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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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^Marcos^
51 participantes
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Vinicius Grilo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/06/2010
- Mensagem nº51
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
E bem problemática a caixa de direção dos opalas em relação a vazamentos. É dificil ver um em que não vaze, problema crônico. Assim como na bomba de óleo da direção que fica póximo ao escapamento e que aquece por estar perto e perde a eficiencia do retentor principal e do kit da bomba deixando vazar óleo e baixar a eficiência, também por este motivo a caixa sofre com vazamentos. O mais indicado neste caso e cobrir o coletor de escape com a manta que reten o calor, aumentando a durabilidade do Kit de direção devido a aproximidade com o coletor.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº52
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
^Marcos^ escreveu:Olá a todos,
Meu Opala desde a compra ele tem a direção um pouco dura, mas nestes ultimos dias piorou e muito, como não deixei faltar oleo e nem tem ar (oleo rosado), acho que o problema pode ser caixa, ou bomba sem força, como não tenho aparelho para medir os 48 bar de pressão da bomba, pensei em comprar outro kit, mas em desmanche, posso comprar uma direção igual ou pior que a minha, sendo assim resolvi trocar o kit de reparo, no momento só troquei da caixa, depois vou trocar da bomba
Como meu Opala tem 6x2 a caixa não sai por baixo, então tirei o hidrovacuo para remove-la por cima
Començando
o filtro tambem vou ter que trocar
O kit R$ 70,00 da caixa e R$30,00 da bomba (direção 85 acima)
Já sem o hidrovacuo
Fora do carro
Para comecar a caixa deve ser aberta pela parte de cima, soltar os 4 parafusos 1/2 e dar uma leve batidinha para solta-la, tem um ressalto para dar esta batidinha
Retirando a rosca sem fim. acho que é este o nome, o legal é que ao tirar do pistão as esferas caem todas no fundo, neste hora achei que tinha feito mer#$, mas é assim mesmo
Retirando os reparos
Retirando esta peça intermediaria antes de retirar o pistão
Retirando o pistao, para retirar vire o eixo todo para a direita e puxe o pistão para cima
Eixo virado para a direita
Para retirar o eixo principal, abra a tampa onde fica o sangrador (4 parafusos 1/2) e depois solte a porca 3/4, depois com um chave de fenda vá soltando o parafuso de regulagem que a tampa vai saindo
Com a tampa fora, junte os roletes que sempre caem
Para retirar o eixo principal, vire o eixo até que case com o corte na caixa, do outro lado retira a trava com um alicate e dê uma pequena batidinha para ele começar a sair
Dentro da caixa existem 2 rolamentos (de roletes) que vão soltar os roletes ao retirar o eixo, cuidado para não perde-los
Caixa inteiramente desmontada
Kit aberto
Colocando o kit de reparo nos componentes
Estas esperas ficam dentro do pistão, eu coloquei ai somente para visualização, para coloca-las existe uma abertura ao lado do pistão com uma tampinha preta, retire a tampinha e vc vai ver 2 peças metilicas que formam um caninho, retire-o com um alicate de bico, coloque o eixo da rosca sem fim no pistão e começe a colocar as esferas nos buracos mexendo o eixo para ajeita-las, quando faltar 4 para terminar, estas deverão ser colocadas no caninho e o caninho colocado no lugar, esta é a parte mais chata da coisa, tive que tomar uma batida de maracuja, pois já estava quase jogando no lixo, depois que montei desmontei mais uma vez e ai ficou facil
Colocando de volta os roletes da caixa e da tampa
Eixo da rosca e pistão prontos para serem montados na caixa
Caixa montada novamente e o kit que retirei dela
Agora vou lixar e pintar a caixa (Laranja Solar), no fim de semana monto
Bom é isto espero que ajude alguem caso queira encarar este trampo, mas adianto, é meio chatinho de fazer, devemos prestar muita atenção ao desmontar e tambem para instalar o kit, senão com certeza vai sobrar pedaços para montar um robozinho
Sds
Marcos
comprei o reparo, segunda feira eu digo se fui competente pra fazer a troca sem estragar nada rs rs
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº53
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
é... trocar o reparo foi facil, dificil foi tirar o setor da barra de direçao na marreta hehe.arrumei mas nao melhorou nada e lavei pra oficina dar uma geral, agora é esperar o veredito do cara, será que eu fiz algo errado?ou era a bomba, sei lá. mas pelo menos to aprendendo como funcionam as coisas. como nao tenho outro veiculo andando, nao posso ficar todo fim de semana agarrado, deixei essa de lado desta vez. valeu aí
thiago.santiago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 653
Idade : 43
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008
- Mensagem nº54
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Marcos,
A minha só vazava na parte que encaixa na coluna.
Fiz a troca apenas desse retentor e os aneis de borracha que ali iam, confesso que fiquei meio bolado em trocar todo o reparo, até por que é o meu unico carro e era a ultima semana de folga da dona patroa, ai troquei apenas esse retentor e já posso dizer que não vaza mais, vou apenas conferir as arruelas da mangueira de conexão.
Valeu pelas dicas.
A minha só vazava na parte que encaixa na coluna.
Fiz a troca apenas desse retentor e os aneis de borracha que ali iam, confesso que fiquei meio bolado em trocar todo o reparo, até por que é o meu unico carro e era a ultima semana de folga da dona patroa, ai troquei apenas esse retentor e já posso dizer que não vaza mais, vou apenas conferir as arruelas da mangueira de conexão.
Valeu pelas dicas.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº55
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
é, sentei na graxa, mandei dar um tapa completo na direçao, ela tava pifada desde o ano passado e eu enrolando, troquei o reparo e nao mudou nada, entao resolvi enfiar a mao no bolso. troquei tudo, reparo de bomba setor (de novo, ja que abriu só outro),rolamentos, amaciar valvulas, barra de direçao e ponteira que tavam folgadas. geral mesmo, mile duzentos conto mas ficou fino. da proxima eu vou ter qye fazer sozinho...rs
thiago.santiago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 653
Idade : 43
Localização : cabo frio Rio de Janeiro
Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 29/08/2008
- Mensagem nº56
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
É isso ae, eu troquei as minhas molas(fabrini p 6cc com ar/dh), amortecedores(cofap a gas), a barra de direção(trw), troquei apenas o retentor da caixa na parte que pega na coluna de direção dentro do carro, a bucha do braço auxiliar(axios) pois a antiga estava invertida.
Isso ae foi 140 de mao de obra pois peguei na lida também e o mecanico é muito gente boa tem tem opala também.
De peças e mao de obra foram 900 contos.
E ficou show de bola.
Isso ae foi 140 de mao de obra pois peguei na lida também e o mecanico é muito gente boa tem tem opala também.
De peças e mao de obra foram 900 contos.
E ficou show de bola.
Rogerio Jesus- Opaleiro
- Número de Mensagens : 160
Idade : 62
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 11/03/2010
- Mensagem nº57
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
é isso mesmo o preço?
Reparo da bomba- R$ 160,00
Conjunto rotativo- R$ 290,00
Mangueira de pressao- R$ 145,00
Oleo- R$ 21,00
Mao de Obra- R$ 90,00
Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.
é isso mesmo o preço?
Reparo da bomba- R$ 160,00
Conjunto rotativo- R$ 290,00
Mangueira de pressao- R$ 145,00
Oleo- R$ 21,00
Mao de Obra- R$ 90,00
Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 51
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº58
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Rogerio Jesus escreveu:Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
é isso mesmo o preço?
Reparo da bomba- R$ 160,00
Conjunto rotativo- R$ 290,00
Mangueira de pressao- R$ 145,00
Oleo- R$ 21,00
Mao de Obra- R$ 90,00
Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.
eu acho que é esse preço. paguei 1260 pra dar geral na bomba e setor
shaolin01- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1553
Idade : 49
Localização : São José dos Campos-SP
Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
Atualmente,"desOpalizado"
Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº59
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
A minha também está vazando,mas não sei ao certo onde...Gostaria de saber se esta parte circundada de amarelo teria que estar presa por algum parafuso,(qual seria a medida deste)pois nenhum dos lados tem!Pela foto dá pra ver o carpete todo manchado pelo óleo:
Abçs
Abçs
CleytonUrani- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2
Localização : brasilia
Data de inscrição : 01/12/2010
- Mensagem nº60
Direção travou!!
Olá à todos!
Gostaria de parabenizar pelo fórum bem movimentado e pelo excelente tópico.
Tenho um opala comodoro sl/e 89
Seguinte estou com problema na minha CDH ,algum tempo atrás a direção estava ficando "pesada" e travando com alguma força ela soltava só que de um dia pro outro ficou pior, resolvi trocar os reparos e os retentores.
Desmontei a caixa troquei o kit agora fui montar ela travou de fez, estou com dúvidas, no pino do pitman(foi assim que o mecânico me chamou) por que eu não consegui soltar ela da "tampa" e no sem-fim depois que eu coloquei a tampa, não rodou mais.
