Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Conservação e pequenos probleminhas EmptyQui 9 maio - 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

54 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 53 visitantes :: 1 motor de busca

digo_zanetti


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
tabarbosa (16850)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
BANDIT (13573)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
Xann (10394)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
j ricardo (9376)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
Jean Bida (9320)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Conservação e pequenos probleminhas Bar_leftConservação e pequenos probleminhas BarConservação e pequenos probleminhas Bar_right 

+6
adpachec
Luis_555
Ghost
rafaelcavalheirodefreitas
BANDIT
rafinha2
10 participantes

    Conservação e pequenos probleminhas

    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sex 23 Nov - 18:31:25

    Bom pessoal, primeiramente peço desculpas, pesquisei sobre os assuntos, mas algumas descrições dos problemas não batem com os meus, então achei melhor criar um tópico com várias dúvidas.

    É o seguinte, meu avô tem um Comodoro 86 com 83 mil Km originais, cambio 5m, motor amarelo,2 portas

    Porem ele só fica parado, só dá algumas voltas no quarterão a cada 6 meses.. só quando volto para a minha cidade, onde ele fica guardado

    Dai na ultima vez que peguei ele, a direção hidráulica tá bem dura, na verdade ta estranha, pois até quando você gira uns 45º para cada lado ta bem leve, dai mais do que isso fica pesada, achei no começo que era a calibragem dos pneus, após acertar continuou igual, o nível do fluido da direção tá ok, alinhamento também.

    Será que deveria trocar o fluído da direção ?

    Outra perguntar relacionado a todos fluidos: como só vejo ele a cada 6 meses, mesmo sem andar estou trocando óleo do motor a cada 6 meses e a gasolina da partida a frio, óleo do câmbio, do diferencial, fluido do radiador e fluido de freio a cada ano, Motor 20W50 mineral, cambio e diferencial SAE 90 GL-5, aditivo diluído em 40% no arrefecimento e freio fluido DOT-3, tudo certo por aqui ?

    Só o fluido da direção é o original ainda, será por isso ?

    Outra pergunta, vocês acham que compensaria deixar ele encima de cavaletes quando for ficar guardado pelos 6 meses ?
    Toda vez que vou usar ele, o pneus não chega a murchar.. sempre tá com 24.. 25 PSI ainda, mas nos primeiros metros que ando com ele sinto "pneu quadrado", mas depois some

    Lembrando que meu objetivo é preservar ao máximo o carro

    Obrigado

    EDIT---------------
    Errei a km.. é 83 mil Km, não 71, acabei confundindo, pois vi a anotação de 71 mil km quando troquei os pneus, mas já faz 2 anos, e agora que lembrei, para botar para andar ele fizemos uma viagem de 800 km mais ou menos no fim do ano passado, e ele não decepcionou na estrada não... I love you

    Vou providenciar as fotos dele..


    Última edição por rafinha2 em Sex 30 Nov - 10:08:51, editado 5 vez(es)
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por BANDIT Sex 23 Nov - 19:45:03

    Olá Rafinha !!!

    Em 1° poste fotos desse opala porque 71mil km originais ....é um carro 0km pra opala dá gosto de ver.....bancos perfeitos ......forraçõens 0km.....painel lisinho sem nehum trincado..... toda coloração dos instruimentos perfeita.......todos os adsevivos originais bem nitidos perfeitos pra se ver...ler !!!!!

    é um belo exemplar parabéns ......

