Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

» CATÁLOGO DE CORES
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptyTer 23 Abr - 15:51:42 por Douglas TADS

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 EmptySeg 22 Abr - 22:09:52 por Marcos Marcos

Quem está conectado?

161 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 159 visitantes :: 1 motor de busca

Müller, rodrigo_df


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_leftCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 BarCaixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Bar_right 

+47
lucasopala
evandro santana
jeferson carlos ternauski
Iagobaggio
Sool
opala4cc
Rafael Panhin Torres
testinhacaldeira
terraço
adrianopascutti
AguinaldoT
gibsonfender89
Tony medeiros
Rogervet
leandro 4cc
Sd Ferraz
Jayme
Müller
Gregorizaum
CleytonUrani
shaolin01
Rogerio Jesus
Vinicius Grilo
Helio Opaleiro
diplo 88 6cc
wyllerson punk
thiago.santiago
squier
Grande Rafa
benedito albino
julianbor
cebolabatera
marcelo machado
peixe
zé do 6 canecos
opalera6
betodacaravan
Fogo
Alvaro marques
Paulo Corso
Gabriel Coelho
GUSTAVO CAVALCANTE
darlon
Xann
thallisguimaraes
tabarbosa
^Marcos^
51 participantes

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo


    Vinicius Grilo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Vinicius Grilo Seg 19 Jul - 20:30:15

    E bem problemática a caixa de direção dos opalas em relação a vazamentos. É dificil ver um em que não vaze, problema crônico. Assim como na bomba de óleo da direção que fica póximo ao escapamento e que aquece por estar perto e perde a eficiencia do retentor principal e do kit da bomba deixando vazar óleo e baixar a eficiência, também por este motivo a caixa sofre com vazamentos. O mais indicado neste caso e cobrir o coletor de escape com a manta que reten o calor, aumentando a durabilidade do Kit de direção devido a aproximidade com o coletor.

    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 6736
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por wyllerson punk Sex 23 Jul - 16:57:03

    ^Marcos^ escreveu:Olá a todos,

    Meu Opala desde a compra ele tem a direção um pouco dura, mas nestes ultimos dias piorou e muito, como não deixei faltar oleo e nem tem ar (oleo rosado), acho que o problema pode ser caixa, ou bomba sem força, como não tenho aparelho para medir os 48 bar de pressão da bomba, pensei em comprar outro kit, mas em desmanche, posso comprar uma direção igual ou pior que a minha, sendo assim resolvi trocar o kit de reparo, no momento só troquei da caixa, depois vou trocar da bomba



    Como meu Opala tem 6x2 a caixa não sai por baixo, então tirei o hidrovacuo para remove-la por cima

    Començando

    o filtro tambem vou ter que trocar
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo001

    O kit R$ 70,00 da caixa e R$30,00 da bomba (direção 85 acima)
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo003

    Já sem o hidrovacuo
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo005

    Fora do carro
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo007

    Para comecar a caixa deve ser aberta pela parte de cima, soltar os 4 parafusos 1/2 e dar uma leve batidinha para solta-la, tem um ressalto para dar esta batidinha
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo008

    Retirando a rosca sem fim. acho que é este o nome, o legal é que ao tirar do pistão as esferas caem todas no fundo, neste hora achei que tinha feito mer#$, mas é assim mesmo
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo009

    Retirando os reparos
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo015

    Retirando esta peça intermediaria antes de retirar o pistão
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo016

    Retirando o pistao, para retirar vire o eixo todo para a direita e puxe o pistão para cima
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo017

    Eixo virado para a direita
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo018

    Para retirar o eixo principal, abra a tampa onde fica o sangrador (4 parafusos 1/2) e depois solte a porca 3/4, depois com um chave de fenda vá soltando o parafuso de regulagem que a tampa vai saindo
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo019

    Com a tampa fora, junte os roletes que sempre caem
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo020

    Para retirar o eixo principal, vire o eixo até que case com o corte na caixa, do outro lado retira a trava com um alicate e dê uma pequena batidinha para ele começar a sair

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo022

    Dentro da caixa existem 2 rolamentos (de roletes) que vão soltar os roletes ao retirar o eixo, cuidado para não perde-los

    Caixa inteiramente desmontada
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo023

    Kit aberto
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo024

    Colocando o kit de reparo nos componentes
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo025

    Estas esperas ficam dentro do pistão, eu coloquei ai somente para visualização, para coloca-las existe uma abertura ao lado do pistão com uma tampinha preta, retire a tampinha e vc vai ver 2 peças metilicas que formam um caninho, retire-o com um alicate de bico, coloque o eixo da rosca sem fim no pistão e começe a colocar as esferas nos buracos mexendo o eixo para ajeita-las, quando faltar 4 para terminar, estas deverão ser colocadas no caninho e o caninho colocado no lugar, esta é a parte mais chata da coisa, tive que tomar uma batida de maracuja, pois já estava quase jogando no lixo, depois que montei desmontei mais uma vez e ai ficou facil

