Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Ar condicionado opala automático 90
Opala "EFI" EmptyOntem à(s) 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Opala "EFI" EmptyOntem à(s) 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Opala "EFI" EmptyOntem à(s) 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» diferencial braseixo
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Opala "EFI" EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

Quem está conectado?

56 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 55 visitantes :: 2 motores de busca

FERNANDO KOPETSKI


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
tabarbosa (16850)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
BANDIT (13573)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
Xann (10394)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
j ricardo (9376)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
Jean Bida (9320)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Opala "EFI" Bar_leftOpala "EFI" BarOpala "EFI" Bar_right 

+21
Bruno Catrambi
frederico santos
eleandro kalckmann
cabesanto77
GustavoBraga
Edu Tsuzuki
ophala76
FR1974
PedroV9
Pedro Moraes
abelardoopala
thallisguimaraes
Anderson Carvalho
tcheco 8687
cesar cardeal
alex medina
bruno silverstar83
Murilo R
OpaleiroJlle
Cojak
fastback
25 participantes

    Opala "EFI"

    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Qui 18 Dez - 13:41:24

    Olá amigos!
    Depois de algum tempo passando raiva com carburador, resolvi fazer uma grande mudança em meu carro: Injeção Eletrônica! Na verdade, tá mais pra carburador eletrônico que pra injeção, mas tudo bem!
    Tudo começou quando cansei de passar raiva por problemas relativamente simples no meu sistema de ignição que, somados com o mau funcionamento do carburador literalmente me encheram a paciência! Opala "EFI" 44737
    Então as mudanças começaram... Primeiro foi a bobina do Mi, que começou a esquentar e rendeu esse tópico aqui: http://www.opaleirosdoparana.com/t37576-bobina-do-gol-mi-instalando-no-opala
    Depois de entrar num acordo com a bobina e ter um carro BEM melhor, comecei a desanimar com o carburador, sempre vazando, falhando e ruim de partida depois de um certo tempo parado. Foi quando comecei a buscar soluções e conversando com alguns amigos e passeando pelo fórum achei o Tonho_RS (http://www.opaleirosdoparana.com/t36226-injecao-eletronica-opala-4-cil-153) que me deu uma grande força pra começar a maluquice! kkkk
    Foi aí que tudo começou, de lá pra cá tenho feito diversas peças, corrido atrás de outras e por aí vai. Neste final de semana creio que seja tudo instalado, e se houver tempo (porque a gente sempre acha que é "rapidinho" mas não é tão simples assim), funcionando!
    A primeira da lista foi a TBI, uma TBI provavelmente de S10 2.2 EFI (provavelmente até 96 ou 97), mas que é a mesma do Monza e Kadett/Ipanema:
    Opala "EFI" 2014-11-24075605
    Depois começou a caça aos presentes! Comprei a bomba elétrica externa do Monza, junto com o filtro. A solenóide / válvula Canister do Omega/Kadett/Vectra/S10 (codigo bosch 0280142300) foi comprada usada porque não achei nova por aqui, só teria na internet. Os conectores de bico injetor são os mesmos da bobina do Gol Mi, solenóide e sensor de temperatura, comprei 2 junto com a canister e a bomba e o cara me deu mais dois rs :
    Opala "EFI" 2014-12-04141845
    Aí comprei o sensor de temperatura, que é utilizado o MTE4053 da Thomson, usado na linha Fiat, em especial no Palio 1.0 97, levei numa tornearia porque não tinha o macho que faz essa rosca aqui na empresa e o cara colocou no alojamento da válvula termostática pra mim:
    Opala "EFI" 2014-12-05132954
    Mangueiras: (comprei 13 metros se não me engano, vai sobrar mas o cara não quis cortar 1,5m e fez um preço bom em tudo)
    Opala "EFI" 2014-12-05133107
    Como minha TBI veio sem o sensor TPS (posição da borboleta) tive que comprar fora, por que aqui na cidade só tinha paralelo, achei esse original semi novo no mercado livre por metade do preço dum novo, e também comprei um Peak and Hold que serve para alimentar o bico, já que a injeção não o alimenta. É como se fosse um "relê" específico pra bico:
    Opala "EFI" 2014-12-09105156
    Abraçadeiras para bomba e filtro (com borracha na bomba porque essa bombinha do Monza faz MUITO barulho/vibração eu que já tive Monza sei como é! rs):
    Opala "EFI" 2014-12-09105659
    Para o uso da injeção seria preciso o uso de pelo menos 3 relês auxiliares, optei por colocar mais um e evitar que muita coisa fique ligada junta:
    Opala "EFI" 2014-12-09105819
    Aí eu teria que "socar" esse monte de relê em algum lugar... rs Foi aí que um amigo me deu isto:
    Opala "EFI" 2014-12-05085110
    Mexe daqui... Mexe dali... rs
    Opala "EFI" 2014-12-11135611
    Opala "EFI" 2014-12-12120445
    Opala "EFI" 2014-12-12123952
    Como diria Doc E. Brown: Great Scott! affraid
    Opala "EFI" 2014-12-13133945
    Eis o diagrama, para os curiosos (como eu!) de plantão:
    Opala "EFI" Diagrama-reles
    Vamos aos detalhes, a injeção controla também a marcha lenta em dias frios, função do parafuso da entrada de ar do carburador, e para isto poderíamos aproveitar o motor de passo que controla a lenta na tbi do Monza, que infelizmente não é aproveitado porque funciona por pulsos (4 fios) e a injeção só trabalha com 2, abrindo e fechando a solenóide/canister quando necessário, a solução foi usar a carcaça do motor de passo original do Monza e fazer com através dele o ar vindo da solenóide acerte a lenta em dias frios ou quentes. Desmontando:
    Opala "EFI" 2014-12-10102644
    Colocando um niple, já com seu conteúdo removido:
    Opala "EFI" 2014-12-10145629
    Já montado no lugar, com a TBI limpa e parafusos velhos substituídos por novos:
    Opala "EFI" 2014-12-10150256
    Aí chegaram os presentinhos... rs Bico, conectores de bomba, TPS e bico, kit de juntas e diafragma:
    Opala "EFI" 2014-12-11150846
    Prontinho...
    Opala "EFI" 2014-12-11184054
    Dias depois chegou a Sonda, Bosch Planar para adaptação... Paguei 95,00! Nem acreditei! Opala "EFI" 44056
    Opala "EFI" 2014-12-16114317
    Hora de fazer uma porca (foi reduzida no torno):
    Opala "EFI" 2014-12-17122833
    Preparando o furo:
    Opala "EFI" 2014-12-17122921
    Opala "EFI" 2014-12-17122914
    Invertendo a chapa que segura o cabo do acelerador do H34 (quem conhece sabe que ele aponta pro outro lado. Foi só "entortar" ele pro lado contrário... rs)
    Opala "EFI" 2014-12-17122848
    Preparando a linha de retorno (eu já tinha uma, mas muito fina e não vai servir pra linha pressurizada da bomba):
    Opala "EFI" 2014-12-16122304
    Preparando o alojamento da "dita cuja" rs:
    Opala "EFI" 2014-12-15125826
    A cereja do bolo, Pandoo Pulser Plus:
    Opala "EFI" 2014-12-12132605
    Solenóide da marcha lenta quase pronta pra ser instalada:
    Opala "EFI" 2014-12-17131030