    PS: não esqueça das fotos Conservação e pequenos probleminhas 218127
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sáb 24 Nov - 7:57:02

    Conservação e pequenos probleminhas P8230625

    Conservação e pequenos probleminhas P8230651

    Conservação e pequenos probleminhas P8230624

    Conservação e pequenos probleminhas P8230619


    Não tenho fotos dele por dentro, mas vou tentar tirar mais depois
    rafaelcavalheirodefreitas
    rafaelcavalheirodefreitas
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 496
    Idade : 35
    Localização : faxinal, pr
    Modelo do carro : ATUAL COMODORO COUPE 88 4C
    EX opala 83 coupe e EX opala78 4 porta luxo
    Cilindros : 4c
    Data de inscrição : 23/08/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafaelcavalheirodefreitas Sáb 24 Nov - 9:45:58

    parabens pelo opalao, so uma divida o motor nunca foi pintado a tinta e original? parece q a gm pintava ate os parafusos do motor
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sáb 24 Nov - 9:54:53

    Eu acho que é original sim, meu avô só fazia manutenção básica nele, e foi ele que comprou 0km na época, olhei agora na foto e o parafuso da tampa da termostática tá pintado de amarelo também.. mas não posso afirmar com 100% de certeza..

    Edit-------------------------------------

    Tava vendo sobre diferencial, Dana ou Braseixos, pelo que vi, o meu é um DANA ! Smile

    olha a foto do meu, Confirma que é DANA ?

    Conservação e pequenos probleminhas 20111229164825


    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Dom 25 Nov - 14:01:14

    Outra coisa, só reparei agora que existe um filtro no reservatório da direção hidráulica.. será que tenho que trocar ele ??
    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por Ghost Seg 26 Nov - 4:53:26

    Da as tentia, talvez resolva... aproveita e troque o fluído, não é caro, paguei 7 reais em 500ml aqui e 'qualquer um funciona'(sendo para DH né) não precisa ser um especial ...


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Seg 26 Nov - 14:32:06

    CarlosSchenckel escreveu:Da as tentia, talvez resolva... aproveita e troque o fluído, não é caro, paguei 7 reais em 500ml aqui e 'qualquer um funciona'(sendo para DH né) não precisa ser um especial ...

    Vou fazer isso então.. troca do filtro e do óleo de direção, no manual diz Dexron II, fui ver da Ac Delco mesmo e nem é tão caro

    Pergunta, será que pode por Dexron III ?
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sex 30 Nov - 10:07:58

    Estou com o opala de novo aqui, ele fez uma viagem de 400 km para chegar na cidade que estou morando atualmente

    Meu pai que veio dirigindo disse que ele fez bonito na estrada Very Happy

    Vamos ao que interessa, fui andar com ele, e do nada a direção voltou ao normal.. tão leve como uma pluma !!!

    Mas agora o problema é o freio, quando você pisa nele, e vai apertando ele não freia bem, agora, se você pisa, solta um pouco e pisa de novo, dá para sentir o pedal duro e ai ele fica muito bom de freio

    Vou fazer troca de fluído de freio agora a tarde, vou por o DOT-3 mesmo, alguém sabe se pode por DOT-4 ?

    E depois vou tirar mais fotos
    avatar
    Luis_555
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4934
    Localização : Jaraguá do Sul - SC
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
    Data de inscrição : 26/05/2008

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por Luis_555 Sex 30 Nov - 10:22:55

    Que Comodoro lindo!!

    Cara, aqui na cidade tem um carro/caso praticamente igual!!!

    Eu sempre via o carro parado na garagem, um dia vi o senhorzinho passando no Comodoro (eu tava apé, próximo a casa onde ele mora) não perdi a chance e dei uma corridinha pra falar com ele quando ele tava guardando o carro.

    Ele tem o Comodoro 86, exatamente igual ao do seu avô, roda muito pouco, carro totalmente original, mas é verde clarinho, com as calotas de plástico, motor silenciosíssimo, lindo demais mesmo. Pedi se ele gostava de Opala por "gosto próprio" tipo opaleiro, e ele disse assim: "Não. Tenho ele a 13 anos, se eu vender hoje vendo por o que? Uns 10mil no máximo, que outro carro desse nível compro com esse dinheiro hoje?"

    Parabéns pro seu avô!!

