por fauzi Ter 14 Dez - 16:48:03
adpachec escreveu: fauzi escreveu:Esse lance dum rolete solto faz sentido pois o fundo do rolamento tinha uma marca no sentido de um rolete de topo com o eixo... o fato dele ter eventualmente fechado a tampa com um rolete no fundo poderia ter empenado o eixo no aperto?
Depende, existe forças envolvidas (rotação do eixo), a posição do rolete solto, o ângulo que ele se soltou.....
Mas sim é possível que ele soltou e com a força do giro fez o estrago.
Eu antes de colocar rolamento agulha passo graxa nele, o mesmo em colar de esferas.
Justamente para não escapar no encaixe.
E este novo rolamento de agulha eu acho que foi preso a força....
eu acho.
Então, agora com a cabeça mais fria estava tentando raciocinar: se o rolete escapou da posição e ficou deitado entre o topo do eixo e o fundo do rolamento como sugere a foto e considerando que o óleo vazou instantaneamente por ali no primeiro funcionamento do motor/cambio, acho bem provável que o rolamento tenha estourado na hora que o técnico montou o
câmbio. Isso pode indicar que pode não ter havido danos no eixo ... é uma suposição é claro.
Como fiquei aborrecido com o ocorrido, nem mexi mais no carro ... larguei quieto. Amanhã o mecânico vem buscar pra levar na oficina.
Entretanto, agora há pouco fui dar uma xeretada. Com o motor desligado, o
câmbio tá macio, engata todos as marchas perfeitamente ... lisinho. O pedal da embreagem está leve também.
Funcionei o carro, esperei uns minutos em marcha lenta e tentei engatar marchas.
Estão engatando macias pra chuchu ...
Não sai com o carro de medo de acontecer o que aconteceu na última vez (não entrar marcha).
Será que pode ser mesmo a regulagem da embreagem como você sugeriu inicialmente?
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