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo026

    Colocando de volta os roletes da caixa e da tampa
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo027

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo028

    Eixo da rosca e pistão prontos para serem montados na caixa
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo030

    Caixa montada novamente e o kit que retirei dela
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Direo031

    Agora vou lixar e pintar a caixa (Laranja Solar), no fim de semana monto

    Bom é isto espero que ajude alguem caso queira encarar este trampo, mas adianto, é meio chatinho de fazer, devemos prestar muita atenção ao desmontar e tambem para instalar o kit, senão com certeza vai sobrar pedaços para montar um robozinho

    Sds

    Marcos

    comprei o reparo, segunda feira eu digo se fui competente pra fazer a troca sem estragar nada rs rs
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por wyllerson punk Ter 27 Jul - 10:03:37

    é... trocar o reparo foi facil, dificil foi tirar o setor da barra de direçao na marreta hehe.arrumei mas nao melhorou nada e lavei pra oficina dar uma geral, agora é esperar o veredito do cara, será que eu fiz algo errado?ou era a bomba, sei lá. mas pelo menos to aprendendo como funcionam as coisas. como nao tenho outro veiculo andando, nao posso ficar todo fim de semana agarrado, deixei essa de lado desta vez. valeu aí
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por thiago.santiago Seg 2 Ago - 9:08:21

    Marcos,

    A minha só vazava na parte que encaixa na coluna.
    Fiz a troca apenas desse retentor e os aneis de borracha que ali iam, confesso que fiquei meio bolado em trocar todo o reparo, até por que é o meu unico carro e era a ultima semana de folga da dona patroa, ai troquei apenas esse retentor e já posso dizer que não vaza mais, vou apenas conferir as arruelas da mangueira de conexão.

    Valeu pelas dicas.
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por wyllerson punk Ter 3 Ago - 10:04:15

    é, sentei na graxa, mandei dar um tapa completo na direçao, ela tava pifada desde o ano passado e eu enrolando, troquei o reparo e nao mudou nada, entao resolvi enfiar a mao no bolso. troquei tudo, reparo de bomba setor (de novo, ja que abriu só outro),rolamentos, amaciar valvulas, barra de direçao e ponteira que tavam folgadas. geral mesmo, mile duzentos conto mas ficou fino. da proxima eu vou ter qye fazer sozinho...rs
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por thiago.santiago Qua 4 Ago - 7:45:19

    É isso ae, eu troquei as minhas molas(fabrini p 6cc com ar/dh), amortecedores(cofap a gas), a barra de direção(trw), troquei apenas o retentor da caixa na parte que pega na coluna de direção dentro do carro, a bucha do braço auxiliar(axios) pois a antiga estava invertida.

    Isso ae foi 140 de mao de obra pois peguei na lida também e o mecanico é muito gente boa tem tem opala também.

    De peças e mao de obra foram 900 contos.

    E ficou show de bola.
    Rogerio Jesus
    Rogerio Jesus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 160
    Idade : 62
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Diplomata
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 11/03/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Rogerio Jesus Sex 6 Ago - 21:25:47

    Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
    é isso mesmo o preço?

    Reparo da bomba- R$ 160,00
    Conjunto rotativo- R$ 290,00
    Mangueira de pressao- R$ 145,00
    Oleo- R$ 21,00
    Mao de Obra- R$ 90,00

    Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por wyllerson punk Seg 9 Ago - 9:29:30

    Rogerio Jesus escreveu:Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
    é isso mesmo o preço?

    Reparo da bomba- R$ 160,00
    Conjunto rotativo- R$ 290,00
    Mangueira de pressao- R$ 145,00
    Oleo- R$ 21,00
    Mao de Obra- R$ 90,00

    Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.

    eu acho que é esse preço. paguei 1260 pra dar geral na bomba e setor
    shaolin01
    shaolin01
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1553
    Idade : 49
    Localização : São José dos Campos-SP
    Modelo do carro : Ex:Opala de Luxo 1970 4 cc (recém chegado,paulistano)
    Ex:Caravan 4 cc 1978 modelo 1978/1979,4 marchas-"Cacau"
    Ex:Diplomata 86 6 cilindros com kit do 90/92 e escape dimensionado 6 X 2
    Atualmente,"desOpalizado"

    Data de inscrição : 07/06/2009

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por shaolin01 Seg 13 Set - 23:17:20

    A minha também está vazando,mas não sei ao certo onde...Gostaria de saber se esta parte circundada de amarelo teria que estar presa por algum parafuso,(qual seria a medida deste)pois nenhum dos lados tem!Pela foto dá pra ver o carpete todo manchado pelo óleo:
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 VAZAMENTO%20DA%20DH
    Abçs
    CleytonUrani
    CleytonUrani
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : brasilia
    Data de inscrição : 01/12/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Direção travou!!

