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Alguém sabe me dizer se o excesso de calor no cofre do motor pode prejudicar o funcionamento do carburador?
O que ocorreu foi o seguinte, meu carburador é um Solex H40 (gasolina), e durante essa semana utilizei ele com certa frequência, funcionou normal, porém hoje rodei uns 30km e logo que estava chegando em casa, a lenta começou a falhar. Assim que cheguei em casa, vi que estava vindo muitas bolhas de ar na mangueira que sai da bomba de gasolina para o carburador (utilizo aquelas mangueiras cristal).
Não tem instalado o desborbulador..
A cuba estava cheia, tirei todo o combustível (cerca de 90ml) de lá para ver se não estava entupido o giclê, mas não estava..
O problem é que agora a lenta está bem ruim, além de demorar pra pegar, fica oscilando muito..
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Valeu pelas respostas pessoal. Após acontecer o problema relatado, troquei apenas os filtros e as mangueiras de conexão do tanque e bomba de combustível. Os filtros tinham sujeira mesmo...
Mas desde que peguei esse carburador (já vai fazer 1 ano, eu nem vi o tempo passar hahah) não fiz nenhuma limpeza nele... Vou partir para a limpeza dele..
Paulo Corso escreveu:Também acho que pegou sujeira. Como vc tirou a gasolina da cuba?
Abri a tampa dele e retirei com uma seringa..
adpachec escreveu:Não é somente os gicles que entopem, as vezes os dutos. "O que salva" é aquela agulha de desentupir fogão.
Já ouvi falar dessa "ferramenta" pra limpar hahah, vou dar uma pesquisada no procedimento.
Sobre o desborbulador, achei alguns lugares falando que poderiam se formar bolhas de ar devido `a alta temperatura do motor, confere essa informação? Se for isso mesmo, vou ver como adaptar um desse no 77.
Mas desde que peguei esse carburador (já vai fazer 1 ano, eu nem vi o tempo passar hahah) não fiz nenhuma limpeza nele... Vou partir para a limpeza dele..
Realizar uma limpeza anual preventiva e andar com o carro pelo menos uma vez por semana pode evitar muita dor de cabeça. Em uma das revisões preventivas no carburador identifiquei a boia furada já com um pouco de combustível dentro, sorte ter visto antes de dar problema andando...
alca182 escreveu: Sobre o desborbulador, achei alguns lugares falando que poderiam se formar bolhas de ar devido `a alta temperatura do motor, confere essa informação? Se for isso mesmo, vou ver como adaptar um desse no 77.
Confere. Em motores a gasolina que não utilizam o desborbulhador (ou separador de vapor), existem condições em que a bomba está "bombeado" combustível do tanque, mas o carburador já está com a cuba cheia e "travando" a passagem. Nesse caso há um sistema dentro da bomba para "recircular" este combustível até que a cuba esvazie a libere a entrada de combustível.
Nesta situação de "recirculação", dependendo da temperatura, a gasolina muda para estado gasoso. Por isso os carros começaram a vir de fábrica com este dispositivo.
Alguns dizem que instalar o desborbulhador até diminui o consumo de combustível, embora eu não veja explicação para isso. Instalei no meu para realmente evitar este vapor e manter a bomba de combustível trabalhando sempre "livre".
Adaptei um suporte para o desborbulhador próximo ao servo freio, e é importante que fique acima do nível do carburador.
Se tiver interesse, esse vídeo explica bem como instalar o desborbulhador e o retorno para o tanque:
Se está preocupado com calor no cofre, fora toda essa questão do teu bura aí, pode enfaixar o escape com fita térmica, tipo essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695876455-fita-termica-termotape-titanium-p-escapamento-mhtt-10m-_JM
Número de Mensagens : 1018 Idade : 34 Localização : Guarulhos - SP Modelo do carro : Diplomata SE 4.1/s álcool original.
6x2 de inox 446 Cilindros : Truca não que é 6
Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.
Pra carro com escape 4x2 e 6x2 vale bastante o investimento na fita térmica. Em escape original nunca vi instalado, mas agora fiquei curioso para saber se dá muita diferença...
LucasPiologo escreveu: A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.
Na verdade, o desborbulhador é usado exclusivamente em carros a gasolina. O álcool por ser "gelado" (necessita de maior calor latente para vaporização) evapora completamente perto de 77°C, enquanto a gasolina possui componentes que passam a evaporar a partir de 45°C.
A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
caramba....q interessante!
ja ouvi dizer q na saida do desborbulhador para o tanque existe um cálibre com medidas diferente para cada tipo de motor....
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
caramba....q interessante!
ja ouvi dizer q na saida do desborbulhador para o tanque existe um cálibre com medidas diferente para cada tipo de motor....
um motor q consome mais tem esse cálibre menor.
procede pachec?
Este "calibre" é proporcional ao consumo e a capacidade da bomba de combustível. As vezes uma bomba de alta vazão pode ter um calibre maior para evitar excesso no motor.
Isto aqui é uma "gambiarra" mas quando o regulador de pressão de combustível (carro injetado) dar pau o que pode fazer? No estilo MacGyver. Imagine um Fiat brava no final de semana e tendo que subir a serra do mar com o regulador de pressão ruim mandando todo combustível de volta para o tanque. Retirei o retorno e "estrangulei" colocando um rebite sem a haste interna. O chapéu do rebite fica na borda da conexão (ele não corre riscos de entrar na tubulação) e o diâmetro menor do corpo do rebite dificulta o retorno de combustível e o motor ganha mais força. E assim se subiu a serra do mar. Usei um rebite de 5 mm.