Não sei o que pode ser. Se alguem tiver alguma solução ou idéia será bem vinda.
up ae!
Gostaria de parabenizar pelo fórum bem movimentado e pelo excelente tópico.
Tenho um opala comodoro sl/e 89
Seguinte estou com problema na minha CDH ,algum tempo atrás a direção estava ficando "pesada" e travando com alguma força ela soltava só que de um dia pro outro ficou pior, resolvi trocar os reparos e os retentores.
Desmontei a caixa troquei o kit agora fui montar ela travou de fez, estou com dúvidas, no pino do pitman(foi assim que o mecânico me chamou) por que eu não consegui soltar ela da "tampa" e no sem-fim depois que eu coloquei a tampa, não rodou mais.
Não sei o que pode ser. Se alguem tiver alguma solução ou idéia será bem vinda.
up ae!
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
Idade : 60
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 16/06/2008
- Mensagem nº61
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Colega, verifique a sequencia de desmontagem/montagem a caixa se desmonta por inteiro, caso não consiga desmontar alguma parte, tem coisa errada, na duvida para não estragar mais a peça procure uma oficina que entende de DH
sds
sds
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Imperatriz
Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
Cilindros : 4 cilindros agora 6 canecos
Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº62
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
irmao pode me dizer se vai alguma mangueira da bomba para o reservatorio de Oleo, e qual é?
e do reservatorio se vai direto pra caixa ou é pra bobma?
como funciona isso irmao? pode me epxlicar?
e do reservatorio se vai direto pra caixa ou é pra bobma?
como funciona isso irmao? pode me epxlicar?
Gregorizaum- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
Idade : 35
Localização : Imperatriz
Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
Cilindros : 4 cilindros agora 6 canecos
Data de inscrição : 02/12/2010
- Mensagem nº63
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Rogerio Jesus escreveu:Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
é isso mesmo o preço?
Reparo da bomba- R$ 160,00
Conjunto rotativo- R$ 290,00
Mangueira de pressao- R$ 145,00
Oleo- R$ 21,00
Mao de Obra- R$ 90,00
Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.
eu comprei a minha em uma loja autorizada de DH se for comprar compre original, em loja autorizada e facil de ahcar
CleytonUrani- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2
Localização : brasilia
Data de inscrição : 01/12/2010
- Mensagem nº64
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
CleytonUrani escreveu:Olá à todos!
Gostaria de parabenizar pelo fórum bem movimentado e pelo excelente tópico.
Tenho um opala comodoro sl/e 89
Seguinte estou com problema na minha CDH ,algum tempo atrás a direção estava ficando "pesada" e travando com alguma força ela soltava só que de um dia pro outro ficou pior, resolvi trocar os reparos e os retentores.
Desmontei a caixa troquei o kit agora fui montar ela travou de fez, estou com dúvidas, no pino do pitman(foi assim que o mecânico me chamou) por que eu não consegui soltar ela da "tampa" e no sem-fim depois que eu coloquei a tampa, não rodou mais.
Não sei o que pode ser. Se alguem tiver alguma solução ou idéia será bem vinda.
up ae!
Resolvi o problema trocando a caixa por que o pistão da velha criou um "calo" e a coluna por que descobri que o antigo dono trocou a coluna escamoteavel por uma não-escamoteavel e uns 2 dedos menor.
Achei só usado e ficou 650,00 as duas, eu mesmo troquei.
É como o Marcos mesmo disse é só prestar atenção que você consegue.
abraço a todos.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
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Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
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Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº65
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Ow, Marcos, eu te enchi a paciência no tutorial de troca do reparo da bomba hidráulica e agora venho pedir sua ajuda aki, se possível.
Bom, desde q mandei recondicionar bomba e caixa o carro não voltou bom.....Achei q fosse bomba fraca. Comprei outra bomba e, com o auxílio de seu tuto, fiz os reparos necesários. Fikou bom e melhorou sensivelmente a direção.
Agora, depois de uma viagem, a direção fikou duríssima. Tá parecendo Kombi pra manobrar.....Em casa, abri a mangueira de pressão nakela junção, coloquei uma garrafa e dei partida. O óleo está fluindo normalmente e com pressão. Ou seja, a bomba tá boa. Mas, qdo abri o reservatório, percebi q, com o carro ligado, o óleo não se move. Isso me fez crer q o óleo não etá passando pela caixa e mto menos retornando pro reservatório.
Vc acha q é caixa com problema? Vc saberia onde estaria o problema dentro da caixa?
vlw!
