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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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Freio/pisca 75/79
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº1
Freio/pisca 75/79
olá galera não sei se todos são assim mas meu pisca que funciona o pisca(luz)e a luz do freio, quando eu dou a seta ela começa a piscar mas se eu pisar no freio ela para e fica "freada" ou seja ela fica acesa sem piscar com a seta ainda ligada ai eu queria saber se alguem já mudou isso ou seja quando der a seta a puz ficar piscando mesmo que acione o freio.
cabesanto77- Opaleiro
- Número de Mensagens : 611
Localização : Campinas - SP
Modelo do carro : Opala SS 1979
Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
Data de inscrição : 22/01/2014
- Mensagem nº2
Re: Freio/pisca 75/79
edimmota escreveu:olá galera não sei se todos são assim mas meu pisca que funciona o pisca(luz)e a luz do freio, quando eu dou a seta ela começa a piscar mas se eu pisar no freio ela para e fica "freada" ou seja ela fica acesa sem piscar com a seta ainda ligada ai eu queria saber se alguem já mudou isso ou seja quando der a seta a puz ficar piscando mesmo que acione o freio.
É assim mesmo, original.....
a mesma lampada da seta é do freio ....
mas que má lhe pergunte porque quer mudar isso ???
amedeiros- Opaleiro
- Número de Mensagens : 146
Idade : 67
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Modelo do carro : COMODORO COUPE 1977
Cilindros : 4
Data de inscrição : 18/07/2011
- Mensagem nº3
Re: Freio/pisca 75/79
O normal é quando se pisa no freio o lado da seta ligada continua piscando e o outro fica aceso.
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº4
Re: Freio/pisca 75/79
cabesanto77 escreveu:edimmota escreveu:olá galera não sei se todos são assim mas meu pisca que funciona o pisca(luz)e a luz do freio, quando eu dou a seta ela começa a piscar mas se eu pisar no freio ela para e fica "freada" ou seja ela fica acesa sem piscar com a seta ainda ligada ai eu queria saber se alguem já mudou isso ou seja quando der a seta a puz ficar piscando mesmo que acione o freio.
É assim mesmo, original.....
a mesma lampada da seta é do freio ....
mas que má lhe pergunte porque quer mudar isso ???
amedeiros escreveu:O normal é quando se pisa no freio o lado da seta ligada continua piscando e o outro fica aceso.
eu entendo que é o original assim porem fico com medo pq meu nao fica piscando ele acende os 2 como freio ai tipo se eu vou entrar em uma rua ele para de piscar entende?!! ai fico com medo de quem vem atras nao tenha visto antes
hunzeker- Opaleiro
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- Mensagem nº5
Re: Freio/pisca 75/79
mas o lado que voce vai virar: deve continuar piscando; e o outro lado: luz de freio ligada.
alguem sabe como isso funciona?
alguem sabe como isso funciona?
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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Modelo do carro : Opala de luxo 4p
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- Mensagem nº6
Re: Freio/pisca 75/79
hunzeker escreveu:mas o lado que voce vai virar: deve continuar piscando; e o outro lado: luz de freio ligada.
alguem sabe como isso funciona?
pois é mas o meu não faz isso queria saber se alguem sabe o que pode ser e como concertar
Sossa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1255
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- Mensagem nº7
Re: Freio/pisca 75/79
edimmota escreveu:hunzeker escreveu:mas o lado que voce vai virar: deve continuar piscando; e o outro lado: luz de freio ligada.
alguem sabe como isso funciona?
pois é mas o meu não faz isso queria saber se alguem sabe o que pode ser e como concertar
Caro amigo, oque comanda tudo em relação a freio e pisca é a chave de seta!
Veja quantos fios é a sua e compre outra igual!
O meu é 78 e também troquei pois no meu caso não tinha o contato para a buzina..
Aqui alguma que correspondem ao ano do seu carro..
http://www.supimpa.com.br/pecas/plaincart/index.php?c=12&p=12008&page=1
http://www.guedesemiranda.com.br/chave-de-seta-opala%2f-caravan-1969%2f1977/4729/43/2200/&cm1=21&m=QS&qsf=0&qs=chave+de+seta
http://www.jrautolatas.com.br/produto/2450/mecanica/chaves-seta-limp-farol-boias/chave-seta-opala-69-ate-77/
Abraçoss
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
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Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº8
Re: Freio/pisca 75/79
obrigado Sossa22
edimmota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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Modelo do carro : Opala de luxo 4p
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Data de inscrição : 14/04/2013
- Mensagem nº9
Re: Freio/pisca 75/79
Sossa22 escreveu:edimmota escreveu:
pois é mas o meu não faz isso queria saber se alguem sabe o que pode ser e como concertar
Caro amigo, oque comanda tudo em relação a freio e pisca é a chave de seta!
Veja quantos fios é a sua e compre outra igual!
O meu é 78 e também troquei pois no meu caso não tinha o contato para a buzina..
Aqui alguma que correspondem ao ano do seu carro..
http://www.supimpa.com.br/pecas/plaincart/index.php?c=12&p=12008&page=1
http://www.guedesemiranda.com.br/chave-de-seta-opala%2f-caravan-1969%2f1977/4729/43/2200/&cm1=21&m=QS&qsf=0&qs=chave+de+seta
http://www.jrautolatas.com.br/produto/2450/mecanica/chaves-seta-limp-farol-boias/chave-seta-opala-69-ate-77/
Abraçoss
o meu é igual e ta certinho chicote é original ainda tudo em ordem só que ele não fica piscando quando piso no freio, realmente não sei o que é que tem...
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
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Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
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- Mensagem nº10
Re: Freio/pisca 75/79
Falae edimmota! blz?
O meu fica piscando qndo piso no freio, quando vi esse tópico fui lá testar...
Como já estou mexendo na fiação mesmo vou tentar descobrir qual é o segredo lá e se conseguir te falo.
Porém creio que oq o Sossa22 disse faz todo sentido, pra isso funcionar a chave que faz a seta piscar teria que ser ligada depois do interruptor do freio, pra dai a seta ser prioridade e quando vc freia continuar piscando, derrepente seu carro tá todo original porém inverteram esse caminho...
O meu fica piscando qndo piso no freio, quando vi esse tópico fui lá testar...
Como já estou mexendo na fiação mesmo vou tentar descobrir qual é o segredo lá e se conseguir te falo.
Porém creio que oq o Sossa22 disse faz todo sentido, pra isso funcionar a chave que faz a seta piscar teria que ser ligada depois do interruptor do freio, pra dai a seta ser prioridade e quando vc freia continuar piscando, derrepente seu carro tá todo original porém inverteram esse caminho...
Sossa- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1255
Idade : 37
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014
- Mensagem nº11
Re: Freio/pisca 75/79
Os 7 fios da chave de seta se não me engano são:
1 - Pisca DE
2 - Pisca DD
3 - Pisca TE
4 - Pisca TD
5 - Rele pisca
6 - Freio
7 - Buzina
Não estão em ordem só para lembrar, portanto oque comanda a intermitência de quando se tem o pisca ligado e se pisa no freio é a chave de seta..
Teste tudo separado, liga os piscas pra esquerda, depois pra direita, pise no freio, se tudo esta ok, a ligação dos fios esta certa.. portanto a unica peça restante que não desativa o lado do freio que o pisca foi ligado é a chave de seta... é original eu sei.. a do meu também era.. mas troquei pra tudo funcionar...
A proposito, achei meio salgado o preço mas diz que vem com o rolamento incluso..
Espero ter ajudado..
Abraçoss
1 - Pisca DE
2 - Pisca DD
3 - Pisca TE
4 - Pisca TD
5 - Rele pisca
6 - Freio
7 - Buzina
Não estão em ordem só para lembrar, portanto oque comanda a intermitência de quando se tem o pisca ligado e se pisa no freio é a chave de seta..
Teste tudo separado, liga os piscas pra esquerda, depois pra direita, pise no freio, se tudo esta ok, a ligação dos fios esta certa.. portanto a unica peça restante que não desativa o lado do freio que o pisca foi ligado é a chave de seta... é original eu sei.. a do meu também era.. mas troquei pra tudo funcionar...
A proposito, achei meio salgado o preço mas diz que vem com o rolamento incluso..
Espero ter ajudado..
Abraçoss
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
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Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
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Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº12
Re: Freio/pisca 75/79
O normal para os Opalas até 84 ou 85 se não me engano é o pisca e a seta funcionarem com a mesma lâmpada, acho que até 79 é uma chave de seta diferente por se tratar de uma única lâmpada, mas o princípio é o mesmo.
O ideal é que ao dar seta e pisar no freio a lâmpada que vai piscar SOMENTE PISQUE e não fique estática junto com a do outro lado...
Provavelmente trocaram a chave de seta do teu carro edimmota por uma do moderno (que tem seta e freio separados) ou fizeram alguma adaptação. Tive uma D10 que era pra ser assim, mas ao invés de apagar a lanterna pra ficar piscando, tinha uma outra lampada adaptada dentro da lanterna (um serviço bem estranho e que dava esse efeito de nao aparecer o "pisca pisca" da seta, pois apesar de ela estar piscando lá dentro, a lampada de freio acesa junto ofuscava o piscar da seta)
Meu carro mesmo tem duas lâmpadas para freio e seta, mas ainda é da lanterna vermelha e deveria funcionar desse jeito aí, mas já instalaram uma chave de seta moderna nele (provavelmente porque a original é cara ou dificil de achar) e acabei tendo uma lampada só pra freio e outra só pra pisca.
Um amigo está bolando um esqueminha pra desfazer isso sem trocar a chave de seta, assim daria pra usar a chave de seta do moderno sem se preocupar.
Verifique se não há duas lampadas dentro da mesma lanterna igual era na minha D10, ou então pode ser que a chave de seta esteja trocada...
O ideal é que ao dar seta e pisar no freio a lâmpada que vai piscar SOMENTE PISQUE e não fique estática junto com a do outro lado...
Provavelmente trocaram a chave de seta do teu carro edimmota por uma do moderno (que tem seta e freio separados) ou fizeram alguma adaptação. Tive uma D10 que era pra ser assim, mas ao invés de apagar a lanterna pra ficar piscando, tinha uma outra lampada adaptada dentro da lanterna (um serviço bem estranho e que dava esse efeito de nao aparecer o "pisca pisca" da seta, pois apesar de ela estar piscando lá dentro, a lampada de freio acesa junto ofuscava o piscar da seta)
Meu carro mesmo tem duas lâmpadas para freio e seta, mas ainda é da lanterna vermelha e deveria funcionar desse jeito aí, mas já instalaram uma chave de seta moderna nele (provavelmente porque a original é cara ou dificil de achar) e acabei tendo uma lampada só pra freio e outra só pra pisca.
Um amigo está bolando um esqueminha pra desfazer isso sem trocar a chave de seta, assim daria pra usar a chave de seta do moderno sem se preocupar.
Verifique se não há duas lampadas dentro da mesma lanterna igual era na minha D10, ou então pode ser que a chave de seta esteja trocada...
teteubp- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Freio/pisca 75/79
sossa22 é exatamente isso meu velho!
mas no meu oque faz o serviço de piscar a seta mesmo com o freio estando acionado é o relé!
ele manda corrente sequencial para a lampada quando acionado!
e quando o freio esta acionado ele faz o corte de corrente sequencial..
mas no meu oque faz o serviço de piscar a seta mesmo com o freio estando acionado é o relé!
ele manda corrente sequencial para a lampada quando acionado!
e quando o freio esta acionado ele faz o corte de corrente sequencial..
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Freio/pisca 75/79
teteubp escreveu:sossa22 é exatamente isso meu velho!
mas no meu oque faz o serviço de piscar a seta mesmo com o freio estando acionado é o relé!
ele manda corrente sequencial para a lampada quando acionado!
e quando o freio esta acionado ele faz o corte de corrente sequencial..
Certeza que oque faz pisca a seta é o relé teteubp!
Porém no meu que é 78 e tem um fio a mais, o do relé do alerta já que o botão fica na coluna de direção, o resto dos fios é igual da chave de seta do 77 pra baixo, funciona como descrevi antes...
Ex. liguei o pisca para a direita, aciona o rele e piscara as lampadas da direita, estando o pisca ligado quando piso no freio a lampada esquerda traseira fica acionada e a direita piscando, quando a chave de seta volta a posição neutro, desliga o rele e as lampadas e se caso acionar o freio, ligará as duas lampadas traseiras.. idem para o outro lado..
Eu mesmo troquei a chave de seta do meu, testei tudinho para testar o funcionamento, pois não funcionava os piscas quando peguei o carro e posso afirmar que oque comanda tudo é a chave de seta, o rele esta ligado somente para fazer as lampadas piscarem
Abraçoss
fastback- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Freio/pisca 75/79
Sossa22 escreveu:
Certeza que oque faz pisca a seta é o relé teteubp!
Porém no meu que é 78 e tem um fio a mais, o do relé do alerta já que o botão fica na coluna de direção, o resto dos fios é igual da chave de seta do 77 pra baixo, funciona como descrevi antes...
Ex. liguei o pisca para a direita, aciona o rele e piscara as lampadas da direita, estando o pisca ligado quando piso no freio a lampada esquerda traseira fica acionada e a direita piscando, quando a chave de seta volta a posição neutro, desliga o rele e as lampadas e se caso acionar o freio, ligará as duas lampadas traseiras.. idem para o outro lado..
Eu mesmo troquei a chave de seta do meu, testei tudinho para testar o funcionamento, pois não funcionava os piscas quando peguei o carro e posso afirmar que oque comanda tudo é a chave de seta, o rele esta ligado somente para fazer as lampadas piscarem
Abraçoss
se eu não me engano a energia sai do relê para a chave de seta... Sendo assim, quando a energia chega na chave de seta, ela já "está piscando", a chave de seta é só quem vai definir pra onde vai essa piscada, se é pra seta esquerda ou direita...
Falando em relê, ele poderia ter colado o contato fazendo com que não pisque mais. Acontece isso de vez em quando no carro da minha esposa e o pisca acaba ficando aceso inerte, sem piscar.
Se lembro bem o rele de pisca é um de 3 pinos que fica próximo à coluna de direção.
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Freio/pisca 75/79
Correto fastback!
A energia entra na chave de seta pelo fio do relê do pisca e também pelo fio do interruptor do freio e é ela que comanda oque acionar quando se da pisca ou se freia
Abraçoss
A energia entra na chave de seta pelo fio do relê do pisca e também pelo fio do interruptor do freio e é ela que comanda oque acionar quando se da pisca ou se freia
Abraçoss
CARAVANSS- Opaleiro
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Caravan SS4 1980
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- Mensagem nº17
Re: Freio/pisca 75/79
Boa tarde... MInha dúvida é a seguinte... Já entendi que o que comanda tudo é a chave de seta... Beleza, só que na minha Caravan eu puxei os fios do freio e lanternas novos até a traseira... Funcionou tudo certo, agora só falta o pisca... Acontece que eu puxei um fio somente para os freios, e outro fio para as lanternas... E lá atrás o fio único faz a ligação para as quatro lâmpadas, no caso eu tenho quatro vermelhas, sem luz de ré... A minha dúvida é como vai ficar a fiação até a traseira, eu vou ter que puxar outros fios para piscas? Onde eu mexo para acertar isso? Porque pela lógica no momento que mandar piscar vai piscar tudo... Porque é um fio só... Os chicotes originais dela eliminei todos pois deu curto e derreteu tudo... Só a seta eu mantive original pois alí não derreteu...
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Freio/pisca 75/79
CARAVANSS escreveu:Boa tarde... MInha dúvida é a seguinte... Já entendi que o que comanda tudo é a chave de seta... Beleza, só que na minha Caravan eu puxei os fios do freio e lanternas novos até a traseira... Funcionou tudo certo, agora só falta o pisca... Acontece que eu puxei um fio somente para os freios, e outro fio para as lanternas... E lá atrás o fio único faz a ligação para as quatro lâmpadas, no caso eu tenho quatro vermelhas, sem luz de ré... A minha dúvida é como vai ficar a fiação até a traseira, eu vou ter que puxar outros fios para piscas? Onde eu mexo para acertar isso? Porque pela lógica no momento que mandar piscar vai piscar tudo... Porque é um fio só... Os chicotes originais dela eliminei todos pois deu curto e derreteu tudo... Só a seta eu mantive original pois alí não derreteu...
Dae CaravanSS
Como cada lado usa o mesmo fio pra pisca e freio, tem que puxar um fio para lado esquerdo e outro para lado direito, assim quando pisar no freio os dois lados acenderam, mas quando ligar o pisca apenas o lado correspondente irá acender...
A fiação ficará assim...
Fio pisca/freio esquerdo
Fio pisca/freio direito
Iluminação lanternas/luz de placa
Luz de ré
Espero tem ajudado
Abraçoss
Dersa- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala cupê 1997 - em reforma
Fiat Strada 08
Cilindros : 4 cilindros a gasolina
Fire Flex 1.4 (modificado)
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- Mensagem nº19
Re: Freio/pisca 75/79
Alguém sabe os esquemas da chave de seta? qual fio faz cada função?
1 - Pisca DE
2 - Pisca DD
3 - Pisca TE
4 - Pisca TD
5 - Rele pisca
6 - Freio
7 - Buzina
São 7 fios e 7 funções, mas qual fio é qual? como testar a função de cada fio?
1 - Pisca DE
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Sossa- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014
- Mensagem nº20
Re: Freio/pisca 75/79
Dersa escreveu:Alguém sabe os esquemas da chave de seta? qual fio faz cada função?
1 - Pisca DE
2 - Pisca DD
3 - Pisca TE
4 - Pisca TD
5 - Rele pisca
6 - Freio
7 - Buzina
São 7 fios e 7 funções, mas qual fio é qual? como testar a função de cada fio?
Dae Dersa...
Com um multímetro usando a função continuidade da pra identificar sim os fios... Vamos la..
Tem um pino de cobre na parte que fica voltada para o volante, este pino faz contato com o came da buzina, o fio que der contato ali é o da buzina..
A chave de seta na posição desligada, 3 fios darão contato, Interruptor do freio, Pisca TD e TE, após achar este 3 fios, mova a chave para o lado direito por exemplo, o fio do freio e pisca TE continuarão darão contato, faça o mesmo teste movendo a chave de seta para a esquerda e veja se o fio do freio fica dando com o pisca TD, o fio que nos dois casos deu contato é o FREIO, vc identificara mais 3 fios, FREIO, PISCA TD e PISCA TE
Temos 4 fios identicados, Buzina, Freio, Pisca TE e TD...
Como sabemos os lados dos piscas, ficará mais fácil identificar os dianteiros e o fio do rele...
Movendo a chave tanto para esquerda como direita 3 fios darão contato, rele e piscas ou esquerda ou direita, o fio que ficar acionado para os dois lados é o rele, como sabemos os fios que vão para parte traseira, o que sobrar para o lado direito é o Pisca DD, para o lado esquerda é o Pisca DE..
Acho que por ai não tem erro..
Abraçoss
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
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Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº21
Re: Freio/pisca 75/79
O meu não funciona o alerta quando piso no freio.
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: Freio/pisca 75/79
Glaucio Missioneiro escreveu:O meu não funciona o alerta quando piso no freio.
O seu o alerta é na coluna Glaucio, ou foi posto aquele botão de puxar embaixo do painel..
Se for na coluna, que aciona junto com a chave de seta, pode ter dado problema na chave de seta, mas pra te falar a verdade nunca testei no meu se funcionava o alerta quando piso no freio... rsrsrsr
Abraçoss
Dersa- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Freio/pisca 75/79
Sossa22 escreveu:Dersa escreveu:Alguém sabe os esquemas da chave de seta? qual fio faz cada função?
1 - Pisca DE
2 - Pisca DD
3 - Pisca TE
4 - Pisca TD
5 - Rele pisca
6 - Freio
7 - Buzina
São 7 fios e 7 funções, mas qual fio é qual? como testar a função de cada fio?
Dae Dersa...
Com um multímetro usando a função continuidade da pra identificar sim os fios... Vamos la..
Tem um pino de cobre na parte que fica voltada para o volante, este pino faz contato com o came da buzina, o fio que der contato ali é o da buzina..
A chave de seta na posição desligada, 3 fios darão contato, Interruptor do freio, Pisca TD e TE, após achar este 3 fios, mova a chave para o lado direito por exemplo, o fio do freio e pisca TE continuarão darão contato, faça o mesmo teste movendo a chave de seta para a esquerda e veja se o fio do freio fica dando com o pisca TD, o fio que nos dois casos deu contato é o FREIO, vc identificara mais 3 fios, FREIO, PISCA TD e PISCA TE
Temos 4 fios identicados, Buzina, Freio, Pisca TE e TD...
Como sabemos os lados dos piscas, ficará mais fácil identificar os dianteiros e o fio do rele...
Movendo a chave tanto para esquerda como direita 3 fios darão contato, rele e piscas ou esquerda ou direita, o fio que ficar acionado para os dois lados é o rele, como sabemos os fios que vão para parte traseira, o que sobrar para o lado direito é o Pisca DD, para o lado esquerda é o Pisca DE..
Acho que por ai não tem erro..
Abraçoss
Obrigado Sossa, Vou tentar fazer isso no FDS.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
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- Mensagem nº24
Re: Freio/pisca 75/79
É na coluna, Sossa.
Eu não testei, descobri por acaso, achei que tinha estragado o alerta.
Eu não testei, descobri por acaso, achei que tinha estragado o alerta.
CARAVANSS- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Freio/pisca 75/79
CARAVANSS escreveu:Boa tarde... MInha dúvida é a seguinte... Já entendi que o que comanda tudo é a chave de seta... Beleza, só que na minha Caravan eu puxei os fios do freio e lanternas novos até a traseira... Funcionou tudo certo, agora só falta o pisca... Acontece que eu puxei um fio somente para os freios, e outro fio para as lanternas... E lá atrás o fio único faz a ligação para as quatro lâmpadas, no caso eu tenho quatro vermelhas, sem luz de ré... A minha dúvida é como vai ficar a fiação até a traseira, eu vou ter que puxar outros fios para piscas? Onde eu mexo para acertar isso? Porque pela lógica no momento que mandar piscar vai piscar tudo... Porque é um fio só... Os chicotes originais dela eliminei todos pois deu curto e derreteu tudo... Só a seta eu mantive original pois alí não derreteu...
Entendi! Só mais uma dúvida o fio que sai pros freios sai daquele botão do pedal que só tem uma saída... Como que eu vou puxar dois fios dali
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Freio/pisca 75/79
Glaucio Missioneiro escreveu:É na coluna, Sossa.
Eu não testei, descobri por acaso, achei que tinha estragado o alerta.
que é estranho é glaucio, pode estar com algum problema a chave de seta também, eu nunca testei isso no meu pra te falar a verdade..
CARAVANSS escreveu:CARAVANSS escreveu:Boa tarde... MInha dúvida é a seguinte... Já entendi que o que comanda tudo é a chave de seta... Beleza, só que na minha Caravan eu puxei os fios do freio e lanternas novos até a traseira... Funcionou tudo certo, agora só falta o pisca... Acontece que eu puxei um fio somente para os freios, e outro fio para as lanternas... E lá atrás o fio único faz a ligação para as quatro lâmpadas, no caso eu tenho quatro vermelhas, sem luz de ré... A minha dúvida é como vai ficar a fiação até a traseira, eu vou ter que puxar outros fios para piscas? Onde eu mexo para acertar isso? Porque pela lógica no momento que mandar piscar vai piscar tudo... Porque é um fio só... Os chicotes originais dela eliminei todos pois deu curto e derreteu tudo... Só a seta eu mantive original pois alí não derreteu...
Entendi! Só mais uma dúvida o fio que sai pros freios sai daquele botão do pedal que só tem uma saída... Como que eu vou puxar dois fios dali
Caro amigo CaravanSS....
O fio que sai do interruptor do pedal vai para a chave de seta...
Leia o tópico que tem explicado como a chave de seta funciona...
Abraçoss
CARAVANSS- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Freio/pisca 75/79
Qual é o relé que usa nos piscas? E onde tem o mapa da fiação que não encontrei?
Dersa- Opaleiro
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Re: Freio/pisca 75/79
Esse é o esquema de ligação do carro todo, amaha eu posto o esquema de ligação da chave com as cores de cada fio.
CARAVANSS- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Freio/pisca 75/79
E agora outra dúvida... Como faço pra funcionar a luz verde do painel?
Eu puxei um fio de cada lado da chave de seta, mas daí acabei fazendo ponte de um lado pro outro, assim ficou piscando tudo como se fosse alerta... Então não é desse jeito, daonde que eu puxo se só tem uma lâmpada de pisca no painel, e tem que piscar pros dois lados?
Eu puxei um fio de cada lado da chave de seta, mas daí acabei fazendo ponte de um lado pro outro, assim ficou piscando tudo como se fosse alerta... Então não é desse jeito, daonde que eu puxo se só tem uma lâmpada de pisca no painel, e tem que piscar pros dois lados?
Dersa- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Freio/pisca 75/79
só existe uma lampada de pisca no painel. ela pisca tanto para o lado direito, quanto para o lado esquerdo. No meu carro eu sai com 2 fios do rele, um para a chave de seta e o outros foi para o painel.
Wil88- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: Freio/pisca 75/79
Pessoal, desculpa ressucitar o topico. Mas estou com uma duvida, meu opala não tem o "Pisca alerta", nesse caso, de onde posso puxar a entrada +12v do rele do pista (que nesse caso está vindo do conector do pisca alerta)??
curyalexandre- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: Freio/pisca 75/79
Pessoal troquei a chave de seta porém qual a pinarem correta de cada fio
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