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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Devo Revisar Alternador? Empty Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por rfsalvador Dom 31 Out - 10:58:32

    Pessoal, bom dia!

    Eu estou achando que talvez o alternador necessite de uma revisão. Hoje ele está gerando os seguintes volts.


    Marcha Lenta - 650 rpm

    Sem nada Ligado: 14 volts
    Com ventoinha motor ligado: 13,2 volts
    com Farol Ligado: 12,8 volts
    Com farol e ventoinha ligado: 12.4 volts

    à 1500 rpm
    Sem nada ligado: 14 volts
    Com ventoinha Motor Ligado: 13,5 volts
    Com Farol Ligado: 13,6 volts
    Com farol e ventoinha ligado: 12,8 volts

    Com esses números, vocês acham que devo revisar o meu alternador?


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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por adpachec Dom 31 Out - 11:13:46

    rfsalvador escreveu:Pessoal, bom dia!

    Eu estou achando que talvez o alternador necessite de uma revisão. Hoje ele está gerando os seguintes volts.


    Marcha Lenta - 650 rpm

    Sem nada Ligado: 14 volts
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    Com farol e ventoinha ligado: 12,8 volts

    Com esses números, vocês acham que devo revisar o meu alternador?




    A verdade?

    Arrume um alicate amperímetro e meça se existe aumento de corrente (A) no positivo.

    O alternador na verdade é um elevador de tensão, mas com o regulador de tensão ele abaixa a tensão para mais ou menos 14 volts fazendo a corrente subir.

    Como as vezes ocorre na bateria, ela possui 12 volts mas o motor não gira.....é porque falta corrente (A).

    Um teste fácil é com o motor ligado soltar o negativo da bateria, se o motor morrer, provavelmente o alternador está ruim. Se não morrer teste o que o alternador consegue manter funcionando sem a bateria ligada.
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por rfsalvador Dom 31 Out - 15:15:41

    adpachec escreveu:
    rfsalvador escreveu:Pessoal, bom dia!

    Eu estou achando que talvez o alternador necessite de uma revisão. Hoje ele está gerando os seguintes volts.


    Marcha Lenta - 650 rpm

    Sem nada Ligado: 14 volts
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    Com farol e ventoinha ligado: 12,8 volts

    Com esses números, vocês acham que devo revisar o meu alternador?




    A verdade?

    Arrume um alicate amperímetro e meça se existe aumento de corrente (A) no positivo.

    O alternador na verdade é um elevador de tensão, mas com o regulador de tensão ele abaixa a tensão para mais ou menos 14 volts fazendo a corrente subir.

    Como as vezes ocorre na bateria, ela possui 12 volts mas o motor não gira.....é porque falta corrente (A).

    Um teste fácil é com o motor ligado soltar o negativo da bateria, se o motor morrer, provavelmente o alternador está ruim. Se não morrer teste o que o alternador consegue manter funcionando sem a bateria ligada.

    Muito obrigado pelas dicas:

    Não tenho um alicate amperímetro, amanhã compro 1. Meu alternador seria o de 65 amps, com o alicate eu consigo verificar e ver que está passando 65 amps?
    Fiz o teste de desligar o cabo negativo: Desligando e com a ventoinha ligado o carro não morre, mas ligando o farol ele acaba morrendo. Está certo este comportamento?
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por adpachec Dom 31 Out - 15:47:33

    rfsalvador escreveu:
    adpachec escreveu:


    A verdade?

    Arrume um alicate amperímetro e meça se existe aumento de corrente (A) no positivo.

    O alternador na verdade é um elevador de tensão, mas com o regulador de tensão ele abaixa a tensão para mais ou menos 14 volts fazendo a corrente subir.

    Como as vezes ocorre na bateria, ela possui 12 volts mas o motor não gira.....é porque falta corrente (A).

    Um teste fácil é com o motor ligado soltar o negativo da bateria, se o motor morrer, provavelmente o alternador está ruim. Se não morrer teste o que o alternador consegue manter funcionando sem a bateria ligada.

    Muito obrigado pelas dicas:

    Não tenho um alicate amperímetro, amanhã compro 1. Meu alternador seria o de 65 amps, com o alicate eu consigo verificar e ver que está passando 65 amps?
    Fiz o teste de desligar o cabo negativo: Desligando e com a ventoinha ligado o carro não morre, mas ligando o farol ele acaba morrendo. Está certo este comportamento?
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por adpachec Dom 31 Out - 15:52:42

    adpachec escreveu:
    rfsalvador escreveu:

    Muito obrigado pelas dicas:

    Não tenho um alicate amperímetro, amanhã compro 1. Meu alternador seria o de 65 amps, com o alicate eu consigo verificar e ver que está passando 65 amps?
    Fiz o teste de desligar o cabo negativo: Desligando e com a ventoinha ligado o carro não morre, mas ligando o farol ele acaba morrendo. Está certo este comportamento?

    Alternador original opala na marcha lenta.

    34 amperes: manda 8 amperes na marcha lenta.

    64 amperes: manda 16 amperes na marcha lenta.

    Se o seu alternador na lenta consegue acionar a ventoinha sem morrer ele para mim esta ótimo.

    Cada lâmpada do farol ao ligar são mais 5 amperes.

    Se você acelerar e ligar o farol acredito que não vai desligar o motor.

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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por rfsalvador Dom 31 Out - 15:57:59

    Valeu. Muito obrigado pela ajuda
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Gerald Dom 31 Out - 17:13:07

    rfsalvador escreveu:
    Não tenho um alicate amperímetro, amanhã compro 1.

    Atenção! O alicate-amperímetro tem que ser para corrente contínua (CC ou DC)! Infelizmente, esse tipo de instrumento é relativamente caro se comparado com os alicates-amperímetros comuns, que só medem corrente AC.

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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 16 Jul - 14:38:41

    Boa tarde pessoal, preciso de uma avaliação de vcs. Hoje desmontei o alternador (Bosch, acho que 65A)para uma avaliação visual, pois o mesmo não está carregando. As únicas medições que fiz foi a tensão nos bornes da bateria e também na saída do alternador, que foi a mesma 11.8V, e também o teste de imantação na traseira do alternador, que não está ocorrendo. Quando tiro o positivo da bateria o carro morre. Abaixo as fotos do antes e depois da limpeza. Depois de fazer a limpeza e recolocar o alternador nada mudou, as medições continuam as mesmas.

    Devo Revisar Alternador? Img_2045
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 16 Jul - 14:41:44

    A mensagem anterior bloqueou o número de imagens, estão aqui as restantes.

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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Müller Sáb 16 Jul - 14:47:21

    E como estão as escovas, a ponte retificadora? Já troca regulador de voltagem.


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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 16 Jul - 14:52:20

    Müller escreveu:E como estão as escovas, a ponte retificadora? Já troca regulador de voltagem.
     Opa Müller, as. Escovas parecem boas, como posso identificar o modelo do alternador? Pois as etiquetas estão apagadas.Devo Revisar Alternador? Img_2049
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Müller Sáb 16 Jul - 15:08:08

    Não tenho profundo conhecimento, mas creio ser um Bosch mesmo. Tenho mais familiaridade com o Arno. Essa caixinha preta é o regulador. Se não me engano, é vendido com o suporte das escovas junto. Veja se os fios das escovas não estão rompidos em algum ponto. A luz no painel acende?


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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 16 Jul - 15:56:40

    Müller escreveu:Não tenho profundo conhecimento, mas creio ser um Bosch mesmo. Tenho mais familiaridade com o Arno. Essa caixinha preta é o regulador. Se não me engano, é vendido com o suporte das escovas junto. Veja se os fios das escovas não estão rompidos em algum ponto. A luz no painel acende?
    É um bosch, tem a plaqueta' mas nenhuma numeração. Hj na primeira partida a luz estava apagada, pegou fácil' depois quando fui ligar novamente a luz estava ligada, mas logo apaga depois da partida.
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Müller Sáb 16 Jul - 17:39:08

    Se não estivesse carregando, a luz permaneceria acesa. No mínimo, ficaria acesa bem fraquinha ou oscilando de intensidade. Essa tensão medida foi na lenta e acelerado? Correia tensionada corretamente? Experimenta passar um cabo direto do alternador para a bateria.


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    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 16 Jul - 18:21:57

    Müller escreveu:Se não estivesse carregando, a luz permaneceria acesa. No mínimo, ficaria acesa bem fraquinha ou oscilando de intensidade. Essa tensão medida foi na lenta e acelerado? Correia tensionada corretamente? Experimenta passar um cabo direto do alternador para a bateria.
    A medida foi na lenta e também acelerando, não mudava em nada. Concordaria em ligar um cabo direto se a tensão de saída do alternador fosse maior que na entrada da bateria, mas as tensões são iguais. A correia está normal.
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por chevy250 Sáb 16 Jul - 22:03:56

    Gerald escreveu:
    rfsalvador escreveu:
    Não tenho um alicate amperímetro, amanhã compro 1.

    Atenção! O alicate-amperímetro tem que ser para corrente contínua (CC ou DC)! Infelizmente, esse tipo de instrumento é relativamente caro se comparado com os alicates-amperímetros comuns, que só medem corrente AC.

    Verdade! A maioria dos alicates só medem AC. Mas ultimamente, surgiram uns mais em conta que medem corrente DC.

    Eu tenho o Bside ACM91 que funciona muito bem em DC. Além de medir a corrente DC dá para ver o sentido dela, se está entrando na bateria ou saindo. Custa em torno de uns R$350,00 aqui já no Brasil (mercLivre) ou se puder esperar e comprar via Aliexpress sai por uns R$250,00 já com frete.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZztpETFKstA
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Gerald Dom 17 Jul - 8:01:32

    chevy250 escreveu:
    Gerald escreveu:

    Atenção! O alicate-amperímetro tem que ser para corrente contínua (CC ou DC)! Infelizmente, esse tipo de instrumento é relativamente caro se comparado com os alicates-amperímetros comuns, que só medem corrente AC.

    Verdade! A maioria dos alicates só medem AC. Mas ultimamente, surgiram uns mais em conta que medem corrente DC.

    Eu tenho o Bside ACM91 que funciona muito bem em DC. Além de medir a corrente DC dá para ver o sentido dela, se está entrando na bateria ou saindo. Custa em torno de uns R$350,00 aqui já no Brasil (mercLivre) ou se puder esperar e comprar via Aliexpress sai por uns R$250,00 já com frete.

    https://www.youtube.com/watch?v=ZztpETFKstA

    Sem dúvida, um amperímetro de alicate DC é a solução mais prática para medir as correntes do sistema elétrico de um carro. Uma solução alternativa é usar um resistor "shunt" trabalhando junto com um multímetro comum. Um shunt para 100A custa em torno de 50 reais no ML.

    Muito provavelmente, um shunt de 100A pode ser usado por um tempo curto, sem sobreaquecer, para medir correntes maiores, tipo 150A, ou seja, suficiente para testar o funcionamento de alternadores de alta capacidade (120A ou mais).

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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 17 Jul - 11:39:30

    Acabei de reabrir o alternador para medir os diodos da ponte retificadora, estão bons de acordo com as medições. Bem provável ser problema no regulador de tensão.
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 17 Jul - 13:31:59

    Instalei o alternador novamente, fiz alguns testes.
    Liguei o carro, em marcha lenta não estava carregando, a tensão era a mesma na bateria e saída alternador. Acelerei o carro, o alternador começou carregar, com 13.6V tanto na bateria quanto na saída do alternador. Tirei cabo positivo carro se manteve funcionando. Recoloquei o positivo e deixei em marcha lenta um pouco, senti uma oscilação da lenta, voltei a fazer as medições, o alternador já não estava mais carregando, a tensão voltou a ficar 11.9V tanto na bateria quanto no alternador. Voltei a acelerar o carro mas a tensão não voltou para 13.6V como anteriormente, e sim começou perder carga.Se alguém puder dar uma sugestão sobre o problema.
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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Diplo87 Seg 18 Jul - 6:10:56

    Eu estava sofrendo e insistindo assim com meus 2 alternadores originais, depois que cansei de sofrer e comprei um novo de 100 amperes, já tem 2 anos que meu sofrimento acabou...

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    Devo Revisar Alternador? Empty Re: Devo Revisar Alternador?

    Mensagem por Gerald Seg 18 Jul - 7:26:58

    Marcos Marcos escreveu:Liguei o carro, em marcha lenta não estava carregando, a tensão era a mesma na bateria e saída alternador.
    Nenhuma surpresa, a tensão na saída do alternador é igual à da bateria porque há uma ligação direta entre esses dois pontos.

    Para um diagnóstico do problema, precisa medir a CORRENTE que sai do alternador. A tensão não diz muita coisa.