Bom, desde q mandei recondicionar bomba e caixa o carro não voltou bom.....Achei q fosse bomba fraca. Comprei outra bomba e, com o auxílio de seu tuto, fiz os reparos necesários. Fikou bom e melhorou sensivelmente a direção.
Agora, depois de uma viagem, a direção fikou duríssima. Tá parecendo Kombi pra manobrar.....Em casa, abri a mangueira de pressão nakela junção, coloquei uma garrafa e dei partida. O óleo está fluindo normalmente e com pressão. Ou seja, a bomba tá boa. Mas, qdo abri o reservatório, percebi q, com o carro ligado, o óleo não se move. Isso me fez crer q o óleo não etá passando pela caixa e mto menos retornando pro reservatório.
Vc acha q é caixa com problema? Vc saberia onde estaria o problema dentro da caixa?
vlw!
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^Marcos^- Opaleiro
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- Mensagem nº66
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Se o oleo não circula e a bomba esta ok, alguma mangueira esta om defeito, os dutos da caixa podem estar entupidos ou algum componente da caixa esta comprometido, teste as mangueiras, se não achar falha só abrindo a caixa para ver
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Müller- Moderador
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- Mensagem nº67
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
^Marcos^ escreveu:Se o oleo não circula e a bomba esta ok, alguma mangueira esta om defeito, os dutos da caixa podem estar entupidos ou algum componente da caixa esta comprometido, teste as mangueiras, se não achar falha só abrindo a caixa para ver
sds
Bom, tirei as mangueiras e dei jatos de ar comprimido. nenhuma delas deu sinal de entupimento. Pelo contrário, como ainda tinha óleo lá dentro, espirrou pra todo lado! Ou a sujeira saiu junto! rsrs
Desmontei a caixa inteirinha e, visualmente, nada de errado. Só terei q trocar a junta elástica q tá um caco. Agora estou estudando pra ver como é o funcionamneto. Até os reparos parecem bons. Depois vou limpar td, montar e testar. Se continuar ruim........
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- Mensagem nº68
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Muller no sistema de DH com aquele reservatório de plástico o oleo aparentemente não se move mesmo. Ja reparei isso em mais de 10 diplomatas. Também achei estranho uma vez que olhei no meu.
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Müller- Moderador
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- Mensagem nº69
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Paulo Corso escreveu:Muller no sistema de DH com aquele reservatório de plástico o oleo aparentemente não se move mesmo. Ja reparei isso em mais de 10 diplomatas. Também achei estranho uma vez que olhei no meu.
Estranho. Tenho certeza de já ter visto o óleo como se estivesse borbulhando...
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Jayme- Opaleiro
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- Mensagem nº70
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
nossa Marcos, espetacular o tutorial.
Meus parabens cara
mais tenho uma dúvida, a caixa de direção mecânica, sem ser hidráulica, é muito diferente desta?
ou com este tutorial consigo trocar o reparo tambem?
abraços
Meus parabens cara
mais tenho uma dúvida, a caixa de direção mecânica, sem ser hidráulica, é muito diferente desta?
ou com este tutorial consigo trocar o reparo tambem?
abraços
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
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- Mensagem nº71
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Jayme escreveu:nossa Marcos, espetacular o tutorial.
Meus parabens cara
mais tenho uma dúvida, a caixa de direção mecânica, sem ser hidráulica, é muito diferente desta?
é
Jayme escreveu:
ou com este tutorial consigo trocar o reparo tambem?
abraços
não
Jayme- Opaleiro
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Data de inscrição : 03/01/2010
- Mensagem nº72
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
opa vlws ae pela resposta marcos,
soh mais uma dúvida aqui,
como que retira ela do carro? soltei os parafusos do chassis, e a porca do braço de pitman, mais nao consigo desencaixar ela do braço e tambem nem a parte de cima.
soh mais uma dúvida aqui,
como que retira ela do carro? soltei os parafusos do chassis, e a porca do braço de pitman, mais nao consigo desencaixar ela do braço e tambem nem a parte de cima.
