Minha dúvida é a seguinte, de onde vem as mangueiras com água que são ligadas no coletor?
Qual tipo de adaptação tenho que fazer?
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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Amigo, deixa eu ver se eu entendi direitinho:Jean Bida escreveu:Uma é ligada no suporte da termostática,aquela bolinha que fica na pont do motor, talvez já tenha um tampão, no local, ai é só tirar e comprar a conexão.A outra ai da mangueira inferior do radiador, corta ela no meio e compra a conexão, tem com um bico, ou dois se tiver ar quente.Não esqueça de colocar termostática 90 graus(MTE é a melhor), se for com ventoinha o sensor deve ser o 87/92.Velas , caso não tenha adequado o motor a taxa de compressão do alcool, que é obtida trocando pistão e rebaixando cabeçote(cãmaras do alcool tem 55cc, do gasol. tem 72 cc), se não mecheu nesta parte deve continuar com as velas com o mesmo grau térmico das usadas nos motores gasolina, o que pede a vela é a taxa de compressão do motor e não o combustível,isso é um fato que muitos balconistas de auto peças e mecchanicos desconhecem e teimam que é errado.
Amigo obrigadão essa foto me ajudou muitíssimo.thallisguimaraes escreveu:Entao, na do meu pai, a que vai pro coletor é ligada na mangueira que vai pro ar quente, citei o outro jeito pois é como ta no do meu irmao
A Termostática tem que trocar mesmo, é de lei, motor alcool trabalha ais quente, a termostática do gasolina é 75 graus a abertura, do alcool e 90 graus.Seu carro tem hélice direta ou é ventoinha elétrica? Se for elétrica tem que trocar o cebolão que faz a ventoinha ligar pelo 87/92, ou seja liga o ventilador em 92 graus e desliga em 87, se for hélice direta não usa cebolão da temperatura(sensor). Velas se não mudou a taxa de compressão usa as do motor gasolina, a taxa não alterou não precisa mudar vela, não existe"vela pra alcool" existe velas para diferentes taxas de compressão.Agora essa adaptação de rodar com alcool sem ter taxa é muito ilusória, o carro joga alcool pelo escape, vai ter cheiro forte de arder olhos e nariz olhando de perto, vai consumir muito e ter rendimento comprometido, essa taxa de 7,5:1 é muito baixa , não aproveita o combustível.sandroca escreveu:Amigo, deixa eu ver se eu entendi direitinho:Jean Bida escreveu:Uma é ligada no suporte da termostática,aquela bolinha que fica na pont do motor, talvez já tenha um tampão, no local, ai é só tirar e comprar a conexão.A outra ai da mangueira inferior do radiador, corta ela no meio e compra a conexão, tem com um bico, ou dois se tiver ar quente.Não esqueça de colocar termostática 90 graus(MTE é a melhor), se for com ventoinha o sensor deve ser o 87/92.Velas , caso não tenha adequado o motor a taxa de compressão do alcool, que é obtida trocando pistão e rebaixando cabeçote(cãmaras do alcool tem 55cc, do gasol. tem 72 cc), se não mecheu nesta parte deve continuar com as velas com o mesmo grau térmico das usadas nos motores gasolina, o que pede a vela é a taxa de compressão do motor e não o combustível,isso é um fato que muitos balconistas de auto peças e mecchanicos desconhecem e teimam que é errado.
Eu devo trocar minha valvula termostática ( a minha a do motor a gasolina é diferente da usada em motores a alcool??
Eu devo continuar usando minhas velas a gasolina? ou colocar velas a alcool?
Meu carro tá com um carbura dfv 228, eu acho que ele anda muito bem, sabe me dizer se vou perder potencia depois que passar prara alcool ( não vou trocar os pistões e nem fazer o serviço de cabeçote)
O que mais eu tenho que fazer para rodar no alcool, ( sem mexer no motor só na carburação), precisa mexer no ponto do distribuidor?
Não , não... embaixo tá certinho Thállis! Pegando da mangueira inferior, a de cima que está fazento o coletor ser abastecido somente com a água do radiador, e não a do bloco que é a "boa".thallisguimaraes escreveu:Opa, valeu Jean por tirar a duvida, agora da pra entender ne sandroca??
E ah Jean, os dois meios do carro do meu irmao ta errado?