    Muito bom hahahaha

    Cara pedal precisando bombar, provavelmente seu cilindro mestre tá abrindo as pernas, ou tem ar na linha de freio... EU apostaria no cilindro...

    Edit: Vira a panela do filtro pra frente, vem mais ar, ar mais fresco etc...
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sex 30 Nov - 15:07:59

    Bom, troquei o fluído, sangrei com a maquina, tudo tranquilo, DOT-3 mesmo

    Fui andar e tá na mesma, as vezes freia de primeira, e outras vezes tem que dar uma aliviada e pisar de novo, ai você sente ele bom

    Ou é cilindro mestre, ou hidrovácuo, certo ?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Ter 4 Dez - 9:21:24

    Ou o giro do motor tá muito baixo e não gera vácuo no servo suficiente, aí fica um gap entre o pisar no pedal e o acionamento, e então tem que bombar o pedal.
    Tem gente que regula o motor para deixar bem suave, sem barulho igual carro moderno aí tem pouco vácuo no coletor, eu só dei meia volta no parafuso de abertura da borboleta para aumentar a taxa de giro e pronto.
    Já passei por isto com o opala e motor AP, por que tem gente que esconde o Téc-Téc de comando mecânico e quando frio tem que ficar "tuchando" o acelerador para o motor pegar.
    Mas não deixe de desconfiar de outros itens.
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por AndersonJF Ter 4 Dez - 13:12:04

    Carro lindo cara.....parabéns....
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Qua 5 Dez - 11:46:24

    A marcha lenta varia bastante.. as vezes fica em torno de 800 RPM, as vezes depois de bem quentem fica cravada no 1000 RPM

    Ví para vender só o válvula de vácuo do hidrovácuo, será que pode ser ela ?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Qua 5 Dez - 12:26:32

    rafinha2 escreveu:A marcha lenta varia bastante.. as vezes fica em torno de 800 RPM, as vezes depois de bem quentem fica cravada no 1000 RPM

    Ví para vender só o válvula de vácuo do hidrovácuo, será que pode ser ela ?

    No manual 88 a marcha lenta é:
    4cc: 750/800 carburador simples e 600/650 duplo câmbio manual.
    Câmbio automático: 830/880 rpm's.

    6cc: 600/650 rpm's câmbio manual.
    830/880 rpm's câmbio manual.

    Pode ser ar falso, no servo, base do carbura ou regulagem.
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Qua 5 Dez - 13:47:00

    Tava pensando em trocar a válvula então, é essa daqui certo ?
    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7532

    E a termostática é essa, certo ?
    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7536
    Essa marca é conhecida ?
    E também vou comprar a junta

    Quanto ao freio to achando que é o vácuo mesmo, porque tem hora que melhora, dai piora, mas a capacidade de frenagem dele não tá comprometida, para falara verdade depois da troca do fluido e da sangria, não sinto diferença nas frenagens mais, a unica diferença é que realmente, as vezes fica mais duro e você tem que forçar mais (não é muiutaa coisa, é pouco até)
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Qua 5 Dez - 16:07:30

    rafinha2 escreveu:Tava pensando em trocar a válvula então, é essa daqui certo ?
    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7532

    E a termostática é essa, certo ?
    http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7536
    Essa marca é conhecida ?
    E também vou comprar a junta

    Quanto ao freio to achando que é o vácuo mesmo, porque tem hora que melhora, dai piora, mas a capacidade de frenagem dele não tá comprometida, para falara verdade depois da troca do fluido e da sangria, não sinto diferença nas frenagens mais, a unica diferença é que realmente, as vezes fica mais duro e você tem que forçar mais (não é muiutaa coisa, é pouco até)

    A válvula termostática difere do modelo álcool e gasolina, e a válvula de retenção ela segura o ar de um lado e deixa passar de outro, ele é unidirecional, é só retirar a velha e assoprar dos 02 lados, se o ar passar livre nos 02 tá estragada.
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Qua 5 Dez - 16:46:03

    Eu vi isso mesmo, no site tinha 2 termostáticas, uma para álcool e outra para gasolina, no meu caso é álcool mesmo

    Só tô em dúvida sobre essa marca dela, será que é boa ?

