Este cabeçote foi p/ um motorzinho de 1500 CVs
Até mais
100
Última edição por 100 em Qua 1 Out - 21:31:43, editado 1 vez(es)
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Jean Bida escreveu:...E pude comprovar no meu carro a pegada com o cabeçote que o Jeferson trabalhou,mudou completamente a subida de giro, pegada , arrancada...
thallisguimaraes escreveu:Esse ai eu vi uma vez no CAO, bem interessante sobre novos modos para prepraçao de cabeçotes, e aqui no Brasil ja temquem faz???
Então 100, eu preferi apostar no básico,não optei por abertura excessiva, somente entrada foi trabalhada e dutos abertos o necessário para a limpeza e o acabamento, o que mais gosto é o torque em baixa, então não optei por abrir dutos nem válvulas maiores e comando alto não tenho meta.Mas sobre as Ferrari, tenho uma revista onde na legenda da foto, diz cabeçote sendo preparado, com certeza as marcas de fundição(que são demais no Opala)são todas retiradas.Eu sei que funciona, por que parei um carro e liguei outro, a única alteração foi o cabeçote.[/quote]100 escreveu:Jean Bida escreveu:...E pude comprovar no meu carro a pegada com o cabeçote que o Jeferson trabalhou,mudou completamente a subida de giro, pegada , arrancada...
Jamais falando do trabalho do Jeferson mas,quem garante que foi por causa do polimento e não pelo trabalho de abertura???
Este motor da foto não é experimento...foi um motor montado por uma cara que MANJA muito de motores...só monta motorzão(veja no offf que abrí um tópico de um motor dele...)...
O que acontece é o seguinte,com o duto polido o combustível escorre pelas paredes...se for áspero,os picos servem de rampa p/ o combustível "voar"de volta p/ o meio do fluxo de ar e ser emulcificado novamente...e nos canais no duto áspero,forma-se um "colchão" de ar p/ o próprio ar diminuindo assim o atrido do ar com as paredes...
Por mais que falam que tem que ser polido,ainda fico com as fábricas...aí dizem,mas a GM não iria gastar dinheiro e tempo polindo todos os cabeçotes do Opala só que eu penso, será que a Ferrari e tantas outras fábricas de superesportivos não tem dinheiro e tempo p/ fazer o polimento dos cabeçotes do seus carros??? acho que alguma coisa te de vatagem p/ ele não fazer polidos né???!!!
Veja que o Galvão gostou...e ele tem base técnica p/ saber o que diz
Até mais
100
Jeferson_Heerdt escreveu:
Mas tudo é ponto de vista e experiências... eu tenho minhas próprias conclusões e teorias, assim como o próprio 100, A_Galvão e todos os experts deste fórum...
Abraço galera..
tiago escreveu:Também já lí que dutos polidos não são bons,diz que com dutos polidos forma-se goticulas nos dutos,tipo que nem vapor nos vidros,digo isso como leigo mas pela lógica acho que dutos com estrias aumentam velocidade do combústivel,acho que um bom exemplo é o canos de armas de fogo todos são com estrias,raiados sei lá o nome certo,essas estrias ou raias aumentam muito a velocidade é como se fosse um direcionador...é que nem eu falei sou leigo e não entendo nada é só minha opinião posso estar errado,por favor me corrijam.
[/quote]Jean Bida escreveu:Então 100, eu preferi apostar no básico,não optei por abertura excessiva, somente entrada foi trabalhada e dutos abertos o necessário para a limpeza e o acabamento, o que mais gosto é o torque em baixa, então não optei por abrir dutos nem válvulas maiores e comando alto não tenho meta.Mas sobre as Ferrari, tenho uma revista onde na legenda da foto, diz cabeçote sendo preparado, com certeza as marcas de fundição(que são demais no Opala)são todas retiradas.Eu sei que funciona, por que parei um carro e liguei outro, a única alteração foi o cabeçote.
100 escreveu:tiago escreveu:Também já lí que dutos polidos não são bons,diz que com dutos polidos forma-se goticulas nos dutos,tipo que nem vapor nos vidros,digo isso como leigo mas pela lógica acho que dutos com estrias aumentam velocidade do combústivel,acho que um bom exemplo é o canos de armas de fogo todos são com estrias,raiados sei lá o nome certo,essas estrias ou raias aumentam muito a velocidade é como se fosse um direcionador...é que nem eu falei sou leigo e não entendo nada é só minha opinião posso estar errado,por favor me corrijam.
P/ rua Tiagão,
E nisto que acredito que seja melhor...
Até mais
100
tiago escreveu:
Como assim p/rua...desculpa a ignorancia...
Jean Bida escreveu:Mas bote fé que esse espelhado logo fica poroso quase como um cano de escape...
Jeferson_Heerdt escreveu:Sei que o assunto ja ta meio desgastado, mas pensei sobre mais uma coisa quando o assunto é duto liso ou não...