    Mensagem por CleytonUrani Qua 1 Dez - 18:44:09

    Olá à todos!
    Gostaria de parabenizar pelo fórum bem movimentado e pelo excelente tópico.

    Tenho um opala comodoro sl/e 89
    Seguinte estou com problema na minha CDH ,algum tempo atrás a direção estava ficando "pesada" e travando com alguma força ela soltava só que de um dia pro outro ficou pior, resolvi trocar os reparos e os retentores.
    Desmontei a caixa troquei o kit agora fui montar ela travou de fez, estou com dúvidas, no pino do pitman(foi assim que o mecânico me chamou) por que eu não consegui soltar ela da "tampa" e no sem-fim depois que eu coloquei a tampa, não rodou mais.
    Não sei o que pode ser. Se alguem tiver alguma solução ou idéia será bem vinda.

    up ae!
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por ^Marcos^ Qui 2 Dez - 9:44:44

    Colega, verifique a sequencia de desmontagem/montagem a caixa se desmonta por inteiro, caso não consiga desmontar alguma parte, tem coisa errada, na duvida para não estragar mais a peça procure uma oficina que entende de DH

    sds
    Gregorizaum
    Gregorizaum
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 35
    Localização : Imperatriz
    Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
    Cilindros : 4 cilindros agora 6 canecos
    Data de inscrição : 02/12/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Gregorizaum Ter 14 Dez - 11:47:05

    irmao pode me dizer se vai alguma mangueira da bomba para o reservatorio de Oleo, e qual é?
    e do reservatorio se vai direto pra caixa ou é pra bobma?
    como funciona isso irmao? pode me epxlicar?
    Gregorizaum
    Gregorizaum
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 35
    Localização : Imperatriz
    Modelo do carro : Diplomata SE 2.5 Cupe duas portas 1988 agora 4.1
    Cilindros : 4 cilindros agora 6 canecos
    Data de inscrição : 02/12/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Gregorizaum Ter 14 Dez - 11:51:15

    Rogerio Jesus escreveu:Pessoal fui fazer um orçamento para reparar minha direçao, para minha superesa o mecanico falou que o problema esta somente na bomba, e para consertar ficaria em R$ 706,00
    é isso mesmo o preço?

    Reparo da bomba- R$ 160,00
    Conjunto rotativo- R$ 290,00
    Mangueira de pressao- R$ 145,00
    Oleo- R$ 21,00
    Mao de Obra- R$ 90,00

    Com o tutorial do Marcos to afim de eu mesmo fazer, mas o problema é onde encontro essas peças, principalmente o conjunto rotativo, se alguém souber fico muito grato de preferencia loja em Curitiba.


    eu comprei a minha em uma loja autorizada de DH se for comprar compre original, em loja autorizada e facil de ahcar
    CleytonUrani
    CleytonUrani
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : brasilia
    Data de inscrição : 01/12/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por CleytonUrani Ter 4 Jan - 18:41:08

    CleytonUrani escreveu:Olá à todos!
    Gostaria de parabenizar pelo fórum bem movimentado e pelo excelente tópico.

    Tenho um opala comodoro sl/e 89
    Seguinte estou com problema na minha CDH ,algum tempo atrás a direção estava ficando "pesada" e travando com alguma força ela soltava só que de um dia pro outro ficou pior, resolvi trocar os reparos e os retentores.
    Desmontei a caixa troquei o kit agora fui montar ela travou de fez, estou com dúvidas, no pino do pitman(foi assim que o mecânico me chamou) por que eu não consegui soltar ela da "tampa" e no sem-fim depois que eu coloquei a tampa, não rodou mais.
    Não sei o que pode ser. Se alguem tiver alguma solução ou idéia será bem vinda.

    up ae!

    Resolvi o problema trocando a caixa por que o pistão da velha criou um "calo" e a coluna por que descobri que o antigo dono trocou a coluna escamoteavel por uma não-escamoteavel e uns 2 dedos menor.
    Achei só usado e ficou 650,00 as duas, eu mesmo troquei.
    É como o Marcos mesmo disse é só prestar atenção que você consegue.

    abraço a todos.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Müller Seg 16 maio - 22:13:09

    Ow, Marcos, eu te enchi a paciência no tutorial de troca do reparo da bomba hidráulica e agora venho pedir sua ajuda aki, se possível.

    Bom, desde q mandei recondicionar bomba e caixa o carro não voltou bom.....Achei q fosse bomba fraca. Comprei outra bomba e, com o auxílio de seu tuto, fiz os reparos necesários. Fikou bom e melhorou sensivelmente a direção.

