Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Esquema eletrico Opala passo a passo EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

121 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 121 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
tabarbosa (16850)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
BANDIT (13573)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
Xann (10394)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
j ricardo (9376)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
Jean Bida (9320)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Esquema eletrico Opala passo a passo Bar_leftEsquema eletrico Opala passo a passo BarEsquema eletrico Opala passo a passo Bar_right 

+11
Lucas Zdebski
Mau_Glad
Felipemcunha
rodrgd
Marcos Adriano
Fetex
DalBosco88
FabioM
eleandro kalckmann
nazario4p
Trovão Azul 1980
15 participantes

    Esquema eletrico Opala passo a passo

    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Ter 30 Out - 19:08:08

    Boa noite...
    Cansei de correr atras e não achar informações para refazer a eletrica então decidi criar um passo a passo simples e acessivel pra qualquer um...sao 20 paginas bem instrutivas e sem enrolaçao que vou disponibilizar aqui...
    Peço aos entendidos do assunto pra revisar e assim fazer as correções necessárias...
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00114
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00211
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00311
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00410
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00510

    Marcos Kshesek e JACOVAZZO gostam desta mensagem

    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Ter 30 Out - 19:42:49

    Segue...(o painel mostrado é um painel de Fusca, estou analisando a fiação do Opala para fazer as adaptações ao modelo).
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00610
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00710
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00810
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00910
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01010
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Ter 30 Out - 19:45:02

    + algumas...
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01110
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01210
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01310
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01410
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01510
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Ter 30 Out - 19:47:55

    Finalizando...quem entender do assunto e puder revisar vai ajudar muito...os fios em princípio seguem cores originais, mas com organização e atenção podemos trocar pelos disponíveis no mercado.
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01610
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01710
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01810
    Esquema eletrico Opala passo a passo 01910

    Espero estar contribuindo.

    Fabinho70, thidechiara@gmail.com e amauri99 gostam desta mensagem

    nazario4p
    nazario4p
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 49
    Localização : Nárnia
    Modelo do carro : Comodoro 1978/1979
    Ex-Caravan 1988/1988



    Cilindros : 4 cilindros - 2500 cc

    Data de inscrição : 26/04/2009

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por nazario4p Ter 30 Out - 20:04:59

    Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938
    Valeu demais !!! Falo por mim ...muito obrigado pela sua iniciativa de compartilhar esse material.
    Vai me ajudar a revisar a eletrica do meu opala.

    thidechiara@gmail.com gosta desta mensagem

    eleandro kalckmann
    eleandro kalckmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1043
    Idade : 36
    Localização : fco beltrão
    Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 06/10/2014

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 30 Out - 20:35:06

    Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 Esquema eletrico Opala passo a passo 122938 ganhou um like
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Qua 31 Out - 7:07:36

    Grato...mas vale lembrar que não sou profisdional e ainda não testei estes esquemas...a intenção é reunir o maximo de informações, alterar e corrigir estes esquemas e aí sim fechar um manual.
    Pra isso conto com a ajuda e boa vontade de todos.

    Fabinho70 e thidechiara@gmail.com gostam desta mensagem

    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1772
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por FabioM Qua 31 Out - 8:15:33

    Show de bola velho, parabéns pela iniciativa, vai ajudar muita gente em.
    DalBosco88
    DalBosco88
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 156
    Localização : São Lourenço do Oeste -SC
    Modelo do carro : Atual: Comodoro SL/E 1988
    2017/2018 Diplomata SE 1985
    2016/2017 Opala de luxo 1979

    Cilindros : 4 cil 2.5
    Data de inscrição : 16/05/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por DalBosco88 Qua 31 Out - 10:19:36

    Tem algumas coisinhas poucas que nao seguem a padronagem do opala, gostaria de corrigir, mas preciso saber o ano do carro que voce quer refazer
    Fetex
    Fetex
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 82
    Idade : 33
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 4c Coupé
    Cilindros : 4cc - 151
    Data de inscrição : 23/11/2015

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Fetex Qua 31 Out - 14:22:06

    Incrivelmente útil, claro que há diferenças entre alguns anos, mas esses diagramas fornecem uma base ótima pra quem quer começar a mexer.