    Para tirar a válvula do servo é muito difícil ? ou é só puxar mesmo ?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Qua 5 Dez - 17:01:40

    rafinha2 escreveu:Eu vi isso mesmo, no site tinha 2 termostáticas, uma para álcool e outra para gasolina, no meu caso é álcool mesmo

    Só tô em dúvida sobre essa marca dela, será que é boa ?

    Para tirar a válvula do servo é muito difícil ? ou é só puxar mesmo ?

    Eu nem lembro a marca da termostática que eu coloquei affraid

    Para retirar o servo retire o cilindro mestre e suas conexões primeiro.
    Não deixe cair fluído de freio na pintura.
    O servo é retirado por dentro abaixo do painel, 02 parafusos nas laterais do pedal do freio, retire o grampo e o pino que trava o freio ao pedal também.
    Boa "ginástica" para entrar embaixo do painel, rsssss.
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Qua 5 Dez - 17:16:34

    Shocked

    Jurei, quando vi a foto da válvula do servo, que ela só era encaixada sob pressão, junto com o anel de borracha, dai era só puxar por de traz do servofreio mesmo e fazer o teste de soprar, e não tirar ele todo haha

    Vai dar trabalho isso Embarassed
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Qua 5 Dez - 17:33:29

    rafinha2 escreveu: Shocked

    Jurei, quando vi a foto da válvula do servo, que ela só era encaixada sob pressão, junto com o anel de borracha, dai era só puxar por de traz do servofreio mesmo e fazer o teste de soprar, e não tirar ele todo haha

    Vai dar trabalho isso Embarassed

    Não amigo, a válvula do servo é só puxar, o esquema que passei é para retirar o servo freio inteiro, entendi errado OKK
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Qua 5 Dez - 17:51:25

    Conservação e pequenos probleminhas 56741

    Ufa, já achei que ia ter um belo trabalho pela frente hahah
    shaolin01
    shaolin01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1553
    Idade : 49
    Localização : São José dos Campos-SP
    Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
    Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
    Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
    Atualmente,"desOpalizado"

    Data de inscrição : 07/06/2009

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por shaolin01 Sex 7 Dez - 23:25:08

    Deu sorte,não vai ter trabalheira,kkkk
    Os freios do meu são a disco na dianteira,sem hidrovácuo. É um bocado duro o pedal nas frenagens,tem que começar pisando beeeem antes,e com vontade,senão o Barcão70 corre o risco de não parar na hora certa. É normal pedal dos freios a disco dos 70 serem duros assim? Outra,os freios dele são só na dianteira mesmo,nas rodas de trás só freio de mão?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Sáb 8 Dez - 6:33:09

    shaolin01 escreveu:Deu sorte,não vai ter trabalheira,kkkk
    Os freios do meu são a disco na dianteira,sem hidrovácuo. É um bocado duro o pedal nas frenagens,tem que começar pisando beeeem antes,e com vontade,senão o Barcão70 corre o risco de não parar na hora certa. É normal pedal dos freios a disco dos 70 serem duros assim? Outra,os freios dele são só na dianteira mesmo,nas rodas de trás só freio de mão?

    O hidrovácuo serve para ajudar a reduzir a força aplicada no freio, a sucção do coletor empurra o diafragma do hidrovácuo para frente, diminuindo a necessidade de usar muita força na perna e deixa o sistema mais "justo" por que o fluído tem uma certa capacidade de se comprimir. Sem o Hidrovácuo você primeiro pisa no freio, que comprime o fluído e depois então aciona as pinças.
    O sistema principal de freio é na dianteira a traseira é uma ajuda na frenagem e servem para manter a estabilidade se as da frente travarem na frenagem. Imagine você a 100 por hora, pisar no freio e travar as 04 rodas?
    Se o carro não estiver 110% alinhado e sem folgas você roda. OKK
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sáb 8 Dez - 7:41:48

    Ambos os freio são importantes, tanto traseiro como dianteiro, as 4 rodas tem que estar funcionando. O dianteiro sofre muito mais, afinal durante a frenagem tem a transferência de carga para a dianteira, mas se as rodas traseiras travam antes das dianteiras, ai o carro roda facilmente na pista, e com maior carga na traseira a frenagem fica instável.

