por Jeferson_Heerdt Qua 27 Fev - 21:16:39
Cara, tudo depende do projeto de cada motor, e o quanto ele consegue aproveitar de calor (que vai gerar a potência), o resto é desperdício...
A maneira mais ''correta'' seria levar o motor á um dinamometro de bancada, mas também da pra ter uma idéia com um dinamometro de rolo (dae mede-se a potência efetivamente que chega nas rodas), mas tem um porém, o dyno tem de estar perfeitamente calibrado, e se vc levar em duas empresas diferentes no mesmo dia, arrisca vc aparecer com duas potências diferentes.... mas isso é coisa pouca..
Bem antigamente, quando tudo era calculado com extrema exatidão e conhecia-se um pouco menos de motor que hoje em dia, a forma de calcular 'teóricamente' a potência do motor era pela Pressão Média Efetiva sobre a cabeça do pistão.... eu até tenho essa fórmula perdida em alguma revista e no livro do Santucci, ela leva em consideração taxa de compressão, combustível, pressão positiva ou negativa, vazão da alimentação entre outras coisinhas... só por curiosidade ja fiz essa conta pro meu motor logo que montei pela primeira vez e acusou 266cv... o Desktop Dyno acusou 280cv, ou seja... tava por ali a potência real...
Mas tem algumas coisas que conta nenhuma ''estimativa'' leva em consideração, e na minha opinão dara uma diferença grande: ponto e comando; pois, quando aumenta o ponto do motor, vc está aumentando a pressão dentro do cilindro pq tá na verdade atrasando mais que o normal pra faisca só centelhar a mistura no ponto máximo de compressão, por isso que o motor fica mais bruto e gera mais calor consequentemente... e o comando, quando se mexe em lob, graduação e levante, aumentando ou diminuindo vc estará trocando o regime de funcionamento... mantendo as válvulas mais tempo abertas, vc admite mais ar/combustível, mas também deixa mais tempo o escape aberto pra conseguir expulsar tudo que entrou e foi queimado.... diminuindo o lob vc abaixa a compressão do motor drasticamente, e eu ja fiz esse teste...
Motor original com 8,0:1 de taxa no álcool, cabeçote original, uma DFV 446 original, comando original, o motor tinha 10kg/cm² de compressão...
Segundo motor, com 13,5:1 de taxa no álcool, cabeçote preparado, uma DFV 446 com borboletas de 39mm, comando 276º simétrico com 108º de lob center, no mesmo relógio de compressão ele tinha apenas 12kg/cm² de compressão...
Se estivesse com comando original ou um 250S qualquer, provavelmente a compressão do motor passaria dos 14/15kg/cm²....
Desvirtuei um pouquinho a pergunta, mas é que esse é um assunto um tanto intrigante e com infinitas variáveis....
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