    Muito obrigado mesmo
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Qua 31 Out - 16:40:33

    DalBosco88 escreveu:Tem algumas coisinhas poucas que nao seguem a padronagem do opala, gostaria de corrigir, mas preciso saber o ano do carro que voce quer refazer

    Opa...cara por favor faça as correções necessárias neste material, a ideia é criar um material para pesquisa, possibilitando ao opaleiro fazer a manutenção por sua conta ou contratando serviço especializado mas tendo a chance de conferir se foi executado de forma correta.

    Meu Opala é 1980 com o painel redondo.
    Pretendo comprar um chicote novo completo do Opala com o Rodrigo da Pumarace e eu mesmo executar o serviço.
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Qua 31 Out - 16:44:19

    Falta também especificar as capacidades dos fusíveis e bitolas da fiação, aí preciso ajuda.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 31 Out - 18:59:30

    caraca
    rodrgd
    rodrgd
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Localização : São jose dos campos
    Modelo do carro : Opala comodoro coupé 78 (Instagran Opalao78)
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 13/09/2017

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por rodrgd Qui 8 Nov - 17:13:16

    Putz meus parabéns os desenhos ficaram muito bons, por curiosidade em qual software foi feito?...
    Tempo atrás passei pelo mesmo problema, não achava o esquema elétrico em lugar nenhum e fiz um esquema tb, mas bem mais simples...da uma olhada lá .... ainda falta terminar o esquema, ta faltando tempoo kkkkk... a galera me ajudou bastante a fazer, inclusive mandando fotos das ligações e manuais

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t44974-esquema-eltrico-opala-75-79-criao-de-um-pdf-com-todas-as-informaes-ajuda-dos-membros

    Oq você pode arrumar seria a parte dos relês, sempre o pino 87 (mais grosso) vai para sua carga, no caso o farol ou ventoinha elétrica... no esquema parece que ele volta para caixa de fusível e depois vai para carga...
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Qua 14 Nov - 5:37:55

    rodrgd escreveu:Putz meus parabéns os desenhos ficaram muito bons, por curiosidade em qual software foi feito?...
    ...Oq você pode arrumar seria a parte dos relês, sempre o pino 87 (mais grosso) vai para sua carga, no caso o farol ou ventoinha elétrica... no esquema parece que ele volta para caixa de fusível e depois vai para carga...

    Cara, fiz os desenhos no Corel Draw baseado em muito material que juntei e pesquisei na web, inclusive teus esquemas!!! Muito legal tua atitude também.
    Ali nos esquemas, segui uma orientação em um video no youtube e acredito que o profissional utilizou este esquema passando pelos fusíveis para dar uma proteção extra e ser a primeira verificação (fusível queimado) numa falha do farol. Como não entendo muito de elétrica me pareceu esta a finalidade, mas conto com a ajuda dos colegas pra deixar este manual o mais correto possível.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Ter 1 Jan - 19:03:11

    Boa noite pessoas tudo bem? Sou novo aqui, na verdade, tem uns meses mais só escrevendo agora, alguém sabe onde posso encontrar o esquema elétrico do Opalão Comodoro 1980 4cil Gasolina? Pois tirei o alternador para enviar a um profissional para restaura-lo ( modelo Arno 65Amp ) só que eu não fotografei antes de desmontar para saber onde cada cabo vai! Se alguém puder ajudar, ficarei grato! Boa noite a todos é um feliz começo de 2019!
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Esquema Elétrico

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 8:32:55

    Boa tarde pessoas, alguém poderia ajudar com o esquema elétrico do Opala 1980 4cil para saber, quais cabos liga o alternador? ( positivo/Negativo/Terra)
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 10:01:25

    Felipemcunha escreveu:Boa tarde pessoas, alguém poderia ajudar com o esquema elétrico do Opala 1980 4cil para saber, quais cabos liga o alternador? ( positivo/Negativo/Terra)

    Se me lembro de "cabeça'.