    Agora, depois de uma viagem, a direção fikou duríssima. Tá parecendo Kombi pra manobrar.....Em casa, abri a mangueira de pressão nakela junção, coloquei uma garrafa e dei partida. O óleo está fluindo normalmente e com pressão. Ou seja, a bomba tá boa. Mas, qdo abri o reservatório, percebi q, com o carro ligado, o óleo não se move. Isso me fez crer q o óleo não etá passando pela caixa e mto menos retornando pro reservatório.

    Vc acha q é caixa com problema? Vc saberia onde estaria o problema dentro da caixa?

    vlw!


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por ^Marcos^ Ter 17 maio - 6:56:12

    Se o oleo não circula e a bomba esta ok, alguma mangueira esta om defeito, os dutos da caixa podem estar entupidos ou algum componente da caixa esta comprometido, teste as mangueiras, se não achar falha só abrindo a caixa para ver

    sds
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Müller Ter 17 maio - 17:27:34

    ^Marcos^ escreveu:Se o oleo não circula e a bomba esta ok, alguma mangueira esta om defeito, os dutos da caixa podem estar entupidos ou algum componente da caixa esta comprometido, teste as mangueiras, se não achar falha só abrindo a caixa para ver

    sds

    Bom, tirei as mangueiras e dei jatos de ar comprimido. nenhuma delas deu sinal de entupimento. Pelo contrário, como ainda tinha óleo lá dentro, espirrou pra todo lado! Ou a sujeira saiu junto! rsrs

    Desmontei a caixa inteirinha e, visualmente, nada de errado. Só terei q trocar a junta elástica q tá um caco. Agora estou estudando pra ver como é o funcionamneto. Até os reparos parecem bons. Depois vou limpar td, montar e testar. Se continuar ruim........


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3572
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Paulo Corso Ter 17 maio - 19:59:48

    Muller no sistema de DH com aquele reservatório de plástico o oleo aparentemente não se move mesmo. Ja reparei isso em mais de 10 diplomatas. Também achei estranho uma vez que olhei no meu.


    _________________
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Müller Ter 17 maio - 21:43:49

    Paulo Corso escreveu:Muller no sistema de DH com aquele reservatório de plástico o oleo aparentemente não se move mesmo. Ja reparei isso em mais de 10 diplomatas. Também achei estranho uma vez que olhei no meu.

    Estranho. Tenho certeza de já ter visto o óleo como se estivesse borbulhando...


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Jayme
    Jayme
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 20
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Coupê 1988 SL/E
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/01/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Jayme Qui 20 Out - 7:48:13

    nossa Marcos, espetacular o tutorial.
    Meus parabens cara

    mais tenho uma dúvida, a caixa de direção mecânica, sem ser hidráulica, é muito diferente desta?
    ou com este tutorial consigo trocar o reparo tambem?

    abraços
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por ^Marcos^ Qui 20 Out - 11:24:40

    Jayme escreveu:nossa Marcos, espetacular o tutorial.
    Meus parabens cara

    mais tenho uma dúvida, a caixa de direção mecânica, sem ser hidráulica, é muito diferente desta?

    é

    Jayme escreveu:
    ou com este tutorial consigo trocar o reparo tambem?

    abraços

    não
    Jayme
    Jayme
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 20
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Coupê 1988 SL/E
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 03/01/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Jayme Sex 21 Out - 15:35:17

    opa vlws ae pela resposta marcos,
    soh mais uma dúvida aqui,

    como que retira ela do carro? soltei os parafusos do chassis, e a porca do braço de pitman, mais nao consigo desencaixar ela do braço e tambem nem a parte de cima.
    Sd Ferraz
    Sd Ferraz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Idade : 35
    Localização : Ferraz de Vasconcelos
    Modelo do carro : Diploma 1992 SE Vinho completo
    Cilindros : 6cc , sempre, haaa
    Data de inscrição : 18/12/2011

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty me ajudem por favor

    Mensagem por Sd Ferraz Dom 18 Dez - 16:52:33

    ajuda eu aê pessoal ,,

    troquei o kit reparo da bomba e da caixa de direção hidraulica, usando este belo topico é claro hehe

    esta saindo oleo da bomba de booa, na caixa tmbm tem oleo ,pelo sangrador sai um pouco,

    mas ainda não esta hidraulica,

    oque pode estar errado? o jeito de sangrar será ??? está tudu montado certinho pois conferi varias vezes , todas as aletas da bomba , bolinhas da caixa e tals,

    alguem ja passou por isso ??

    desde já grato amigos ..
    leandro 4cc
    leandro 4cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 954
    Idade : 43
    Localização : osasco-sp
    Modelo do carro : ex opala coupe stander 81 4cc
    ex caravan comodoro 80 4cc
    ex opala comodoro sedan 76/76 4cc
    ex opala diplomata sedan automatic4 88/88 6cc
    opala comodoro sedan 81 4cc atual
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 26/08/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por leandro 4cc Dom 18 Dez - 19:58:27

    SD FERRAZ BLZ,SANGRAR É FACIL BASTA LEVANTAR A FRENTE DO CARRO E COM ELE LIGADO TIRA A TAMPA DO RESERVATÓRIO DA BOMBA E VIRA O VOLANTE PROS DOIS LADOS ATÉ O FIM,FAZ UMAS DUAS VEZES PRA CADA LADO,LEMBRANDO COM OS DOIS PNEUS NO ALTO E RESERVATÓRIO ABERTO OK....BOA SORTE...
    Sd Ferraz
    Sd Ferraz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Idade : 35
    Localização : Ferraz de Vasconcelos
    Modelo do carro : Diploma 1992 SE Vinho completo
    Cilindros : 6cc , sempre, haaa
    Data de inscrição : 18/12/2011

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Sd Ferraz Seg 19 Dez - 22:26:29

    beleza leandro , vou tentar aqui fazer isso entao , bigadao
    Rogervet
    Rogervet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Idade : 46
    Localização : Fortuna-MA
    Modelo do carro : OPALA COMODORO ANO 79 CUPE
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 23/08/2009

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Rogervet Dom 25 Dez - 12:51:06

    cheers Parabéns Marcos! tenho um opala 79 4cc e a uns dois anos coloquei um kit de direção hidráulica nele de uma cavaram 6 Cil ficou blz. E ontem apresentou um barulhinho chato ao esterçar o volante e derramando óleo pelo suspiro do reservatório da bamba,fui mecher e tirei o filtro e funcionei foi pior estourou o retentor da bomba e vazou todo o óleo. Vc acha q só trocando os reparos da bomba resolve?
    Tony medeiros
    Tony medeiros
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 629
    Idade : 50
    Localização : Mogi-Guaçu s.p
    Modelo do carro : Opala 78 de luxo 4cc futuro 6cc
    Opala especial 1977 com teto de vinil e motor 6cc... se foi...
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/11/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Tony medeiros Sáb 31 Dez - 6:23:21

    Olá pessoal...tbm estou com um probleminha na bomba da direção do meu opala...ela está fazendo barulho como se fosse a correia,mas cheguei a conclusão q naum é ela pois troquei por uma nova e o barulho continua.Será q pode ser algum rolamento ou coisa parecida,apezar do barulho ainda está mole pra virar...oq pode ser ?
    abraço!!!!
    gibsonfender89
    gibsonfender89
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Idade : 34
    Localização : Santa Cruz do Sul - RS
    Modelo do carro : Opala Diplomata Se
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/04/2011

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por gibsonfender89 Seg 9 Jan - 10:00:06

    esta troca de reparo seria o mesmo para a caixa servotronic do meu diplomata 91? e outra coisa, meu mecanico falou que esta com vazamento no setor da direcao hidraulica,resolveria trocando os reparos? desculpem mas sou leigo no assunto abraco
    AguinaldoT
    AguinaldoT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : Sao Paulo
    Data de inscrição : 14/04/2012

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Fotos

    Mensagem por AguinaldoT Sáb 14 Abr - 13:38:58

    Preciso fazer o reparo na caixa da direcao hidraulica e nao aparece as fotos que o Marcos postou. Alguem teria elas para enviar ao meu e-mail ?
    adrianopascutti
    adrianopascutti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 956
    Idade : 46
    Localização : Maringá
    Modelo do carro : Como sair do fórum?
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por adrianopascutti Sáb 14 Abr - 15:53:40

    Seria mais interessante que pudesse postar aqui no fórum.
    Assim todos nós poderíamos conhecer mais esse modelo de direção.
    AguinaldoT
    AguinaldoT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : Sao Paulo
    Data de inscrição : 14/04/2012

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por AguinaldoT Sáb 14 Abr - 20:34:45

    Adriano, com certeza vc tem razao, mas, nao sei se vc percebeu mas o Marcos ja postou 2 vezes e as fotos nao estao mais disponiveis, por algum problema no servidor. Caso alguem poste, posso salvar e armazenar em outro servidor e as fotos ficarem mais tempo disponivel pra galera... Laughing Laughing Laughing
    terraço
    terraço
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : brasilia df
    Data de inscrição : 09/12/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por terraço Seg 28 maio - 13:07:34

    ola marcos!!!
    parabens pelo tutorial!!!
    teria como vc me envias as fotos, pois nao consigo visualiza-las!!!!
    meu -e mail é josmaroliveira@gmail.com.
    desde ja agradeço
    testinhacaldeira
    testinhacaldeira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : santo andre-sp
    Data de inscrição : 08/06/2013

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty bomba hidraulica pescoçuda

    Mensagem por testinhacaldeira Sáb 8 Jun - 23:14:33

    alguém por favor saberia me explicar como eu retiro a tampa que vai o eixo da bomba pescoçuda,preciso trocar o ring que esta vazando,preciso retirar a caneca pois estou tendo dificuldade,obrigado.
    Rafael Panhin Torres
    Rafael Panhin Torres
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Idade : 41
    Localização : São José dos Campos
    Modelo do carro : Opala 1975 SS
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 19/04/2013

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Dúvida na montagem das esferas

    Mensagem por Rafael Panhin Torres Ter 24 Dez - 7:59:21

    Olá!