Realizar uma limpeza anual preventiva e andar com o carro pelo menos uma vez por semana pode evitar muita dor de cabeça. Em uma das revisões preventivas no carburador identifiquei a boia furada já com um pouco de combustível dentro, sorte ter visto antes de dar problema andando...
Confere. Em motores a gasolina que não utilizam o desborbulhador (ou separador de vapor), existem condições em que a bomba está "bombeado" combustível do tanque, mas o carburador já está com a cuba cheia e "travando" a passagem. Nesse caso há um sistema dentro da bomba para "recircular" este combustível até que a cuba esvazie a libere a entrada de combustível.
Nesta situação de "recirculação", dependendo da temperatura, a gasolina muda para estado gasoso. Por isso os carros começaram a vir de fábrica com este dispositivo.
Alguns dizem que instalar o desborbulhador até diminui o consumo de combustível, embora eu não veja explicação para isso. Instalei no meu para realmente evitar este vapor e manter a bomba de combustível trabalhando sempre "livre".
Adaptei um suporte para o desborbulhador próximo ao servo freio, e é importante que fique acima do nível do carburador.
Se tiver interesse, esse vídeo explica bem como instalar o desborbulhador e o retorno para o tanque:
Legal cara, obrigado pelas informações! Já comprei o desborbulhador.. agora vou precisar ver essa questão do conector para o retorno como vou fazer.. essa adaptação no bocal do tanque me parece boa, provavelmente será dessa forma.
Caravan88 escreveu:Se está preocupado com calor no cofre, fora toda essa questão do teu bura aí, pode enfaixar o escape com fita térmica, tipo essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695876455-fita-termica-termotape-titanium-p-escapamento-mhtt-10m-_JM
É uma opção isso, mas seria mais para evitar o calor dentro do carro mesmo, como o Lucas disse, tem dias que é difícil ficar dentro do carro de tanto calor hahaha
LucasPiologo escreveu:Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.
Sei bem como é isso... ainda mais que o meu nem carpete nem forro de teto tem, imagine o calor hahahah
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
Vi em um outro tópico que você comentou sobre essa válvula.. Na auto peças achei esse modelo:
é o mesmo? na foto que postou ele parece ser bem maior hahah
Então o esquema com essa válvula seria: desborbulhador > válvula de retorno > tanque de combustível?
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
Vi em um outro tópico que você comentou sobre essa válvula.. Na auto peças achei esse modelo:
é o mesmo? na foto que postou ele parece ser bem maior hahah
Então o esquema com essa válvula seria: desborbulhador > válvula de retorno > tanque de combustível?
Sim, estas brancas são as que vendem por aqui. Um cuidado com estas válvulas é que podem travar e dar excesso no motor. Mas quando isto acontecer é porque já está na hora de trocar. A válvula é depois do desborbulhador para o tanque.
LucasPiologo escreveu:Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.
isso foi uma coisa q sempre me incomodou a temperatura do cofre principalmente no 6 fui até que fiz uma saída de ar do lado onde fica coletor e carburador isso ajudou muito pois aquele ar excessivamente quente não fica mais preso ali, na engenharia chamam de fluxo de ar cruzado
Número de Mensagens : 4504 Idade : 51 Localização : Americana Modelo do carro : Um monte.... Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil. Data de inscrição : 22/01/2010
jeito mais facil de resolver....meu 72 faz isso direto pq fica muito parado.....liguei o carro e retire o gicle da lenta com o motor ligado....e acelere e afogue o motor com a mão.....so nao deixe o carro morrer quando afogar...se nao ele nao pega mais.......de uma limpada no gicle e monte de novo.....resolve por um bom tempo.....
_________________ Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!! [(O)=====||=====(O)]
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adpachec escreveu:Este "calibre" é proporcional ao consumo e a capacidade da bomba de combustível. As vezes uma bomba de alta vazão pode ter um calibre maior para evitar excesso no motor.
Isto aqui é uma "gambiarra" mas quando o regulador de pressão de combustível (carro injetado) dar pau o que pode fazer? No estilo MacGyver. Imagine um Fiat brava no final de semana e tendo que subir a serra do mar com o regulador de pressão ruim mandando todo combustível de volta para o tanque. Retirei o retorno e "estrangulei" colocando um rebite sem a haste interna. O chapéu do rebite fica na borda da conexão (ele não corre riscos de entrar na tubulação) e o diâmetro menor do corpo do rebite dificulta o retorno de combustível e o motor ganha mais força. E assim se subiu a serra do mar. Usei um rebite de 5 mm.
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio). Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.
Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala. Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
Confesso nunca ter ouvido falar dessa válvula... Meu Opala esta com o desborbulhador, mas sem essa válvula e nunca apresentou problemas ou falhas no funcionamento (cidade, estrada, subida de serra para praia e etc). A única coisa é que montei o desborbulhador acima do nível do carburador...
Existem desborbulhadores com calibragens diferentes na saída do retorno para o tanque, variando conforme o modelo carro. Tanto é que se você verificar o catalogo da brosol (fornecedor original), os 3 últimos números do código da peça se refere à medida da calibragem do retorno.
Quando precisei trocar o desborbulhador do meu, sem saber disso, comprei com a restrição na medida 140, em altas rotações dava falta, depois pesquisando descobri que o correto para minha versão deveria ser um 80 (achei em fotos e inclusive consegui ampliar a foto do meu original), por sorte consegui um brosol na medida correta.
Vídeo do bocal do tanque usando o desborbulhador com a medida 140: https://www.youtube.com/watch?v=Wq6aRzu3IlY&feature=youtu.be Da pra entender o porque da falta, pressão e vazão quase zero para o carburador.
Vídeo do bocal do tanque usando o desborbulhador com a medida 80: https://www.youtube.com/watch?v=2IcJjzGsSP0&feature=youtu.be Nada de falta mesmo em altas rotações
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