por Ivo Filho Sáb 3 Abr - 21:34:59
Ola, Tiago.
bom, vou passar tres possibilidades que por experiencia propria so me deram dor de cabeça.
Os caras quando "recondicionam" a caixa as vzs só apertam o setor, pintam a caixa e colocam para vender, alguns ainda colocam graxa dentro da caixa, qua deve ser lubrificada com oleo 90. a graxa tende a se alojar em volta do setor que acaba virando literalmente seco. Aqui temos entao duas possibilidades: aperto excessivo para "esconder" uma folga excessiva e falta e/ou lubrificação incorreta.
A terceira e tbm muito comum em caixa recondicionada: tem dois rolamentos no sem fim (parecem aqueles rolamentos de caixa de bolas de guidão de bicicleta). nas caixas mecanicas a pista interna do rolamento é o proprio sem-fim. quando esta gasto ou descascado, causa endurecimento ao esterçar, nao deixa retornar o volante e quando esta muito ruim, da umas travadas sentidas com as maos ao esterçar. isso ocorre pq ao esterçar o volante, para um lado força o rolamento de cima e para o outro força o rolamento de baixo. Esse defeito nao tem jeito de arrumar, eu ja pensei até em testar uma hora dessas em uma caixa velha que esta na minha oficina, montar realmente o rolamento de bicicleta para ver se funciona.
sds
Hoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Ontem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro
» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Ontem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974
» INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Ontem à(s) 9:55:47 por lucas krause
» numeração de segurança opala 71
Ontem à(s) 8:27:19 por Call
» Opala SS6 1974
Ontem à(s) 8:19:48 por Call
» Opala SS4-1974
Ontem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc
» código do motor
Ontem à(s) 8:12:04 por Call
» Instalação de rádio
Qua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc