Depois de algum tempo passando raiva com carburador, resolvi fazer uma grande mudança em meu carro: Injeção Eletrônica! Na verdade, tá mais pra carburador eletrônico que pra injeção, mas tudo bem!
Tudo começou quando cansei de passar raiva por problemas relativamente simples no meu sistema de ignição que, somados com o mau funcionamento do carburador literalmente me encheram a paciência!
Então as mudanças começaram... Primeiro foi a bobina do Mi, que começou a esquentar e rendeu esse tópico aqui: http://www.opaleirosdoparana.com/t37576-bobina-do-gol-mi-instalando-no-opala
Depois de entrar num acordo com a bobina e ter um carro BEM melhor, comecei a desanimar com o carburador, sempre vazando, falhando e ruim de partida depois de um certo tempo parado. Foi quando comecei a buscar soluções e conversando com alguns amigos e passeando pelo fórum achei o Tonho_RS (http://www.opaleirosdoparana.com/t36226-injecao-eletronica-opala-4-cil-153) que me deu uma grande força pra começar a maluquice! kkkk
Foi aí que tudo começou, de lá pra cá tenho feito diversas peças, corrido atrás de outras e por aí vai. Neste final de semana creio que seja tudo instalado, e se houver tempo (porque a gente sempre acha que é "rapidinho" mas não é tão simples assim), funcionando!
A primeira da lista foi a TBI, uma TBI provavelmente de S10 2.2 EFI (provavelmente até 96 ou 97), mas que é a mesma do Monza e Kadett/Ipanema:
Depois começou a caça aos presentes! Comprei a bomba elétrica externa do Monza, junto com o filtro. A solenóide / válvula Canister do Omega/Kadett/Vectra/S10 (codigo bosch 0280142300) foi comprada usada porque não achei nova por aqui, só teria na internet. Os conectores de bico injetor são os mesmos da bobina do Gol Mi, solenóide e sensor de temperatura, comprei 2 junto com a canister e a bomba e o cara me deu mais dois rs :
Aí comprei o sensor de temperatura, que é utilizado o MTE4053 da Thomson, usado na linha Fiat, em especial no Palio 1.0 97, levei numa tornearia porque não tinha o macho que faz essa rosca aqui na empresa e o cara colocou no alojamento da válvula termostática pra mim:
Mangueiras: (comprei 13 metros se não me engano, vai sobrar mas o cara não quis cortar 1,5m e fez um preço bom em tudo)
Como minha TBI veio sem o sensor TPS (posição da borboleta) tive que comprar fora, por que aqui na cidade só tinha paralelo, achei esse original semi novo no mercado livre por metade do preço dum novo, e também comprei um Peak and Hold que serve para alimentar o bico, já que a injeção não o alimenta. É como se fosse um "relê" específico pra bico:
Abraçadeiras para bomba e filtro (com borracha na bomba porque essa bombinha do Monza faz MUITO barulho/vibração eu que já tive Monza sei como é! rs):
Para o uso da injeção seria preciso o uso de pelo menos 3 relês auxiliares, optei por colocar mais um e evitar que muita coisa fique ligada junta:
Aí eu teria que "socar" esse monte de relê em algum lugar... rs Foi aí que um amigo me deu isto:
Mexe daqui... Mexe dali... rs
Como diria Doc E. Brown: Great Scott!
Eis o diagrama, para os curiosos (como eu!) de plantão:
Vamos aos detalhes, a injeção controla também a marcha lenta em dias frios, função do parafuso da entrada de ar do carburador, e para isto poderíamos aproveitar o motor de passo que controla a lenta na tbi do Monza, que infelizmente não é aproveitado porque funciona por pulsos (4 fios) e a injeção só trabalha com 2, abrindo e fechando a solenóide/canister quando necessário, a solução foi usar a carcaça do motor de passo original do Monza e fazer com através dele o ar vindo da solenóide acerte a lenta em dias frios ou quentes. Desmontando:
Colocando um niple, já com seu conteúdo removido:
Já montado no lugar, com a TBI limpa e parafusos velhos substituídos por novos:
Aí chegaram os presentinhos... rs Bico, conectores de bomba, TPS e bico, kit de juntas e diafragma:
Prontinho...
Dias depois chegou a Sonda, Bosch Planar para adaptação... Paguei 95,00! Nem acreditei!
Hora de fazer uma porca (foi reduzida no torno):
Preparando o furo:
Invertendo a chapa que segura o cabo do acelerador do H34 (quem conhece sabe que ele aponta pro outro lado. Foi só "entortar" ele pro lado contrário... rs)
Preparando a linha de retorno (eu já tinha uma, mas muito fina e não vai servir pra linha pressurizada da bomba):
Preparando o alojamento da "dita cuja" rs:
A cereja do bolo, Pandoo Pulser Plus:
Solenóide da marcha lenta quase pronta pra ser instalada:
É isso amigos! Espero montar toda essa tralha sábado. Esperava que fosse mais fácil, mas tive que fazer bastante coisinha pra poder deixar as adaptações legais, mas está valendo o esforço. Nunca tinha pensado em fazer algo tão ousado! Uma vez quase troquei a central de injeção original (Rochester Multec 700) do Monza por uma Megasquirt, mas acabou ficando só nos planos. Aí foi-se o Monza e veio o Opala tempos depois pra trazer essas maluquices à tona de novo! rs
Ainda falta a flange pra colocar a TBI no lugar, meu pai fará pra mim mas ainda não está pronta... :/
E, vamos que vamos!
Custo aproximado do projeto até agora: +- 1800 incluindo todo tipo de miudezas, fretes e etc.
Abraços!
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