Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Restauração - Diplomata 87 EmptyOntem à(s) 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

81 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 80 visitantes :: 2 motores de busca

GersonJP


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
BANDIT (13573)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
Xann (10394)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
j ricardo (9376)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Restauração - Diplomata 87 Bar_leftRestauração - Diplomata 87 BarRestauração - Diplomata 87 Bar_right 

+10
renonjr
opala4cc
Diplo87
raphaelcaronti
willian fóquinha
SevenFifty
bruno silverstar83
tcheco 8687
Pedro Opala90
Alfredo Galhardo
14 participantes

    Restauração - Diplomata 87

    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 21 Ago - 10:42:00

    Já há algum tempo adquiri um Opala Diplomata com o desejo de restaurar e deixar igual a um zero quilometro. Como todos aqui sabem, uma reforma bem feita ainda é pouco para quem deseja ter um monobloco totalmente isento de ferragens, com as partes estruturais íntegras e confiáveis, principalmente longarinas para os pesados 6 cilindros. Por isso procurei um Opala bom de estrutura e que não tivesse tão destruído pelo tempo. Ledo engano! Apesar do Diplomata estar até "em pé", após o início da restauração muitos problemas começaram aparecer, principalmente alguns podres em áreas difíceis, como caixas internas e uma coluna de porta praticamente imprestável, dada inúmeras reformas e remendos pela qual passou ao longo de quase 30 anos.
    Pois bem, abro esse tópico para compartilhar meus momentos com o Diplomata, sendo que eu mesmo estou fazendo a reforma e, como tenho pouca experiência com funilaria (ou lanternagem, dependendo do lugar do país), anseio muito pela ajuda e considerações dos colegas mais experientes, ou mesmo posso ajudar quem tiver dificuldades com a reforma, pois depois desse projeto acho que poderei me considerar um quase perito e opalas heheheh.
    Logo mais posto as fotos.
    21.08.2015
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Pedro Opala90 Sex 21 Ago - 11:22:02

    Boa sorte na empreitada,
    vamos aguardar as fotos.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 21 Ago - 13:29:01

    Eis o carro quando comprei, em janeiro de 2015

    Restauração - Diplomata 87 25t836x
    Restauração - Diplomata 87 F3yv51
    Restauração - Diplomata 87 2q3ud0g
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 21 Ago - 13:40:29

    Assim que desmontei o interior e acessórios, deixando apenas a mecânica (colocaram um 4 cilindros com câmbio 5 marchas no lugar do 6 cilindros automático) passei a remover toda a tinta e deixar apenas um fundo cinza para aguardar o preparo da pintura.

    Restauração - Diplomata 87 Zn7tkm
    Restauração - Diplomata 87 210djrq

    As fotos do interior não ficaram boas, então logo vou tirar outras
    Restauração - Diplomata 87 2hebio1
    Essa dá pra ter uma ideia do trabalho com o assoalho
    Pedro Opala90
    Pedro Opala90
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 840
    Localização : Cacador-SC
    Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
    C10 4.1 branca 1972
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 13/06/2014

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Pedro Opala90 Sáb 22 Ago - 7:14:52

    Não parece estar muito difícil pra fazer.
    O ideal seria passar wash primer nos lugares
    onde removeu a tinta, protege melhor contra
    a ferrugem que o fundo cinza.
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 64
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por tcheco 8687 Sáb 22 Ago - 7:17:10

    seja bem vindo e boa sorte no projeto, tenho um coupe diplo 87 tbem.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sáb 22 Ago - 19:54:51

    Pedro Opala90 escreveu:Não parece estar muito difícil pra fazer.
    O ideal seria passar wash primer nos lugares
    onde removeu a tinta, protege melhor contra
    a ferrugem que o fundo cinza.


    Sim, estou passando o wash primer, mas algumas peças que ainda não estão prontas para a pintura final ainda não apliquei esse fundo. Somente partes do assoalho isentas de ferrugem já apliquei fundo fosfatizante.

    Quando comprei o carro atentei para os detalhes da estrutura, como longarinas, e analisei se o carro tinha sido sinistrado. Apenas o lado direito me pareceu mais afetado por pequenas colisões e a a parte da frente da caixa estava podre. Mas tão logo comecei a desmontar e remover tinta, emborrachamento, terra, etc, tive grandes surpresas. Um carro que parecia fácil o restauro começou a virar um quebra cabeça.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sáb 22 Ago - 20:04:33

    tcheco 8687 escreveu:seja bem vindo e boa sorte no projeto, tenho um coupe diplo 87 tbem.

    Eu tive dois diplomatas duas portas, um 1980 4 cilindros e um 1983 6 cilindros, ambos gasolina, mas isso já faz quase 15 anos...
    Meu último opala foi um diplomata 1980/81 e depois dele fiquei largos anos sem opala ou Caravan, mas aí a saudade apertou e resolvi voltar com os opalões, sonho de consumo desde criança.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sáb 22 Ago - 20:11:18

    O primeiro desafio, a coluna da porta dianteira direita. Olha a quantidade de remendos
    Restauração - Diplomata 87 28mpt06
    Restauração - Diplomata 87 2ppbpc1
    Restauração - Diplomata 87 2r3gsp3
    Restauração - Diplomata 87 Ka23bt

    Agora está sem coluna até encontrar uma boa
    Restauração - Diplomata 87 34j2jj6

    Antes de colocar outra coluna, será preciso resolver alguns pontos onde a ferrugem corroeu a lata, em lugares difíceis.
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 23 Ago - 10:31:30

    Bem vindo e boa sorte no restauro,esse não parece ser dificil OKK


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Restauração - Diplomata 87 14tyfko
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 24 Ago - 11:34:20

    Alguém sabe se essa peça existe para vender nova ou se tem que mandar dobrar?

    Restauração - Diplomata 87 9as4k1

    Ela é um tipo de caixa de ar entre o fundo da lateral traseira, assoalho do porta malas e bacia do estepe

    Restauração - Diplomata 87 2ujnuc1
    SevenFifty
    SevenFifty
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1240
    Idade : 37
    Localização : Guaratinguetá-SP
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
    Cilindros : 4 (151)
    Data de inscrição : 06/09/2010

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por SevenFifty Ter 25 Ago - 12:46:19

    Humm... acho que vai ter fazer uma lata nova. Eu pelo menos nunca vi um remendo dessa região. Boa restauração!
    willian fóquinha
    willian fóquinha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4642
    Idade : 31
    Localização : Maringa-Pr
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
    Opala SilverStar 1982
    Cilindros : 6 e 4 cilindros
    Data de inscrição : 17/04/2009

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por willian fóquinha Ter 25 Ago - 15:34:11

    Boa Sorte na restauração Amigo
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por raphaelcaronti Qua 2 Set - 12:54:37

    Boa sorte na restauração amigo!!
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 64
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por tcheco 8687 Qua 2 Set - 21:06:33

    acompanhando.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 1 Fev - 12:30:53

    A coluna da porta esquerda não parece estar imprestável, mas creio que vou gastar um tempo com remendos e reforços nela.

    Como era antes

    Restauração - Diplomata 87 2rfap37
    Restauração - Diplomata 87 24ownso

    Em breve postarei fotos da coluna refeita
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 1 Fev - 12:44:44

    Vendo a reforma do opala 73 do Marcos, fiquei comovido com a dedicação e capricho. Tentarei seguir os passos que ele nos apresentou aqui
    http://www.opaleirosdoparana.com/t25144-opala-73-reforma

    Contudo, não tenho muito espaçp para desmontar o carro todo, então faço parte por parte.

    Uma das coisas que tem tirado o sono é a ferrugem que existe em lugares onde as ferramentas não alcançam.

