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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qua 4 Jun - 17:54:34

    Boa noit camaradas, vou tentar simplificar e dar o max d informações possível sobre o meu problema, primeiramente, embora esteja "funcionando bem" a elétrica do meu opalão estava critica e já tinha em mente leva-lo em algum lugar para fazer uma boa revisão (só q n agora).
    Bem td começou com um suposto mal contato nas lanternas traseiras, só q nesse hr funciona hr n funciona, queimou algo atrás do painel (saiu fumaça e td), verifiquei os fusíveis e visualmente as fiações e estava td intacto, me foquei no meu até então principal problema, q era a regulagem do motor,(pretendia coloca-lo para rodar e levar no eletricista), só q durante a regulagem queimou "misteriosamente" o modulo d ignição, e a chave comutadora do GNV começou a fazer barulho (embora ainda esteja instalado o sistema GNV no carro eu n o utilizo a um bom tmp). Bom desliguei o chicote do GNV e um fio q estava ligado direto no modulo e ia para o sistema GNV (a provável causa da queima!?) e coloquei o modulo novo, e a trama se repetiu, o carro funcionou durante umas 3 partidas e queimou novamente o modulo (put@ q p@riu!!). Dpois d um coice desses verifiquei tda a fiação da parte d ignição e achei outros 3 fios (aparentemente do GNV tbm) q estavam ond n deveriam ¬¬. Bom minha ideia agora é isolar o sistema d ignição msm q tenha q "desligar" td o resto do carro, preciso apenas q o motor funcione sem problemas, para q daí possa tomar as providencias cabíveis.
    Sei q é algo dificil para se falar por isso fiz um esquema elétrico d como está a situação do meu carro e oq pretendo fazer,e gostaria da opinião do pessoal q tem um conhecimento na area, pois n quero perder + um modulo! Obs. Opala coupê 1976 4cil. Vlws galera!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qua 4 Jun - 18:00:07

    Problema sério com modulo de ignição  Esquema_eletrico_f
    screen capture windows

    [img=https://2img.net/h/s10.postimg.cc/tg211s8vt/esquema_eletrico_t.jpg]
    gif hosting

    No esquema a "?" significa q n sei para ond vai porem provavelmente vai para o sistema GNV, a "!" é q n segui o fio até o seu destino mas pelo q sei vai para o local aonde está indicando a imagem, e o "x" na segunda imagem indica oq pretendo desconectar ou cortar fora do sistema. Obs. tentei reproduzir td da melhor maneira possível, inclusive referente as posições reais no carro e as cores dos fios, sei q n é d mta importância,mas preferi deixar o + próximo possível da realidade do carro!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qua 4 Jun - 18:02:46

    Problema sério com modulo de ignição  Esquema_eletrico_t
    gif hosting

    vi q o link da segunda imagem n funcionou..aqui está novamente
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Qua 4 Jun - 18:31:23

    sugestão: segue , marca e desconecta todos os cabos que são usados pro GNV.Fecha o registro geral do GNV e tira aquele corta combustivel ( aquele da mangueira) . Faz funcionar no combustivel liquido primeiro. Se estiver sem o variador de avanço da uma atrasadinha no ponto que provavelnente ele foi adiantado.

    fica só com esse esquema aqui .Primeiro o básico .
    http://lh3.ggpht.com/_v8vsBvAegDk/S97HpJlMrDI/AAAAAAAAANQ/R-mCaZG_rUE/ignicao_tszi.gif


    depois tu faz funcionar no GNV.
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qua 4 Jun - 22:18:47

    Então camarada endrigo, o GNV já está "desativado", registro fexado e a mangueira da gas nem passa mais pelo corte porém os fios ainda estão conectados, o distribuidor acabei d revisa-lo (bobina impulsora e avanço a vacuo novos), está no ponto e funcionando corretamente, referente a td q diz respeito ao GNV vou desativar,(estou pensando até em tira-lo do carro, só me da trabalho)mas o problema é, será possivel q qualquer q seja o problema q tenha ocorrido devido a lanterna, possa interferir, a ponto de passar pelo comutador d partida passar para o modulo e queima-lo? tenho um certo conhecimento em elétrica, mas nunca trabalhei com autoeletrica, acho meio dificil isso mas a essa altura do campeonato n duvido d+ nd!! :/ acha q devo "desligar" td, e deixar no comutador apenas o fio do modulo e do arranque, como na imagem? Vlws companheiro!!!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Qua 4 Jun - 23:13:00

    CruzOpala escreveu:
    Dpois d um coice desses verifiquei tda a fiação da parte d ignição e achei outros 3 fios (aparentemente do GNV tbm) q estavam ond n deveriam ¬¬. Bom minha ideia agora é isolar o sistema d ignição msm q tenha q "desligar"  

    olha só...dei aquela ideia baseado no teu próprio relato. A distancia acho que não tem nada a ver aquele lance da lanterna . Pode ter é fusivel mal dimensionado tipo 30A quando deveria ser 15A também ( ja tive uma experiencia destas de ver o carro quase incendiar por causa disso -fechou um curto no fio da placa na carcaça- fumaceou tudo tive que refazer chicote).

    Mas voltando ao teu caso é quase certo que pro módulo estar queimando ou é problema naqueles pedaço de fio que tu deixou( aqueles x e ? do teu esquema- limpa isso ) ou até mesmo o alternador mandando mais que 15-20 volts!..isso por que 'virou' e só depois queimou o módulo e antes tava legal ! tira o alternador antes de ligar e leva pra testar isso num eletrecista de confiança explica pra ele que ta queimando módulo pra ele ver se não ta dando pico de tensão no alternador.
    Vai ser osso mas tu descobre..
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qua 4 Jun - 23:41:59

    Então camarada, pensei nisso tbm, o alternador estar dando pico d tensão, ou talvez até bobina, mas ambos achei pouco provável pois estavam funcionando bem, n costuma parar do nd.
    + vou fazer como vc disse msm tirar td q é do GNV e vou levar o alternador pra testar, nem q seja por segurança...
    Referente ao q disse sobre os fusíveis, n tinha pensado nisso, mas faz mto sentido, pois como disse aquilo ta td uma bagunça, ta um ninho d rato multiplicado por ninho d gato elevado a ninho d pombo hehehe
    Vou ver oq faço aqui e assim q tiver algum resultado ou informação posto aqui! Vlws camarada, boa noite!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Qui 5 Jun - 12:27:55

    Depois de tudo certinho da ate pra religar o GNV .
    Um bom eletricista resolve isso. boa sorte ! vai na fé .
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qui 5 Jun - 22:58:26

    Aí camarada como disse, ia testar e dizer aqui, levei o alternador num eletricista bom, e ele testou na minha frente varias vezes e em tmps diferentes, realmente está td ok, se manteve na maior parte em 14v algumas poucas vs caiu para 13.8 e apenas uma vez foi para 14.1, amanha vou disconectar tds os fios q n sejam da ignição deixar no comutador apenas o fio q vai para o arranque e oq vai para o modulo e testar... espero n ter + problemas!!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Sex 6 Jun - 0:21:13

    boa..uma etapa vencida.

    se tiver contagiro desconecta ele provavelmente ta ligado na bobina ou no pino 3 do módulo.

    segue esse esquema que vai da pé..Problema sério com modulo de ignição  Esquema+eletrico
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Sex 6 Jun - 12:10:24

    Então companheiro, vou verificar novamente os fios e deixar apenas oq é necessário para o funcionamento do motor ( o + prox possivel do esquema), referente a conta giros, n tenho, mas apenas por curiosidad pelo q sei para quem tem o modulo d 6 pinos diz a lenda q o sinal do conta giros vai no pino 3 ond n tem nd confere? (n tenho mas penso em algum dia colocar, só curiosidad!) ...enfim vou ver la e dpois posto aqui, uma ultima duvida só para desencargo d consciência, nestas condiçoes q mencionei, n acredita q possar ser a bobina a vilã da historia n certo? (foi a unica coisa q n foi "testada") vlws!!
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    Mensagem por endrigo Sex 6 Jun - 13:03:52

    pode sim!Mas não exatamente por culpa da bobina!! que bobina vc ta usando?

    observe que no esquema acima existe um quadradinho vermelho que significa o seguinte : ou esse fio é resistivo ou se o fio resistivo tiver sido retirado/substituido por fio comum, entre pino 4 do módulo e a bobina deve haver um resistor ballast de até 1 ohm m na verdade o correto é esse de 0,8 ohm.
    Problema sério com modulo de ignição  347029d1336857852-vendo-resistor-ballast-para-ignicao-eletronica-made-usa-dq5v_6a0_ubyaf

    o resistor : http://www.hawkinsspeedshop.com/ignitions-and-related-parts/msd-ballast-resistors-ballast-resistor-08-ohm-each.html

    e a bobina correta com o módulo original é a kw vermelha da bosch.
    http://www.bosch.com.br/br/autopecas/arquivosCatalogo/Cat_Ignicao_Sistema_Convencional_2012.pdf

    é imprescindivel usar isso senão a bobina trabalha com tensão maior e daí vai exigir uma corrente extra do módulo , ele vai começar a aqueçer junto com a bobina e pode queimar.. entendeu pq a tensão do alternador também é importante ?
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    Mensagem por CruzOpala Sex 6 Jun - 14:09:03

    minha bobina é a do gol MI pelo q sei n há nenhum tipo de resitor lá, porém ele sempre rodou assim, seria possível dar este problema apenas agora? este resistor eu encontro em casa d autopeça ou tem d ser em algum lugar referente a elétrica?
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    Mensagem por CruzOpala Sex 6 Jun - 14:38:40

    Puts camarada...acho q eu sei oq aconteceu!!!..veja se o meu raciocínio faz sentido pra vc tbm... vc diz q sem este resistor a bobina queima o módulo correto? porem o meu sempre funcionou sem ele...
    e se esses fios do sistema GNV q estavam ligados lá oferecessem a resistência o suficiente a ponto d n haver a necessidad d coloca-lo? porém a partir do momento em q o GNV "deu pau" e parou d funcionar deixou d oferecer essa resistência e queimou o modulo... isso explicaria o motivo d na minha segunda tentativa após desativar por completo o GNV e retirar os fios ele queimar dnovo, pois ainda sim n estaria oferecendo a resistência necessária para o correto funcionamento!! Iae acha q faz sentido?
    endrigo
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    Mensagem por endrigo Sex 6 Jun - 17:48:19

    CruzOpala escreveu: vc diz q sem este resistor a bobina queima o módulo correto? porem o meu sempre funcionou sem ele...
     

    Cruz opala não misture as coisas... essa situação do pré resistor é se vc usar TUDO original ( Módulo Bosch e Bobina KW) .A bosch dimensionou pra funcionar assim...
    1- nesse caso se vc tirar o pré resistor ou o fio original resistivo não estiver mais na sua instalação, haverá uma sobretensão na bobina e aumento de corrente no módulo pq esse resistor serve pra baixar a tensão sobre ela dos 13-14 volts que o alternador ta mandando pra uns 9-10 volts. Se o motor não tiver preparação não vejo motivo pra alterar NADA...ponto final - minha opinião...já já aparece um dizendo que o original é uma m. e que usa a do MI a trocentos anos e não da galho nenhum. mas veja só o motivo da 'sorte'  

    ==================================================================>
    2-se vc usar bobina do MI (que funciona 13-14 volts)  e o seu sistema tiver o módulo original e o tal fio resistivo , a bobina do MI não vai dar aquela famosa super ultra mega power faisca de 45mil volts pq ta trabalhando com 9-10 volts ! quem diz que melhora é efeito placebo ou a diferença é muito pequena e nesse caso com um pouco de sorte teu módulo não queima e vc fica feliz da vida e conta pro seus amigos que a bobina do MI é a melhor coisa do planeta.mas ainda....

    ==================================================================>
    3- se estiver funcionando sem o fio resistivo e tiver sobre a bobina 14 volts volts é só fazer as contas ....o primario da bobina do MI tem menos resistencia que a KW da bosch...ou seja só com muita sorte teu módulo não queima !! Aí sim o cara acha que a bobina do MI é a melhor da galaxia , mas mal sabe ele que a 'sorte' muda de lado muito rápido , e que o módulo dele deve ser original bosch de uma super série que não queima sei la eu por que...


    minha opinião: sistema original pede tudo original...quer melhorar sistema ignição mude todo conjunto...daí é dimensionado certo.


    mais info.. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/03/adaptacao-de-bobina-de-ignicao-mito-x.html
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Sex 6 Jun - 18:07:10

    Então companheiro, a situação é a seguinte...n sei até q ano foi o platinado, mais imagino q o meu sistema n seja o original, (q pelo ano imagino q deve ter saido com platinado e n ignição eletrocnica), qnd comprei o carro já estava com a adaptação (tanto injeção quanto o GNV), mudulo bosch e a bobina MI, como sempre funcionou bem imagino q deva ter sido feito corretamente (ou n! :/), no caso oq eu quiz dizer é se os equipamentos q estavam ligados no fio entre a bobina e o modulo, n poderiam causar esta queda de tensao dos 14 para os 9volts q o modulo precisa para a sua segurança, ai apartir do momento q deixaram d agir, tds os 14 volts da bobina passaram direto para o modulo me intend?
    Será q agora q eu deixei "td limpo" (como no esquema exceto pelo resistor), considerando a minha situação, devo colocar um resistor entre a minha bobina e o modulo para garantir a segurança?
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por adpachec Sex 6 Jun - 18:38:07

    Depende da maneira que você mediu, desligado (o conector do módulo), você vai ter mais ou menos 12,5 a 14,0 volts e 15 amperes (arrendondado) no módulo, conectado a BOBINA a tensão cai para 7 a 9 volts (média) e a corrente para 6 amperes (média), então 9 amperes são transformado em calor, que detona a bobina e por isto o resistor ou fio resistivo.
    Aqueles 03 fios podem ser de um corta corrente e de um conta giros que foi retirado.
    A fumaça que saiu do painel pode ser corrente demais passando pelo fio, pode ser que sua bobina esteja em curto.

    Uma coisa é IMPORTANTE tanto o fio resistivo como o resistor causam uma QUEDA maior na CORRENTE que a TENSÂO (por isto o nome resistivo), por isto com a reistência a tensão pode se manter em 14 volts mas a corrente cair de 15 amperes para 10 amperes por exemplo.

    E isto só se mede com um bom multimetro (os baratos não aguentam tanta corrente e queimam o fusível interno).

    Resumindo bobina ligada direta; de 15 amperes 9 se transformam em calor (sobrecarga na bobina e faísca fraca).

    Com resistor; o resistor "aguenta" 6 amperes de 15 amperes e manda outros 9 amperes apenas para a bobina (onde só 2 ou 3 amperes são transformados em calor) e a bobina dura mais, se "esforça" menos e tem faísca mais forte.

    Aqui tem um material sobre bobinas e seus valores:

    http://www.dellara.com.br/literatura.html

    A ignição no seu foi adaptada, do platinado para eletrônica.
    O problema pode estar relacionado (já que começou com falha do farol traseiro) na fiação principal onde puxa toda a alimentação.
    Fusíveis com mal contato, ferrugem, fita isolante saindo (emendas) e dando curto, emendas mal feitas, ou fios muito finos para a corrente que passam neles.

     OKK 
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    Mensagem por endrigo Sex 6 Jun - 19:56:37

    CruzOpala escreveu:
    considerando a minha situação, devo colocar um resistor entre a minha bobina e o modulo para garantir a segurança?


    sim (resistor de 0,8 a 1 ohm ) e troque essa bobina por uma KW 067.


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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Sáb 7 Jun - 17:35:26

    Companheiro adpachec, qnd diz q um curto na bobina pod estar causando o problema, a bobina no caso está faiscando aparentemente normal, acredita q ela possa funcionar "normalmente" msm em curto?

    Companheiro endrigo, fiz umas pesquisas em lojas d peças aqui na minha região , e nenhum deles possuíam o resistor q me indicou estou pensando em comprar um resistor "normal" em qlqr casa d elétrica, acha q teria problema? d qlqr forma acompanhe comigo o calculo para a potencia do msm, e pfvr verifique se está correto!

    Utilizando como base os dados fornecidos pelo adpachec, 15 amperes e 14 volts, se dividirmos (r=v/i) teremos algo em torno d 0,94 ohms, mto próximo ao q me recomendou, e se multiplicarmos (p=v*i) teremos 210w, logo caso compre em uma loja comum d elétrica devo pedir um resistor d 0,8 ohm e 210w, confere?

    E só para deixar claro uma coisa q n fui mto explicito nas explicações, desde a primeira vez q queimou o modulo o carro n chegou a rodar, e na segunda vez ele mal funcionou por um minuto, referente a sobreaquecimentos, ao menos imagino eu q seja pouco provável, inclusive por q após a segunda queima, verifiquei o sistema e n havia nem sinal d aquecimento tanto na bobina qnt no modulo!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Sáb 7 Jun - 18:46:04

    Já procurei este resistor de ceramica de 1 ohm x 100 watts de potencia pelo menos em casas de eletronica em POA e não achei.
    Tenho guardado 2 resistores iguais a este do anuncio porém eles tem 2,2 ohms x50 watts cada- medidos no multimetro analógico) teria que fazer um paralelo dos dois pra se obter 1,1 ohm ...colocando um só um só ele aquece , já testei. 2 paralelo fica perfeito.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562049706-pre-resistor-para-bobina-de-ignico-de-alta-potncia-_JM

    eu iria nesse fio resistivo...tipo cortaria um pedacinho ou nem cortaria... meça com um bom multimetro.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559059439-fio-resistivo-15ohmsm-_JM

    quanto aos calculos de potencia que o colega citou não sei dizer, mas acho que de nada adianta usar bobina de MI com fio resistivo ou resistor. Sou mais a ignição original como falei. OKK 
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Dom 8 Jun - 14:37:50

    Então camarada endrigo, acho q vou acabar ficando com o fio resistivo, pois imagino msm q vá ser difícil d encontrar um resistor desses, mas d qlqr forma vou procurar, referente a bobina, considero sim em troca-la, mas prefiro sanar este problema e coloca-lo para rodar, pois ai posso leva-lo em uma auto eletrica boa e refazer o sistema td como deveria ser original, me intend? tbm n gosto d gambiarra, mas fica meio complicado pra mim levar num auto eletrica no reboque e dpois d pronto trazer no reboque dnovo! :/ , d qlqr forma agradeço mto sua atenção e orientação , e assim q tiver mais informações eu posto aqui!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Dom 15 Jun - 21:44:55

    Ae galera, consegui resolver, infelizmente n achei nem o resistor nem o fio resistivo, estou pensando em comprar a bobina original msm, mas pelo menos ja consegui ligar sem problemas...mto obrigado pela ajuda e pela atenção! VLWS camaradas...até a próxima!!!!!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Seg 16 Jun - 21:51:59

    CruzOpala escreveu:Ae galera, consegui resolver, infelizmente n achei nem o resistor nem o fio resistivo, estou pensando em comprar a bobina original msm, mas pelo menos ja consegui ligar sem problemas...mto obrigado pela ajuda e pela atenção! VLWS camaradas...até a próxima!!!!!

    o q era afinal?
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Ter 17 Jun - 12:02:28

    Seguinte...eu tirei os fios do gás pois caso seja algo do tipo q estivesse dando curto, já ta fora d jogo, dei uma boa estudada naqueles materiais que vc e o adpachec mandaram e aí percebi uma "cagada" q eu fazia por falta d conhecimento (tanto do assunto qnd do sistema "lixeba" q estava no mu carro), e conversei com alguns eletricistas q confirmaram minha "teoria"...bem é o seguinte: o sistema d ignição do opala como vcs ja devem saber, é acionado no momento em q o comutador está na posição ligado, n é como nos carros modernos q só aciona dpois q vc der a partida, ou seja se vc ligar o seu opala apenas pra curtir um som no radio, a sua bobina irá carregar, e esta é uma das funçoes do resistor, impedir q ela chegue ao maximo, oq n acontecia no meu caso pois alem d ser uma bobina "+ forte" ainda n tinha o pré-resistor, como vc msm disse n precisa ser um gênio para imaginar q iria queimar, aí q entra a minha deixa, no momento em q eu estava regulando o motor e ele morria...msm q por um período pequeno (coisa d 1 minuto ou menos) eu deixava a chave acionada, enquanto regulava para ligar novamente (se fosse um sistema original nd aconteceria)...aí já viu né????? ....resumindo morreu o motor já desligo para dpois me voltar aos proximos problemas...está funcionando a 2 dias já e nd!!..infelizmente n posso confirmar se é isso (acredito mto q seja), + pelomenos posso continuar o serviço!!!!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por endrigo Ter 17 Jun - 13:51:15

    CruzOpala escreveu:ou seja se vc ligar o seu opala apenas pra curtir um som no radio, a sua bobina irá carregar, e esta é uma das funçoes do resistor, impedir q ela chegue ao maximo, oq n acontecia no meu caso pois alem d ser uma bobina "+ forte" ainda n tinha o pré-resistor, como vc msm disse n precisa ser um gênio para imaginar q iria queimar, aí q entra a minha deixa, no momento em q eu estava regulando o motor e ele morria...msm q por um período pequeno (coisa d 1 minuto ou menos) eu deixava a chave acionada, enquanto regulava para ligar novamente (se fosse um sistema original nd aconteceria)...aí já viu né????? ....resumindo morreu o motor já desligo para dpois me voltar aos proximos problemas...está funcionando a 2 dias já e nd!!..infelizmente n posso confirmar se é isso (acredito mto q seja), + pelomenos posso continuar o serviço!!!!


    cara importante o positivo do rádio pega antes da chave ( direto da bateria) e não pós chave. Senão vai esquentar a bobina mesmo qd tu quiser curtir um "Raulzito" com a maquina desligada! Usa fusivel de acordo com o que o rádio pede !

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    Mensagem por CruzOpala Ter 17 Jun - 17:24:27

    Sim Sim...referente a essa parte está td tranquilo amigão, qnd fui ligar o radio verifiquei ond deveria ligar para n ter este problema...pod toca Raul suave q n queima! hehehehehe Mas obrigado pela preocupação ae! Wink
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por AUGUSTO CEZAR Dom 28 Set - 12:58:43

    Estou com um problema ( para mim, sério, prá vcs, simples ), pois não entendo patavinas de eletronica:
    estou querendo trocar o sistema de minha caravan 78 gasolina para ignição eletronica...tenho ouvido falar em "sensor hall".....em modulo bosh....bobina msd blaster 2 ( pelo visto meu problema é Blaster 10)...velas iridium ( 5,6,7 ou 8....sei lá).....

    encontrei no ML, kit de ignição por 250,00......preço só da bobina MSD....minha grana tá curta....até agora eu comprei somente o cabo de vela silicone 8mm...

    meu carro está na bahia, prá onde eu vou agora no dia 30-09.....minha pergunta é:

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ESCOLHER O MELHOR PARA MEU AUTOMÓVEL ???POR FAVOR...RESPONDAM O MAIS BREVE POSSIVEL PARA QUE EU POSSA COMPRAR AS PEÇAS AQUI EM SÃO PAULO......AH.....SE ALGUEM SOUBER DE UM LUGAR LEGAL PRÁ COMPRAR AQUI NA CAPITAL(SP)...ME AVISEM....

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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Ter 27 Jan - 13:27:11

    Olá AUGUSTO CEZAR, não sei se é tarde de + para te ajudar, pois faz tempo que n entro no forum e minha data está sempre com problemas, não sei a quanto tempo sua postagem está aí, mas deixe-me intender, sua caravan está com o sistema platinado e você está querendo passar para ignição eletrônica é isto?
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por fastback Qui 5 Fev - 6:14:40

    Bom dia amigos, não consegui ler tudo porque o tempo está corrido aqui, mas acho que vale a pena compartilhar a experiência...
    Há uns tempos instalei a bobina do Mi no meu carro, que na teoria oferece uma faísca mais energética que a original. Entretanto, descobri das piores maneiras que SÓ COLOCAR a bobina não adianta. Bobinas plásticas como esta trabalham com tensão e corrente diferentes da bobina asfáltica (aquela cilíndrica) original do Opala. O máximo que consegui foi um módulo de ignição queimado e um motor de partida ferrado tentando forçar partida.
    NÃO HÁ como usar esse tipo de bobina com o módulo original, pois ele não foi feito pra isso. A bobina não vai funcionar como deve, ambos vão superaquecer e você só terá dor de cabeça.
    Eu usei um módulo de ignição eletrônica que comprei com o Sukys (www.sukys.com.br/ - módulo IE-BP) e hoje não só minha partida é excelente como o carro ganhou muito fôlego associando a bobina plástica (eu usava a do Mi, mas hoje uso a do Tempra que produz uma faísca melhor e tem mais qualidade em sua construção) ao IE-BP.
    Sinceramente? Uso e recomendo... E, existem versões para ignição eletrônica convencional (sensor indutivo), distribuidor hall e platinado. Não usei, mas segundo o sukys os efeitos no platinado são excelentes, inclusive aumentando a durabilidade do mesmo. Ou seja, por que gastar uma nota em "kits" que provavelmente virão com um módulo paralelo e um distribuidor adaptado (já aconteceu com um amigo aqui do forum) se é possível manter o sistema original melhorando consideravelmente?
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por adpachec Qui 5 Fev - 7:10:00

    AUGUSTO CEZAR escreveu:Estou com um problema ( para mim, sério, prá vcs, simples ), pois não entendo patavinas de eletronica:
    estou querendo trocar o sistema de minha caravan 78 gasolina para ignição eletronica...tenho ouvido falar em "sensor hall".....em modulo bosh....bobina msd blaster 2 ( pelo visto meu problema é Blaster 10)...velas iridium ( 5,6,7 ou 8....sei lá).....

    encontrei no ML, kit de ignição por 250,00......preço só da bobina MSD....minha grana tá curta....até agora eu comprei somente o cabo de vela silicone 8mm...

    meu carro está na bahia, prá onde eu vou agora no dia 30-09.....minha pergunta é:

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ESCOLHER O MELHOR PARA MEU AUTOMÓVEL ???POR FAVOR...RESPONDAM O MAIS BREVE POSSIVEL PARA QUE EU POSSA COMPRAR AS PEÇAS AQUI EM SÃO PAULO......AH.....SE ALGUEM SOUBER DE UM LUGAR LEGAL PRÁ COMPRAR AQUI NA CAPITAL(SP)...ME AVISEM....

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    Seu tópico é de Setembro.
    O seu sistema não é para conversão para o Hall e sim para o indutivo.

    Post 64.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t38495p50-problemas-para-fazer-o-motor-pegar

    A questão da bobina MI no módulo original é que ela fornece uma faísca maior e necesita regulagem do sistema de ignição,ou ele aquece e pifa.
    Um sistema "normal" com bobina bosch asfáltica necessita de uma resistência do conjunto cabos/rotor/velas de até uns 5 Kilohms (medir com multímetro), enquanto com a bobina MI necessita de uns 10 Kilohms por causa da maior faísca.
    É como ligar lâmpada 110 Volts no 220 Volts, funciona mas depois queima.
    Ao comprar o cabo de ignição olhe se ele é resistivo (ou supressivo).
    Ele está marcado na caixa também.
    Se mede o cabo assim:

    Problema sério com modulo de ignição  Image004

    Este tipo de cabo costuma ter 5 Kilohms (5 K) e está marcado na parte prateada:

    Problema sério com modulo de ignição  Foto-terminal-supressivo

    Este é um pouco menos (2,7 K depende do comprimento):

    Problema sério com modulo de ignição  Foto-cabo-supressivo

    O rotor também pode ser resistivo, o valor está marcado embaixo dele:

    Problema sério com modulo de ignição  Images?q=tbn:ANd9GcR1sZCosBme_XLOGCQMOPTKUsl2vDvjvEaMnkMfs0C0_regxLU0JQ

    As velas que possuem o "R" também são resistivas:

    Problema sério com modulo de ignição  Images?q=tbn:ANd9GcQE8eZtFnnB2ZepALTTsopXH_JHkb_w_pevCKN2knD0KueDpYgymQ

    O GAP de vela também é importante de acordo com a tensão da bobina na MI eu uso de 1,0 a 1,1 mm de GAP na Bosch comum (Vermelha) uso 0,8 mm de GAP.

    Problema sério com modulo de ignição  Z

    Moral da história:

    Para sistema convencional de ignição use cabos/rotor/velas que garantem uma média de 5 Kilohms de resistência para a faísca chegar nas velas.
    Para bobinas mais fortes um sistema que garante uns 10 Kilohms de resistência.
    Em competição as vezes se usam componentes de resistência ZERO para máxima faísca, mas é só para aquela competição depois troca o sistema por desgaste.

    http://cabosdeignicaoprl.blogspot.com.br/2010/07/cabos-de-ignicao.html

    http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=508&edid=44&topicid=2

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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por Jack Skill Qui 5 Fev - 8:11:15

    Mais uma aula do telecurso adpachec!
    Vlw ae adpachec!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por adpachec Qui 5 Fev - 9:08:34

    Jack Skill escreveu:Mais uma aula do telecurso adpachec!
    Vlw ae adpachec!

    Chorei de rir..........telecurso......

    Mas já ralei muito com bobina......aprendi com meu sofrimento.

    OKK

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    Mensagem por fastback Qui 5 Fev - 11:01:07

    Grande Apachec2000, ou seria melhor adpachec2500?! kkkkkkk

    Vale lembrar que as bobinas plásticas também não toleram variações no tempo de carga e que o controle do módulo de ignição sobre a faísca é quase insuficiente no módulo bosch, ainda que original. Daí a vantagem de se utilizar um módulo microprocessado como esse do sukys. Bobina do Mi e módulo original é como ligar um playstation 4 numa calculadora de mão.
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    Mensagem por adpachec Qui 5 Fev - 16:38:25

    O problema está aqui:

    Problema sério com modulo de ignição  ABAAAAo4MAH-29

    Olhando a onda (canto superior direito) pode se ver que ela tem um pico depois "despenca" e sobe devagar (em curva), é assim o sensor do opala, dispara de uma vez e se carrega devagar.
    E se olhar a marca de tempo (embaixo da onda) vai ver que o pico alto é antes do tempo e o pico baixo é de pois do tempo (1° marca t em baixo), ele só se acerta em 0 Volts (recarga e PMS pistão).

    Agora o Hall:

    Problema sério com modulo de ignição  ABAAAAo4MAH-31

    Ela é tipo "quadrada", sobe e desce rápido, mas fica um tempo maior em descarga (a parte reta em baixo da onda), e ele nunca fica abaixo de 0 Volts então se carrega mais rápido.

    O sistema do Opala dispara de uma vez e recarrega devagar, o sistema HALL mais modernos se carrega mais rápido e dispara por mais tempo e controlado.

    O sistema Sukys pelo que vi no site ele (depende do modelo) ajusta o ponto de ignição (corrigindo a falha do sistema indutivo), reduz a corrente no platinado e mantém uma corrente aceitável na bobina (protegendo o platinado sem queda de potência na bobina) e eleva a tensão (reduzindo a corrente) permitindo um disparo mais rápido (ou lento) sem queima da bobina por corrente elevada.

    Problema sério com modulo de ignição  Ie%20bp

    O IE-BP é um módulo de ignição com amplificador de corrente de alta capacidade que permite o uso de bobinas plásticas ou bobinas de alto desempenho em sistemas de ignição antigos, sem a necessidade do uso de resistores limitadores de corrente e com controle total sobre a bobina. Gerenciado por microprocessador, efetua o controle do tempo de carga da bobina de forma fixa e em qualquer rotação do motor (controle por duty cicle), totalmente independente do valor de dwell time gerado pelo distribuidor. O IE-BP possui indicador luminoso integrado para auxílio no ajuste de ponto, circuito eletrônico totalmente protegido contra água e vibração, e é compatível com motores de 4 ou 6 cilindros em três versões, para platinado, sensor Hall e sensor indutivo.

    Problema sério com modulo de ignição  Rci%20ac

    Ignição assistida que reúne a mesma funcionalidade do RCI (acima) mais amplificador de corrente com alta capacidade de chaveamento.
    Ideal para veículos antigos que fazem uso de platinado, eliminando o desgaste dos contatos do platinado e a consequente necessidade de reajustes, oferecendo uma melhora significativa tanto no desempenho quanto na economia de combustível.
    Circuito microprocessado com controle total sobre a bobina de ignição, elimina a ocorrência de contragolpes ao ligar a ignição e o sobre-aquecimento da bobina em caso de esquecimento da chave de ignição ligada, fatos comuns de ocorrer em simples amplificadores de corrente.
    Permite a utilização de bobinas de alto desempenho e possui led com multipla função, para auxílio, inclusive, no ajuste de ponto.

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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Qui 5 Fev - 21:39:33

    Mas iae acham q a melhora vale o preço pago? É significativa o suficiente a ponto de ser perceptível em desempenho e/ou consumo? Pelo q intendi com este módulo, aquele problema que levantamos no começo do tópico, sobre a bobina sobrecarregar o sistema e n funcionar corretamente seria resolvido com este módulo, estou certo? Bobinas plasticas funcionando em seu melhor desempenho sem afetar o sistema platinado ou transistorizado como um todo? O preço deste módulo alguém sabe? Procurei na internet e não achei para vender! E agora gostaria de colocar mais uma peça no quebra cabeça, aquelas velas bosch super 4, acham q vale a pena o investimento? Pela teoria ela vai ter um rendimento significativo na força em q a centelha será liberada pela vela, e no caso de um sistema que já tenha passado por "certas" melhorias como as q estamos conversando imagino que o resultado seja ainda mais empolgante? Estou certo?
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    Mensagem por Pedro Opala90 Sex 6 Fev - 5:10:19

    Instalei o modulo Sukys esta semana no meu 90 6 cil, não andei ainda, mas deu pra notar diferença na partida, marcha lenta e aceleração. Paguei 136,00 para sistema indutivo.
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    Mensagem por Jack Skill Sex 6 Fev - 9:02:02

    Pedro Opala90 escreveu:Instalei o modulo Sukys esta semana no meu 90 6 cil, não andei ainda, mas deu pra notar diferença na partida, marcha lenta e aceleração. Paguei 136,00 para sistema indutivo.

    Pedro, posta ai pra nós o resultado dps que você usar o carro!
    Fiquei muito interessado por esse módulo, o meu opala está com Mi e módulo bosch...uma ligação estranha, sei lá, preciso estudar mais...

    Vou acompanhar o tópico pra ver se me ajudar a decidir pela compra desse modulo sukys ou não.
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por adpachec Sex 6 Fev - 12:02:56

    Eu vi o site, e depois quase bati a cabeça na parede pela minha "burrice".  Problema sério com modulo de ignição  787251
    O sistema é um capacitor e um elevador de tensão para elevar a tensão e abaixar a corrente.
    A descarga é feita pelo capacitor que acumula energia e descarrega com "força".
    Mesmo princípio do Flash da máquina fotográfica.

    O Flash com capacitor (C) e lâmpada (F).

    Problema sério com modulo de ignição  Espocar-de-um-flash-fotografico

    O mesmo princípio das bombas "PEM" (pulso eletromagnético), que destrói equipamentos eletrônicos.

    Problema sério com modulo de ignição  590px-Flux_compression_generator_2

    Aqui um experimento:

    Problema sério com modulo de ignição  64988

    A chave liga e desliga faz a função do sensor do distribuidor.
    Quando desliga a chave o capacitor descarrega:

    Problema sério com modulo de ignição  28240

    http://www.centelhas.com.br/5163/


    O mesmo princípio do SUKYS:

    http://www.sukys.com.br/teoria/teo022.html

    O diagrama da SUKYS:

    Problema sério com modulo de ignição  Esqcdi

    Aqui a ignição,o capacitor (C) descarrega na bobina quando o SCR (que faz o papel do sensor HALL) corta a tensão no polo negativo, a energia acumulada no capacitor dispara para a bobina.

    Problema sério com modulo de ignição  Art0075_09

    O interessante aqui é que não é a força e sim a velocidade, no sistema antigo necessita de corrente (amperes elevado) para gerar uma faísca forte, aqui se usa menos corrente (A) pela elevação da tensão (300 a 400 Volts) e a força está na velocidade de descarga do capacitor que é muito rápida.

    Gostei, vou pedir um SUKYS no aniversário.

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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 6 Fev - 19:52:17

    Caramba,que aula em adpachec Problema sério com modulo de ignição  122938 vai ajudar muita gente OKK


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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por CruzOpala Sex 6 Fev - 21:08:46

    Pedro, dpois nos diga como ficou, pode me dizer quanto pagou e onde comprou? Espero que na internet, estou pensando em comprar também, pois resolvi aquele meu problema inicial com um pré-resistor mas a partida se tornou pesada, e desconfio que seja por isso, uma vez q já refiz o arranque todo e testei fora do carro e estava perfeito!
    Adpachec e sobre as velas bosch super 4 que sitei, sabe algo do tipo? Acha q vale a pena o investimento? Pelo que andei lendo me parece uma boa, mas alguém ae já usou?
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    Mensagem por adpachec Sáb 7 Fev - 8:22:42

    Retirei e um site americano, diz que a Super Bosch 4 é melhor para encaixes onde a vela fica acima do pistão, os opalas é do lado.

    "velas de ignição são destinados para as câmaras de combustão onde a vela está centrada acima do pistão e é cercado por válvulas ."

    http://www.bimmerforums.com/forum/showthread.php?608126-bosch-super-plugs

    Ou vai ficar assim:

    Problema sério com modulo de ignição  Picture278

    OKK
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    Mensagem por hunzeker Sáb 7 Fev - 15:20:16

    estou com problemas de esquentar demais a bobina e a cx de iginição, vou mudar gap das velas de 0,8 para 1,0 como disse o adpachec...
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    Mensagem por Pedro Opala90 Dom 8 Fev - 5:50:54

    CruzOpala escreveu:Pedro, dpois nos diga como ficou, pode me dizer quanto pagou e onde comprou? Espero que na internet, estou pensando em comprar também, pois resolvi aquele meu problema inicial com um pré-resistor mas a partida se tornou pesada, e desconfio que seja por isso, uma vez q já refiz o arranque todo e testei fora do carro e estava perfeito!
    Adpachec e sobre as velas bosch super 4 que sitei, sabe algo do tipo? Acha q vale a pena o investimento? Pelo que andei lendo me parece uma boa, mas alguém ae já usou?

    A partida pesada pode ser o ponto do distribuidor muito adiantado.
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    Mensagem por fastback Seg 9 Fev - 13:10:20

    Pedro Opala90 escreveu:Instalei o modulo Sukys esta semana no meu 90 6 cil, não andei ainda, mas deu pra notar diferença na partida, marcha lenta e aceleração. Paguei 136,00 para sistema indutivo.

    Pedro, no meu 4 cilindros a diferença foi notória. Meu carro tem uma partida melhor e mais fôlego na aceleração ou retomada. É lógico que não é nenhum carro turbo, mas melhoraram as respostas.
    O IE-BP funciona com bobinas asfálticas que nem a do Opala ou plásticas, como a do Mi, sendo recomendado principalmente para bobinas plásticas.
    E, repasso a recomendação do Sukys, utilizar a bobina do Tempra 8v. Segundo o Sukys ela é melhor construída e custa mais barato que a do Mi. Entretanto em hipótese nenhuma deve ser usada com o módulo original do Opala, porque ela não suporta essas variações do tempo de carga do sistema original do Opala. Paguei R$ 65,00 nela original Magnetti Marelli (comprada na distribuidora Fiat) contra R$ 100,00 da bobina do Mi (original Bosch) comprada numa auto peças da cidade.
    Para usar basta aterrar uma dessas saídas de alta voltagem na carroceria do carro e ligar os polos positivo e negativo normalmente, substituindo a bobina antiga, depois posto foto de como fiz.

    Para quem se interessa pelo modulo do Sukys, basta entrar em contato com ele: contato@sukys.com.br Podem dizer que o Diego de Cuiabá quem indicou. O valor atual é de R$ R$ 135,00 + frete e parece que em breve haverá reajuste

    Bobina do Tempra http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-624684090-bobina-de-ignico-magneti-marelli-780002010-unopalio1015-_JM
    Código magnetti Marelli: 0780002010
    Código Bosch: F000 ZS0 103
    Aplicação:
    FIAT: Elba 1.5 SPI - Gasolina / álcool 06/92>10/96, FIAT: Elba 1.6 SPI - Gasolina 06/92>10/96, FIAT: Fiorino 1.0 SPI - Gasolina 01/94>11/95, FIAT: Fiorino 1.3 8V MPI - Gasolina 02/03>12/06, FIAT: Fiorino 1.5 MPI - Gasolina / Alcool 09/97>12/04, FIAT: Fiorino 1.5 SPI - Gasolina / álcool 11/94>09/96, FIAT: Fiorino Pick-Up 1.0 CARB - Gasolina 94>95, FIAT: Fiorino Pick-up 1.0 SPI - Gasolina 01/94>11/95, FIAT: Fiorino Pick-up 1.5 MPI - Gasolina / Alcool 09/97>12/04, FIAT: Fiorino Pick-up 1.5 SPI - Gasolina / álcool 11/94>09/96, FIAT: Fiorino Pick-up 1.6 SPI - Gasolina 12/93>12/94, FIAT: Palio 1.0 8V MPI - álcool 03/99>05/01, FIAT: Palio 1.0 8V MPI - Gasolina 06/96>10/03, FIAT: Palio 1.3 8V MPI - Gasolina / Flex 09/02>05/05, FIAT: Palio 1.5 8V MPI - Gasolina / Alcool 04/96>02/04, FIAT: Palio 1.6 8V MPI - Gasolina 08/97>12/01, FIAT: Palio 1.6 8V SPI - Gasolina 08/97>12/01, FIAT: Palio 6 Marchas 1.0 8V MPI - álcool 03/99>05/01, FIAT: Palio 6 Marchas 1.0 8V MPI - Gasolina 06/96>10/03, FIAT: Palio Fire 1.0 8V MPI - álcool 03/99>05/01, FIAT: Palio Fire 1.0 8V MPI - Gasolina 06/96>10/03, FIAT: Palio Weekend 1.3 8V MPI - Gasolina/ Flex 09/02>05/05, FIAT: Palio Weekend 1.5 8V MPI - Gasolina / Alcool 04/96>02/04, FIAT: Palio Weekend 1.6 8V MPI - Gasolina 08/97>12/01, FIAT: Palio Weekend 1.6 8V SPI - Gasolina 08/97>12/01, FIAT: Prêmio 1.5 SPI - Gasolina / álcool 06/92>09/94, FIAT: Prêmio 1.6 SPI - Gasolina 10/93>10/94, FIAT: Siena 1.0 8V MPI - Gasolina 01/99>02/04, FIAT: Siena 1.3 8V MPI - Gasolina / Flex 09/02>02/04, FIAT: Siena 1.5 8V MPI álcool 08/98>02/04, FIAT: Siena 1.6 8V MPI - Gasolina 03/99>03/00, FIAT: Siena 1.6 8V SPI - Gasolina 03/99>03/00, FIAT: Siena 6 Marchas 1.0 8V MPI - Gasolina 01/99>02/04, FIAT: Strada 1.3 MPI 8V - Gasolina 09/02>05/05, FIAT: Strada 1.5 MPI 8V - Gasolina / Alcool 10/98>02/04, FIAT: Strada 1.6 MPI 8V - Gasolina 11/98>12/00, FIAT: Tempra 2.0 MPI 16V - Gasolina 09/94>12/98, FIAT: Tempra 2.0 SPI 8V - Gasolina / Alcool 05/94>12/98, FIAT: Uno 1.5 SPI - Gasolina / Alcool 03/92>01/96, FIAT: Uno Furgoneta 1.3 MPI 8V - Gasolina 01/04>12/06, FIAT: Uno Furgoneta 1.5 MPI 8V - Gasolina / Alcool 04/97>12/04, FIAT: Uno Mille 1.0 MPI - Gasolina / Alcool 09/98>01/06, FIAT: Uno Mille 1.0 SPI - Gasolina 07/95>06/01, FIAT: Uno Mille Eletronic 1.0 - Gasolina 05/93>11/95
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    Mensagem por Pedro Opala90 Ter 10 Fev - 17:43:45

    Jack Skill escreveu:
    Pedro Opala90 escreveu:Instalei o modulo Sukys esta semana no meu 90 6 cil, não andei ainda, mas deu pra notar diferença na partida, marcha lenta e aceleração. Paguei 136,00 para sistema indutivo.

    Pedro, posta ai pra nós o resultado dps que você usar o carro!
    Fiquei muito interessado por esse módulo, o meu opala está com Mi e módulo bosch...uma ligação estranha, sei lá, preciso estudar mais...

    Vou acompanhar o tópico pra ver se me ajudar a decidir pela compra desse modulo sukys ou não.

    Jack,
    andei com o opala sábado, o ponto de ignição ficou muito adiantado, dando pre ignição. Atrasei o máximo que deu, andei
    novamente no domingo a tarde, não deu mais pre ignição, porem o motor não rende, ficou amarrado.
    Conferi o ponto com pistola ontem a noite, continuava tao adiantado que saia da chapinha da marcação.
    Entrei em contato com o fabricante, me disse que os fios do distribuidor estavam invertidos. Embora eu soubesse que a ligação estava correta, hoje inverti os fios e dei partida.
    O motor deu algumas voltas e um estouro forte.
    Coloquei novamente a bobina e sistema original, agora o motor não pega mais, embora tenha faísca na bobina.
    Tomara que tenha queimado o distribuidor, e nao algum problema no motor, tem 100km.
    Amanha vou chamar um mecânico e ver se descobrimos o que aconteceu e fazer funcionar com o sistema original.
    Depois que funcionar vou largar a marreta na nova ignição.