    É isso amigos! Espero montar toda essa tralha sábado. Esperava que fosse mais fácil, mas tive que fazer bastante coisinha pra poder deixar as adaptações legais, mas está valendo o esforço. Nunca tinha pensado em fazer algo tão ousado! Uma vez quase troquei a central de injeção original (Rochester Multec 700) do Monza por uma Megasquirt, mas acabou ficando só nos planos. Aí foi-se o Monza e veio o Opala tempos depois pra trazer essas maluquices à tona de novo! rs
    Ainda falta a flange pra colocar a TBI no lugar, meu pai fará pra mim mas ainda não está pronta... :/

    E, vamos que vamos!

    Custo aproximado do projeto até agora: +- 1800 incluindo todo tipo de miudezas, fretes e etc. study

    Abraços!
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Cojak Qui 18 Dez - 13:54:25

    Belo projeto,parabéns pela iniciativa!

    Acompanhando!
    OpaleiroJlle
    OpaleiroJlle
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 829
    Idade : 23
    Localização : Joinville-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1982
    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 09/07/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por OpaleiroJlle Qui 18 Dez - 14:00:26

    Baita serviço hein!
    Parabens
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1524
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Murilo R Qui 18 Dez - 17:27:59

    to acompanhando belo serviço
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 18 Dez - 18:01:36

    Parabéns pela empreita,opalão vai andar bem com esse sistema


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Opala "EFI" 14tyfko
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por alex medina Qui 18 Dez - 18:31:28

    tenho um ponto de vista diferente do seu ,em relaçao a ser um bico e ao custo ,,mais nao entrei aqui pra t critica e sim vm t apoiar,continua ai q vai fica bm intereçante o opala,,e pelo o geito vc ta caprichando ,, e aquela caixa de reles ficou muito show,,vc ta de parabens pela ainiciativa de coloca a mao e fazer seu carro injetado em casa,,tomara q de tudo certo.
    cesar cardeal
    cesar cardeal
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 451
    Idade : 53
    Localização : interior - sp
    Modelo do carro : opala 1974 especial
    Cilindros : 6 cc injetado/turbo
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por cesar cardeal Qui 18 Dez - 19:16:52

    Parabéns pelo projeto ; simples e prático.
    E que continue com o capricho.
    Acompanhando.