    D+ é para o painel.

    + ou B+ é o positivo para carga, podem ser dois em alguns alternadores.
    O ideal é levar o fio até a bateria.

    W é conta giros.

    O negativo é a carcaça.

    Alguns alternadores possuem o negativo porque eles carregam a bateria pelo negativo, os mais modernos carregam pelo positivo.

    A diferença é que a carga pelo negativo é mais lenta e demorada porém o alternador é mais simples.

    Na carga pelo positivo ela é mais rápida e com mais carga, porém ele gera mais carga ao alternador porque além de alimentar o carro ele força a carga da bateria no sentido contrário para o alternador impedir o uso da carga da bateria com o veículo em uso.

    Isto gera calor e por isto os alternadores modernos possuem várias aberturas de ventilação.

    Nos alternadores antigos a bateria faz parte do circuito mesmo com o carro em funcionamento, a bateria se carrega com a carga que não é consumida pelo veículo.

    Poste uma foto do alternador.

    O fio negativo (terra) vai na carcaça ou pólo negativo da bateria.

    O positivo é positivo...

    E o do painel se descobre encostando ele na lataria aterrando ele e com a chave virada para acender o painel.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 10:11:33

    Então, meu alternador é o original dele ainda, de 65A o problema maior que eu estou vendo, é que eu não tirei uma foto para reinstalar todos os cabos no lugar, o que posso dizer e, tem um cabo negativo que sai do "polo" negativo do alternador até o negativo da bateria depois, mais 4 cabos, dois seria o negativo e o positivo que envia a mensagem ao painel e, mais dois cabos, um vermelho e um meio marrom, que vem direto do chicote do carro!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 10:52:14

    Felipemcunha escreveu:Então, meu alternador é o original dele ainda, de 65A o problema maior que eu estou vendo, é que eu não tirei uma foto para reinstalar todos os cabos no lugar, o que posso dizer e, tem um cabo negativo que sai do "polo" negativo do alternador até o negativo da bateria depois, mais 4 cabos, dois seria o negativo e o positivo que envia a mensagem ao painel e, mais dois cabos, um vermelho e um meio marrom, que vem direto do chicote do carro!

    Possivelmente o vermelho deve ser outro positivo (que deve ir ao painel) e outro "meio marrom" deve ser um negativo.

    Se possuir um multímetro é só testar a tensão.
    Os positivos mostrarão tensão positiva mesmo com a chave desligada e com os terminais ligados na bateria.
    Os negativos mostrarão continuidade com o fio negativo da bateria.

    O que sobrou é do painel.

    Você pode pegar um fusível de baixa corrente (uns 05 amperes) e enconstar o fio desconhecido em um lado e encostar o outro lado do fusível na lataria, se queimar é um positivo.

    Ou somente "raspar" o  fio na lataria e ver se sai faísca.
    Ou lâmpada, encoste o fio que acha ser positivo em um lado e o fio que acha ser negativo de outro, a lâmpada deve acender.

    Mas o multímetro é o melhor.

    Para o alternador:

    Se possuir dois positivos leve os dois ao "B+".
    Dois negativos ao "B-".
    O outro ao terminal, acho que é "D+".
    Alguns alternadores possuem dois contatos onde se liga o fio do painel, teste em um se não funcionar teste no outro.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Alternador-chevette-opala-arno-delco-remy-65amp-D_NQ_NP_526111-MLB20493901901_112015-F
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 11:18:53

    Eu não tenho um Multímetro comigo, irei fazer o seguinte, irei lá no carro tirar a foto de quais cabos tem lá e do alternador. Achei que não dá pra fazer esses testes com os polos da bateria ligados, pois quando eu coloco, o cabo negativo que sai do alternador para a bateria, esquenta a ponto de sair um pouco de fumaça, irei postar a fot aqui daqui a pouco pra ver se da para me guiar!
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 11:50:17

