Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Relação do diferencial EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Relação do diferencial EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
Relação do diferencial EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Relação do diferencial EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

158 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 158 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
tabarbosa (16850)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
BANDIT (13573)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
Xann (10394)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
j ricardo (9376)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
Jean Bida (9320)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Relação do diferencial Bar_leftRelação do diferencial BarRelação do diferencial Bar_right 

4 participantes

    Relação do diferencial

    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Ter 19 Jun - 19:34:19

    Salve salve nação!
    Próxima quinta feira vou levar a "marmita" para fazer uma revisão e isso me fez criar uma lista dos pequenos problemas que o carro apresenta (velocímetro que não funciona, luzes do painel, esses pequenos acertos) mas ao chegar no maior "problema" não soube escrever uma solução.
    O problema é que, meu carro original era 4 cilindros, com diferencial Dana, que aliado ao câmbio de 5 marchas funcionava até que bem em rodovias e estradas sendo possível manter uma velocidade similar a de carros modernos. Mas ao trocar o motor pelo 6 cilindros e o câmbio pelo de 4 marchas com "ré pra frente", percebi que o motor sofre pra se manter a qualquer velocidade acima de 60 por hora, com o motor girando a 6mil rpm quando se atinge 80km/h. Minha dúvida é: qual seria a melhor relação pro carro conseguir atingir uma velocidade maior? Li em outras postagens para usar um diferencial com relação 2,73 mas como não conheço muito dessa parte de diferenciais não sei ao certo o que é que se deve trocar, o eixo inteiro ou somente a coroa e o pinhão, e como eu faria para diferenciar um braseixos de um Dana.
    Agradeço a quem puder me ajudar
    Relação do diferencial 20180610
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 596
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por chevy250 Ter 19 Jun - 20:16:33

    Olá!

    Tem algo estranho na sua descrição. O diferencial do 4 cil tem relação de 3.54.
    O diferencial de Opala mais longo que existe é o do 6cil que é de 2.73.

    A diferença de rotação entre o mais curto e o mais longo é de 3.54/2.73 = 1.29 ou seja, aproximadamente 30%.
    Se seu Opala está dando 80km/h a 6000rpm, trocando o diferencial a rotacao a 80km/h cairia apenas para 6000/1.3 = 4615rpm.

    Será mesmo que a 80km/h a rotação está em 6000rpm? Um 6cil original, não 250s, nem pode funcionar nessa rotação. O limite é 4500rpm.

    O conta-giros pode estar marcando errado. Foi feito ajuste para ele? Ele era para 4cil, não era? O numero de pulsos é diferente para um 6cil. Eu acho que seu conta-giros está marcando erradamente.

    O ideal para 6cil, 4 marchas (de 6cil) para passeio, é o diferencial 2.73. Nessa configuração, em 4 marcha, a 80km/h a rotação fica em torno de uns 1800rpm.


    Última edição por chevy250 em Ter 19 Jun - 20:32:11, editado 1 vez(es)
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 19 Jun - 20:24:34

    o meu 6cil tambem estava com o giro la em cima e quase nao andava na estrada...lerdoooo...
    foi ai que eu percebi que o contagiro do carro estava marcando errado,e o velocimetro tambem...
    se vc tinha um 4 e colocou um 6 entao tem que trocar o painel ,ou o contagiro,ou apenas regular o contagiro para que ele funcione corretamente....e aferir se o velocimetro esta marcando corretamente....
    o contagiro vc tera que ter algum equepamento que marque corretamente para que vc possa comparar... eu tenho um 3step dai pra min ficou mais facil...mas vc podera uasar uma pistola de ponto tambem,ou um contagiro daqueles paralelos com regulagem pra 6cil;;;;
    para aferir a velocidade é mais facil ....é só baixar um app de celular e testar com o painel....
    constatando-se que esteja tudo marcando errado,comece pelo velocimetro,é só trocar o pinhao que vai na caixa por um de mais ou menos dentes....
    na questao do diferencial tambem pode ser alterado. ja que o dana do opala saiu com 2 relaçoes ,...3,54 do 4cil e 3,07 do 6cil....(pelo menos é oque eu sei,se tiver mais que isso alguem me cirrige hehehe)
    tem tambem o 2,73 mas dai nao é dana....apenas braseixos(se estiver errado me corrijam)
    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Ter 19 Jun - 20:26:27

    chevy250 escreveu:Olá!