    Por isso existe aquela válvula na linha de freio que vai para a traseira, para diminuir a pressão do freio, e evitar que a traseira trave primeiro que a dianteira

    Mas de qualquer modo, travar as rodas sempre vai fazer você perde o controle do carro, você até pode conseguir deslizarem uma linha reta se o carro tiver 100% alinhado, todas as pastilhas de freio e discos assentados igualmente, com o mesmo tempo de rodagem e o mais importante não virar o volante. Apenas suponho que dê, nunca aconteceu comigo uma situação que tive que pisar rápido no freio a ponto de travar

    Melhor mesmo é não travar, por isso ABS devia ser item básico em todos os veículos...
    E sempre manter uma boa distância dos outros carros para dar tempo de freiar de maneira segura
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Sáb 8 Dez - 8:37:44

    Obrigado pela clareza rafinha2, a válvula (chamada de válvula limitadora)tem a função de reduzir a pressão no sistema traseiro (e consequentemente a força) e o que faz a dianteira travar primeiro. Mas aí entra em uma questão de física,a menor pressão na frenagem traseira, faz a rodar ainda girar quando se freia em movimento devido a massa e inércia do carro andando, quando a velocidade (inércia) diminui a força do freio traseiro se iguala ou supera a inércia (+ a massa do carro) e então ele tem maior atuação na frenagem, mas isto o carro já esta em uma velocidade baixa.
    Mas logicamente a eficiência é relativa ao estado de qualidade dos freios, força aplicada, temperatura do fluído no momento e etc.
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Sáb 8 Dez - 14:29:43

    Retomando, nas férias agora vou trocar a termostática, agua do radiador, e dessa vez diluir certo o aditivo rsrsr, da ultima vez coloquei só 30%.. vou por 50% agora, para proteger mesmo da ferrugem

    Vou testar essa válvula do servofreio tambem

    Outra dúvida, sabem aquele aditivo novo da GM, flex, que eles recomendam a cada 4 enchimentos do tanque, pode ser usado tanto na gasolina como álcool

    Será que compensa por ele ? para dar aquele forcinha básica depois de tantos anos rodando só no álcool comum ?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por adpachec Sáb 8 Dez - 14:49:04

    rafinha2 escreveu:Retomando, nas férias agora vou trocar a termostática, agua do radiador, e dessa vez diluir certo o aditivo rsrsr, da ultima vez coloquei só 30%.. vou por 50% agora, para proteger mesmo da ferrugem

    Vou testar essa válvula do servofreio tambem

    Outra dúvida, sabem aquele aditivo novo da GM, flex, que eles recomendam a cada 4 enchimentos do tanque, pode ser usado tanto na gasolina como álcool

    Será que compensa por ele ? para dar aquele forcinha básica depois de tantos anos rodando só no álcool comum ?

    Opa!
    Um aditivo assim interessa OKK .
    rafaelcavalheirodefreitas
    rafaelcavalheirodefreitas
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 496
    Idade : 35
    Localização : faxinal, pr
    Modelo do carro : ATUAL COMODORO COUPE 88 4C
    EX opala 83 coupe e EX opala78 4 porta luxo
    Cilindros : 4c
    Data de inscrição : 23/08/2012

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafaelcavalheirodefreitas Sáb 8 Dez - 15:50:34

    na agua do raddiador a melhor coisa e oleo soluvel a scania usa nos caminhoes
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Seg 10 Dez - 8:59:32