    Está aí o meu alternador e a fiação

    Esquema eletrico Opala passo a passo 14xyo9l

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2lurp1t

    Esquema eletrico Opala passo a passo Ixfvjs

    Esquema eletrico Opala passo a passo 21msrwl

    Esquema eletrico Opala passo a passo J9ng52

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 12:01:18

    Mesmo as cores estando corretas podem ter sido ligadas erradas, carros antigos já foram muito mexidos.

    Faça uma lâmpada de teste.
    Retire uma lâmpada da lanterna traseira.
    Prenda um fio assim:

    Esquema eletrico Opala passo a passo Img_2024

    Conecte a bateria e NOS FIOS DO ALTERNADOR FAÇA O TESTE.

    coloque o fio da lâmpada em um dos fios e encoste a base da lâmpada (onde está o outro pólo da lâmpada) na lataria, se acender aquele fio é positivo.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Img_2025

    Se não acender inverta a operação, não encoste o pólo inferior da lâmpada na lataria, encoste no positivo da bateria, se acender aquele fio é negativo.

    Olhe também se acende a luz do painel.
    Por isto deixe a chave virada e isole os fios para não encostar em nada.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Img_2026

    Os fios grossos certamente são de alimentação.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 12:04:45

    Esse cabo,, sai da bateria para o alternador:

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2ew2vsj

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2yz0v9g

    Esquema eletrico Opala passo a passo Rqyp08

    👆🏾 Esse último, que sai do alternador para a bateria, chegou a esquentar a ponto de derreter!!

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 12:06:44

    Felipemcunha escreveu:Está aí o meu alternador e a fiação

    Esquema eletrico Opala passo a passo 14xyo9l

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2lurp1t

    Esquema eletrico Opala passo a passo Ixfvjs

    Esquema eletrico Opala passo a passo 21msrwl

    Esquema eletrico Opala passo a passo J9ng52


    É bom testar.

    Aparentemente:

    Vermelho grosso: +.

    Marrom grosso: -.

    Vermelho fino: painel (se raspar na lataria a lâmpada deve acender com a chave virada).

    O outro terminal com dois fios vais na base do eixo (seria um aterramento).

    Melhor fazer a lâmpada de teste.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 12:10:41

    Vou tentar fazer o lance da lâmpada! Qual cabo que vc falou que vai na base de eixo e onde é essa base?
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 12:11:32

    Agora começou a chover, tá sempre isso, sempre que venho tentar arrumar o carro, chove, e minha garagem não é coberta!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 12:11:44

    Felipemcunha escreveu:Esse cabo,, sai da bateria para o alternador:

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2ew2vsj

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2yz0v9g

    Esquema eletrico Opala passo a passo Rqyp08

    👆🏾 Esse último, que sai do alternador para a bateria, chegou a esquentar a ponto de derreter!!


    Faça o teste que indiquei para achar o positivo e o negativo e o fio do painel.
    Aquele terminal com dois fios e aquele contato na base do eixo do alternador acredito poder descartar.
    Mas a fiação derretida necessita trocar.
    NO MÍNIMO POR FIO DE 10 MM.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 12:13:56

    Felipemcunha escreveu:Agora começou a chover, tá sempre isso, sempre que venho tentar arrumar o carro, chove, e minha garagem não é coberta!!!

    Já troquei bomba de combustível na rua, na chuva e com guarda chuvas.

    Esquema eletrico Opala passo a passo 260807

    Joga um plástico.
    O ruim é quando escorre água no cofrinho.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 12:23:16

    Vou ter que fazer outro dia mesmo, não tenho nenhum cabo para fazer a ligação da lâmpada, nem cabo de som.