    Tem algo estranho na sua descrição. O diferencial do 4 cil tem relação de 3.54.
    O diferencial de Opala mais longo que existe é o do 6cil que é de 2.73.

    A diferença de rotação entre o mais curto e o mais longo é de 3.54/2.73 = 1.29 ou seja, aproximadamente 30%.
    Se seu Opala está dando 80km/h a 6000rpm, trocando o diferencial a rotacao a 80km/h cairia apenas para 6000/1.3 = 4615rpm.

    Será mesmo que a 80km/h a rotação está em 6000rpm? Um 6cil original, não 205s, nem pode funcionar nessa rotação. O limite é 4500rpm.

    O conta-giros pode estar marcando errado. Foi feito ajuste para ele? Ele era para 4cil, não era? O numero de pulsos é diferente para um 6cil.

    O ideal para 6cil, 4 marchas (de 6cil) para passeio, é o diferencial 2.73. Nessa configuração, em 4 marcha, a 80km/h a rotação fica em torno de uns 1800rpm.
    Boa noite, valeu pela resposta! Esqueci de mencionar que não fica a exatamente 6mil rpm, escrevi isso pra exagerar mesmo.
    Mas eu tenho certeza de que ele não fica a 1800 rpm a 80km/h, posso confirmar isso pelo escape ensurdecedor a 3 bilhões de decibéis.
    E pelo conta giros, ele foi calibrado corretamente, que inclusive é a única coisa do painel, além do medidor de temperatura, que funciona corretamente

    Enviado pelo Topic'it
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 19 Jun - 20:30:10

    se vc estava acostumado a andar co 4cil é normal perceber pelo ronco que o carro esta mais acelerado pois o 6cil da duas explosoes a mais por ciclo....assim da a impesso que,pelo ronco ele esta mais acelerado...
    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Ter 19 Jun - 20:31:37

    eleandro kalckmann escreveu:o meu 6cil tambem estava com o giro la em cima e quase nao andava na estrada...lerdoooo...
    foi ai que eu percebi que o contagiro do carro estava marcando errado,e o velocimetro tambem...
    se vc tinha um 4 e colocou um 6 entao tem que trocar o painel ,ou o contagiro,ou apenas regular o contagiro para que ele funcione corretamente....e aferir se o velocimetro esta marcando corretamente....
    o contagiro vc tera que ter algum equepamento que marque corretamente para que vc possa comparar... eu tenho um 3step dai pra min ficou mais facil...mas vc podera uasar uma pistola de ponto tambem,ou um contagiro daqueles paralelos com regulagem pra 6cil;;;;
    para aferir a velocidade é mais facil ....é só baixar um app de celular e testar com o painel....
    constatando-se que esteja tudo marcando errado,comece pelo velocimetro,é só trocar o pinhao que vai na caixa por um de mais ou menos dentes....
    na questao do diferencial tambem pode ser alterado. ja que o dana do opala saiu com 2 relaçoes ,...3,54 do 4cil e 3,07 do 6cil....(pelo menos é oque eu sei,se tiver mais que isso alguem me cirrige hehehe)
    tem tambem o 2,73 mas dai nao é dana....apenas braseixos(se estiver errado me corrijam)
    Boa noite
    A velocidade eu confiro pelo gps, já que no momento o carro está sem o cabo do velocímetro (que será instalado quando for fazer a revisão), e o conta giros também foi regulado corretamente.
    O que voce falou das relações no final da resposta me ajudou bastante para entender um pouco mais sobre os modelos que saíram
    Valeu pela resposta!

