Boa tarde pessoal.
Já faz algum tempo que sigo o forum, mas, basicamente, só observando e aprendendo, rsrs!
Essa vida de Opaleiro é oficial há pouco tempo. Mais precisamente, desde 30/12/2017, sou dono de uma Caravan Standard, bege Itapema, 1979. Ela é 4 cilindros, original de chassis, rsrsrs! É completa? Sim!! De carisma e simpatia!!! Mas, até chegar aqui, me aventurei e tantos outros GMs. Os xodós começaram com exemplares dos anos 90, com um Vectra CD alemão 95/96, depois um Calibra 95/95. A partir dai, resolvi me arriscar em uma "semi" restauração. Basicamente peguei um carro com funilaria e pintura prontos, depois, fiz toda o restante do carro. O felizardo foi um Monza S/R 1987! segue uma foto (é permitido foto de carros que não sejam Opala/Caravan?) do antes e depois:
Daqui:
Até aqui:
Como achei que fui bem sucedido nessa minha aventura, resolvi dar mais um passo. Era chegada a hora de realizar um dos meus sonhos! Sai em busca de um bom Opala para chamar de meu.
O que eu tinha em mente era conseguir um carro de boa estrutura e documentação livre de problemas. E claro, com um preço honesto... puxa!! Que desafio!! Minha ordem de preferência era: Coupe 80, Coupe 81-84, Coupe 75-79, Caravan 75-79, Caravan 80, Caravan 81-84. Alguns não faziam parte da lista, apesar de gostar muito, pois não caberiam no bolso... caso dos coupes até 74. Mas enfim... sobre a velha história, 4 ou 6 bocas..? É claro que um 6 seria muito bem-vindo, mas não era minha prioridade.
Sem mais enrolação, no dia 30/12/2017, encontrei o meu chinelo velho... Com vocês, a Elo:
Primeiro encontro... por fotos apenas
Sim, ela não estava exalando beleza, mas vocês tem de convir comigo que ela até que se apresentava bem, rsrs. Conversei com o dono e resolvi fazer uma visita pessoalmente. Vocês ja devem imaginar que voltei acompanhado (com o carro!!! rsrs):
Ja no caminho de casa, viemos trocando particularidades... eu tentava me entender com o cambio que, diga-se de passagem, apesar do trambulador moderno e alavanca do 5 marchas, tem apenas 4 e com ré para frente. O famoso cambio do 6 cilindros moderno. Sim... é uma pena, mas o cleck cleck não veio no carro. Depois, uma paradinha no posto para colocar um pouco de combustível, pois vai la saber o quanto tem no tanque. Pelo menos o marcador não sabia dizer... Foram 15km, eu diria, bem emocionantes. Acelerada, aquecendo... mas foi valente até entrar na garagem. Ok, ok... não parou na vaga com suas próprias forças, mas nada que um empurrãozinho (literalmente falando) não pudesse resolver. Ah, como devem ter notado, minhas primeiras ações ja haviam sido tomadas: molduras dos piscas e insul-film retirados...
Muito bem. Desde janeiro até maio deste ano, passei planejando a restauração e ja fazendo algumas melhorias. Entre elas, precisei trocar o agregado, e ja aproveitei para refazer a suspensão como um todo. Também fiz a retifica completa do motor e revisamos o cambio. Chegou a hora da funilaria e pintura. Passei 2 dias desmontando o carro por completo. Deixei somente mecânica, e direção para poder movimenta-la com mais facilidade:
Foi nesse momento que conheci a Elo em sua real intimidade, rsrs! Minha analise na hora da compra, pude concluir, foi boa. Estruturalmente ela esta muito boa. Os pontos críticos são os comuns da linha Opala/Caravan... e por isso ja eram esperados. Diria até que muita coisa me surpreendeu! A quantidade de itens originais do carro (parachoques, lanternas dianteiras e traseiras, farois GE, todos os vidros e borrachas) me mostraram que trata-se de um carro bastante integro. Claro que os quase 40 anos de trabalho e reparos apenas funcionais cobraram o seu preço.
Abaixo algumas fotos do processo de restauração da funilaria. A unica "chapa pronta" que utilizamos foi o fechamento da saia traseira. Todos os demais remendos e peças estão sendo fabricados artesanalmente em chapa de aço com espessura compatível à de época:
Primeiramente identificando possíveis pontos críticos..
Tão logo, iniciando os trabalhos..
Atualmente estamos na ja no final da funilaria e iniciando os preparos da pintura..
Bom, acho que exagerei no texto e na quantidade de fotos. Porém, tentei expor o máximo de detalhes do que e como esta sendo feito, pois foi vendo esse tipo de publicação aqui no forum que me inspirou a entrar nessa aventura louca!
Sobre a restauração em si, minha premissa é preservar o máximo possível do carro original. Troco o que é necessário, pois não vou comprometer a qualidade final do carro por um simples gosto de preservar a "história", a exemplo o conjunto de cintos de segurança. Vou manter os originais do carro guardados, mas os substituirei por novos. Outra premissa é me dedicar ao máximo que posso nos trabalhos sobre o carro. Tudo que minha experiência e capacidade me permitem, faço eu mesmo. Porém não exito em procurar ajuda de profissionais no que não é minha praia.
Enfim, esta sendo um experiência muito bacana. Sem essa de viver no "mundo da Alice" e achar que tudo corre perfeitamente... ja bati muita cabeça, me irritei bastante, mas ao final é tomar mais uma latinha e seguir trabalhando!
Desculpem o longo texto, mas achei que é uma história bacana para ser dividida com os colegas. Assim que for evoluindo nas etapas, vou atualizando o tópico.
Obrigado pelo espaço!