    Sempre tentei achar o óleo solúvel"c" do manual, mas nunca encontro.. Rolling Eyes

    Bom, já disse no começo do tópico que vou deixar ele em cavalete agora, vou comprar um macaco de garafa e 4 cavaletes, não pretendo levantar ele totalmente, pois dai forçaria as buchas para o extremo do batente, penso em levantar bastante, mas não a ponto de descolar do chão, pois ai eu ao mesmo tempo alivio carga das molas e buchas, mas sem dar batente neles

    Tenho que medir tudo ainda para ver qual cavalete vai deixar ele na altura que quero..
    modonesi
    modonesi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 660
    Idade : 44
    Localização : Francisco Beltrão
    Modelo do carro : Coupe 75 250s
    Cilindros : 6cc - 4400
    Data de inscrição : 09/06/2011

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por modonesi Seg 10 Dez - 9:55:55

    rafinha2 escreveu:Eu acho que é original sim, meu avô só fazia manutenção básica nele, e foi ele que comprou 0km na época, olhei agora na foto e o parafuso da tampa da termostática tá pintado de amarelo também.. mas não posso afirmar com 100% de certeza..

    Edit-------------------------------------

    Tava vendo sobre diferencial, Dana ou Braseixos, pelo que vi, o meu é um DANA ! Smile

    olha a foto do meu, Confirma que é DANA ?

    Conservação e pequenos probleminhas 20111229164825



    É DANA Sim!

    shaolin01
    shaolin01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1553
    Idade : 49
    Localização : São José dos Campos-SP
    Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
    Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
    Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
    Atualmente,"desOpalizado"

    Data de inscrição : 07/06/2009

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por shaolin01 Ter 11 Dez - 23:17:42

    adpachec escreveu:
    shaolin01 escreveu:Deu sorte,não vai ter trabalheira,kkkk
    Os freios do meu são a disco na dianteira,sem hidrovácuo. É um bocado duro o pedal nas frenagens,tem que começar pisando beeeem antes,e com vontade,senão o Barcão70 corre o risco de não parar na hora certa. É normal pedal dos freios a disco dos 70 serem duros assim? Outra,os freios dele são só na dianteira mesmo,nas rodas de trás só freio de mão?

    O hidrovácuo serve para ajudar a reduzir a força aplicada no freio, a sucção do coletor empurra o diafragma do hidrovácuo para frente, diminuindo a necessidade de usar muita força na perna e deixa o sistema mais "justo" por que o fluído tem uma certa capacidade de se comprimir. Sem o Hidrovácuo você primeiro pisa no freio, que comprime o fluído e depois então aciona as pinças.
    O sistema principal de freio é na dianteira a traseira é uma ajuda na frenagem e servem para manter a estabilidade se as da frente travarem na frenagem. Imagine você a 100 por hora, pisar no freio e travar as 04 rodas?
    Se o carro não estiver 110% alinhado e sem folgas você roda. OKK

    rafinha2 escreveu:Ambos os freio são importantes, tanto traseiro como dianteiro, as 4 rodas tem que estar funcionando. O dianteiro sofre muito mais, afinal durante a frenagem tem a transferência de carga para a dianteira, mas se as rodas traseiras travam antes das dianteiras, ai o carro roda facilmente na pista, e com maior carga na traseira a frenagem fica instável.

    Por isso existe aquela válvula na linha de freio que vai para a traseira, para diminuir a pressão do freio, e evitar que a traseira trave primeiro que a dianteira

    Mas de qualquer modo, travar as rodas sempre vai fazer você perde o controle do carro, você até pode conseguir deslizarem uma linha reta se o carro tiver 100% alinhado, todas as pastilhas de freio e discos assentados igualmente, com o mesmo tempo de rodagem e o mais importante não virar o volante. Apenas suponho que dê, nunca aconteceu comigo uma situação que tive que pisar rápido no freio a ponto de travar

    Melhor mesmo é não travar, por isso ABS devia ser item básico em todos os veículos...
    E sempre manter uma boa distância dos outros carros para dar tempo de freiar de maneira segura
    Olha,pessoal,muitíssimo obrigado pelas explicações,bem claras e objetivas! Eu estava cansado de meias respostas dos mecânicos...Valeu mesmo! OKK
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Dom 6 Jan - 6:54:27

    Puts.. aconteceu alguma coisa estranha..