    Enviado pelo Topic'it
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 19 Jun - 20:33:04

    OKK
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 596
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por chevy250 Ter 19 Jun - 20:37:17

    Posta para a gente entao os valores exatos para que possamos fazer as contas e dar uma melhor orientação.
    Veja um post antigo no qual a pessoa insistiu muito tempo, apesar das respostas, na alta rotacao e no final era problema no conta-giros. Ele trocou o motor de 4 para 6cil mas manteve o painel do de 4 cil.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41340-relacao-de-marchas-opala-6-cilindros.
    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Ter 19 Jun - 20:50:56

    chevy250 escreveu:Posta para a gente entao os valores exatos para que possamos fazer as contas e dar uma melhor orientação.
    Veja um post antigo no qual a pessoa insistiu muito tempo, apesar das respostas, na alta rotacao e no final era problema no conta-giros. Ele trocou o motor de 4 para 6cil mas manteve o painel do de 4 cil.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41340-relacao-de-marchas-opala-6-cilindros.
    Vou dar uma lida, e a próxima vez que sair com o opala eu código direitinho os valores
    Valeu pela ajuda!

    Enviado pelo Topic'it
    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Qua 20 Jun - 17:57:13

    chevy250 escreveu:Posta para a gente entao os valores exatos para que possamos fazer as contas e dar uma melhor orientação.
    Veja um post antigo no qual a pessoa insistiu muito tempo, apesar das respostas, na alta rotacao e no final era problema no conta-giros. Ele trocou o motor de 4 para 6cil mas manteve o painel do de 4 cil.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41340-relacao-de-marchas-opala-6-cilindros.
    Boa noite!
    Cheguei em casa e fui dar uma volta pra te informar os valores corretos. Na 4ª marcha, a 60km/h, o giro do motor fica em torno 3 mil rpm
    Dei uma lida no tópico que você mostrou, e ao contrário desse outro rapaz, eu confiro a velocidade através do gps, e de acordo com os comentários no outro tópico, no vídeo do rapaz dá pra perceber que o barulho que o motor está fazendo não condiz com as rotações que ele informa, sendo que no meu a 60 por hora fica bem difícil de se manter uma conversa ou de ouvir música até.
    Não conferi as rotações quando se atinge 80km/h porque na hora em que fui acelerar o celular caiu e não consegui mais ver a velocidade acusada
    Espero que assim esteja melhor e faça mais sentido o "problema" que relatei
    Abraços

    Enviado pelo Topic'it
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 596
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por chevy250 Qua 20 Jun - 18:42:17

    Eu ainda fico em dúvida se esse conta-giros foi ajustado corretamente mesmo.

    Quando não se ajusta o conta-giros de um Opala 4cil e troca-se o motor por um de 6cil, o conta-giros marca 50% mais (6/4=1,5 = 50%).

    Num Opala com cambio 4 marchas, ré para frente original e diferencial de 2.73, a rotacao a 60km/h ficaria por volta de 1400rpm.

    Se seu diferencial é do 4cil (3.54) então a rotacao deveria ser de 3.54/2.73*1400=1815rpm.

    Se seu conta-giros está marcando 50% a mais, entao ele marcaria 2722rpm, bem próximo dos 3000rpm que está vendo.

    Eu faria o seguinte.

    Passo 1: verificar o conta-giros. Tem pistola de ponto que mede rotação. Tente achar uma oficina para medir a rotacao e compare com o conta-giros. Ajuste o conta-giros se estiver errado. Assim, motor fica ok.

    Passo 2: verificar se o diferencial é de Opala mesmo e qual é a relação dele. Com o carro no plano desengatado, dá para pedir para alguem empurar bem devagar e contar as voltas do eixo-cardã e comparar com as voltas da roda. Voce gira uma volta nas rodas e conta quantas vezes rodou o eixo-cardã. Se quiser mais precisão, rode por exemplo 4 voltas na roda e conte as voltas do eixo-cardã. Basta dividir as voltas do eixo-cardã pelas voltas da roda.

    Passo 3: verificar a relacao do cambio se está como original ou se alguem modificou alguma coisa nele. Se quiser observar a quarta marcha, basta tirar as velas do motor, engatar a 4 marcha e empurrar o carro. Uma volta do motor (entrada do cambio) tem que dar uma volta no eixo-cardã (saida do câmbio) já que essa relação é 1:1 nesse cambio de 4 marchas.
    cidadão
    cidadão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 18
    Localização : Mogi das Cruzes - SP
    Modelo do carro : Comodoro 85 2 portas
    Cilindros : 6 caneco
    Data de inscrição : 14/05/2018

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por cidadão Qui 21 Jun - 7:58:01

    chevy250 escreveu:Eu ainda fico em dúvida se esse conta-giros foi ajustado corretamente mesmo.

