Transmissão
A transmissão comunica às rodas a potência do motor transformada em
energia mecânica. Num automóvel convencional, com motor dianteiro, a
transmissão tem inicio no volante do motor e prolonga-se através da
embreagem, da caixa de câmbio, do eixo de transmissão e do diferencial
até as rodas de trás.
Os automóveis com motor à frente e com tração
dianteira ou com o motor atrás e tração nas rodas de trás dispensam o
eixo transmissão sendo, neste caso, o movimento transmitido por meio de
eixos curtos.
A embreagem, que se situa entre o volante do motor e a
caixa de cambio, permite desligar a energia motriz da parte da parte
restante da transmissão para libertar esta do torque quando as mudanças
são engrenadas ou mudadas.
Função
da caixa de câmbio – Um automóvel, quando se movimenta ou sobe uma
encosta, necessita de um torque superior àquele de que precisa quando
se desloca a uma velocidade constante numa superfície plana. A caixa de
câmbio permite ao motor fornecer às rodas a força motriz apropriada a
todas as condições de locomoção. Assim, quanto maior for o número de
rotações ao virabrequim em relação ao número de rotações das rodas,
maior será a força motriz transmitida às rodas, verificando-se, ao
mesmo tempo, uma proporcional redução da velocidade do automóvel.
Várias engrenagens são utilizadas para permitir uma ampla gama de
desmultiplicações, ou reduções.
A transmissão final, ou conjunto do
eixo traseiro inclui um mecanismo – o diferencial – que permite às
rodas girarem a diferentes velocidades. A energia mecânica é finalmente
transmitida às rodas motrizes por meio de um semieixo existente em cada
um dos lados do diferencial.
Transmissão automática – Os automóveis apresentam, geralmente, uma embreagem acionada por um pedal e uma alavanca de mudanças.
Existem,
contudo, outros sistemas de transmissão: transmissão semiautomática ou
totalmente automática. No primeiro caso, o motorista apenas tem de
selecionar as mudanças; já no segundo caso, as mudanças são
selecionadas mudadas por meio de um mecanismo de comando que funciona
de acordo com a velocidade do automóvel e com a utilização do
acelerador.
Além da disposição de motor dianteiro e tração traseira,
existem outros sistemas que dispensam o eixo de transmissão pelo fato
de incluírem um motor que forma conjunta com a caixa de cambio e o
diferencial.
Tal
conjunto pode ser montado longitudinal ou transversalmente em relação
ao chassi e mover as rodas, quer seja a da frente, quer seja a de trás.
Quando o motor é montado transversalmente, não é necessária qualquer
alteração (90º) da direção do movimento, pois todos estão paralelos aos
eixos das rodas.
O diferencial faz parte integrante da caixa de
cambio ou está ligado a esta que, por sua vez, está fixa ao chassi.
Desta forma, num piso regular, as rodas podem subir e descer em relação
ao diferencial.
Todos os automóveis com tração à frente e também
alguns com tração traseira, apresentam cardans ou homocinéticas nas
extremidades dos semi eixos. Nos automóveis com tração dianteira estas
homocinéticas suplementares são necessárias para que as rodas possam
girar quando se muda de direção.
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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