    Irei comprar esse cabo negativo de 10mm é um pedaço pequeno para realizar esse teste com a lâmpada!
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 12:25:51

    Obrigado mesmo pelas dicas, espero que eu chegue ao fim desse problema, estou com meu carro parado a três meses!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Dom 13 Jan - 12:44:37

    OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 13 Jan - 17:49:19

    amigo felipe....só uma informacao


    esse alternador é de opala...mas nao é original do seu carro se ele for de 1980.


    o alternador de 65 era o mais potente da categoria....e era exclusivo de modelos (principalmente diplomatas) de 85 pra cima (se nao me engano) com todos os opcionais como: ar condicionado, retrovisores eletricos, vidros eletricos e desembaçador traseiro e etc.


    eu ja tive um opala 81 a estava montado com o arno de 28ah.

    tive um opala 82 com desembaçador q tinha um de 35 ou 45ah se nao me engano.

    com ctz tiraram o alternador antigo e colocaram esse mais moderno q saiu ate em 92.
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 13 Jan - 18:39:29

    Obrigado pela informação Marcos Adriano, realmente não sabia, meu primeiro clássico!! Vivendo e aprendendo!
    Mau_Glad
    Mau_Glad
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 174
    Localização : Sto André - SP
    Modelo do carro : Caravan SS4 - 78/78
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 12/01/2017

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Mau_Glad Seg 14 Jan - 4:41:19

    Esse terminal com 2 fios é lâmpada do painel, ( azul com branco= lâmpada bateria e o preto é resistivo=pós chave)

    Esse vermelho mais fino, provavelmente ia no regulador de voltagem externo ao alternador e vc pode deixar desligado. (sim, os mais antigos tinham regulador externo preso na lataria, só não sei até que ano sairam).
    Existe tb alternadores onde o regulador interno saíam com dois terminais, um para lâmpada e outro para um positivo direto.

    Esquema eletrico Opala passo a passo 2lurp110
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Seg 14 Jan - 9:15:13

    Esquema eletrico Opala passo a passo Img_2027

    De acordo com o livro conheça seu opala o terminal da base do rotor é um aterramento.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Images?q=tbn%3AANd9GcQ3jfTUJ667tmoZvb1pef20WSg9ExUdBKI_sIFn4C5Va8kp0dye


    Por isto é bom testar.

    OKK
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 14 Jan - 18:37:51

    Felipemcunha escreveu:Obrigado pela informação Marcos Adriano, realmente não sabia, meu primeiro clássico!! Vivendo e aprendendo!


    estamos aqui pra isso chefe!!
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Dom 20 Jan - 22:39:14

    Opa pessoas, tudo bem? Vindo aqui atualiza-los sobre meu Opala. Consegui no trazer do trabalho o teste de eletricidade, o que pude perceber, é que simplesmente as cores dos cabos que lá estavam, não correspondia com os polos, por isso Tb a minha dificuldade! Nesse sábado eu testei tudo, reorganizei os cabos e liguei a bateria, nada fumaçou , um bom sinal, dei na chave mas a bateria estava descarregada, carreguei com a chupeta no meu outro carro e dei certo, o carro ligou de primeira, sem choro!!

    Resumindo, eu terei que Trocat os cabos + e - com as devidas cores nos lugares certo!!!

    Obrigado a todos que ajudaram a tentar solucionar esse meu problema!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Seg 21 Jan - 8:45:01

    Felipemcunha escreveu:Opa pessoas, tudo bem? Vindo aqui atualiza-los sobre meu Opala. Consegui no trazer do trabalho o teste de eletricidade, o que pude perceber, é que simplesmente as cores dos cabos que lá estavam, não correspondia com os polos, por isso Tb a minha dificuldade! Nesse sábado eu testei tudo, reorganizei os cabos e liguei a bateria, nada fumaçou , um bom sinal, dei na chave mas a bateria estava descarregada, carreguei com a chupeta no meu outro carro e dei certo, o carro ligou de primeira, sem choro!!

    Resumindo, eu terei que Trocat os cabos + e - com as devidas cores nos lugares certo!!!

