por athal Qua 16 Jul - 16:58:46
garciapepe22 escreveu:E aí pessoal.
Dando uma pesquisada em tópicos de outros fóruns encontrei alguns post´s do prof a_galvão onde ele deixa claro que não há maneira eficiente e financeiramente viável de injetar o Opala multiponto com admissão geminada mesmo com injeção sequencial. De acordo com ele existe uma janela de apenas 240graus na admissão de modo que os bicos teriam de ser gigantes e não haveria acerto de baixa.
Fica claro pelas explicações teóricas embassadas em livros com gráficos e tudo que pra rua tem que ser mono. Se o Galvão se manifestar e autorizar eu copio e colo os textos aqui com as devidas referências .
Então é isso. Uma das poucas coisas que aprendi no pouco que estudei de Engenharia Mecânica é que: Se na teoria não funciona nem perca tempo tentando pois as chances de sucesso são mínimas-quando não inexistentes.
A velocidade e demonstrada em movimento, e eu devo ser um cara sortudo...
o modo mais econômico e técnicamente viável de usar ignição e
injeção sequencial no Opala 6cc é a MEGASQUIRT MS3 com modulo MS3X. Se vocês conhecem alguém que vai a "Disney World" podem pedir para trazer por um valor muito inferior a qualquer ECU standalone nacional (FT).
Vocês precisarão uma roda fônica na polia do virabrequim e usar o distribuidor do opala como sensor de fase.
Para a roda fônica recomendo o KIT de roda fônica, flange, suporte de sensor e sensor da IGNIFLEX por serem de fácil instalação e regulagem. O modulo deles e inútil se vocês tem a MS3-MS3X.
Para o sensor de fase usando o distribuidor recomendo um distribuidor com o eixo do opala modificado com o copo do gol um sensor hall do gol e um disco com um so dente. O mercado livre tem.
Lembrando que em geral a
injeção sequencial vai dar menor consumo e emissões em baixos giros e um funcionamento mais suave do motor, mais o ganho em potencia não e expressivo comparado com uma TBI monoponto. No caso do opala 6cc a distribuição de combustível no coletor e um pesadelo: 3º e 4º ficam ricos e 1º e 6º pobres. O sexto cilindro por estar pior refrigerado é mais propenso a batidas de pino. Por tanto o uso de 6 bicos resolve o problema de mistura pobre e propensão a batida de pino no sexto cilindro...
Com a MS3X e também possível calibrar o avanço da ignição cilindro a cilindro permitindo corrigir a propensão a batida de pino do 6º cilindro atrasando um ou dois graus o avanço só para este cilindro.
Os dutos siameses do Opala podem aceitar
injeção semisequencial com três bicos. Mas eu no faria: o bico no instante da apertura borrifa melhor (spray) o combustível e depois vira um jato, o tempo de apertura dos bicos vai ser elevado e o jato vai atingir o ombro aonde passa o parafuso do cabeçote que divide a admissão (dutos siameses) e os bicos deveriam ser enormes... O ideal e que o jato dos bicos atinja a sede da válvula de admissão para evaporar parte do combustível. 6 bicos de 29 libras e 4 furos (melhor dispersão) corretamente apontados para a sede da válvula de admissão dão conta do recado perfeitamente.
COP sequencial nas velas vai melhorar a queima e é melhor que "wasted COP" ja que os eletrodos das velas sofrem menor eletroerosão: (disparam a metade de vezes que com sistema wasted spark). Os motores preparados 6cc do opala não giram em geral mais de 7.000 RPM, pelo que a disponibilidade de tempo para um dwell time (saturação do campo magnético da bobina) é suficiente em altas rotações não e um problema que exija COP sequencial. A melhora vem pela eliminação de fugas em cabos e distribuidor (e da resistividade destes componentes). Isto para igniçao indutiva. Uma CDI pode ser tambem uma opçao.
6cc em linha sequencial e coisa mais suave e gostosa de dirigir.
Última edição por athal em Qua 16 Jul - 18:29:42, editado 1 vez(es)
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