    OKK OKK
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 64
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por tcheco 8687 Qui 18 Dez - 19:20:22

    Belo projeto, acompanhando
    Anderson Carvalho
    Anderson Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1075
    Idade : 47
    Localização : Portugal (em breve)
    Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 24/12/2013

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Anderson Carvalho Qui 18 Dez - 19:45:52

    Muito bem executado!
    Parabéns!! Very Happy
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Sex 19 Dez - 5:25:29

    alex medina escreveu:tenho um ponto de vista diferente do seu ,em relaçao a ser um bico e ao custo ,,mais nao entrei aqui pra t critica e sim vm t apoiar,continua ai q vai fica bm intereçante o opala,,e pelo o geito vc ta caprichando ,, e aquela caixa de reles ficou muito show,,vc ta de parabens pela  ainiciativa de coloca a mao e fazer seu carro injetado em casa,,tomara q de tudo certo.

    Alex, sei exatamente o que você pensa. Que 4 bicos é mais eficiente por um pouco mais de investimento, né? E eu concordo! Mas foi o que "deu pra fazer". Embarassed
    Uma dica que deixo para todos que têm esse sonho, o custo vai muito além de se comprar peças e a central eletrônica, que é o mais caro de tudo. Entretanto, vale a pena!
    Pra eu fazer com 4 bicos e com controle de ponto (usando roda fônica ou distribuidor hall) o valor subiria muito, porque essa central da Pandoo é monoponto e não controla ponto. Eu teria que partir para um modelo acima ou quem sabe uma Fueltech FT200, só uma central dessas custa +- 1500 reais, a Pulser custou 800. scratch
    Aí, mais 4 bicos de 100 reais cada um, flauta, furos e adaptações no coletor para injetar lá na boca do cabeçote, mais alguns pequenos detalhes e eis um projeto de mais de 3000 reais brincando!

    Enfim, sei que não ficará "O" carro, mas BEM melhor que o lixo que era quando estava carburado, disso não tenho dúvidas! E, já pensou eu não precisar mais desmontar meio carburador (sob risco de espanar coisa e deixar vazando) só pra trocar um gicle? Agora poderei fazer isso só apertando botões! cheers

    E, vamos que vamos!

    Abraços!
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por thallisguimaraes Sex 19 Dez - 8:40:06

    Projeto muito interessante, vou acompanhar.


    Goostei da ideia de onde colocar o canister, muito bom.


    Boa sorte, qualquer coisa estamos ai.


    Suporte de bobina tambem da para colocar a bomba de combustivel.


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por alex medina Sex 19 Dez - 9:30:55

    fastback escreveu:
    alex medina escreveu:tenho um ponto de vista diferente do seu ,em relaçao a ser um bico e ao custo ,,mais nao entrei aqui pra t critica e sim vm t apoiar,continua ai q vai fica bm intereçante o opala,,e pelo o geito vc ta caprichando ,, e aquela caixa de reles ficou muito show,,vc ta de parabens pela  ainiciativa de coloca a mao e fazer seu carro injetado em casa,,tomara q de tudo certo.

    Alex, sei exatamente o que você pensa. Que 4 bicos é mais eficiente por um pouco mais de investimento, né? E eu concordo! Mas foi o que "deu pra fazer". Embarassed
    Uma dica que deixo para todos que têm esse sonho, o custo vai muito além de se comprar peças e a central eletrônica, que é o mais caro de tudo. Entretanto, vale a pena!
    Pra eu fazer com 4 bicos e com controle de ponto (usando roda fônica ou distribuidor hall) o valor subiria muito, porque essa central da Pandoo é monoponto e não controla ponto. Eu teria que partir para um modelo acima ou quem sabe uma Fueltech FT200, só uma central dessas custa +- 1500 reais, a Pulser custou 800. scratch
    Aí, mais 4 bicos de 100 reais cada um, flauta, furos e adaptações no coletor para injetar lá na boca do cabeçote, mais alguns pequenos detalhes e eis um projeto de mais de 3000 reais brincando!

    Enfim, sei que não ficará "O" carro, mas BEM melhor que o lixo que era quando estava carburado, disso não tenho dúvidas! E, já pensou eu não precisar mais desmontar meio carburador (sob risco de espanar coisa e deixar vazando) só pra trocar um gicle? Agora poderei fazer isso só apertando botões! cheers

    E, vamos que vamos!