Sd Ferraz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Idade : 35
Localização : Ferraz de Vasconcelos
Modelo do carro : Diploma 1992 SE Vinho completo
Cilindros : 6cc , sempre, haaa
Data de inscrição : 18/12/2011
- Mensagem nº73
me ajudem por favor
ajuda eu aê pessoal ,,
troquei o kit reparo da bomba e da caixa de direção hidraulica, usando este belo topico é claro hehe
esta saindo oleo da bomba de booa, na caixa tmbm tem oleo ,pelo sangrador sai um pouco,
mas ainda não esta hidraulica,
oque pode estar errado? o jeito de sangrar será ??? está tudu montado certinho pois conferi varias vezes , todas as aletas da bomba , bolinhas da caixa e tals,
alguem ja passou por isso ??
desde já grato amigos ..
troquei o kit reparo da bomba e da caixa de direção hidraulica, usando este belo topico é claro hehe
esta saindo oleo da bomba de booa, na caixa tmbm tem oleo ,pelo sangrador sai um pouco,
mas ainda não esta hidraulica,
oque pode estar errado? o jeito de sangrar será ??? está tudu montado certinho pois conferi varias vezes , todas as aletas da bomba , bolinhas da caixa e tals,
alguem ja passou por isso ??
desde já grato amigos ..
leandro 4cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 954
Idade : 43
Localização : osasco-sp
Modelo do carro : ex opala coupe stander 81 4cc
ex caravan comodoro 80 4cc
ex opala comodoro sedan 76/76 4cc
ex opala diplomata sedan automatic4 88/88 6cc
opala comodoro sedan 81 4cc atual
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- Mensagem nº74
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
SD FERRAZ BLZ,SANGRAR É FACIL BASTA LEVANTAR A FRENTE DO CARRO E COM ELE LIGADO TIRA A TAMPA DO RESERVATÓRIO DA BOMBA E VIRA O VOLANTE PROS DOIS LADOS ATÉ O FIM,FAZ UMAS DUAS VEZES PRA CADA LADO,LEMBRANDO COM OS DOIS PNEUS NO ALTO E RESERVATÓRIO ABERTO OK....BOA SORTE...
Sd Ferraz- Opaleiro
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- Mensagem nº75
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
beleza leandro , vou tentar aqui fazer isso entao , bigadao
Rogervet- Opaleiro
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- Mensagem nº76
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Parabéns Marcos! tenho um opala 79 4cc e a uns dois anos coloquei um kit de direção hidráulica nele de uma cavaram 6 Cil ficou blz. E ontem apresentou um barulhinho chato ao esterçar o volante e derramando óleo pelo suspiro do reservatório da bamba,fui mecher e tirei o filtro e funcionei foi pior estourou o retentor da bomba e vazou todo o óleo. Vc acha q só trocando os reparos da bomba resolve?
Tony medeiros- Opaleiro
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Opala especial 1977 com teto de vinil e motor 6cc... se foi...
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- Mensagem nº77
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Olá pessoal...tbm estou com um probleminha na bomba da direção do meu opala...ela está fazendo barulho como se fosse a correia,mas cheguei a conclusão q naum é ela pois troquei por uma nova e o barulho continua.Será q pode ser algum rolamento ou coisa parecida,apezar do barulho ainda está mole pra virar...oq pode ser ?
abraço!!!!
abraço!!!!
gibsonfender89- Opaleiro
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- Mensagem nº78
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
esta troca de reparo seria o mesmo para a caixa servotronic do meu diplomata 91? e outra coisa, meu mecanico falou que esta com vazamento no setor da direcao hidraulica,resolveria trocando os reparos? desculpem mas sou leigo no assunto abraco
AguinaldoT- Opaleiro
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- Mensagem nº79
Fotos
Preciso fazer o reparo na caixa da direcao hidraulica e nao aparece as fotos que o Marcos postou. Alguem teria elas para enviar ao meu e-mail ?
adrianopascutti- Opaleiro
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Modelo do carro : Como sair do fórum?
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- Mensagem nº80
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Seria mais interessante que pudesse postar aqui no fórum.
Assim todos nós poderíamos conhecer mais esse modelo de direção.
Assim todos nós poderíamos conhecer mais esse modelo de direção.
AguinaldoT- Opaleiro
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- Mensagem nº81
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Adriano, com certeza vc tem razao, mas, nao sei se vc percebeu mas o Marcos ja postou 2 vezes e as fotos nao estao mais disponiveis, por algum problema no servidor. Caso alguem poste, posso salvar e armazenar em outro servidor e as fotos ficarem mais tempo disponivel pra galera...
terraço- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
ola marcos!!!
parabens pelo tutorial!!!
teria como vc me envias as fotos, pois nao consigo visualiza-las!!!!
meu -e mail é josmaroliveira@gmail.com.
desde ja agradeço
parabens pelo tutorial!!!
teria como vc me envias as fotos, pois nao consigo visualiza-las!!!!
meu -e mail é josmaroliveira@gmail.com.
desde ja agradeço
testinhacaldeira- Opaleiro
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- Mensagem nº83
bomba hidraulica pescoçuda
alguém por favor saberia me explicar como eu retiro a tampa que vai o eixo da bomba pescoçuda,preciso trocar o ring que esta vazando,preciso retirar a caneca pois estou tendo dificuldade,obrigado.