    Obrigado a todos que ajudaram a tentar solucionar esse meu problema!!!

    Por isto que escrevi para testar.....

    Na auto elétrica se o fio original é verde mas o eletricista tem um vermelho, ele não vai perder tempo (e dinheiro) indo comprar um verde vai colocar o vermelho.

    OKK
    Felipemcunha
    Felipemcunha
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1980
    Cilindros : 2.5 4 cilindros
    Data de inscrição : 07/07/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Felipemcunha Seg 21 Jan - 9:17:35

    Verdade, graças a Deus está bom, agora é comprar uma bateria nova!!!
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 21 Jan - 16:17:10

    adpachec escreveu:
    Felipemcunha escreveu:Opa pessoas, tudo bem? Vindo aqui atualiza-los sobre meu Opala. Consegui no trazer do trabalho o teste de eletricidade, o que pude perceber, é que simplesmente as cores dos cabos que lá estavam, não correspondia com os polos, por isso Tb a minha dificuldade! Nesse sábado eu testei tudo, reorganizei os cabos e liguei a bateria, nada fumaçou , um bom sinal, dei na chave mas a bateria estava descarregada, carreguei com a chupeta no meu outro carro e dei certo, o carro ligou de primeira, sem choro!!

    Resumindo, eu terei que Trocat os cabos + e - com as devidas cores nos lugares certo!!!

    Obrigado a todos que ajudaram a tentar solucionar esse meu problema!!!

    Por isto que escrevi para testar.....

    Na auto elétrica se o fio original é verde mas o eletricista tem um vermelho, ele não vai perder tempo (e dinheiro) indo comprar um verde vai colocar o vermelho.

    OKK

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Trovão Azul 1980
    Trovão Azul 1980
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15
    Localização : RS
    Data de inscrição : 30/10/2018

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Trovão Azul 1980 Sáb 2 Fev - 18:35:25

    Revisei alguns itens, seguem atualizações:

    Esquema eletrico Opala passo a passo 00116
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00213
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00312
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00411
    Esquema eletrico Opala passo a passo 00511

    Quem tiver maior conhecimento e puder revisar eu agradeço, não sou expert no assunto e não testei as ligações.
    Lucas Zdebski
    Lucas Zdebski
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : Almirante Tamandaré
    Modelo do carro : Opala 84
    Cilindros : 6 Cilindros
    Data de inscrição : 13/02/2019

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Lucas Zdebski Qua 13 Fev - 14:30:35

    Obrigado , Me ajudou muito com minhas Duvidas Wink Wink Wink Wink Wink
    jeffrinho
    jeffrinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 40
    Localização : Apucarana-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1983
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 18/01/2008

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por jeffrinho Qua 19 Fev - 8:07:50

    E ai pessoal blz. só uma dúvida. estou trocando as luzes do painel por LED, e a ligação da luz da bateria é feita com 2 positivos. a lampada vai queimar não vai? tem algo a mais a fazer nesse caso? (todos os LEDs que estou colocando já estão com um diodo de 1K). Valew
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Qua 19 Fev - 10:08:40

    jeffrinho escreveu:E ai pessoal blz. só uma dúvida. estou trocando as luzes do painel por LED, e a ligação da luz da bateria é feita com 2 positivos. a lampada vai queimar não vai? tem algo a mais a fazer nesse caso? (todos os LEDs que estou colocando já estão com um diodo de 1K). Valew



    Primeiro lugar; é RESISTOR e não DIODO.

    Segundo lugar; a lâmpada precisa de um positivo e um negativo, alguns "positivos do painel" são continuidade do positivo original e são aterrados no bloco do motor ou ligados em uma chave ou sensor.

    Ex: luz freio de mão, tampa do reservatório do fluido de freio, cebolão do óleo e sensor de temperatura.