    Abraços!
    isso msm era essa minha discodancia,mais te entendo,,na minha caravan foi +ou- assim mepediram 5.5 a 6 mil pra reforma ela(serviço profissional)mais como nao tinha nem um poco de condiçoes de fazer um projeto cm esse valo decidi eu msm faze.fiz e fico muito bm pra um cara q nem sabia q se diluia a tinta kkke gastei eu acho q 1500 cm tudo,enclusive compra de um compressor pequeno q vou usar para outras coisas..entao como eu falei jamais vo t critica por esse projeto pois so pobre e sei como é dificil o cara batalhar para melhorar um parafuso de roda q seje no seu carro.e vc ta fazendo muito mais q isso,parabens pelo o serviço,,e ve se se agarra final de semana pra nois ve esse opalao funcionando batendo bico kkkk
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Sex 19 Dez - 9:43:10

    thallisguimaraes escreveu:Suporte de bobina tambem da para colocar a bomba de combustivel.

    Idéia FANTÁSTICA, Thallis! Ainda mais depois de ter aposentado a bobina velha! rs

    alex medina escreveu:so pobre e sei como é dificil o cara batalhar para melhorar um parafuso de roda q seje no seu carro.

    Disse tudo Alex... Cada dia fica mais difícil ter as coisas, tudo caro ou difícil de achar. Aí temos que jogar no papel, calcular bem e fazer de tudo pra não gastar... Tive que fazer muita peça, suportes e adaptações eu mesmo, mas me alegra ver o projeto tomando forma. Ainda mais considerando que fui eu mesmo quem fiz! cheers
    abelardoopala
    abelardoopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 610
    Idade : 37
    Localização : Umuarama
    Modelo do carro : Opala SL 92/92
    Cilindros : 4 CILINDROS
    Data de inscrição : 14/02/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por abelardoopala Sex 19 Dez - 10:09:35

    acompanhando aqui é desse tipo de tópico que o forum precisa parabens
    Pedro Moraes
    Pedro Moraes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 323
    Idade : 28
    Localização : Interior SP
    Data de inscrição : 07/07/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Pedro Moraes Sex 19 Dez - 10:45:44

    ótimo tópico, estava pensando justamente nisso esses dias (por injeção no opala), acompanhando!
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por PedroV9 Sex 19 Dez - 12:28:55

    Este tópico veio em boa hora... Comecei a comprar algumas coisinhas pra injetar o meu também. Se me permite, vou roubar algumas ideias. haha
    FR1974
    FR1974
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1153
    Idade : 42
    Localização : Araçatuba - SP
    Modelo do carro : 1974
    Cilindros : 6cil (em construção)
    Data de inscrição : 24/08/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por FR1974 Sex 19 Dez - 14:38:44

    Legal... parabéns pela dedicação.. o bom é que vc entende bastante do assunto, isso já é meio caminho andado
    Acho que quando eu for começar a minha injeção vou ficar Opala "EFI" 44056 Opala "EFI" 561699
    ophala76
    ophala76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 729
    Idade : 37
    Localização : Piracicaba - SP
    Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
    Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
    Data de inscrição : 21/01/2009

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por ophala76 Sex 19 Dez - 16:37:45

    Poxa vida, que legal, estou acompanhando!
    Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 77
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt
    Data de inscrição : 14/02/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Edu Tsuzuki Sex 19 Dez - 19:05:31

    Gostaria de postar uma sugestao pra linha de combustivel.EU acho mais confiavel ,no lugar de mangueira de injeçao(apesar de ser feita pra combustivel e pressao)usar mangueira de Tecalon,aquelas parecidas com nylon é mais barato e nao resseca com o tempo,só que dá mais trabalho se for colocar aqueles engates rapidos.Tenho uma oficina e noto que as mangueiras de injeçao que sao vendidas em auto peças,pelo menos por aqui,sao de baixa qualidade,em menos de um ano já fica com a parte externa toda rachada o que é um perigo se for colocada a bomba eletrica no pós chave.Desculpe se eu estiver errado...
    Parabens pelo projeto,tambem sou fã de montagens desse tipo,pra ter ideia meu Opala tbem é injetado com uma megasquirt totalmente caseira controlando 3 bobinas de palio,2 bicos monoponto montados em cima de uma tbi dupo de santana e roda fonica adaptada na polia,tudo de forma caseira pra conter o orçamento que é curto pra mim.Enfim um verdadeiro Frankstein pra muitos rsrsrs
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Sáb 20 Dez - 7:27:44

    PedroV9 escreveu:Este tópico veio em boa hora... Comecei a comprar algumas coisinhas pra injetar o meu também. Se me permite, vou roubar algumas ideias. haha

    Sem problemas Pedro! Eu fiz isso com algumas idéias também! kkkkk
    Vou ver se posto depois uma foto da flange com as medidas pra facilitar. Assim que ela ficar pronta. rs