    NAO RECOMENDO
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    Mensagem por Jack Skill Ter 10 Fev - 18:26:25

    affraid
    Caaara, que disgraça!!! Puts...será que não tem nada haver com cabos/fios resistivos ou algo do tipo?
    Bem não tenho nem idéia doque pode ter acontecido, só sei que te lascaram com esse negócio de "inverter os fios"...
    Pow eu sinto mto de não ter dado certo Pedro, mas peço que não deixe de postar o final dessa história pra gente poder acompanhar...por hora vou abortar a compra desse módulo...
    Obrigado pelo feedback ae!
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    Mensagem por fastback Qua 11 Fev - 6:39:06

    Pedro Opala90 escreveu:
    Jack,
    andei com o opala sábado, o ponto de ignição ficou muito adiantado, dando pre ignição. Atrasei o máximo que deu, andei
    novamente no domingo a tarde, não deu mais pre ignição, porem o motor não rende, ficou amarrado.
    Conferi o ponto com pistola ontem a noite, continuava tao adiantado que saia da chapinha da marcação.
    Entrei em contato com o fabricante, me disse que os fios do distribuidor estavam invertidos. Embora eu soubesse que a ligação estava correta, hoje inverti os fios e dei partida.
    O motor deu algumas voltas e um estouro forte.
    Coloquei novamente a bobina e sistema original, agora o motor não pega mais, embora tenha faísca na bobina.
    Tomara que tenha queimado o distribuidor, e nao algum problema no motor, tem 100km.
    Amanha vou chamar um mecânico e ver se descobrimos o que aconteceu e fazer funcionar com o sistema original.
    Depois que funcionar vou largar a marreta na nova ignição.

    NAO RECOMENDO

    Pedro, você passou um 12v direto pra bobina e pro módulo ao invés de usar a fiação original do carro? E a bobina? Com o IE-BP você está usando qual bobina? A do Mi?
    O meu, não sei porque cargas d'agua, não está funcionando de jeito nenhum com a bobina do Mi. Qualquer outra bobina, inclusive a asfáltica, funciona perfeitamente, tanto com o módulo original quanto com o IE-BP. Tanto é que hoje uso a bobina dupla do Tempra/Palio/Strada.

    Não descarto problemas com a IE-BP, mas também é de se considerar algum problema no distribuidor ou aterramento. scratch Pois, já instalei 3 módulos desses, um inclusive com uma fiação só pra ele e pro motor, porque a fiação do carro está um lixo, e todos funcionaram.

    Quando meu carro começou a dar problemas em não funcionar com a bobina do Mi, quase fiquei louco, e até hoje não sei qual é o problema. Pois, do nada ele começou a não dar mais faísca. Nem com o IE-BP, nem com o modulo original. Troquei bobina várias vezes, cabo, e nada.

    Deixei um tempo "de lado", irritado com a situação e logo depois tentei novamente. Chamei um eletrecista e o cara trouxe um módulo Bosch paralelo que funcionou. Enviei a IE-BP pro Sukys e ele não encontrou nenhum problema. Quando voltou, liguei tudo e funcionou perfeitamente.
    Às vezes pode ser algum problema intermitente... Sei lá. Muito estranho!
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    Problema sério com modulo de ignição  Empty Re: Problema sério com modulo de ignição

    Mensagem por fastback Qua 11 Fev - 6:50:08


    Esse é o meu carro depois da injeção, do módulo do Sukys e da bobina do Tempra. Ele ficou a noite toda no sereno e essa é a primeira partida do dia. Tá falhando um pouco, pois ainda não dei acerto no carro, na verdade quase não andei nele ainda. Mas, uma partida como essa EU NUNCA tive ou nunca ví nos Opalas que conheço. Bateu e pegou mais fácil que o Palio da minha esposa.
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    Mensagem por CruzOpala Qua 11 Fev - 9:57:49

    Puts...então a galera teve problemas com este módulo, estava quase comprando já, alguém fez as ligações? Sabem me dizer quais são as mudanças na parte elétrica? Quantos conectores..etc.
    Sobre sua partida Fastback, já consegui deixar a caminhonete do meu pai bem nessa linha, dava inveja em qlqr carro 0km injeção no quesito partida, mas ficava falhando enquanto funcionava, para ter um bom funcionamento tive q "sacrificar" a partida perfeita...n estou dizendo q n seja, mas tem certeza q é o módulo, dpois de ajustar perfeitamente o seu nos diga se a partida continua tão magnifica assim blz?!
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    Mensagem por adpachec Qua 11 Fev - 20:19:36

    Não vou entrar na discussão, um parece vendedor e outro consumidor insatisfeito (desculpem a comparação).

    Alguém LEU no manual que o sistema SUKYS possui um "Duty Cycle" (ciclo de trabalho) 15 a 20 vezes mais rápido que o normal?
    Uma bobina de ignição funciona com energia alternada, por isto o platinado e módulo de ignição, ele "liga e desliga" a energia da bateria (que é continua) para que ela se "pareça" com a alternada para a bobina funcionar.
    Mas isto tem que ter um "ciclo" e cada ciclo é diferente para cada bobina.
    Quando o ciclo é muito rápido na bobina vai parecer que ela está ligada constantemente (sem o "liga e desliga" necessário para a bobina funcionar).
    A bobina MI possui uma recarga lenta (Duty Cycle baixo), então vai parecer que ela está ligada direto e não funciona.
    A do Tempra por possuir um tempo de Duty Cycle melhor "casa" melhor com o SUKYS.
    Isto por causa das duas saídas conjugadas.
    No opala do amigo o Duty Cycle era tão rápido que o ponto se adiantava.....a faísca disparava mais cedo.

    O problema aqui não é o produto,é o CASAMENTO das peças, é isto é OBRIGAÇÃO do FABRICANTE fornecer os dados.

    Como sou "fução" fui atrás:

    O que o Sukyz diz:

    "Projetei o sinal de entrada da CDI de forma a possibilitar seu uso junto a qualquer tipo de ignição. Basta intercalar a CDI entre o módulo original (ou mesmo platinado) e a bobina de ignição.
    Por encomenda posso fornecer a CDI para ser acionada diretamente por sensor Hall, sem uso do módulo original, só que aí a CDI perde a "universalidade" e só poderá ser reutilizada em outro motor que também faça uso de Hall no distribuidor. "

    "Como não tenho a menor intenção de empurrar venda pela barriga, fica um comentário:
    Motores injetados possuem sistema de ignição mais evoluído, que dão conta do recado quando o motor é original. Uso de CDI pode até trazer alguma vantagem, mas isso é coisa pra ser analisada caso a caso.
    Já nas situações em que existe alguma alteração do motor, seja em termos de preparação ou em mudança de combustível, o sistema de ignição original pode se tornar insuficiente, aí sim o uso de CDI se torna altamente interessante."

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-28791.html

    A questão é ter mais informações do produto.
    também fiquei insatisfeito.........pela falta de informação mais precisa no site do fabricante........também dei mancada em não ver isto..........

    http://www.sukys.com.br/teoria/teo022.html

    http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html

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