposentado (57 anos) há 8 anos....aposentei muito novo. E tenho passado algumas dificuldades financeiras. Em setembro de 2017 criei um MEI para vender alho (cartelas, descascado em bandeja, quilo, etc. etc.) Estava usando o Honda FIT 2013 da minha namorada para fazer as minhas entregas aqui na região. Mas o cheiro do alho no carro me deixava meio constrangido, ela não dizia nada....mas, eu ficava muito sem graça. Eu pedia muito a Deus que me mostrasse uma luz para sair desta situação, pois não tinha dinheiro para comprar um carro. Na semana passada (quarta feira, dia 20) sai para fazer as entregas de manhã e resolvi passar na casa do meu irmão para ele ir comigo, andando atoa. No caminho, a gente conversou e contei para ele que as coisas estavam indo até bem, mas essa questão do carro me incomodava muito. Eu não sabia que ele tinha o Opala não. Quando voltamos fui deixar ele em casa e ele mandou eu entrar e falou assim "olha, ele está parado ai. Bebe muito, muito mesmo! Mas se te servir pode ficar com ele para voce! Eu te devo muitos favores e se o carro servir para voce fique com ele como pagamento" Fiquei chocado, meio emocionado! Agradeci muito a ele e a Deus! O carro por fora está lindo! Coloquei uma bateria, chamei um mecanico amigo que funcionou ele e pronto! Estou muito satisfeito com o carro, ele será usado para fazer as entregas em Conselheiro Lafaiete, cidade que fica a 20 km da minha cidade. As entregas serão as quartas e sextas. Desculpem, meus amigos opaleiros, talvez seja uma ofensa usar o carro para isso. Mas as coisas vão melhorar e comprarei um carro mais adequado para este trabalho. Mas este Opala será sempre o meu melhor carro. Em outras épocas já tive Ford Ranger 2011, Corolla Altis 2013, Honda City 2011, Santana Quantum, Voyage, etc....quando as coisas estavam melhores para mim. Mas agora estou com o Opala 1989, mas muito mais feliz e grato a Deus! Acreditem, este carro foi um presente de Deus para mim. Com ele sou bem mais grato por tudo que tenho!!!
    Ele está precisando do forro da porta do lado do motorista, daquele console (é assim mesmo que chama) perto da alavanca de marchas onde fica os controles dos vidros das portas e outras coisinhas mais....aos pouquinhos vou arrumando.
    Só tem uma coisa nele que está me preocupando....o óleo do motor está meio leitoso, esbranquiçado, mas ele não baixa água do radiador, nem sobe a temperatura.....vou trocar o óleo agora no pagamento de abril e observar. Alguém já viu isso acontecer....pode estar passando água no bloco para dentro do motor? A água do radiador não baixa, nem o óleo do motor aumenta, entenderam.....o carro está funcionando bem demais!
    ESSA É A HISTÓRIA DAQUELA COISINHA LINDA QUE ESTÁ ALI DENTRO DA MINHA GARAGEM DESCOBERTA, KKKKK.

    Abraço a todos

    Conteúdo patrocinado


    Apresentação de novo membro Empty Re: Apresentação de novo membro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio - 7:34:31