    Edu Tsuzuki escreveu:Gostaria de postar uma sugestao pra linha de combustivel.EU acho mais confiavel ,no lugar de mangueira de injeçao(apesar de ser feita pra combustivel e pressao)usar mangueira de Tecalon,aquelas parecidas com nylon é mais barato e nao resseca com o tempo,só que dá mais trabalho se for colocar aqueles engates rapidos.Tenho uma oficina e noto que as mangueiras de injeçao que sao vendidas em auto peças,pelo menos por aqui,sao de baixa qualidade,em menos de um ano já fica com a parte externa toda rachada o que é um perigo se for colocada a bomba eletrica no pós chave.Desculpe se eu estiver errado...
    Parabens pelo projeto,tambem sou fã de montagens desse tipo,pra ter ideia meu Opala tbem é injetado com uma megasquirt totalmente caseira controlando 3 bobinas de palio,2 bicos monoponto montados em cima de uma tbi dupo de santana e roda fonica adaptada na polia,tudo de forma caseira pra conter o orçamento que é curto pra mim.Enfim um verdadeiro Frankstein pra muitos rsrsrs

    Realmente Edu, as mangueiras vendidas hoje em dia não são lá aquelas coisas. Mangueira boa mesmo só original do carro. Não resseca, não endurece nem dá vazamento. Se eu tivesse tido essa dica antes da compra com certeza teria usado essa de tecalon. Ela não endurece com combustível?

    Posta uma foto dessa adaptação da TBI do Santana aí! Cheguei a ver fotos só da TBI mas não imagino como por bicos ali...
    Novas idéias são sempre bem vindas!

    Obrigado aos amigos pelos elogios e por acompanharem o projeto. É preciso sempre chegar à conclusão de que é melhor fazer você (mesmo que mal feito) do que pagar pra outro fazer, com certeza mais mal feito ainda. Afinal, ninguém melhor que o dono pra cuidar bem do seu carro. Né?

    Abraços! cheers
    Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 77
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt
    Data de inscrição : 14/02/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Edu Tsuzuki Sáb 20 Dez - 9:44:54

    A mangueira de tecalon não endurece,nem resseca com o combustivel,é o mesmo material que vem em veiculos novos.Quanto a adaptaçaõ olha a foto,a linha de combustivel ficou com dois pedaços pequenos de mangueira de injeçao,o combustivel entra por um lado e retorna por outro e o regulador de pressao ficou proximo ao tanque,depois montei com o filtro original em cima.
    Opala "EFI" 35clnaf
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Ter 23 Dez - 14:16:10

    Edu, muito legal seu projeto! Deve ter sido um tanto quanto trabalhoso!

    Quanto ao meu, terminei de montar mas começaram os problemas... O carro não pega de jeito nenhum, e ao que pude perceber o problema é na ignição e não na injeção e a única ligação que a Pandoo tem com o módulo original é pegar o sinal do RPM por um fio no módulo de ignição. Já desliguei a pandoo, já desliguei esse fio do RPM e mesmo assim o carro não pega.
    Notei que a faísca chega na tampa do distribuidor, mas não chega nas velas. Sugestões??? O distribuidor pode queimar ou dar algum tipo de falha assim? Testei todos os itens (bobina, módulo tampa do distribuidor e cabos), tudo funcionando. Coloquei todos na Caravan e ela pegou...
    Já deu pra desanimar bastante... 4 dias trabalhando DIRETO no carro e no final uma emperrada dessas. Sad

    Abraços!
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Ter 23 Dez - 14:16:57

    Detalhe, joguei gasolina no coletor e nem assim o carro dá sinal de vida. Ele gira o motor de partida mas nem ameaça pegar.
    Através da pandoo é possível testar todos os componentes. Bico, bomba, solenóide, sensores de temperatura, TPS, tudo funcionando... Até a leitura dos RPM ela está fazendo quando dá partida... Mas, nada de pegar ou sequer de dar aquelas variadas de motor que quer pegar. Ele gira como se não houvesse combustível ou faísca, mesmo jogando gasolina dentro do coletor.
    PedroV9
    PedroV9
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 698
    Idade : 28
    Localização : Araraquara - SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
    Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
    Data de inscrição : 30/12/2013

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por PedroV9 Ter 23 Dez - 14:30:13

    Se tem faísca na tampa mas não nas velas, chuto que seja o rotor.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 23 Dez - 14:30:41

    Testou se ta saindo faisca na vela?

    Bico ta pulsando?

    Pois se tivesse indo faisca era para dar tiro se tivesse fora o ponto.



    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por GustavoBraga Ter 23 Dez - 15:35:04

    Tira o cabo de vela, a ponta que vai na vela, e ve se chega faísca. Caso não ( faz em todos ), é algo no distribuidor ( rotor talvez? ) se chegar, o problema é nas velas... Não devo ter ajudado muito, mas... haha'
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por cabesanto77 Ter 23 Dez - 17:04:25

    fastback escreveu:Edu, muito legal seu projeto! Deve ter sido um tanto quanto trabalhoso!

    Quanto ao meu, terminei de montar mas começaram os problemas... O carro não pega de jeito nenhum, e ao que pude perceber o problema é na ignição e não na injeção e a única ligação que a Pandoo tem com o módulo original é pegar o sinal do RPM por um fio no módulo de ignição. Já desliguei a pandoo, já desliguei esse fio do RPM e mesmo assim o carro não pega.
    Notei que a faísca chega na tampa do distribuidor, mas não chega nas velas. Sugestões??? O distribuidor pode queimar ou dar algum tipo de falha assim? Testei todos os itens (bobina, módulo tampa do distribuidor e cabos), tudo funcionando. Coloquei todos na Caravan e ela pegou...
    Já deu pra desanimar bastante... 4 dias trabalhando DIRETO no carro e no final uma emperrada dessas. Sad

    Abraços!


    Edu muito bom seu projeto...
    se permitir um palpite não use esta mangueira use uma mangueira da goodyear que se chama Ortac é vermelha top de linha...

    Fastback não desanime vai pelo caminho certo coloque uma Fueltech venda essa pandoo isso é só B.O. olhe os carros de pista hoje só Fueltech...
    Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 77
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt
    Data de inscrição : 14/02/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Edu Tsuzuki Ter 23 Dez - 17:30:10

    Tambem acho que o problema esta no rotor,vc disse que tem centelha ate o cabo da bobina e nao nas velas entao por enquanto tem que resolver o problema de igniçao e deixar a parte de injeçao de lado(pra nao colocar mais defeito no carro),se tiver centelha nas velas e estiver no ponto tem que dar sinal de vida
    Cabesanto,nao conheço esse tipo de mangueira,vou me informar e é bom saber que existem mangueiras de melhor qualidade que as de auto peças(que é um lixo),mas as mangueiras já estao montadas apenas com tecalon(tirei as emendas),agradeço a sugestao!!
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Sáb 10 Jan - 15:33:17

    Boa tarde amigos! Feliz ano novo... rs
    Vim postar novidades e pedir uma ajuda.
    O carro finalmente pegou, chamei um eletricista que trouxe um módulo de ignição e ao colocar no lugar, fez o carro funcionar. O mais estranho é que é um módulo paralelo e o módulo original da Caravan produz uma faísca fraca que não dá conta de funcionar o motor do Opala, já o módulo paralelo funciona o carro.
    Enfim, carro funcionando, fui fazer um teste. Saí feliz da vida, o carro ficou super redondo mas conforme fui andando notei que ele começou a falhar um pouco, piorando até chegar ao ponto de não segurar lenta.
    Um amigo sugeriu serem velas queimadas, já que a mistura está bem rica e ao tirar os cabos notei que os cilindros 2 e 3 não faziam diferença no funcionamento do motor.
    Troquei as velas e melhorou um pouco, mas ainda sim o motor não deixa de falhar e nem segura lenta. Alguém tem alguma sugestão?
    Abraços!
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por eleandro kalckmann Sáb 10 Jan - 16:18:32

    faisca fraca pode ser bobina,ou distribuidor com problema
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Sáb 10 Jan - 16:26:45

    Então cara, o estranho é que um módulo de faísca fraca e o outro não, e o que dá faísca fraca é Bosch, o que funciona é genérico.
    Mas o distribuidor não é só um gerador de pulsos e distribuidor de faísca?
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por eleandro kalckmann Sáb 10 Jan - 17:19:03

    sim ,mas se a perna da´´aranha´´estiver longe do ima ela nao gera pulso. ha verifique se o rotor nao esta gasto na ponta, dai fica longe e a faisca tem que pular um espaço grande ,fazendo com q a propia faisca perca potencia .cabo de vela interompido tambem faz com q a faisca nao chega na vela ou quando chega esta fraca para esplodir a gasola.MAS se com o modulo generico funciona normal entao o original esta com problema.faça um teste com um terceiro modulo,vai sabe se os dois nao estao meio loco......hehehehe vlw abraço
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por frederico santos Sáb 10 Jan - 18:42:03

    Parabéns pelo tutorial..Vai ajudar muitas pessoas como eu,quem quer fazer por conta própria, dar o primeiro passo..
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 10 Jan - 21:03:46

    Como é o sintoma de nao segurar a lenta? Sera que esse solenoide nao ta dando conta?


