Recebi há alguns dias o livro Horsepower Chain do Don Terrill e já devorei ele inteirinho. Gostei muito do livro pois ele propõe uma abordagem bem interessante para os motores de performance: ele sugere que tratamos os nossos motores não como 4 tempos, mas sim como motores 7 tempos que seriam: admissão, empilhamento, compressão, queima e expansão, explosão, arrasto do escape e overlap. Muito jóia. Segue o link do livro:
http://horsepowerchain.com
Agora uma coisa que me intrigou foi que ele descreve uma fórmula para RPM máximo do motor, diferente de todas que eu já vi até hoje, e nessa formula, usando os dados de um 250 normal, chegamos a um limite físico do motor de 10.500 rpm! Deixando bem claro que isso não inclui o trem de válvulas e sim o que bloco, pistão, vira e biela conseguem resistir. Pra girar isso tudo é preciso ter um trem de válvulas que dá pra comprar uma kitnet em SP. Sei que os turismo carretera giram uns 9500 mas com vira mais curto. Agora 10.500 rpm e com vira normal eu nunca imaginava.
Não dá pra duvidar dos autores, conforme vocês podem ver no site, os caras tem trocentos recorde de arrancada na NHRA e uma penca de vitórias na NASCAR além de mestrado em engenharia mecânica. Vivendo e aprendendo.
Abraço,
Licínio
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM