por opala4cc Qui 10 Out - 13:43:16
adriano_ribeiro escreveu:opala4cc esse processo indica o que? se tiver limalha é pq está com problema nas peças atuais ou algo com relação ao problema antigo.
Uso o carro praticamente todos os dias, coisa de 5 km apenas mas uso.
Esse processo indica que as engrenagens estão em processo de assentamento (se isso chegar a estabilizar). É quando um engrenagem com algum desgaste de uso passa a engrenar com outra zero Km ou usada advinda de outro local. Então, uma engrenagem passa a desgastar a outra até ocorrer o assentamento (ou não). Isso depende de quão desgastadas estão as engrenagens. Estas engrenagens de câmbio são quase todas cilíndricas helicoidais, cujo engrenamento é caracterizado pelo deslizamento entre os dentes. O resultado disso é o silêncio do câmbio (exceto a marcha à ré). Quanto maior o ângulo de avanço nos dentes das engrenagens, maior o deslizamento e mais aquece o câmbio (e menor é o rendimento do engrenamento).
Você já viu que em diferenciais como o de opala, NUNCA se troca apenas a coroa ou apenas o pinhão? Tem que trocar sempre o par. É porque em engrenagens hipóides, NUNCA vai haver assentamento de engrenagem usada com nova. Vai roncar sempre e sempre vai gerar limalha.
Essa limalha PODE ou NÃO acontecer no seu câmbio. Apenas estou dizendo que drenaria esse óleo para inspeção depois de um período para saber como está o câmbio. Peças de câmbio são caras (mesmo o câmbio manual) e é comum quem conserta fazer um "meio-termo", muitas vezes repondo com engrenagens usadas ou colocando uma engrenagem nova casando com uma que já estava no câmbio (usada), com a intenção de baratear o custo para o cliente. É difícil explicar para um dono de carro que o conserto pode sair mais caro do que comprar um câmbio usado em desmanche ou mesmo sair mais caro do que "dar na troca" o câmbio. O dono do carro nem sempre leva em conta que o "novo" câmbio pode estar pior, pode ter recebido um profusão de peças usadas de diversos câmbios daquele modelo ou mesmo que 3 meses de garantia é um período pífio quando se trata de câmbio (ou mesmo retífica de motor, por exemplo).
Você também pode mitigar o problema caso ele apareça, colocando um bujão magnético da nefroil.
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