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Seg 12 Jan - 5:33:10

    Amigos, mais novidades... Consegui fazer alguns testes e constatei que os 4 cilindros estão recebendo faísca. O carro pega com dificuldade e só mantém funcionando acelerado, pois falha muito. Ele parece um moedor de cana funcionando quando ligado.
    Conversando com um amigo ele sugeriu ser balanceiro com folga ou junta queimada entre os cilindros 2 e 3, o que faz sentido considerando que removendo os cabos de vela dos cilindros 2 e 3 durante o funcionamento do carro, quase não faz diferença apesar de ambos faiscarem e as velas serem novas.
    O cheiro de alcool é muito forte, apesar de a mistura ainda estar muito rica pela pandoo.

    Enfim... Vocês acham que devo remover esse cabeçote pra verificar? Fazem sentido esses sintomas?
    ...aí já que estou com a mão na massa, já poderia rolar um pouquinho mais de taxa, o que vocês acham? rs

    Abraços!
    Bruno Catrambi
    Bruno Catrambi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 100
    Localização : rio de janeiro
    Modelo do carro : 77 4 portas luxo
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 16/09/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Bruno Catrambi Seg 12 Jan - 8:04:02

    Parabéns, também vou fazer no meu , a caixa de fusível ficou muito boa!!!
    a_galvao
    a_galvao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 370
    Idade : 50
    Localização : SP-Capital
    Modelo do carro : 1969 turbo injetado
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 07/01/2008

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por a_galvao Seg 12 Jan - 14:18:43

    "O carro pega com dificuldade e só mantém funcionando acelerado, pois falha muito. Ele parece um moedor de cana funcionando quando ligado."

    o problema esta na calibracao da injecao.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Seg 12 Jan - 15:13:02

    Galvão, o pior é que não é... Ele pegou na primeira partida e ficou redondinho, sai pra dar uma volta e correu tudo bem. A mistura estava extremamente rica, mas ele ficou redondo pra andar. Entretanto no meio do caminho começaram algumas falhadas que foram aumentando, e daí por diante o carro ficou um lixo. Ele começou com um barulho semelhante à escape vazando bem suave... Aí depois de ficar um tempo funcionando, dei umas aceleradas e percebi que foi piorando.
    Essa semana vou abrir o cabeçote pra ver, mas é bem provável que seja junta queimada mesmo.
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 12 Jan - 18:21:04

    Se nunca tirou o cabeçote desse carro eu aconselharia a tirar,nem que a junta esteja boa,pelo menos vai por uma nova,e quanto a taxa se rebaixar o cabeçote não vai aumentar muito,mas vai melhorar


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Opala "EFI" 14tyfko
    alex medina
    alex medina
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1457
    Idade : 33
    Localização : forquilhas-sao jose
    Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
    Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
    Data de inscrição : 22/08/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por alex medina Seg 12 Jan - 20:02:15

    opa vi que teve avanços por aqui,o carro ate ja ta funcionando,,referente a junta se tiver queimada entre cilindros o carr vai grilar e muito,se nao for junta,ja q vai ta sem cabeçote de uma conferida nos aneis,ja que meu amigo do trabalho pego um corsa na oficina com quaso o msm problema e era aneis..passava compressao pra baixo no 2 cil pelo os aneis,(cilindro morto),o carro falhava,lavava a vela,e era horrivel de pegar ,as vezes só pegou quando fiz 24 volts na bateria.ele troco o jogo de aneis e o carro fico otim o e mais forte
    Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 77
    Localização : Sao Paulo
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt
    Data de inscrição : 14/02/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Edu Tsuzuki Seg 12 Jan - 20:47:29

    Acho que o ideal seria tentar calibrar a injeçao primeiro,mais pra nao ficar de saco cheio de mecher e nao resolver(as vezes colocndo ate mais defeito no carro)caso nao resolva peça pra alguem medir a compressao do motor pra checar o cabeçote/junta,se a pessoa tiver um teste de vazamento de cilindro melhor ainda...
    Quando instalei a injeçao no meu,tava ficando até desanimado,era so dar uma volta no quarterao que começava a embolar e amarrar,era o maldito pre filtro que entupia e a bomba perdia vazao,quando ia medir a pressao,entre montar o manometro e testar,a bomba voltava ao normal.Foi limpar o tanque e trocar o pre filro que resolveu.
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Ter 13 Jan - 10:19:25