Rafael Panhin Torres- Opaleiro
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- Mensagem nº84
Dúvida na montagem das esferas
Olá!
Estou trocando os reparos da minha caixa,porém estou com dúvida se preciso passar alguma graxa ou óleo antes de colocar as esferas dentro do pistão (analisando a minha caixa desmontada vi que realmente é trabalhoso a montagem) .
VLW!
Estou trocando os reparos da minha caixa,porém estou com dúvida se preciso passar alguma graxa ou óleo antes de colocar as esferas dentro do pistão (analisando a minha caixa desmontada vi que realmente é trabalhoso a montagem) .
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opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº85
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Vinicius Grilo escreveu:E bem problemática a caixa de direção dos opalas em relação a vazamentos. É dificil ver um em que não vaze, problema crônico. Assim como na bomba de óleo da direção que fica póximo ao escapamento e que aquece por estar perto e perde a eficiencia do retentor principal e do kit da bomba deixando vazar óleo e baixar a eficiência, também por este motivo a caixa sofre com vazamentos. O mais indicado neste caso e cobrir o coletor de escape com a manta que reten o calor, aumentando a durabilidade do Kit de direção devido a aproximidade com o coletor.
Medida adicional seria mandar fazer os anéis o'ring que vem com o kit de reparo (que originalmente são de borracha nitrílica) em viton em uma loja como a Casa das Gaxetas. O viton tem maor resistência ao calor e não sofre ação do óleo. Durabilidade garantida.
Sool- Opaleiro
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- Mensagem nº86
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº87
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Sool escreveu: Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !
Detalhe: o viton é um material que não propaga chama. Tem muito picareta por aí vendendo o'rings de borracha nitrílica como sendo de viton. Mas é fácil desmascarar: coloque a peça em uma chama e veja se ela derrete ou incendeia. Se apenas deteriorar derretendo, é viton. Se pegar fogo, é borracha nitrílica (ou outro material). Obviamente, a peça colocada na chama não poderá ser usada futuramente. É apenas para teste, ok?
http://www.gaxetas.com.br/content/home/default.aspx
[img][/img]
Obs.: o pessoal que está em São Paulo com certeza tem mais opções de locais para compra de anéis o'ring. Em Porto Alegre, eu conheço a casa das gaxetas.
Fica uma dica: leve o anel o'ring (em borracha nitrílica, de preferência NOVO) na casa das gaxetas e diga que quer um igual em viton, para que eles possam tirar as medidas e copiar.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº88
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
^Marcos^ escreveu:Olá a todos,
Meu Opala desde a compra ele tem a direção um pouco dura, mas nestes ultimos dias piorou e muito, como não deixei faltar oleo e nem tem ar (oleo rosado), acho que o problema pode ser caixa, ou bomba sem força, como não tenho aparelho para medir os 48 bar de pressão da bomba, pensei em comprar outro kit, mas em desmanche, posso comprar uma direção igual ou pior que a minha, sendo assim resolvi trocar o kit de reparo, no momento só troquei da caixa, depois vou trocar da bomba.
Como meu Opala tem 6x2 a caixa não sai por baixo, então tirei o hidrovacuo para remove-la por cima
Començando
o filtro tambem vou ter que trocar
O kit R$ 70,00 da caixa e R$30,00 da bomba (direção 85 acima)
Já sem o hidrovacuo
Fora do carro
Para comecar a caixa deve ser aberta pela parte de cima, soltar os 4 parafusos 1/2 e dar uma leve batidinha para solta-la, tem um ressalto para dar esta batidinha
Retirando a rosca sem fim. acho que é este o nome, o legal é que ao tirar do pistão as esferas caem todas no fundo, neste hora achei que tinha feito mer#$, mas é assim mesmo
Retirando os reparos
Retirando esta peça intermediaria antes de retirar o pistão
Retirando o pistao, para retirar vire o eixo todo para a direita e puxe o pistão para cima
Eixo virado para a direita
Para retirar o eixo principal, abra a tampa onde fica o sangrador (4 parafusos 1/2) e depois solte a porca 3/4, depois com um chave de fenda vá soltando o parafuso de regulagem que a tampa vai saindo
Com a tampa fora, junte os roletes que sempre caem
Para retirar o eixo principal, vire o eixo até que case com o corte na caixa, do outro lado retira a trava com um alicate e dê uma pequena batidinha para ele começar a sair
Dentro da caixa existem 2 rolamentos (de roletes) que vão soltar os roletes ao retirar o eixo, cuidado para não perde-los
Caixa inteiramente desmontada
Kit aberto
Colocando o kit de reparo nos componentes