    Quando não se ajusta o conta-giros de um Opala 4cil e troca-se o motor por um de 6cil, o conta-giros marca 50% mais (6/4=1,5 = 50%).

    Num Opala com cambio 4 marchas, ré para frente original e diferencial de 2.73, a rotacao a 60km/h ficaria por volta de 1400rpm.

    Se seu diferencial é do 4cil (3.54) então a rotacao deveria ser de 3.54/2.73*1400=1815rpm.

    Se seu conta-giros está marcando 50% a mais, entao ele marcaria 2722rpm, bem próximo dos 3000rpm que está vendo.

    Eu faria o seguinte.

    Passo 1: verificar o conta-giros. Tem pistola de ponto que mede rotação. Tente achar uma oficina para medir a rotacao e compare com o conta-giros. Ajuste o conta-giros se estiver errado. Assim, motor fica ok.

    Passo 2: verificar se o diferencial é de Opala mesmo e qual é a relação dele. Com o carro no plano desengatado, dá para pedir para alguem empurar bem devagar e contar as voltas do eixo-cardã e comparar com as voltas da roda. Voce gira uma volta nas rodas e conta quantas vezes rodou o eixo-cardã. Se quiser mais precisão, rode por exemplo 4 voltas na roda e conte as voltas do eixo-cardã. Basta dividir as voltas do eixo-cardã pelas voltas da roda.

    Passo 3: verificar a relacao do cambio se está como original ou se alguem modificou alguma coisa nele. Se quiser observar a quarta marcha, basta tirar as velas do motor, engatar a 4 marcha e empurrar o carro. Uma volta do motor (entrada do cambio) tem que dar uma volta no eixo-cardã (saida do câmbio) já que essa relação é 1:1 nesse cambio de 4 marchas.
    Vou pedir para o mecânico dar uma olhada no conta giros quando eu levar o carro hoje a tarde
    Sua resposta realmente me fez questionar se o diferencial não é o problema, mas isso ainda não explica o barulho, tendo em vista que eu não ando com escape direto

    Enviado pelo Topic'it
    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 21 Jun - 11:17:36

    para verificar a relaçao do diferencial é bem facil e simples.....
    1-em um terreno plano deixe o carro com o freio de mao solto e desengatado a caixa de marcha..
    2-suspenda uma roda no ar
    3-gire a roda duas voltas exatas ao mesmo tempo que olha o carda quantas voltas ele fará....
    4- se der 3 voltas e meia....a relaçao é 3,54 do 4cil
    5- se der 3 voltas e mais um pouquinho é 3,07 6cil
    6- se der 2 voltas mais 3/4 de volta...é 2,73 do 6cil

    se der mais que 3 voltas e meia  tem coisa errada....

    abç
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 21 Jun - 19:07:23

    gostei dos seus exageros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    rechei de rir aqui....kkkkkkkkkkkkkkkkk

    3 bilhoes de decibies kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    é simples:

    vc tem um dif dana...

    logo vc teria a opcao do dana 307....trocando apenas coroa e pinhao (q sao bastante raros)...

    essa configuracao fica boa se vc anda meio termo....cidade e pista.....mesmo assim eu nao gosto dele na pista com cambio 4m....fica um giro alto....100kmh ta quase perto dos 3mil...pra mim nao vai.

    a outra opacao seria vc colocar um 273 q fica otimo na pista com cambio 4m....na cidade fica meio "pesadao'' em relacao ao 307 e 354 mas vc acostuma.....na pista com 4m 100km fica em 2300 rpm.

    porem vc teria q trocar o eixo todo.


    eu ja usei cambio 5m com 273 e 100kmh fica com 1600rpm...ja nao gostei dele na pista...fica muito longo....xoxo....

    hj eu uso 5m com 307 e 100kmh fica em 2000rpm....fica otimo pra viagens...silencioso economico e ja tem respostas melhores na pista e muito mais esperto na cidade....

    pra mim melhor relacao q existe pro motor 6cil é cambio 5m e dif dana 307....e depois dessa é o 273 com cambio 4m

    Conteúdo patrocinado


    Relação do diferencial Empty Re: Relação do diferencial

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 12:37:12