A minha hélice é direta! tenho que trocar a valvula assim mesmo?Jean Bida escreveu:A Termostática tem que trocar mesmo, é de lei, motor alcool trabalha ais quente, a termostática do gasolina é 75 graus a abertura, do alcool e 90 graus.Seu carro tem hélice direta ou é ventoinha elétrica? Se for elétrica tem que trocar o cebolão que faz a ventoinha ligar pelo 87/92, ou seja liga o ventilador em 92 graus e desliga em 87, se for hélice direta não usa cebolão da temperatura(sensor). Velas se não mudou a taxa de compressão usa as do motor gasolina, a taxa não alterou não precisa mudar vela, não existe"vela pra alcool" existe velas para diferentes taxas de compressão.Agora essa adaptação de rodar com alcool sem ter taxa é muito ilusória, o carro joga alcool pelo escape, vai ter cheiro forte de arder olhos e nariz olhando de perto, vai consumir muito e ter rendimento comprometido, essa taxa de 7,5:1 é muito baixa , não aproveita o combustível.sandroca escreveu:Amigo, deixa eu ver se eu entendi direitinho:Jean Bida escreveu:Uma é ligada no suporte da termostática,aquela bolinha que fica na pont do motor, talvez já tenha um tampão, no local, ai é só tirar e comprar a conexão.A outra ai da mangueira inferior do radiador, corta ela no meio e compra a conexão, tem com um bico, ou dois se tiver ar quente.Não esqueça de colocar termostática 90 graus(MTE é a melhor), se for com ventoinha o sensor deve ser o 87/92.Velas , caso não tenha adequado o motor a taxa de compressão do alcool, que é obtida trocando pistão e rebaixando cabeçote(cãmaras do alcool tem 55cc, do gasol. tem 72 cc), se não mecheu nesta parte deve continuar com as velas com o mesmo grau térmico das usadas nos motores gasolina, o que pede a vela é a taxa de compressão do motor e não o combustível,isso é um fato que muitos balconistas de auto peças e mecchanicos desconhecem e teimam que é errado.
Eu devo trocar minha valvula termostática ( a minha a do motor a gasolina é diferente da usada em motores a alcool??
Eu devo continuar usando minhas velas a gasolina? ou colocar velas a alcool?
Meu carro tá com um carbura dfv 228, eu acho que ele anda muito bem, sabe me dizer se vou perder potencia depois que passar prara alcool ( não vou trocar os pistões e nem fazer o serviço de cabeçote)
O que mais eu tenho que fazer para rodar no alcool, ( sem mexer no motor só na carburação), precisa mexer no ponto do distribuidor?
Vai ter que achar uma com a saída... tem como lixo nos desmanches de vila, de carro velho... vai pagar uns dez reais...só se liga pra não demonstrar amor pelo carro, ai o cara te esfola, chega falando : To com uma encrenca de um Opala velho de m... preciso d tal peça pra aquela coisa lá... rsrsrsr vai por mi que é real isso...Peça pra dono de Opala é um, pra Opaleiro é outro...sandroca escreveu:Amigo o meu motor não tem esta saida pela valvula termostática, o que eu faço?
Tanto faz, normalmente por questão de estética liga-se a que sai do suporte da termostática no bico do lado da frente do carro e a que sai da mangueira inferior(a grossona)liga-se no bico do lado do motorista.A válvula termostática tem que trocar sim pela 90 graus, se seu carro usa hélice direta ou não, tem que trocar.sandroca escreveu:Então esta que sai da valvula é a de entrada ou saida?
Jean Bida escreveu:Pow Galo véio, valeu! lembrei desta foto ae!!! Mas não sabia onde procura...
Osh! Já era então! Também to tomando um mé com a veinha aqui...caipirosca!!!Xann escreveu:Jean Bida escreveu:Pow Galo véio, valeu! lembrei desta foto ae!!! Mas não sabia onde procura...
Estamos aí velho
Amigovaleu pelas fotos agora sei exatamente o que fazer,Xann escreveu:Só pra ilustrar o que os amigos estão falando, vc vai precisar dessas pecinhas mais as mangueiras
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!Vi lá!!!Uma vez no CAO a muito s anos trocando idéia com colega novo, acho que o nick era Opaleira4100, eu igual, mas sem jogar cantada, fui comentando que Pow é raro mina aqui, é raro mina andar de Opala ainda mais 6 cil...mas velho..."o cara" fez o nick na gíria, tipo: Pow e essa Chevetera ae? E essa Golzera ae? Queimei a cara... o cara respondeu de boa...por que depois do meu post outro User perguntou se era uma mina.... Queimei a "bigodera".....Xann escreveu:Um torneiro consegue fazer esse trampo aí, mas essa peça é barata, eu paguei 20tão.
Tenho essas fotos.