    Estou trocando os reparos da minha caixa,porém estou com dúvida se preciso passar alguma graxa ou óleo antes de colocar as esferas dentro do pistão (analisando a minha caixa desmontada vi que realmente é trabalhoso a montagem)  .

    VLW!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Mar - 2:11:37

    Vinicius Grilo escreveu:E bem problemática a caixa de direção dos opalas em relação a vazamentos. É dificil ver um em que não vaze, problema crônico. Assim como na bomba de óleo da direção que fica póximo ao escapamento e que aquece por estar perto e perde a eficiencia do retentor principal e do kit da bomba deixando vazar óleo e baixar a eficiência, também por este motivo a caixa sofre com vazamentos. O mais indicado neste caso e cobrir o coletor de escape com a manta que reten o calor, aumentando a durabilidade do Kit de direção devido a aproximidade com o coletor.

    Medida adicional seria mandar fazer os anéis o'ring que vem com o kit de reparo (que originalmente são de borracha nitrílica) em viton em uma loja como a Casa das Gaxetas. O viton tem maor resistência ao calor e não sofre ação do óleo. Durabilidade garantida.
    Sool
    Sool
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 721
    Idade : 34
    Localização : Indaiatuba/SP
    Modelo do carro : Opala 87 cupe
    Cilindros : 6 Cc injetado
    Data de inscrição : 08/08/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Sool Qui 20 Mar - 14:48:34

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938 Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938  Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Mar - 14:58:44

    Sool escreveu:Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938 Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938  Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !

    Detalhe: o viton é um material que não propaga chama. Tem muito picareta por aí vendendo o'rings de borracha nitrílica como sendo de viton. Mas é fácil desmascarar: coloque a peça em uma chama e veja se ela derrete ou incendeia. Se apenas deteriorar derretendo, é viton. Se pegar fogo, é borracha nitrílica (ou outro material). Obviamente, a peça colocada na chama não poderá ser usada futuramente. É apenas para teste, ok?

    http://www.gaxetas.com.br/content/home/default.aspx


    [img]Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Xpxaqf[/img]

    Obs.: o pessoal que está em São Paulo com certeza tem mais opções de locais para compra de anéis o'ring. Em Porto Alegre, eu conheço a casa das gaxetas.
    Fica uma dica: leve o anel o'ring (em borracha nitrílica, de preferência NOVO) na casa das gaxetas e diga que quer um igual em viton, para que eles possam tirar as medidas e copiar.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Mar - 23:46:35

    ^Marcos^ escreveu:Olá a todos,

    Meu Opala desde a compra ele tem a direção um pouco dura, mas nestes ultimos dias piorou e muito, como não deixei faltar oleo e nem tem ar (oleo rosado), acho que o problema pode ser caixa, ou bomba sem força, como não tenho aparelho para medir os 48 bar de pressão da bomba, pensei em comprar outro kit, mas em desmanche, posso comprar uma direção igual ou pior que a minha, sendo assim resolvi trocar o kit de reparo, no momento só troquei da caixa, depois vou trocar da bomba.



    Como meu Opala tem 6x2 a caixa não sai por baixo, então tirei o hidrovacuo para remove-la por cima

    Començando

    o filtro tambem vou ter que trocar


    O kit R$ 70,00 da caixa e R$30,00 da bomba (direção 85 acima)


    Já sem o hidrovacuo


    Fora do carro


    Para comecar a caixa deve ser aberta pela parte de cima, soltar os 4 parafusos 1/2 e dar uma leve batidinha para solta-la, tem um ressalto para dar esta batidinha


    Retirando a rosca sem fim. acho que é este o nome, o legal é que ao tirar do pistão as esferas caem todas no fundo, neste hora achei que tinha feito mer#$, mas é assim mesmo


    Retirando os reparos


    Retirando esta peça intermediaria antes de retirar o pistão


    Retirando o pistao, para retirar vire o eixo todo para a direita e puxe o pistão para cima


    Eixo virado para a direita


    Para retirar o eixo principal, abra a tampa onde fica  o sangrador (4 parafusos 1/2) e depois solte a porca 3/4, depois com um chave de fenda vá soltando o parafuso de regulagem que a tampa vai saindo


    Com a tampa fora, junte os roletes que sempre caem


    Para retirar o eixo principal, vire o eixo até que case com o corte na caixa, do outro lado retira a trava com um alicate e dê uma pequena batidinha para ele começar a sair