    Ontem resolvi trocar a termostática, sabia que ela tava travada a muito tempo.. o carro mesmo andando levava quase meia hora para esquentar

    Drenei todo sistema, saiu quase limpo ( tava com pouco aditivo, mas tava) dai tirei a termostática, travada totalmente aberta.. Shocked

    Coloquei a nova, do mesmo jeito ( mola para dentro ), coloquei a junta, fechei tudo coloquei aditivo Radiex R-1922 e completei com água na proporção certa

    Dei partida, deixei a tampa aberta e dava para ver que a água não andava ( tava frio )
    Depois de algum tempo ela começo a andar bem devagar ( a válvula abriu só um pouco ) e já deu para ver algumas bolhas de ar sair e fui completando

    Dai fui para a rua andar, antes de sair do meu quarteirão a temperatura já tava em 1/4... depois de uns 500 metros ja tava na 1/2 e uns 800 metros já tava em 3/4 Crying or Very sad Crying or Very sad isso na cidade, andando na faixa do 40 - 50 kh/h nas avenidas e trocando marcha a 2.200 RPM

    Dai encostei e ele já começou a esfria e cheguei em casa, dai vou ter hoje, o que pode ser ??

    A válvula nova tem alguma trava ??
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por andersonopala Dom 6 Jan - 11:17:30

    Primeiramente; Parabéns pelo carro...Muito lindo e bem conservado...Show!!

    A agua dentro do radiador não circulava? Ou circulava bem lento...Pode sr a sua bomba d'agua pedindo outra nova...Sugiro dar uma verificada nela tbêm...

    'Antes' da troca por uma bomba nova(melhor marca= 'URBA')..."1º" vc leva o radiador p/ 'VARETAR'...Se persistir o problema...Aí então vc já pode ir p/ troca da bomba d'agua...

    As 'canaletas' podem estar entupidas e isso tbêm dificulta a 'circulação' da água...Conseguentemente, fazendo o carro esquentar muito rápido...

    Aconteceu comigo...Só que fis o contrário...Fui direto na troca da bomba d'agua '1º' e o carro continuou esquentando...

    No final das contas, era só ter varetado o radiador...Feito isso, meu problema foi resolvido...O bom da história é que sem querer eu acabei dando uma "GERAL" no sistema...

    Quanto ao freio...Já trocou aquele retentor do hidrovácuo?? Deu certo??...

    Pergunto porque o meu pedal do freio, na hora em que eu piso nele...O carro freia normal e tal...Na hora em que eu solto o pedal, ele volta 'LENTAMENTE'...Quase que parado...

    Vou trocar o retentor tbêm...Se o problema persistir...Aí já saberei que é o sitema do Hidrovácuo indo pro pau... Conservação e pequenos probleminhas 695742 Espero ter ajudado!! Valeu!! OKK
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Dom 6 Jan - 13:08:23

    Então, antes de eu trocar a válvula ontem assim que ligava vc ja via um rio de agua andando dentro do radiador (olhando ele sem tampa)

    O ponteiro começava a subir depois de uns 10 minutos andando, e chegava em 1/4 só depois de uns 20 minutos andando, e nunca passou da 1/2 em estrada, etc..

    Há 1 ano fiz a troca do da água e aditivo e continuou na mesma e acabei esquecendo de trocar a válvula

    Dai ontem troquei só ela e a água do radiador com aditivo novo e pronto, o carro ta quase fervendo, com o carro frio vc ver a água parada, assim que vai esquentando a agua começa andar devagar, mas vai acelerando..

