O Museu que a GM do Brasil ia construir… »
A GM do Brasil vendeu sua alma. Sabe pra quem?
Soube ontem que a GM do Brasil vendeu, na surdina, a portas fechadas e a preço de banana, todos os veículos que formavam seu acervo histórico e estavam emprestados ao museu da ULBRA, que todos sabemos o fim que teve.
Sobre isso, antes de me alongar mais, me vêm à lembrança o ensinamento de George Santayana:
“O progresso, longe de consistir em mudança, depende da capacidade de retenção. Quando a mudança é absoluta, não permanece coisa alguma a ser melhorada e nenhuma direção é estabelecida para um possível aperfeiçoamento; e quando a experiência não é retida, como acontece entre os selvagens, a infância é perpétua. Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo.”
A história é a seguinte: em um leilão particular, no último dia 3 de setembro, a GM do B passou nos cobres automóveis raros e importantíssimos para sua memória e da identidade automobilística nacional. Como na matriz, repetem a falta de apego, valor e identidade, tão em evidência em um mundo marcado pelo materialismo, o hedonismo e o egoísmo.
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A história veio de fonte confiável e não parece ainda ter ganho o destaque que merece, eu acho. Ou realmente não há mal algum em uma grande empresa, que lucrou uma fortuna em décadas de atividade no Brasil, vender a preço vil carros que compõem aquele tal do patrimônio imaterial, subjetivo, do qual toda empresa séria e preocupada com a melhor governança corporativa deveria honrar, a qualquer preço. Falando de preço, sabe quanto eles auferiram nessa negociata? Menos do valor equivalente a seis modernos Chevrolet Captiva. Isso mesmo, venderam sua alma por 30 moedas de cobre, se me permitem a comparação.
Os carros leiloados foram uns 30, entre eles os primeiros e últimos exemplares da linha Opala (um modelo 1969, um 1972 cupê, um 1988 cupê – o último montado – e o famoso 1992 Collectors, o último deles), Chevette (um modelo 1973 e outro 1993, ambos zero kilômetro), Monza (um 1982 hatch, um 1983 quatro volumes, e os dois últimos montados, 1996), Omega (um 1992 GLS zero kilômetro e o último nacional, 1998), Kadett, Celta,Vectra (inclusive um Medical Car, com motor V6, usado num campeonato de Stock Car) e mais alguns caminhões e picapes, a grande maioria ou com pouquíssima quilometragem ou então que nunca rodaram.
Parece que alguns destes carros foram doados à GM, que até o dia 3 ainda parecia ter a preocupação de manter e preservar sua história, como aliás falei aqui, outro dia. Mas os ventos mudam rápido e desta vez não têm volta. Todos os carros foram vendidos para um grande Concessionário da marca, em São Paulo, e seu futuro é incerto.
É isso que devemos temer, em que pese a impressão de que este fato não terá impacto algum em nossas vidas. É a falta de visão histórica, sensibilidade e orgulho, que destroem as pessoas, famílias, empresas e países. É disso que Santayana nos fala, como tantos mestres antigos. É o dinheiro pelo dinheiro, a falta de amor às coisas, de carinho e apreço pela herança fruto do trabalho de outras gerações que têm colocado o mundo no buraco em que está. Aí não há progresso, há retrocesso.
Nem se diga que a GM faz isso soberana, posto que a história é um dos elementos constitutivos da memória de um povo e por isso mesmo deve ser preservada a qualquer custo, principalmente por quem têm as melhores condições para tanto. Se ainda o fizesse para preservar empregos, vá lá, mas certamente o fez como um favor entre executivos que hoje comandam uma indústria de automóveis e amanhã uma rede de pizzas e tudo se resume a dinheiro.
É uma pena. Uma triste notícia ver este acervo acabar assim. Que exemplo, GM do B! Vocês são uam empresa de meia tijela, merecem estar onde estão, atolados até o pescoço!
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http://carrosantigos.wordpress.com/2009/09/28/a-gm-do-brasil-vendeu-sua-alma-sabe-pra-quem/
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