    Eis, por exemplo, essa parte do painel corta fogo:

    Restauração - Diplomata 87 15wmpzp
    Restauração - Diplomata 87 E0snzb

    Tive que despontear aquela travessa onde vai presa a maquina do limpador do parabrisas e ftrava do capo, pois a peça está bastante ruim na minha opinião

    Restauração - Diplomata 87 32zndz8
    Restauração - Diplomata 87 2cyphrr

    A dificuldade que tenho encontrado está no desponteamento, pois uso uma broca de 3,5mm, depois abro para 5mm e depois 6,5mm, mas ainda assim algumas vezes é preciso bater os pontos com talhadeira, o que danifica as peças e piora o trabalho para posterior acabamento.



    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Diplo87 Seg 1 Fev - 17:16:11

    Eu tenho um diplomata 87 também, se precisar de alguma coisa é só falar.

    Boa sorte no projeto.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Ter 2 Fev - 11:11:26

    Valeu!

    Hoje estou dissecando a coluna da porta dianteira esquerda e garimpando para achar uma dianteira direita em bom estado, em breve postarei as fotos da coluna desmontada e corroída.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qua 3 Fev - 13:00:20

    Como prometido, a coluna desmontada. Sempre tive curiosidade para ver como é por dentro a coluna.

    Como estava antes

    Restauração - Diplomata 87 29exw9

    e depois de desmontar

    Restauração - Diplomata 87 1zck36o
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qua 3 Fev - 13:14:20

    Essa peça é a responsável por aguentar as dobradiças dianteiras

    Restauração - Diplomata 87 N3vg1uRestauração - Diplomata 87 2uig7r9

    Contudo, apesar do trabalho que deu desmontar, fico na dúvida quanto a restauração da peça, pois está muito corroída e não sei até que ponto é viável a recuperação dela

    Restauração - Diplomata 87 Mljw5y Restauração - Diplomata 87 Fvin2d

    Restauração - Diplomata 87 2ivo40g Restauração - Diplomata 87 2rr556c

    Quem vê pelo lado de dentro não tem a dimensão da corrosão da peça, que grudada na lata da coluna, sofreu severa corrosão. Talvez pelas fotos não dê pra ver o grau da corrosão, mas creio que seria melhor procurar outra coluna.
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por raphaelcaronti Qua 3 Fev - 18:34:24

    Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qui 4 Fev - 12:04:15

    raphaelcaronti escreveu:Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo


    Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por opala4cc Qui 4 Fev - 13:13:09

    Alfredo Galhardo escreveu:
    raphaelcaronti escreveu:Ia sugerir de procurar outra coluna mesmo


    Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.

    O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 8 Fev - 7:33:47

    opala4cc escreveu:
    Alfredo Galhardo escreveu:


    Pois é... quando comprei o carro vi tinha massa tapando muitos podres, coisa que sempre notei nos opalas. A porta estava firme e aparentemente não havia nada de tão grave, e até mesmo após remover a tinta não parecia estar imprestável a coluna. Creio que muitos opalas estão do mesmo jeito, pois na aparência não existe corrosão e a grande maioria das colunas por aí já foram remendadas em razão de estarem corroídas, portanto faço um apelo aos opaleiros para avaliarem e cuidarem das colunas de seus carrões, antes que chegue ao ponto de ficar imprestáveis.

    O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...

    Ei ia sugerir um WD40 de vez em quando.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7205
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por opala4cc Seg 8 Fev - 8:45:15

    Alfredo Galhardo escreveu:
    opala4cc escreveu:

    O problema é que não é questão de "cuidar das colunas dos carrões". Quem está com o carro montado e rodando, é praticamente impossível inspecionar a parte interna desta coluna. O local é escuro, tem que remover a forração que é colada, é difícil iluminar ali dentro, é difícil enxergar porque é difícil meter a cabeça para olhar, é difícil até mesmo usar um pequeno espelho para inspeção visual! Imagine inserir um pincel para fosfatizar ou pintar a chapa por dentro... É um dos lugares mais difíceis do opala! Imagine um lugar aonde o sol não entra? Não, não estou falando "daquilo". Estou falando da coluna da porta, rsrsrsrsrs...