At.te,
Vini
Já faz algum tempo que sigo o forum, mas, basicamente, só observando e aprendendo, rsrs!
Essa vida de Opaleiro é oficial há pouco tempo. Mais precisamente, desde 30/12/2017, sou dono de uma Caravan Standard, bege Itapema, 1979. Ela é 4 cilindros, original de chassis, rsrsrs! É completa? Sim!! De carisma e simpatia!!! Mas, até chegar aqui, me aventurei e tantos outros GMs. Os xodós começaram com exemplares dos anos 90, com um Vectra CD alemão 95/96, depois um Calibra 95/95. A partir dai, resolvi me arriscar em uma "semi" restauração. Basicamente peguei um carro com funilaria e pintura prontos, depois, fiz toda o restante do carro. O felizardo foi um Monza S/R 1987! segue uma foto (é permitido foto de carros que não sejam Opala/Caravan?) do antes e depois:
Daqui:
Até aqui:
Como achei que fui bem sucedido nessa minha aventura, resolvi dar mais um passo. Era chegada a hora de realizar um dos meus sonhos! Sai em busca de um bom Opala para chamar de meu.
O que eu tinha em mente era conseguir um carro de boa estrutura e documentação livre de problemas. E claro, com um preço honesto... puxa!! Que desafio!! Minha ordem de preferência era: Coupe 80, Coupe 81-84, Coupe 75-79, Caravan 75-79, Caravan 80, Caravan 81-84. Alguns não faziam parte da lista, apesar de gostar muito, pois não caberiam no bolso... caso dos coupes até 74. Mas enfim... sobre a velha história, 4 ou 6 bocas..? É claro que um 6 seria muito bem-vindo, mas não era minha prioridade.
Sem mais enrolação, no dia 30/12/2017, encontrei o meu chinelo velho... Com vocês, a Elo:
Primeiro encontro... por fotos apenas
Sim, ela não estava exalando beleza, mas vocês tem de convir comigo que ela até que se apresentava bem, rsrs. Conversei com o dono e resolvi fazer uma visita pessoalmente. Vocês ja devem imaginar que voltei acompanhado (com o carro!!! rsrs):
Ja no caminho de casa, viemos trocando particularidades... eu tentava me entender com o cambio que, diga-se de passagem, apesar do trambulador moderno e alavanca do 5 marchas, tem apenas 4 e com ré para frente. O famoso cambio do 6 cilindros moderno. Sim... é uma pena, mas o cleck cleck não veio no carro. Depois, uma paradinha no posto para colocar um pouco de combustível, pois vai la saber o quanto tem no tanque. Pelo menos o marcador não sabia dizer... Foram 15km, eu diria, bem emocionantes. Acelerada, aquecendo... mas foi valente até entrar na garagem. Ok, ok... não parou na vaga com suas próprias forças, mas nada que um empurrãozinho (literalmente falando) não pudesse resolver. Ah, como devem ter notado, minhas primeiras ações ja haviam sido tomadas: molduras dos piscas e insul-film retirados...
Muito bem. Desde janeiro até maio deste ano, passei planejando a restauração e ja fazendo algumas melhorias. Entre elas, precisei trocar o agregado, e ja aproveitei para refazer a suspensão como um todo. Também fiz a retifica completa do motor e revisamos o cambio. Chegou a hora da funilaria e pintura. Passei 2 dias desmontando o carro por completo. Deixei somente mecânica, e direção para poder movimenta-la com mais facilidade:
Foi nesse momento que conheci a Elo em sua real intimidade, rsrs! Minha analise na hora da compra, pude concluir, foi boa. Estruturalmente ela esta muito boa. Os pontos críticos são os comuns da linha Opala/Caravan... e por isso ja eram esperados. Diria até que muita coisa me surpreendeu! A quantidade de itens originais do carro (parachoques, lanternas dianteiras e traseiras, farois GE, todos os vidros e borrachas) me mostraram que trata-se de um carro bastante integro. Claro que os quase 40 anos de trabalho e reparos apenas funcionais cobraram o seu preço.
Abaixo algumas fotos do processo de restauração da funilaria. A unica "chapa pronta" que utilizamos foi o fechamento da saia traseira. Todos os demais remendos e peças estão sendo fabricados artesanalmente em chapa de aço com espessura compatível à de época:
Primeiramente identificando possíveis pontos críticos..
Tão logo, iniciando os trabalhos..
Atualmente estamos na ja no final da funilaria e iniciando os preparos da pintura..
Bom, acho que exagerei no texto e na quantidade de fotos. Porém, tentei expor o máximo de detalhes do que e como esta sendo feito, pois foi vendo esse tipo de publicação aqui no forum que me inspirou a entrar nessa aventura louca!
Sobre a restauração em si, minha premissa é preservar o máximo possível do carro original. Troco o que é necessário, pois não vou comprometer a qualidade final do carro por um simples gosto de preservar a "história", a exemplo o conjunto de cintos de segurança. Vou manter os originais do carro guardados, mas os substituirei por novos. Outra premissa é me dedicar ao máximo que posso nos trabalhos sobre o carro. Tudo que minha experiência e capacidade me permitem, faço eu mesmo. Porém não exito em procurar ajuda de profissionais no que não é minha praia.
Enfim, esta sendo um experiência muito bacana. Sem essa de viver no "mundo da Alice" e achar que tudo corre perfeitamente... ja bati muita cabeça, me irritei bastante, mas ao final é tomar mais uma latinha e seguir trabalhando!
Desculpem o longo texto, mas achei que é uma história bacana para ser dividida com os colegas. Assim que for evoluindo nas etapas, vou atualizando o tópico.
Obrigado pelo espaço!
At.te,
Vini
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