    Dentro da caixa existem 2 rolamentos (de roletes) que vão soltar os roletes ao retirar o eixo, cuidado para não perde-los

    Caixa inteiramente desmontada


    Kit aberto


    Colocando o kit de reparo nos componentes


    Estas esperas ficam dentro do pistão, eu coloquei ai somente para visualização, para coloca-las existe uma abertura ao lado do pistão com uma tampinha preta, retire a tampinha e vc vai ver 2 peças metilicas que formam um caninho, retire-o com um alicate de bico, coloque o eixo da rosca sem fim no pistão e começe a colocar as esferas nos buracos mexendo o eixo para ajeita-las, quando faltar 4 para terminar, estas deverão ser colocadas no caninho e o caninho colocado no lugar, esta é a parte mais chata da coisa, tive que tomar uma batida de maracuja, pois já estava quase jogando no lixo, depois que montei desmontei mais uma vez e ai ficou facil



    Colocando de volta os roletes da caixa e da tampa



    Eixo da rosca e pistão prontos para serem montados na caixa


    Caixa montada novamente e o kit que retirei dela


    Agora vou lixar e pintar a caixa (Laranja Solar), no fim de semana monto

    Bom é isto espero que ajude alguem caso queira encarar este trampo, mas adianto, é meio chatinho de fazer, devemos prestar muita atenção ao desmontar e tambem para instalar o kit, senão com certeza vai sobrar pedaços para montar um robozinho

    Sds

    Marcos


    Complementando o excelente tutorial do Marcos, acho que seria pertinente adicionar este material neste local. Peguei já faz um tempão em algum forum de opala (talvez tenha sido neste mesmo, não me lembro) e ele provém do raríssimo manual de reparações do opala e abrange a retirada/desmontagem/troca do kit de reparo/montagem/reinstalação da caixa de direção mecânica e hidráulica do opala. Antes de mais nada, já aviso que NÃO TENHO o manual de reparações do opala. Procuro por ele (opala 85 em diante) já faz mais de 10 anos.

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2802jp1
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2ynorjb
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2i0kno
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Jubtj5
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 9tohtl
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2lt1r9h
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2ldu1qo
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 714vfm
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 33jpv15
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 2cp5np4
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 M8iww1
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 J0z29w
    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Oiunhk

    Boa Sorte a todos.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 20 Mar - 23:51:38

    Complementando, a ferramenta "M-680953" citada no manual de reparações é esta aqui:
    http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=67667&cat=1&subcat=291

    é um "extrator de rolamentos à percussão".

    Abraços a todos,

    Leandro
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qua 7 Out - 11:45:59

    ótimo tutorial, to com o problema que é o seguinte, a porra do braço pitmam nao quér soltar, como solto ele?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qua 7 Out - 17:54:22

    Iagobaggio escreveu:ótimo tutorial, to com o problema que é o seguinte, a porra do braço pitmam nao quér soltar, como solto ele?

    O braço pitman varia de acordo com o ano do opala. Qual o ano do seu opala? A DH é hidráulica, mecânica, é a progressiva modulada?
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qua 7 Out - 19:40:14

    é direçao hidraulica, meu opala é 78, mas comprei ele com esata direçao ja, acredito q seja de um mais novo, nao sei de que ano q foi retirada, apenas tenho o codigo da caixa da direçao em maos e é
    ZF
    8053 955 908
    326 127 0787
    94644 441

    ja retirei tudo, apenas ficou o braço pitman, nao consigo retirar, estou querendo comprar o extrator, nessa cidade em que moro ninguem quiz me emprestrar a ferramenta, e os serviço sai mto caro

    tbm ja comprei os reparos originais da zf
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qua 7 Out - 20:44:36

    Iagobaggio escreveu:é direçao hidraulica, meu opala é 78, mas comprei ele com esata direçao ja, acredito q seja de um mais novo, nao sei de que ano q foi retirada, apenas tenho o codigo da caixa da direçao em maos e é
    ZF
    8053 955 908
    326 127 0787
    94644 441

    ja retirei tudo, apenas ficou o braço pitman, nao consigo retirar, estou querendo comprar o extrator, nessa cidade em que moro ninguem quiz me emprestrar a ferramenta, e os serviço sai mto caro

    tbm ja comprei os reparos originais da zf

    Essa sua DH é dos 1985 a 1987, 6 cilindros. Pelo que vi no catálogo de peças, na ponta do eixo do setor da DH tem uma porca. Depois de remover a porca, para sacar o braço pitman da parte estriada do eixo, você terá de usar um extrator de duas ou três garras. Acho que nesse caso teria de ser o de duas garras, como esses:
    http://busca.lojadomecanico.com.br/Busca?busca=extrator+de+2+garras

    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qui 8 Out - 7:12:24

    o braco pitman ta bem preso la, um saca polia de 2 perna q eu tenho chegou a entorta, tenho medo q nao de conta
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 8 Out - 8:56:04