    Ei ia sugerir um WD40 de vez em quando.
    O wd-40 funciona, excelente expulsor de umidade, mas evapora muito rápido. Nesse quesito, a graxa é mais eficaz. Porém, a graxa faz grudar tudo quanto é sujeira que conseguir adentrar na coluna da porta.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 5 Jan - 9:01:21

    Em breve vou postar mais fotos da restauração
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 2 Fev - 14:52:20

    Quem diria que aquele opala estaria precisando tanto de uma restauração?

    Restauração - Diplomata 87 Img_2010
    Restauração - Diplomata 87 Img_2014

    Detalhe que o rachado na longarina estava escondido por detrás do "reforço" que algum funileiro fez

    Restauração - Diplomata 87 Img_2011

    O painel corta fogo talvez precise ser trocado


    Restauração - Diplomata 87 Img_2012

    A traseira também possui muitos podres
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Sex 2 Fev - 14:59:53

    Consegui achar duas colunas dianteiras, direita e esquerda, novas. Também comprei três portas zeras e só falta achar uma traseira esquerda. Recentemente comprei uma caixa de roda nova e uma tampa da coluna dianteira esquerda, tudo novo e original GM. Quero deixar o diplomata como veio de fábrica, com motor 6 cilindros e câmbio automático de 3 marchas, já que esse era o top de linha.


    Restauração - Diplomata 87 Img_2015

    Note como está a ponta da caixa.
    renonjr
    renonjr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 965
    Idade : 52
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : Opala Comodoro 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/04/2011

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por renonjr Sex 2 Fev - 15:25:02

    Que luta amigo! Boa sorte, vou acompanhar.
    Marlon Jassanan
    Marlon Jassanan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1210
    Idade : 28
    Localização : São Bento do Sul - SC
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/e
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 27/07/2016

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Marlon Jassanan Sex 2 Fev - 16:07:05

    Força amigo, vai ficar top, parabéns!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 2 Fev - 17:34:06

    caramba!!


    ta indo a fundo!!!


    parabens!!
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qui 15 Fev - 14:29:13

    Painel corta fogo retirado. Agora é trabalhar no assoalho e nas longarinas

    Restauração - Diplomata 87 Img_2016

    Restauração - Diplomata 87 Img_2017

    A longarina dos 6 cilindros são mais reforçadas

    Restauração - Diplomata 87 Img_2018

    A ideia é fazer mais reforços com chapa de 3mm
    FF Rodrigues
    FF Rodrigues
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 322
    Idade : 34
    Localização : São João del-Rei - MG
    Modelo do carro : Caravan 1982 Básica
    Cilindros : 4 Motor 151
    Data de inscrição : 28/03/2016

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por FF Rodrigues Sáb 17 Fev - 10:28:21

    Acompanhando o projeto
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qui 8 Nov - 15:11:53

    A restauração anda meio devagar, quase parando. Mas quando vejo como estavam as peças antes e depois de restauradas, dá ânimo pra continuar.

    Eu acabei tirando as longarinas para restaurar fora do carro. Agora vou cortar reforços de 6mm para tentar acabar com o problema de longarinas rachadas.
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por raphaelcaronti Qui 8 Nov - 16:09:34

    Alfredo Galhardo escreveu:A restauração anda meio devagar, quase parando. Mas quando vejo como estavam as peças antes e depois de restauradas, dá ânimo pra continuar.

    Eu acabei tirando as longarinas para restaurar fora do carro. Agora vou cortar reforços de 6mm para tentar acabar com o problema de longarinas rachadas.

    To precisando começar a restaurar umas peças da minha Caravan também! Não esquece de ir postando fotos dos progressos para podermos acompanhar.
    Alexandre Concatto
    Alexandre Concatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 205
    Idade : 37
    Localização : Sarandi - RS
    Modelo do carro : Opala Comodoro 6cc 1990
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 05/06/2015

    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Alexandre Concatto Qua 27 Nov - 13:34:50

    acompanhando

    Conteúdo patrocinado


    Restauração - Diplomata 87 Empty Re: Restauração - Diplomata 87

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 10 maio - 14:16:22