Esses cabeçotes feitos em fresadora CNC, são feitos em programas de computador com tolerância zero, ou seja, todos os dutos tem exatamente o mesmo tamanho, o mesmo formato e consequentemente a mesma vazão, nem prescisa levar pra uma bancada de fluxo.... o custo além de altíssimo, tem uma prescisão incrível....
Parecem perfeitos, mas como foram feitos por uma máquina... se o colocássemos nas mãos de um preparador experiente com uma bancada de fluxo, certeza de que conseguiria melhorar ainda mais a ja ótima capacidade desses cabeçotes, em se tratando de obras de arte, sempre a mão do homem é melhor que qualquer máquina....
Em relação a andar na rua com cabeçote arrombado/polido, o 100 ta absolutamente certo.... sempre queremos fazer mais do que podemos ou prescisamos... mania de quase 100% dos opaleiros que conheço... (eu sou o pior exemplo disso.. hehehe)..
Abraço
Marcelo Pitbull escreveu:Alguns exemplos para considerações:
1-As roupas dos nadadores olímpicos atualmente simulam uma leve rugosidade imitando a a pele do tubarão, motivo: diminuir o contato da pele com a água, criando uma fina película de ar entre a roupa e a água.
2-As bolas de golf, são confeccionadas com ''poros'', motivo: o mesmo, aumento de velocidade pela diminuição da área de contato.
3-As pranchas de surf, hj em dia tbém usam desta mesma técnica para aumentar o desempenho. (já comentado acima)
Essa discussão é realmente muito interessante e vai dar muito assunto ainda! hehehe
...
Marcelo Pitbull escreveu:É por aí grande 100, só mencionei esses exemplos a título de curiosidade.
T+
Itacaçador escreveu:
100 escreveu:thallisguimaraes escreveu:Esse ai eu vi uma vez no CAO, bem interessante sobre novos modos para prepraçao de cabeçotes, e aqui no Brasil ja temquem faz???
Este não é do cao...veja no off que tem um tópico do motor que foi este cabeçote...
Sobre "novos modos",isto não é novo modo...é mais antigo que polir...
Até mais
100
thallisguimaraes escreveu:[...e se é mais antigo, por que nao usam muito???
100 escreveu:Galvão,
Não tem uma parada também de que se a válvula abrir mais que uma certa porcentagem do seu diametro fica pior o fluxo???
Até mais
100
a_galvao escreveu:Sim, levante maior que 25% do diametro da vavula de admissao prejudica o direcionamento do fluxo e a geracao do VORTICE dentro do cilindro...ma direcionamento do FLUXO,gera MÀ velocidade do VORTICE e MÁ preencimento do ciilindro. Má preenchimento do cilindro gera ZONAS onde criam-se pequenos vortecs que auxiliam na pre-ignicao.
OBS) apenas para citar, a MISTURA no interno do cilindro nao fica "estaquinada"...e´necessaria a formaçao de um grande VORTICE...e velocidade do vortece esta diretamnete relacionada com o FAVORECIMENTO para o aumento da rotacao do motor, e nao inversamente!
OBS II); Outra coisa importante e´sobre alimentação.... Os bicos injetores colados nos cabeçote, favorecem para BAIXAS rotacao.... para alta rotação´os BICOS deveram ficar afastados, para a haver a homogeneacao da mistura adquadamente. ( verifiquem a alimentação da FERRARI ENZO....)
Opalera4100 escreveu:... até perder o bloco por causa disso (se eu não for trabalhar os dutos e cabeçote)...
Xann escreveu:Aí MIchael, nesse do Bastião vcs puseram a ventoinha na frente, qual foi ela?
É nóisOpalera4100 escreveu:Valeu 100!!! Conversei com o meu mecânico e foi isso que ele disse também...
Muito Obrigado pela sua ajuda!!!
Abraço,
Daniel
Opalera4100
Jean Bida escreveu:Li recentemente sobre um estudo de uma oficina com instrumentação que afirma que com cabeçotes idênticos, usando alcool, o cabeçote com dutos polidos teve queda de potência de 6% em comparação ao poroso,dados que se invertem quando o combustível usado foi a gasolina, neste caso os dutos polidos trouxeram um aumento de potência na mesma margem.Então acredito que pra quem usa alcool , deve se trabalhar os dutos de admissão que tem muita "sujeira", mas não deixa-lo "espelhado".
Jean Bida escreveu:Idênticos acho que deve ter sido ambos 586, ou 831 por exemplo, porém não existem dois iguais, isso que você quis dizer né? Um a vez também li, sobre este lance que você disse sobre a diferença de cabeçotes iguais,que a GM analisava os cabeçotes e os melhores, deve ser os que ficavam mais "limpos" eram utilizados nos 250-S, agora pode ser lenda de Internet sei lá...mas tem a ver com o lance que você diz sobre seram iguais mas diferentes.Outra , essa li em revista, os DKV Fissore, tinham opção de versoes, a mais cara tinha motor mais potente, porém eram motores idênticos em tudo, passados em Dino de bancada, os mais "potentes" eram usados nas versão Top, essa eu li numa Auto&Técnica.
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