Estas esperas ficam dentro do pistão, eu coloquei ai somente para visualização, para coloca-las existe uma abertura ao lado do pistão com uma tampinha preta, retire a tampinha e vc vai ver 2 peças metilicas que formam um caninho, retire-o com um alicate de bico, coloque o eixo da rosca sem fim no pistão e começe a colocar as esferas nos buracos mexendo o eixo para ajeita-las, quando faltar 4 para terminar, estas deverão ser colocadas no caninho e o caninho colocado no lugar, esta é a parte mais chata da coisa, tive que tomar uma batida de maracuja, pois já estava quase jogando no lixo, depois que montei desmontei mais uma vez e ai ficou facil
Colocando de volta os roletes da caixa e da tampa
Eixo da rosca e pistão prontos para serem montados na caixa
Caixa montada novamente e o kit que retirei dela
Agora vou lixar e pintar a caixa (Laranja Solar), no fim de semana monto
Bom é isto espero que ajude alguem caso queira encarar este trampo, mas adianto, é meio chatinho de fazer, devemos prestar muita atenção ao desmontar e tambem para instalar o kit, senão com certeza vai sobrar pedaços para montar um robozinho
Sds
Marcos
Complementando o excelente tutorial do Marcos, acho que seria pertinente adicionar este material neste local. Peguei já faz um tempão em algum forum de opala (talvez tenha sido neste mesmo, não me lembro) e ele provém do raríssimo manual de reparações do opala e abrange a retirada/desmontagem/troca do kit de reparo/montagem/reinstalação da caixa de direção mecânica e hidráulica do opala. Antes de mais nada, já aviso que NÃO TENHO o manual de reparações do opala. Procuro por ele (opala 85 em diante) já faz mais de 10 anos.
Boa Sorte a todos.
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº89
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Complementando, a ferramenta "M-680953" citada no manual de reparações é esta aqui:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=67667&cat=1&subcat=291
é um "extrator de rolamentos à percussão".
Abraços a todos,
Leandro
http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=67667&cat=1&subcat=291
é um "extrator de rolamentos à percussão".
Abraços a todos,
Leandro
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº90
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
ótimo tutorial, to com o problema que é o seguinte, a porra do braço pitmam nao quér soltar, como solto ele?
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº91
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Iagobaggio escreveu:ótimo tutorial, to com o problema que é o seguinte, a porra do braço pitmam nao quér soltar, como solto ele?
O braço pitman varia de acordo com o ano do opala. Qual o ano do seu opala? A DH é hidráulica, mecânica, é a progressiva modulada?
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº92
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
é direçao hidraulica, meu opala é 78, mas comprei ele com esata direçao ja, acredito q seja de um mais novo, nao sei de que ano q foi retirada, apenas tenho o codigo da caixa da direçao em maos e é
ZF
8053 955 908
326 127 0787
94644 441
ja retirei tudo, apenas ficou o braço pitman, nao consigo retirar, estou querendo comprar o extrator, nessa cidade em que moro ninguem quiz me emprestrar a ferramenta, e os serviço sai mto caro
tbm ja comprei os reparos originais da zf
ZF
8053 955 908
326 127 0787
94644 441
ja retirei tudo, apenas ficou o braço pitman, nao consigo retirar, estou querendo comprar o extrator, nessa cidade em que moro ninguem quiz me emprestrar a ferramenta, e os serviço sai mto caro
tbm ja comprei os reparos originais da zf
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº93
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Iagobaggio escreveu:é direçao hidraulica, meu opala é 78, mas comprei ele com esata direçao ja, acredito q seja de um mais novo, nao sei de que ano q foi retirada, apenas tenho o codigo da caixa da direçao em maos e é
ZF
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ja retirei tudo, apenas ficou o braço pitman, nao consigo retirar, estou querendo comprar o extrator, nessa cidade em que moro ninguem quiz me emprestrar a ferramenta, e os serviço sai mto caro
tbm ja comprei os reparos originais da zf
Essa sua DH é dos 1985 a 1987, 6 cilindros. Pelo que vi no catálogo de peças, na ponta do eixo do setor da DH tem uma porca. Depois de remover a porca, para sacar o braço pitman da parte estriada do eixo, você terá de usar um extrator de duas ou três garras. Acho que nesse caso teria de ser o de duas garras, como esses:
http://busca.lojadomecanico.com.br/Busca?busca=extrator+de+2+garras
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº94
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
o braco pitman ta bem preso la, um saca polia de 2 perna q eu tenho chegou a entorta, tenho medo q nao de conta
opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº95
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Iagobaggio escreveu:o braco pitman ta bem preso la, um saca polia de 2 perna q eu tenho chegou a entorta, tenho medo q nao de conta
Existem saca-polias mais fortes e também existem saca-polias de 3 garras, que têm menos chances de entortar. Passe também o WD-40 na junção das estrias do eixo com o braço pitman, vai ajudar a soltar as peças. Botar calor ali, nem pensar!