E óh, foi maus o mau entendido lá no seu tópico de apresentação
Tudo ok, obrigado pelas fotos me ajudaram demais, sem dúvida alguma o pessoal deste fórum é o mais gente fina que tem obrigado a todos!!!Xann escreveu:Um torneiro consegue fazer esse trampo aí, mas essa peça é barata, eu paguei 20tão.
Tenho essas fotos.
E óh, foi maus o mau entendido lá no seu tópico de apresentação
thallisguimaraes escreveu:Realmente a foto do Xann foi a luz pra esclarecer
Que bom que ajudamos e fui ajudado, rsrs
Jean Bida escreveu:Thállis, na do seu brother tá errado,veja da maneira como ele ligou está fazendo circular só a água do radiador, ainda mais no caso do carro dele que é hélice direta então...a água que está indo pro coletor está com temperatura longe da ideal, contando que o carro tenha termostática que tem que ter,ai sim a água está praticamente morna, já que a termostática mantém a água do radiador isolada, a hélice bombando direto, tá morna a água...Já pegando do ponto correto do suporte da termostática, onde a mangueira sai antes da válvula, ai sim a água do coletro é a do bloco que tira o couro da pele de tão quente!Veja nesta foto do meu carro, dá pra ver bem....o correto é assim nos com Ar quente, se não tiver serve igual essa peça, apenas vai ter uma saída tampada.
No carro do irmão dele tá circulando água somente do radiador no coletor Xann, veja na foto lá, com a termostática bloqueando a circulação e hélice direta a água do radiador fica morna...a saída correta , veja na foto ali, bem em cima dapolia da bomba dágua,a saída pro aquecimento é antes da termostática, ou seja usa a água quente do bloco.Xann escreveu:thallisguimaraes escreveu:Realmente a foto do Xann foi a luz pra esclarecer
Que bom que ajudamos e fui ajudado, rsrs
Qual era a dúvida Thallis?
E a cara cega a ficar vermelha e seca de tão quente, antes quando o meu não tinha termostática não esquentava metade.Mas você, não entendeu Xann, o volume de água é o mesmo, o que muda demais é a temperatura da água que circula no radiador do ar quente e no coletor quando ligados corretamente , aquece muito mais por que usa a água do Bloco que arranca pele de tão quente e não a água parada e morna do radiador.Xann escreveu:Ah tá Jean, agora que eu ví a foto dele, eu lembro até que eu e vc comentavamos há tempos sobre o AQ, que com a termostatica no lugar embarreirando a água, a pressão fica justamente bem na camara onde fica a mangueira do AQ, fazendo a água circular com volume á contento.
shaolin01 escreveu:Dando um Upzinho aqui,vim à este tópico justamente porque a Caravan que peguei tem quase tudo pra esse ar quente,mas não vi a foto postada pelo Xan pra saber se esclareceria algo pra mim... Aparece lá só o ''Esta foto não existe.''
Vejam aqui a foto do meu motor,e logo ali perto da hélice uma mangueira solta que não sei onde conectar...Seria esta a ser ligada na conexão da mangueira mais grossa,onde deveria haver um "T" pra conectá-la? No caso,precisa ser um radiador específico ou esse da foto mesmo pode ser usado?
AllanGC escreveu:Caros, será que alguem consegue reviver algumas das fotos? Estou trocando um DFV gasolina pra um 2E Alcool, e o novo coletor possui aquecimento. O Ar quente do meu carro veio desativado, e não tenho a saida secundaria na tampa da termostática, nem aquela direto na bomba de agua.
Pelo que entendi do texto, o correto seria a mangueira sair da saida secundária da bomba, passar pelo coletor, e retornar pro radiador utilizando um T na parte de baixo. É correto?
opala4cc escreveu:
Saindo do DFV para colocar um 2E? "2E" em um opala???
Black escreveu:
Deve ser um 228 por um 3E
Black escreveu:Pode amigo, apenas estranhei a substituição
visto que o desempenho do 3E já não é muito agradável, e o mesmo vem com venturi 25/29 já o 2E vem com 22/26.
Black escreveu:Não tenho certeza mas acho que 21/25 é por ser etanol, gasolina 22/26.
Com relação as mangueiras eu tenho 3E a álcool, mas a duas semanas retirei o motor e caixa para pintura e não montei ainda (Carro na funilaria), não bati fotos, meio que decorei de onde vinha e boa, espero que eu lembre a sequencia também, são 3 mangueiras que chegam no coletor do 6 mas não me recordo de onde vem todas elas, uma é da camara da valvula termostatica e outra de um T que faz na mangueira inferior que vai do radiador pra bomba de agua.
Quantas conexões tem no seu coletor?
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