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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 18 Jul - 11:43:41

    Diplo87 escreveu:Eu estava sofrendo e insistindo assim com meus 2 alternadores originais, depois que cansei de sofrer e comprei um novo de 100 amperes, já tem 2 anos que meu sofrimento acabou...
    No meu também não é mais original, é um bosch, por isso vou ver se consigo repará-lo. Não gostaria sair trocando peça até conseguir sanar o problema. Gostaria de identificar a causa antes.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 18 Jul - 11:50:00

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Liguei o carro, em marcha lenta não estava carregando, a tensão era a mesma na bateria e saída alternador.
    Nenhuma surpresa, a tensão na saída do alternador é igual à da bateria porque há uma ligação direta entre esses dois pontos.

    Para um diagnóstico do problema, precisa medir a CORRENTE que sai do alternador. A tensão não diz muita coisa.
    Sim , só consigo eliminar o possível problema na linha entre bateria e alternador. Isso limita o problema até a saída do alternador.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 18 Jul - 11:50:50

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Liguei o carro, em marcha lenta não estava carregando, a tensão era a mesma na bateria e saída alternador.
    Nenhuma surpresa, a tensão na saída do alternador é igual à da bateria porque há uma ligação direta entre esses dois pontos.

    Para um diagnóstico do problema, precisa medir a CORRENTE que sai do alternador. A tensão não diz muita coisa.
    Sim , com a informação da tensão só consigo eliminar a ideia de um possível problema na linha entre bateria e alternador. Isso limita o problema até a saída do alternador.
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    Mensagem por Gerald Seg 18 Jul - 12:08:45

    Marcos Marcos escreveu:No meu também não é mais original, é um bosch, por isso vou ver se consigo repará-lo.
    Se o alternador foi substituído por um não original, é bom conferir se está girando na rotação certa. Se o alternador estiver girando em rotação baixa devido à relação incorreta das polias para o modelo, o alternador poderá não conseguir carregar a bateria em marcha-lenta.

    Veja no gráfico abaixo como a corrente máxima fornecida por um alternador despenca conforme a rotação cai. Aliás, abaixo de um certa rotação, o alternador perde completamente a capacidade de fornecer corrente.

    Devo Revisar Alternador? Delco_11

    Fica claro que se a relação das polias for incorreta para o alternador, é bem possível que não consiga carregar a bateria em marcha-lenta.
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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 18 Jul - 19:55:28

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:No meu também não é mais original, é um bosch, por isso vou ver se consigo repará-lo.
    Se o alternador foi substituído por um não original, é bom conferir se está girando na rotação certa. Se o alternador estiver girando em rotação baixa devido à relação incorreta das polias para o modelo, o alternador poderá não conseguir carregar a bateria em marcha-lenta.

    Veja no gráfico abaixo como a corrente máxima fornecida por um alternador despenca conforme a rotação cai. Aliás, abaixo de um certa rotação, o alternador perde completamente a capacidade de fornecer corrente.

    Devo Revisar Alternador? Delco_11

    Fica claro que se a relação das polias for incorreta para o alternador, é bem possível que não consiga carregar a bateria em marcha-lenta.


    Me enganei sobre o alternador, em minha mente original do opala seria só o Delco. Mas acabei de ver que bosch tbm foram utilizados
    O sentido de giro está correto, da pra ver pela entrada e saída das pás que fazem a ventilação. A polia não sei dizer, vou conferir o tamanho que deve ser usado para esse alternador.
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    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 23 Jul - 12:21:08

    Fiz a substituição hoje do regulador de tensão. O alternador voltou a carregar normalmente, 14V, até a partida ficou mais leve.
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    Mensagem por Müller Sáb 23 Jul - 13:24:16

    Marcos Marcos escreveu:Fiz a substituição hoje do regulador de tensão. O alternador voltou a carregar normalmente, 14V, até a partida ficou mais leve.

    Mto bom! OKK


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    Mensagem por Berlindo Qui 11 Ago - 10:31:43

    Pessoal, vou aproveitar aqui para tirar uma dúvida. O alternador tá presente mesmo nos modelos de 75 em diante? Ou é gerador?
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    Mensagem por Müller Qui 11 Ago - 11:18:43

    Berlindo escreveu:Pessoal, vou aproveitar aqui para tirar uma dúvida. O alternador tá presente mesmo nos modelos de 75 em diante? Ou é gerador?

    Bom, alternador não deixa de ser um gerador! Mas, sim, todos os Opalas saíram com alternador. Não tem Opala com dínamo, se é a esse gerador q vc se refere.


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    Mensagem por Berlindo Qui 11 Ago - 11:21:58

    Isso dínamo, igual tinha nos Fuscas mais antigos. Muito obrigado!

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