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº96
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
hahaha, ja tava quase colocando calor la, mas dei uns porrete a mais ali, comprei um saca policas de 3 garras, e foi indo de vagar, deixei bem pressionado o saca polias e dei umas batidas na ponta do braço pitman, até que começou a soltar, ja retirei ele.
a bomba da direçao ja troquei os reparos. só falta o da caixa agora.
Obrigaado pela ajuda.
a bomba da direçao ja troquei os reparos. só falta o da caixa agora.
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opala4cc- Moderador
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- Mensagem nº97
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Iagobaggio escreveu:hahaha, ja tava quase colocando calor la, mas dei uns porrete a mais ali, comprei um saca policas de 3 garras, e foi indo de vagar, deixei bem pressionado o saca polias e dei umas batidas na ponta do braço pitman, até que começou a soltar, ja retirei ele.
a bomba da direçao ja troquei os reparos. só falta o da caixa agora.
Obrigaado pela ajuda.
Botar calor no setor da DH é um erro muito comum: acaba derretendo as peças internas que não são de metal. Aí tudo fica pior. Outro erro comum é fazerem soldas nas longarinas do carro sem tirar o setor de DH, resultando - em alguns casos - no mesmo tipo de dano ao setor.
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº98
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
quase q fiz essa besteira,
meu problema agora ta sendo retirar o pistao da caixa de direçao, se tem algum truque pra retirar ele, no tutorial so falo pra virar pra direia e puxar pra cima, o meu nem mexe.
meu problema agora ta sendo retirar o pistao da caixa de direçao, se tem algum truque pra retirar ele, no tutorial so falo pra virar pra direia e puxar pra cima, o meu nem mexe.
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº99
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
consegui desmontar tudo, mas percebi alguns riscos na carcaça, percebi o eixo com o cormo um pouquinho fosco, nao sei se isso interfere em alguma coisa, se devo mandar polir ou se nao tem problema nenhum, os riscos ficam aonde tem o pistao na carcaça
opala4cc- Moderador
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Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
Iagobaggio escreveu:consegui desmontar tudo, mas percebi alguns riscos na carcaça, percebi o eixo com o cormo um pouquinho fosco, nao sei se isso interfere em alguma coisa, se devo mandar polir ou se nao tem problema nenhum, os riscos ficam aonde tem o pistao na carcaça
Fica difícil dar uma opinião assim. Tudo depende da profundidade dos riscos. Dependendo, é indício que alguma mão-de-obra relaxada deixou entrar algum particulado no fluido da DH no passado.
jeferson carlos ternauski- Opaleiro
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- Mensagem nº101
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
opala4cc escreveu:Sool escreveu: Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !
Detalhe: o viton é um material que não propaga chama. Tem muito picareta por aí vendendo o'rings de borracha nitrílica como sendo de viton. Mas é fácil desmascarar: coloque a peça em uma chama e veja se ela derrete ou incendeia. Se apenas deteriorar derretendo, é viton. Se pegar fogo, é borracha nitrílica (ou outro material). Obviamente, a peça colocada na chama não poderá ser usada futuramente. É apenas para teste, ok?
http://www.gaxetas.com.br/content/home/default.aspx
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Obs.: o pessoal que está em São Paulo com certeza tem mais opções de locais para compra de anéis o'ring. Em Porto Alegre, eu conheço a casa das gaxetas.
Fica uma dica: leve o anel o'ring (em borracha nitrílica, de preferência NOVO) na casa das gaxetas e diga que quer um igual em viton, para que eles possam tirar as medidas e copiar.
Muito bom o pessoal seguindo os procedimentos...
Iagobaggio- Opaleiro
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- Mensagem nº102
Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo
me surgiu outro problema, este retento que vai aqui, tem alguma dica para retirar ele?
https://2img.net/h/i508.photobucket.com/albums/s326/asmarcos/Direcao/Direo027.jpg
https://2img.net/h/i508.photobucket.com/albums/s326/asmarcos/Direcao/Direo027.jpg
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