    Boa tarde amigos!
    Vamos lá... Bruno, é exatamente o que tenho em mente, isso já vai me ajudar a conhecer melhor o motor também. O que desanima é a trabalheira que vai dar, mas beleza! kkkk
    Alex, nem me fala uma coisa dessas. rs Espero que seja SÓ a junta! Porque se tirar só o cabeçote já seria meio trabalhoso, imagine tirar e desmontar tudo!
    Edu, sei bem como é esse negócio de "fazer algo que nunca fez e na hora da dificuldade não saber o que fazer". Fiquei 3 dias batendo cabeça em cima do meu carro, em tentar descobrir porque não funcionava. Até que descobri que além de ter montado a bomba invertida, o bico também estava com um dos o'ring no lugar errado. rs

    Agora, estou pensando aqui... Tenho outro motor parado aqui, ele está limpinho, sem marcas de vazamento de óleo e o amigo que me vendeu disse que têm menos de 5000kms rodados. Será que não seria mais viável eu abrir esse motor pra ver como estão os pistões, o cabeçote e aproveitar pra levar o cabeçote pra dar uma rebaixada e já fazer a troca de comando também?
    Pois, meu câmbio tá ruim, terei que trocar ele com o da Caravan, pegando esse motor que já está fora do carro, posso pegar o comando e o câmbio da Caravan e fazer uma montagem só, ao invés de mexer com isso agora e ainda ter que desmontar o cambio mais pra frente.
    Tudo bem que trocar o motor não é um servicinho rápido, mas acho que vou montar e desmontar menos coisa nesse meio tempo e já colocar um motor melhor no carro, se duvidar até dá pra dar uma pintada nele e não mexer mais, porque o meu atual tá mais melado que fogão de pastelaria.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Pedrão B. Ter 13 Jan - 10:35:47

    Pra testar junta queimada, acende um cigarro e com uma mangueira sopre a fumaça em um dos cilindros suspeitos, daí de partida no motor sem o fio da bobina e sem a vela do outro cilindro suspeito, se sair fumaça é junta...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por fastback Ter 13 Jan - 10:56:33

    Pedrão, só pra confirmar, é pra deixar o cilindro cheio de fumaça fechado e o outro aberto, né? Assim quando comprimir se a junta estiver vazando a fumaça passará de um cilindro pro outro... Correto?
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Pedrão B. Ter 13 Jan - 11:29:40

    fastback escreveu:Pedrão, só pra confirmar, é pra deixar o cilindro cheio de fumaça fechado e o outro aberto, né? Assim quando comprimir se a junta estiver vazando a fumaça passará de um cilindro pro outro... Correto?
    Isso, joga a fumaça e bota a vela.
    Quando for colocar a fumaça, certifique-se que está em PMI indo pra compressão!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por cabesanto77 Ter 13 Jan - 16:57:06

    Pedrão B. escreveu:
    fastback escreveu:Pedrão, só pra confirmar, é pra deixar o cilindro cheio de fumaça fechado e o outro aberto, né? Assim quando comprimir se a junta estiver vazando a fumaça passará de um cilindro pro outro... Correto?
    Isso, joga a fumaça e bota a vela.
    Quando for colocar a fumaça, certifique-se que está em PMI indo pra compressão!
    []'s

    Ai alem de beber o carro vai fumar tambem ??? Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807

    Brincadeira pessoal !!
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Pedrão B. Ter 13 Jan - 17:56:27

    cabesanto77 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:
    Isso, joga a fumaça e bota a vela.
    Quando for colocar a fumaça, certifique-se que está em PMI indo pra compressão!
    []'s

    Ai alem de beber o carro vai fumar tambem ??? Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807

    Brincadeira pessoal !!

    O meu bebe, fuma e já tá aprendendo jogar truco!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 13 Jan - 19:05:07

    Pedrão B. escreveu:

    O meu bebe, fuma e já tá aprendendo jogar truco!
    []'s

    Esse é dos bons Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Opala "EFI" 14tyfko
    Anderson Carvalho
    Anderson Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1075
    Idade : 47
    Localização : Portugal (em breve)
    Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 24/12/2013

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Anderson Carvalho Ter 13 Jan - 19:53:06

    bruno silverstar83 escreveu:
    Pedrão B. escreveu:

    O meu bebe, fuma e já tá aprendendo jogar truco!
    []'s

    Esse é dos bons Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Opala "EFI" 56741
    cabesanto77
    cabesanto77
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 611
    Localização : Campinas - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400
    Data de inscrição : 22/01/2014

    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por cabesanto77 Qua 14 Jan - 5:23:44

    Pedrão B. escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Ai alem de beber o carro vai fumar tambem ??? Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807 Opala "EFI" 260807

    Brincadeira pessoal !!

    O meu bebe, fuma e já tá aprendendo jogar truco!
    []'s

    kkkkkkk...

    Ensina ele sair com putas tambem...... ai fica completo....

    kkkk

    Conteúdo patrocinado


    Opala "EFI" Empty Re: Opala "EFI"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 14 maio - 7:24:05