    E a LED possui lado certo (+ e -) para ligar, se inverter não acende.
    jeffrinho
    jeffrinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 40
    Localização : Apucarana-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1983
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 18/01/2008

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por jeffrinho Qua 19 Fev - 11:17:56

    adpachec escreveu:
    jeffrinho escreveu:E ai pessoal blz. só uma dúvida. estou trocando as luzes do painel por LED, e a ligação da luz da bateria é feita com 2 positivos. a lampada vai queimar não vai? tem algo a mais a fazer nesse caso? (todos os LEDs que estou colocando já estão com um diodo de 1K). Valew



    Primeiro lugar; é RESISTOR e não DIODO.

    Segundo lugar; a lâmpada precisa de um positivo e um negativo, alguns "positivos do painel" são continuidade do positivo original e são aterrados no bloco do motor ou ligados em uma chave ou sensor.

    Ex: luz freio de mão, tampa do reservatório do fluido de freio, cebolão do óleo e sensor de temperatura.

    E a LED possui lado certo (+ e -) para ligar, se inverter não acende.

    Primeiro lugar: Obrigado por corrigir meu erro.

    Segundo lugar: já possuía essa informação sobre polaridade. A dúvida é com relação ao esquema que foi postado aqui sobre o esquema de ligação da luz da bateria. que uma extremidade está ligada no alternador (posição D+) e a outra no positivo pós-chave. Pois o que entendi é que as 02 extremidades são positivas.

    Terceiro lugar: Obrigado pelo retorno.

    Esquema eletrico Opala passo a passo 00610
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Qua 19 Fev - 12:22:28

    Quando o alternador não funciona o positivo do painel passa pela lâmpada, vai ao alternador, passa bela bobina de campo e chega ao negativo (mensagem 36).

    Então a lâmpada acende.

    Quando o alternador começa a girar ele se carrega (+) e o contato da LED com o negativo é cortado.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Images?q=tbn%3AANd9GcRwDP6VwsUzZlBg-xGaQ8kvUALvPoyXzc8TBrtCb7hgB-uXbHD6


    O D+ está ligado a bobina interna do alternador, quando ele começa a funcionar a energia gerada, que é alternada (+ e -) e se torna só positiva ao passar nos diodos retificadores, corta o contato com o negativo.
    jeffrinho
    jeffrinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Idade : 40
    Localização : Apucarana-PR
    Modelo do carro : Comodoro 1983
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 18/01/2008

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por jeffrinho Qua 19 Fev - 13:41:11

    adpachec escreveu:Quando o alternador não funciona o positivo do painel passa pela lâmpada, vai ao alternador, passa bela bobina de campo e chega ao negativo (mensagem 36).

    Então a lâmpada acende.

    Quando o alternador começa a girar ele se carrega (+) e o contato da LED com o negativo é cortado.

    Esquema eletrico Opala passo a passo Images?q=tbn%3AANd9GcRwDP6VwsUzZlBg-xGaQ8kvUALvPoyXzc8TBrtCb7hgB-uXbHD6


    O D+ está ligado a bobina interna do alternador, quando ele começa a funcionar a energia gerada, que é alternada (+ e -) e se torna só positiva ao passar nos diodos retificadores, corta o contato com o negativo.

    Caramba ai sim. Top a explicação. Valew cheers
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por adpachec Qua 19 Fev - 13:52:22

    OKK
    Opala 82 Coupe Standard
    Opala 82 Coupe Standard
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 123
    Localização : Campinas SP
    Modelo do carro : Opala 1982 Coupe Standard
    Cilindros : 4 cil.
    Data de inscrição : 12/04/2020

    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Opala 82 Coupe Standard Qua 15 Abr - 10:27:02

    Olá,  aproveitando este Post tenho uma dúvida,  o esquema elétrico acima é válido a todos opala? Éque o meu é o 1982 Coupe 4 cilindros serve para ele?

    Conteúdo patrocinado


    Esquema eletrico Opala passo a passo Empty Re: Esquema eletrico Opala passo a passo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 12:51:00