Como comentei num post anterior, o
nome "dosador" é totalmente incorreto para denominar aquele dispositivo usado junto com as bombas de combustível elétricas.
A palavra "dose" vem do grego "dosis", que pode ser traduzida como "ato de dar". A palavra "dose" é usada para designar uma quantidade de remédio ou medicamento dado ou aplicado a uma pessoa ou animal. Aqui no Brasil, "dose" também é usada no sentido figurado, por exemplo, para uma quantidade de bebida alcoólica! Bem, até faz sentido porque tem gente que acha que pinga é remédio!
O que o tal "dosador" de combustível tem a ver com a idéia de "dose"? Nada, realmente!
Esse dispositivo NÃO é um dosador. Sua função é de regular a pressão na saída de bomba de combustível. Por isso, é chamado em inglês de "Fuel Pressure Regulator", que em português seria, Regulador de Pressão de Combustível.
Por que não deram o nome de regulador de pressão de combustível ao dispositivo? Infelizmente, o nome "dosador" pegou, e se você entrar numa loja de peças e perguntar por "regulador de pressão de combustível", o vendedor vai achar que você veio de Marte! Bem, isso é Brasil, um país com baixa tradição técnica, onde as pessoas têm pouca preocupação com o significado das palavras. Só para lembrar, na ciência e nas atividades técnicas, saber usar as palavras corretamente é muito importante para uma comunicação precisa, sem ambiguidades.
Bem voltando ao que interessa, o dosad..., quero dizer, o regulador de pressão de combustível não controla "dose" alguma; o que ele faz é regular a pressão na saída da bomba. O funcionamento se baseia na ação de uma mola, movida por um diafragma, e uma válvula que regula a pressão de saída.
O excesso de combustível retorna para o tanque de combustível por uma linha de retorno. Se houver uma obstrução ou um estrangulamento na linha de retorno, é possível que o regulador não opere devidamente.
Um regulador de pressão de combustível é usado em sistemas de injeção (diesel ou gasolina), cujos bicos injetores trabalham com pressão relativamente alta, qiue tem que ser bem controlada. Bem diferente de um sistema com carburador, que exige alimentação de baixa pressão, que nem precisa ser muito bem controlada. Aliás, muitos carros antigos nem tinham bomba de combustível! Nos primeiros automóveis, a alimentação do carburador era por gravidade!
A válvula de agulha dos carburadores não foi feita para trabalhar com pressões acima de, digamos, 1 bar. Usar uma bomba de combustível elétrica que produz pressões altas, digamos 10 bar, junto com um carburador é uma receita para problemas, mesmo que, em princípio, um regulador de pressão pudesse ser ajustado para abaixar a pressão a níveis compatíveis com o carburador.
Se for usar bomba de combustível elétrica para alimentar um carburador, melhor usar uma bomba que naturalmente produza uma baixa pressão de saída.
Uma idéia que me parece promissora é usar um borbulhador entre a saída do regulador de pressão e o carburador. Obviamente, isso complica um pouco a instalação, principalmente porque o borbulhador exige uma SEGUNDA linha de retorno de combustível. Por outro lado, como um borbulhador funciona como uma espécie de válvula de alívio, isso previne pressões excessivas na entrada do carburador, mesmo que o regulador de pressão esteja um pouco desregulado.
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