    Por isso não acho que seja radiador ou bomba, porque antes ele até esfriava demais por estar com a válvula aberta

    Só mechi nela e pronto.. Rolling Eyes Rolling Eyes

    Quanto ao freio ontem eu vi que a mangueira de vácuo não tava bem apertada, problema resolvido, ontem tambem troquei as mangueiras de combustível e filtros, cheguei todas abraçadeiras, parafusos,etc.. Smile era só a do vácuo que tava um pouco solta
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Seg 7 Jan - 10:20:08

    hoje deixei na garagem ele ligado 35 minutos na lenta, ficou uns 2 mm pra cima da metade do ponteiro de temperatura

    Percebi que aos 12 minutos, com o ponteiro quase chegando a 1/4 ele começou a jogar água pelo ladrão da radiador Shocked coisa de uns 100 ml.. dai parou e não fez mais isso hahaha

    Agora a tarde vou tentar dar uma volte de novo... Crying or Very sad

    E esqueci de dizer, a ventoinha dele era a eletromagnética, mas ela pifou dai o mecânico travou ela, então ficou como se fosse hélice direta, quem vai controlar a temperatura é a termostática mesmo.. por isso que com ela aberta como tava, custava a esquentar..
    shaolin01
    shaolin01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1553
    Idade : 49
    Localização : São José dos Campos-SP
    Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
    Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
    Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
    Atualmente,"desOpalizado"

    Data de inscrição : 07/06/2009

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por shaolin01 Seg 7 Jan - 17:30:55

    O meu aqui sempre esquenta pra cima da metade do mostrador,e fica nisso.Ainda não sei se a válvula foi trocada alguma vez por uma nova ou se permanece a original,desde que foi resgatado da rua pelo dono anterior ao dono de quem eu o adquiri.Onde encontro uma válvula boa e a junta pra efetuar a troca em casa? Tem alguma diferença nelas do carro a álcool por gasolina?(o meu é álcool)
    rafinha2
    rafinha2
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 75
    Localização : São Paulo
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 24/12/2010

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por rafinha2 Ter 8 Jan - 19:29:11

    Eu fui em uma auto-peças e pedi assim "Válvula termostática opala 86 álcool"

    Existe diferença na temperatura de acionamento do álcool e da gasolina, então compre para o que o seu motor usar (alcool o seu, certo ?)
    Não esquece de comprar a junta, no meu caso veio junto com a válvula, na mesma caixa,verifique isso

    Troquei em casa mesmo, comprei também 3 litros de aditivo do radiador, foi tranquilo. Só to meio assustado da temperatura agora Embarassed Embarassed

    Hoje andei quase 1 hora no solzão das 3 da tarde na cidade e um trecho de estrada, o máximo que cheguei foi isso:

    Conservação e pequenos probleminhas 20130107171935
    shaolin01
    shaolin01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1553
    Idade : 49
    Localização : São José dos Campos-SP
    Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
    Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
    Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
    Atualmente,"desOpalizado"

    Data de inscrição : 07/06/2009

    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por shaolin01 Ter 8 Jan - 21:22:56

    Posso estar errado,mas acho normal isso...O meu,ando somente 12 km dia sim,dia não(6 de ida e 6 de volta,e quando chego em casa,posso dizer agora que está ilustrado na foto,que fica exatamente assim,e não passa disso! Eu andei bastante tempo sem o sensor de temperatura e não tive problemas,mas como disse antes,a válvula não sei como está.A água quando olhei está com aquela cor de ferrugem/barro,e acho que nunca foi colocado aditivo.Vim com ele de sampa até São José dos Campos assim.Se passar dessa marca, aí acho que pode se preocupar!

    Conteúdo patrocinado


    Conservação e pequenos probleminhas Empty Re: Conservação e pequenos probleminhas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 12 maio - 9:44:24