Gerald escreveu:
Por exemplo, um fio de cobre não "gasta", é praticamente eterno, desde que não sofra corrosão em ambiente particularmente hostil....
As conexões elétricas fixas de um carro são construídas de tal forma a NÃO dar defeito (mau contacto) durante toda a vida do carro! Infelizmente, ...
Perfeito!
A instalação elétrica envelhece por conta do incremento da "resistência" provocada pelo desgaste das conexões elétricas móveis e fixas.
Via de regra, 40 anos de operação debaixo do tabelier de opala, onde é quente e úmido
é um ambiente bem hostil sim!
Sabe como é que é, dia de chuva, entra com o pé molhado, depois lava, o gás carbônico da poluição, ... depois embaça os vidros coma namorada... estas coisas....
Estas variáveis contribuíram para o fusível (que é de 30A pelo manual) não ter queimado –
é disso que estamos falando!É claro que na instalação do opala do Eduardo havia um desgaste do isolante que estava dando um curto-circuito, por isso que a ventoinha não ligava.
A gente sempre escuta que a luz do carro está fraquinha por causa do alternador/bateria... MENTIRA.... dá trabalho pesquisar e identificar onde está a queda de tesão sem as ferramentas adequadas, mas podemos afirmar que estará em alguma conexão!
Outra questão que envelhece a instalação elétrica é a degradação do material isolante – o plástico do fio – ou fica rígido e quebradiço, ou fica pastoso, ou fica esfarelando... - já vi de tudo -, expondo o condutor ao se tornar bais susceptível ao desgaste mecânico.
Esse é um assunto bem longo e complexo – já virou textão
, não vou nem entrar no problema da impedância por corrosão galvânica..., mas a moral da história é –
as instalações elétricas envelhecem! Lógico que um bom plano de manutenção pode retardar este envelhecimento!
A título de curiosidade, esta é uma foto térmica das duas caixas de fusível de quando eu estava pesquisando aquele aquecimento na coluna de direção (
(link))
Este que vocês estão vendo brilhando a 40ºC é o fusível de farol alto e suas conexões e, na parte superior da foto, está o comutador de farol. Grosso modo, onde está mais quente é provavelmente uma falha de conexão...
Saudações Opaleiras
P.S. Todo Opala é um avião, então podemos dizer saudações aeronáuticas! (
saí bem!)
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