    Iagobaggio escreveu:o braco pitman ta bem preso la, um saca polia de 2 perna q eu tenho chegou a entorta, tenho medo q nao de conta


    Existem saca-polias mais fortes e também existem saca-polias de 3 garras, que têm menos chances de entortar. Passe também o WD-40 na junção das estrias do eixo com o braço pitman, vai ajudar a soltar as peças. Botar calor ali, nem pensar!
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qui 8 Out - 16:04:19

    hahaha, ja tava quase colocando calor la, mas dei uns porrete a mais ali, comprei um saca policas de 3 garras, e foi indo de vagar, deixei bem pressionado o saca polias e dei umas batidas na ponta do braço pitman, até que começou a soltar, ja retirei ele.
    a bomba da direçao ja troquei os reparos. só falta o da caixa agora.

    Obrigaado pela ajuda.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 8 Out - 17:36:21

    Iagobaggio escreveu:hahaha, ja tava quase colocando calor la, mas dei uns porrete a mais ali, comprei um saca policas de 3 garras, e foi indo de vagar, deixei bem pressionado o saca polias e dei umas batidas na ponta do braço pitman, até que começou a soltar, ja retirei ele.
    a bomba da direçao ja troquei os reparos. só falta o da caixa agora.

    Obrigaado pela ajuda.

    Botar calor no setor da DH é um erro muito comum: acaba derretendo as peças internas que não são de metal. Aí tudo fica pior. Outro erro comum é fazerem soldas nas longarinas do carro sem tirar o setor de DH, resultando - em alguns casos - no mesmo tipo de dano ao setor.
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qui 8 Out - 20:34:36

    quase q fiz essa besteira,
    meu problema agora ta sendo retirar o pistao da caixa de direçao, se tem algum truque pra retirar ele, no tutorial so falo pra virar pra direia e puxar pra cima, o meu nem mexe.
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Qui 8 Out - 21:21:05

    consegui desmontar tudo, mas percebi alguns riscos na carcaça, percebi o eixo com o cormo um pouquinho fosco, nao sei se isso interfere em alguma coisa, se devo mandar polir ou se nao tem problema nenhum, os riscos ficam aonde tem o pistao na carcaça
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por opala4cc Qui 8 Out - 21:55:55

    Iagobaggio escreveu:consegui desmontar tudo, mas percebi alguns riscos na carcaça, percebi o eixo com o cormo um pouquinho fosco, nao sei se isso interfere em alguma coisa, se devo mandar polir ou se nao tem problema nenhum, os riscos ficam aonde tem o pistao na carcaça

    Fica difícil dar uma opinião assim. Tudo depende da profundidade dos riscos. Dependendo, é indício que alguma mão-de-obra relaxada deixou entrar algum particulado no fluido da DH no passado.
    jeferson carlos ternauski
    jeferson carlos ternauski
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 465
    Idade : 34
    Localização : campo largo
    Modelo do carro : Diplomata 1986 250s Coupe/ Comodoro 1981 coupe
    Cilindros : 6 cilindros/ 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/05/2011

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por jeferson carlos ternauski Qui 8 Out - 22:41:53

    opala4cc escreveu:
    Sool escreveu:Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938 Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 122938  Vou até salvar que mais pra frente vou precisar ler umas 10x !

    Detalhe: o viton é um material que não propaga chama. Tem muito picareta por aí vendendo o'rings de borracha nitrílica como sendo de viton. Mas é fácil desmascarar: coloque a peça em uma chama e veja se ela derrete ou incendeia. Se apenas deteriorar derretendo, é viton. Se pegar fogo, é borracha nitrílica (ou outro material). Obviamente, a peça colocada na chama não poderá ser usada futuramente. É apenas para teste, ok?

    http://www.gaxetas.com.br/content/home/default.aspx


    [img]Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Xpxaqf[/img]

    Obs.: o pessoal que está em São Paulo com certeza tem mais opções de locais para compra de anéis o'ring. Em Porto Alegre, eu conheço a casa das gaxetas.
    Fica uma dica: leve o anel o'ring (em borracha nitrílica, de preferência NOVO) na casa das gaxetas e diga que quer um igual em viton, para que eles possam tirar as medidas e copiar.

    Muito bom o pessoal seguindo os procedimentos...
    Iagobaggio
    Iagobaggio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 49
    Localização : Fco Beltrao
    Data de inscrição : 08/09/2014

    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Iagobaggio Sex 9 Out - 16:11:54

    me surgiu outro problema, este retento que vai aqui, tem alguma dica para retirar ele?
    https://2img.net/h/i508.photobucket.com/albums/s326/asmarcos/Direcao/Direo027.jpg

    Conteúdo patrocinado


    Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo - Página 2 Empty Re: Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 12:03:21